Colocado por: julinhosSó gostava de saber como é que um pensionista português "relativamente rico" consegue pagar as contas com 400 euros por mês ?
Colocado por: Sandra_ccCada vez mais gente com planos de saúde e cada vez mais recorrem com ou sem plano de saúde ao privadoAté agora...lembre-se que inflação + ordenados estagnados + Aumentos custos com habitação = menos custos laterais (de entre os quais seguros de saúde, cujos preços nem são nada meigos para o nosso poder de compra).
Colocado por: julinhosSó gostava de saber como é que um pensionista português "relativamente rico" consegue pagar as contas com 400 euros por mês ?Também não faço ideia. Só sei que até para pagar essas reformas a SS já se vê e deseja. Antes descontar para a SS era uma opção, outros descontavam sobre 10% do que ganhavam, outros descontavam os 15 anos obrigatórios, etc... resultou no que se vê.
Colocado por: julinhosSó gostava de saber como é que um pensionista português "relativamente rico"
Colocado por: Sandra_ccDeve pagar melhor que um pensionista rico da favela do alemão.
Colocado por: HAL_9000Até agora...lembre-se que inflação + ordenados estagnados + Aumentos custos com habitação = menos custos laterais (de entre os quais seguros de saúde, cujos preços nem são nada meigos para o nosso poder de compra).
Também não faço ideia. Só sei que até para pagar essas reformas a SS já se vê e deseja. Antes descontar para a SS era uma opção, outros descontavam sobre 10% do que ganhavam, outros descontavam os 15 anos obrigatórios, etc... resultou no que se vê.
Colocado por: julinhos
No Brasil em media um aposentado recebe 4,500 reais
E o salario minimo é 1200 reais
Colocado por: Sandra_ccÉ tudo fantástico mas o pib per capita não vale nada, o poder paritário de compra é baixo e IDH está ao nível de asiáticos do Sul. Além disso tudo os brasileiros continuam a chegar às carradas à Europa. Estranho com um clima tão bom e uma vida melhor que a portuguesa.
Colocado por: julinhos
Uma das coisas que eu aprecio no Brasil é que quando me convidam para jantar ou almoçar, a mesa está sempre farta e com muita variedade de comida. Arroz, feijão, carne, salada, doces, linguiça, churrasco... Em Portugal nunca vi tanta fartura e era tudo mais comudido.
Colocado por: Sandra_ccPortugueses comedidos em carros em telemóveis não são. E com tanta hipertensão, colesterol e diabetes, também não me parece que falte o bacalhau, os rojões e o leitão à mesa.
Colocado por: NMGSO problema do SNS não é só dinheiro é em boa medida gestão. Um país que tem mais profissionais por habitante estar pior que outros com menos profissionais é no mínimo estranho. Uma instituição que paga a um médico tarefeiro, num único fim de semana, mais do que a um médico que trabalha no mesmo serviço no mês todo é no mínimo estranho no que diz respeito a gestão. Diria mesmo ruinoso. Existe interesse de ambas as partes em resolver? Parece que não. Então porque interessa gastar nx mais em tarefeiros? Porque assim uns ganham 6x mais e só se queixam no dia em que todos querem folga,(uns porque estão lá o mês todo e têm o direito à folga, outros porque são recibos verdes e tem o direito de não aparecer) ou seja "sol na eira chuva no nabal", por outro lado as instituições para camuflar a despesa nas contas dos hospitais e contas públicas, convém que não apareça despesa com profissionais contratados, tipo por magia de Centeno está despesa é "descontada". Ainda assim nem tudo no público é pior que no privado, nestas alturas é tudo muito mau no público, mas muitos profissionais ganham valores bastante generosos que nunca num privado ganhariam em igualdade de circunstância. Podemos falar do valor de horas extraordinárias, no privado é um valor médio baixo no público ultrapassa os 200%. No privado onde estão as prevenções que nunca apresentam trabalho e são pagas durante décadas a fio enquanto estão noutros locais a trabalhar? Porque os locais como blocos operários são subaproveitados no público? No privado existem internos a fazer o trabalho do colega que foi dar um passeio?
Colocado por: Sandra_ccOs blocos são subaproveitados por imensos motivos.Imagino que alguns tenham a ver com remunerações :)
Colocado por: HAL_9000Imagino que alguns tenham a ver com remunerações :)
Colocado por: Sandra_ccabrindo eles próprios também uma empresa unipessoam e assim isenta-se do IRS e segurança social, só pagam IRC, bem mais em conta.
Colocado por: Sandra_cc
O privado não pára de crescer. Cada vez mais gente com planos de saúde e cada vez mais recorrem com ou sem plano de saúde ao privado, além do estado recorrer ele própria cada vez mais também ao privado para exames e cirurgias. Os privados aceitam neste momento qualquer médico imediatamente e não lhe faltam consultas, exames ou cirurgias.
Pagar mais hora extra não adianta nada. A maioria não quer fazer hora extra. Além disso a hora extra cheia de impostos em cima não chega à hora extra de um tarefeiro e muito menos rende o que se ganha nesse tempo no privado.
Colocado por: ibyt
Isso não funciona assim. O IRC incide sobre o lucro da empresa, se quiser distribuir o lucro pelos sócios este é novamente tributado em sede de IRS.
Colocado por: NMGS
Isto da hora extra ser carregada em impostos é quase um mito.
Então, o valor total da hora extra não conta para cálculo da base e incidência do IRS, ou seja se fizer mais 1000 euros em hora extra o que dita a taxa a reter é o base mais outros que não hora extra. Depois no fim do ano no IRS de forma geral somam todo os ganhos e todos os descontos e são aplicadas as deduções e a respectiva taxa. No caso dos recibos verdes ganham mais mensalmente mas no fim do ano o acerto no IRS ocorre...