Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: dom123
    Eu tenho 3 DECO M4 ligados por cabo e trabalham que nem um relógio suíço.
    Cobrem a casa toda e também o exterior, pátio e garagem.
    Digamos que tenho +/-500mb dentro e fora de casa.
    Não há nada melhor como a gente se deslocar pelas várias divisões da casa e não perder a rede Wi-Fi
    Concordam com este comentário:brunoa

    Também tenho 3 Deco M4 ligados por cabo e tem dado conta do recado, se fosse hoje comprava um kit que já tivesse wifi 6/AX.
    O meu terreno tem mais de 500m2 e tenho wifi em todo lado (inclusive nalgumas zonas do terreno adjacente que também me pertence), a minha casa é térrea.
  2.  # 2

    Colocado por: lpetingaTendo o mesmo SSID , o dispositivo automaticamente escolhe o com melhor sinal.

    Isso só acontece numa rede mesh, em dispositivos com o mesmo SSID ele só se liga ao que tiver melhor sinal quando o sinal já for muito fraco ou nulo, havendo uma perda de ligação momentânea
  3.  # 3

    Bom, agora fiquei indeciso entre montar um sistema Mesh ou comprar simplesmente um acess point alimentado por POE. Como deixei um ponto de rede a meio do corredor posso o usar.

    Dado o preço mais elevado do Mesh tenho de investigar as vantagens.
  4.  # 4

    Colocado por: ParticipanteBom, agora fiquei indeciso entre montar um sistema Mesh ou comprar simplesmente um acess point alimentado por POE. Como deixei um ponto de rede a meio do corredor posso o usar.

    Dado o preço mais elevado do Mesh tenho de investigar as vantagens.

    Eu colocaria mesh, já que ao acrescentar outro AP não gerido em conjunto com o que já tem de momento, terá problemas de mobilidade (e.g. chega a casa e o telefone agarra-se ao AP mais forte - ficará agarrado a este AP até que fique fora de alcance, mesmo que entretanto se tenha deslocado para a zona da casa onde o outro AP é mais forte). Seja sistema mesh ou APs com gestão, a gestão do handover é mais efetiva e não controlada pelo dispositivo móvel.

    Se não procura nenhum topo de gama (logo sem nenhuma das macacadas que lhe indiquei anteriormente), isto deve servir-lhe bem: https://www.pccomponentes.pt/tenda-nova-mw3-pack-3-extensores-wifi-1200mbps?utm_source=kuantokusta (não tenho nenhuma participação neste fabricante! o conselho é completamente desinteressado, mas de facto é uma forma de melhorar a qualidade do Wifi em casa sem grande investimento) Por pouco mais, consegue também a entrada de gama dos TP-Links Deco, que serão muito semelhantes em funcionalidade).

    Eu montei recentemente a minha rede com wifi 6 e da pesquisa que fiz, o mais barato que encontrei foi mesmo os da Xiaomi (no meu caso 1x AX3600 e 2x AX3000), mas já anda na ordem dos 180€.
    Concordam com este comentário: dom123
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Participante
    • HFSF
    • 17 junho 2022

     # 5

    olá,

    Tendo ponto de rede iria sempre para um AP.
    O que o tigocal está a falar é de roaming de wifi que é verdade que é impossível de controlar (é gerido dispositivo a dispositivo e há uns muito maus) mas se tiver realmente uma força de sinal baixa normalmente o dispositivo vai tratar de migrar para o novo AP.

    Este AP não deve ter rede própria ou seja não deve ser um router.

    Há realmente redes mesh boas mas preço por preço prefiro sempre um AP. Por 180€ compra 2 APs da UniFi e fica muito bem servido.
    • Bondi
    • 17 junho 2022 editado

     # 6

    Eu tenho 3 Deco M4, funcionam muito bem. Um na sala ligado por cabo, outro no quarto mais extremo (cozinha, wc e outro quarto antes desse) por wifi e outro na garagem em baixo por wifi tb. Cobre muito bem a casa.
  5.  # 7

    Colocado por: HFSFHá realmente redes mesh boas mas preço por preço prefiro sempre um AP. Por 180€ compra 2 APs da UniFi e fica muito bem servido.

    Por 120€ compra 3 DECO M4 e fica melhor servido
  6.  # 8

    Colocado por: dom123
    Por 120€ compra 3 DECO M4 e fica melhor servido


    Um amigo meu conseguiu por 108 na amazon es
  7.  # 9

    Colocado por: dom123
    Então explica, como se eu fosse muito burro, como é que numa rede wi-fi com 3 dispositivos, sem ser mesh, tu te deslocas entre elas sem perderes momentaneamente a ligação wi-fi...


    a questão não é essa, nem tem haver com isso! tem haver que as antenas dos APs ou dos Mesh são melhores do que qualquer outro aparelho que tenhas, e embora o telemóvel ou o computador digam que tens rede máxima wifi não significa nada porque se o teu aparelho móvel não consegue fazer upload dos dados ficas encravado na pagina em que estás! tens de ter sinal para receber e para enviar!
    a prova disso é que os APs que tenho em espaço aberto tem um alcance de 100m mas eu aposto que aos 50m tenho rede e na realidade vou fazer uma busca na net e o browser não sai do sitio, porque? porque embora tenho sinal o telemóvel não consegue enviar o dados á mesma distancia que os recebe, são antenas com potencias diferentes.

    logo dizer que:
    Não há nada melhor como a gente se deslocar pelas várias divisões da casa e não perder a rede Wi-Fi
    não significa uma boa rede wifi nem significa que tenhas uma ligação estável.
  8.  # 10

    Para ter os shellys e outros dispositivos similares de domótica ligados ao wi-fi, é melhor ter uma rede dedicada ou consegue-se gerir bem (sem tirar largura de banda ao telemovel, computador, etc) pela rede wi-fi geral da casa.

    Para a rede geral estava a pensar neste: https://www.amazon.es/-/pt/dp/B09LVG58VX/ref=zg_bs_g_15671983031_sccl_1/258-4992318-2831600?th=1
  9.  # 11

    Colocado por: RUIOLIPara ter os shellys e outros dispositivos similares de domótica ligados ao wi-fi, é melhor ter uma rede dedicada ou consegue-se gerir bem (sem tirar largura de banda ao telemovel, computador, etc) pela rede wi-fi geral da casa.

    Para a rede geral estava a pensar neste:https://www.amazon.es/-/pt/dp/B09LVG58VX/ref=zg_bs_g_15671983031_sccl_1/258-4992318-2831600?th=1

    O ideal era ter uma rede dedicada só mesmo para os shellys, mas como os telemóveis usam quase sempre o 5GHz não deve tirar muita largura de banda...
    Mas se tiver muitos dispositivos ligados é lógico que a largura de banda. 4GHz vai diminuir
  10.  # 12

    Eu arrisco a dizer que estes sistemas de IOT gastam uma largura de banda muito reduzida, então qualquer router decente dá conta do recado.

    Esse sistema mesh será suficiente, mas caso queira algo melhor e mais personalizável veja a oferta da ubiquiti.
  11.  # 13

    Colocado por: dom1234GHz

    2.4GHz
  12.  # 14

    Fiquei com a ideia de ter lido por aqui no FdC, que o router disponibilizava uma largura de banda que depois era dividida pelos vários aparelhos de forma igual, logo ao ter muitos aparelhos ligados ao mesmo tempo (incluindo os de IOT com baixo trafego de dados) ia reduzir as velocidades dos aparelhos com mais trafego de dados (TV, PC, Telemóvel, etc). Também me lembro de terem referido que em termos de segurança é melhor ter duas redes separadas. Será assim ou só com TP-Link Deco X50 já conseguia algo rápido e seguro?
  13.  # 15

    Colocado por: RUIOLIFiquei com a ideia de ter lido por aqui no FdC, que o router disponibilizava uma largura de banda que depois era dividida pelos vários aparelhos de forma igual, logo ao ter muitos aparelhos ligados ao mesmo tempo (incluindo os de IOT com baixo trafego de dados) ia reduzir as velocidades dos aparelhos com mais trafego de dados (TV, PC, Telemóvel, etc). Também me lembro de terem referido que em termos de segurança é melhor ter duas redes separadas. Será assim ou só com TP-Link Deco X50 já conseguia algo rápido e seguro?

    Os aparelhos IOT por norma utilizam a rede 2.4GHz enquanto a TV, PC e telemóveis utilizam a rede 5GHz, logo essa não é afetada.
    Eu tenho mais de 20 aparelhos IOT ligados na rede 2.4GHz e se fizer um speed teste nessa rede o resultado é lastimável enquanto na rede 5GHz obtenho o máximo da velocidade contratada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RUIOLI
  14.  # 16

    Tenho um sistema mesh através de quatro powerlines Devolo Magic 2 WiFi para ter cobertura de internet em toda a casa, pátio e jardim, mas ainda não percebi como separar as redes 2,4 e 5Ghz.
    A aplicação da Devolo indica-me que a rede em uso é de ambas as frequências em simultâneo, e desliguei o WiFi do router para que a internet seja toda gerida pela rede mesh, mas a verdade é que os aparelhos IOT que tenho acusam de que não existe rede 2,4Ghz disponível.
    Alguém me consegue ajudar?
    Obrigado!
  15.  # 17

    Colocado por: lmcaetaplicação da Devolo


    Costuma ser uma falha do software de alguns sistemas mesh não ter a possibilidade de separar as redes. Veja se dá para aceder à página de configuração dos equipamentos com um PC ligado por cabo. Ou pesquise no Google como o fazer nos seus equipamentos em específico.
  16.  # 18

    O uso de largura de banda dos dispositivos IoT é residual. A limitação pode é ser no volume de dispositivos no router. Hoje em dia, a menos que já esteja perto ou acima da centena de dispositivos, até os router mais fracos dos operadores mastigam isso sem problema. O pessoal às vezes recomenda é ter os dispositivos IoT numa rede separada por questões de segurança, para garantir que estes não têm acesso externo (leia-se internet). Quando assim é, estes não precisam de estar fisicamente num sistema diferente, estarão é numa gama/VLAN separada. Se não tiver intenções de ter um sistema centralizado de domótica (e.g home assistant ou outro) e vá utilizar a app da Shelly from-the-shelf, estes terão que ter acesso à internet (sentido lato, há casos específicos em que não), mas pelo menos terá sempre que ter os Shellys na mesma rede que o telemóvel para os conseguir controlar, portanto terão que estar na mesma rede. Para até duas ou três dezenas de equipamentos, qualquer router serve perfeitamente,

    Colocado por: RUIOLIFiquei com a ideia de ter lido por aqui no FdC, que o router disponibilizava uma largura de banda que depois era dividida pelos vários aparelhos de forma igual, logo ao ter muitos aparelhos ligados ao mesmo tempo (incluindo os de IOT com baixo trafego de dados) ia reduzir as velocidades dos aparelhos com mais trafego de dados (TV, PC, Telemóvel, etc). Também me lembro de terem referido que em termos de segurança é melhor ter duas redes separadas. Será assim ou só com TP-Link Deco X50 já conseguia algo rápido e seguro?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RUIOLI
  17.  # 19

    A não ser que seja dedicado a estes temas, vá para mesh. É para ligar e não ter de se preocupar com o seu setup. Aconselho é fortemente a escolha de um sistema tri-band, para que a comunicaçãcao entre os nós que ligarem por wifi possa ser feita num banda dedicada, sem haver perda da mesma para os restantes dispositivos que lá irão estar lá ligados, isto faz imensa diferença na velocidade que irá conseguir.

    Há mais de dois anos que uso Linksys Velop sem qualquer problema, no entanto são um pouco caros, apenas comprei estes pois apanhei uma boa promoção.

    Isso na Nowo pode ter o router em modo bridge certo? Ainda melhor razão para ir para este sistema e ter o router da nowo a fazer pouco mais do que ONT.
  18.  # 20

    Tendo em conta que tenho tomadas RJ45 em todas as divisões, alguma vantagem em usar em modo acesso point em vez de mesh ou em termos de velocidade é semelhante?
 
0.0253 seg. NEW