Iniciar sessão ou registar-se
    • lui
    • 18 junho 2022

     # 1

    Boa tarde a todos

    Estou a esperar pré-aprovação de crédito da parte dos bancos para compra de moradia. Entretanto, pedi à imobiliária a caderneta predial que num momento inicial disse que não podia dar para proteger a identidade dos proprietários (proteção de dados etc).
    Depois lá enviou a caderneta (desatualizada), mas ocultou todos os campos de identificação dos proprietários (nome+nif).

    1) Ela pode recusar mostrar a caderneta predial COM todos os dados dos proprietários (nome+nif)?
    2) Mesma coisa para a certidão permanente do registo predial?

    Abraços a todos
  1.  # 2

    Colocado por: lui1) Ela pode recusar mostrar a caderneta predial COM todos os dados dos proprietários (nome+nif)?

    Pode, e você também pode dizer que não aceita.
    Eu exigia caderneta predial e certidão da conservatória, com a identificação dos proprietários. Se não aceitam, vendam a outro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lui
    • lui
    • 18 junho 2022

     # 3

    Muito obrigado pela resposta relâmpago. :D

    Em princípio tenho a pré-aprovação esta semana. Logo depois peço-lhe toda a documentação para dar continuidade à compra.
  2.  # 4

    nem sei como poderia ser feita uma escritura sem um documento a comprovar a titularidade do imovel, enfim...
    • lui
    • 18 junho 2022

     # 5

    Colocado por: marco1nem sei como poderia ser feita uma escritura sem um documento a comprovar a titularidade do imovel, enfim...


    A escritura ainda não está feita. Estamos num processo inicial. Mas como é natural quero saber já se está tudo em ordem, e é por isso que quero obter a caderneta e certidão permanente agora, antes de cpcv, antes de andar a perder o meu tempo.
    • ibyt
    • 18 junho 2022 editado

     # 6

    Colocado por: marco1nem sei como poderia ser feita uma escritura sem um documento a comprovar a titularidade do imovel, enfim...

    Como é obvio não é possível mas este negócio ainda está muito longe da escritura.
    • ibyt
    • 18 junho 2022

     # 7

    Colocado por: luiA escritura ainda não está feita. Estamos num processo inicial. Mas como é natural quero saber já se está tudo em ordem, e é por isso que quero obter a caderneta e certidão permanente agora, antes de cpcv, antes de andar a perder o meu tempo.

    Já chegou a acordo relativamente ao preço?
  3.  # 8

    Sim é natural que escondam a identificação dos proprietários por razões de proteção de dados e por razões comerciais. Mas quando for assinar o CPCV exija TODOS os documentos atualizados incluindo a licença de habitação e certificado energético. Nessa altura está a fechar um negócio com os proprietários e a agencia é um mero intermediário. Se não está familiarizado com esses documentos leve uma pessoa que perceba do assunto. Não aceite promessas que "depois tratam".
    Para a pré-aprovação do Banco não precisa desses documentos mas depois vão exigir tudo para a aprovação formal.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lui
  4.  # 9

    Vá ao site predial online e com os dados da caderneta pede a certidão permanente e tem os dados todos
  5.  # 10

    Não esqueça a licença de utilização.
    O banco vai pedir essa documentação - caderneta predial e registo predial.

    Não assine o CPCV sem ver, pelo menos, esses 3 documentos.

    Colocado por: lui
    Estou a esperar pré-aprovação de crédito da parte dos bancos para compra de moradia. Entretanto, pedi à imobiliária a caderneta predial que num momento inicial disse que não podia dar para proteger a identidade dos proprietários (proteção de dados etc).
    Depois lá enviou a caderneta (desatualizada), mas ocultou todos os campos de identificação dos proprietários (nome+nif).

    1) Ela pode recusar mostrar a caderneta predial COM todos os dados dos proprietários (nome+nif)?
    2) Mesma coisa para a certidão permanente do registo predial?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lui
    • argo
    • 19 junho 2022

     # 11

    Colocado por: RicardoPortoVá ao site predial online e com os dados da caderneta pede a certidão permanente e tem os dados todos

    Ou mesmo uma cópia não certificada se for somente para obter a informação. Muito mais barato.
    • lui
    • 19 junho 2022

     # 12

    Obrigado a todos.

    Esta semana pedirei todos os documentos, e atualizados, para prosseguir com a compra.
  6.  # 13

    Provavelmente é para evitar que faças negocio direto com os proprietarios.
    Concordam com este comentário: lui
    • lui
    • 20 junho 2022

     # 14

    Colocado por: ferreiraj125Provavelmente é para evitar que faças negocio direto com os proprietarios.
    Concordam com este comentário:lui


    Também acredito que fosse esse motivo embora ela não mo tivesse dito diretamente.
    Se bem que ela está um pouco protegida com isso porque ela já iniciou contacto comigo, se eu fizesse negócio com o proprietário, ela poderia iniciar processo com os mesmos. Daria muita chatice para ela, mas ganhava
  7.  # 15

    Um conselho de quem comprou casa há relativamente Três meses, e o processo de compra levou quase 7 meses, porque afinal a documentação na conservatória e câmara não estavam corrigidos. Não assine o CPCV antes de certificar que está tudo corrigido e legal.
    eu assinei e só não perdi o dinheiro pq meti a advogada no processo. enfim, assinei um CPCV ilegal sem saber.
  8.  # 16

    Aqui discordo.
    Penso que não se deve editar um documento emitido por uma entidade oficial - seja o registo predial, seja a autoridade tributária.
    Especialmente se a edição é feita para fins empresariais e de negócio.

    Colocado por: CarvaiSim é natural que escondam a identificação dos proprietários por razões de proteção de dados e por razões comerciais.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:lui
  9.  # 17

    Pois é, todo o cuidado nunca é demais.
    Antes do compromisso, é preciso conhecer bem a documentação do imóvel. Uma casa é, a mais das vezes, a compra mais cara que se faz na vida - pelo menos para as pessoas comuns.
    Não facilitar.

    Colocado por: Rafaela GodinhoUm conselho de quem comprou casa há relativamente Três meses, e o processo de compra levou quase 7 meses, porque afinal a documentação na conservatória e câmara não estavam corrigidos. Não assine o CPCV antes de certificar que está tudo corrigido e legal.
    eu assinei e só não perdi o dinheiro pq meti a advogada no processo. enfim, assinei um CPCV ilegal sem saber.
  10.  # 18

    Colocado por: Rafaela GodinhoUm conselho de quem comprou casa há relativamente Três meses, e o processo de compra levou quase 7 meses, porque afinal a documentação na conservatória e câmara não estavam corrigidos. Não assine o CPCV antes de certificar que está tudo corrigido e legal.
    eu assinei e só não perdi o dinheiro pq meti a advogada no processo. enfim, assinei um CPCV ilegal sem saber.
    já agora, o que faltava corrigir ou estava errado? (Se não for nada pessoal).
  11.  # 19

    Colocado por: luiBoa tarde a todos

    Estou a esperar pré-aprovação de crédito da parte dos bancos para compra de moradia. Entretanto, pedi à imobiliária a caderneta predial que num momento inicial disse que não podia dar para proteger a identidade dos proprietários (proteção de dados etc).
    Depois lá enviou a caderneta (desatualizada), mas ocultou todos os campos de identificação dos proprietários (nome+nif).

    1) Ela pode recusar mostrar a caderneta predial COM todos os dados dos proprietários (nome+nif)?
    2) Mesma coisa para a certidão permanente do registo predial?

    Abraços a todos


    Os bancos para a pré-aprovação do crédito não precisam do nome dos proprietários. Precisam da morada do imóvel, área bruta privativa + dependente se a houver, certidão permanente do prédio e da fracção (em geral para confirmar que as áreas declaradas nas finanças são as mesmas existentes no registo. Se existirem discrepâncias, regulamentadas, será necessário fazer a harmonização das áreas) e se for esse o caso o banco irá alertar para essa situação, visto na escritura isso não poder acontecer.

    Assim sendo, o que vejo é que alguma falta de confiança de ambas as partes uma na outra. Você porque quer saber o nome dos proprietários (algo que não lhe interessa) e a imobiliária porque poderá pensar que através desse dado você tentará chegar ao proprietário.

    O mais importante é criar relações de confiança entre todos os intervenientes.

    Fica um conselho para si e para quem possa ler isto. Se for comprador faça-se representar por um agente imobiliário. No preço que está disposto a pagar pela propriedade já está incluído o valor da comissão envolvida no negócio, ou seja é você que está a pagar essa comissão. Essa comissão tem duas componentes, metade para quem representa o proprietário e a outra metade para quem apresenta ou representa o vendedor. Já que a vai pagar mais vale pagar metade a quem o defenda ou represente e que exija que todos os trâmites sejam cumpridos.

    De resto, se se começam a criar relações de desconfiança então a probabilidade de as coisas não correrem da forma esperada aumentam e num assunto tão importante como a compra de uma casa isso é algo que não se quer.
    • lui
    • 27 junho 2022

     # 20

    A imobiliária já me enviou todos os documentos e eu já os consegui verificar com o NIF dos proprietários.
    Estamos a seguir para um cpcv brevemente.
 
0.0178 seg. NEW