Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 261

Colocado por: carlota74não conheço nenhuma sem problemas

Não desfazendo Carlota mas aqui é um dos cernes da questão.
    A construção é tão má(!) que se acha que ter problemas é normal…
    É preocupante…
    Não lhe cabe a si saber.
    Mas deve ter alguém a seguir a obra que o devia saber.
    A começar pelo projectista ao fazer aquele “desenho”.
    E depois o empreiteiro ser profissional e dizer que aquilo não está bem. isto pq a fiscalização olha para o projecto e está de acordo não tem por onde pegar….

Que seja o maior problema que tenha.
    Siga agora.
    Vá mostrando e vá fazendo perguntas antes que o pessoal ajuda!
    Força nisso.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carlota74
  2.  # 262

Carlota isto é o que se vê em seguramente 70/80% das obras, pelo menos da área de onde sou. Isto é o suposto normal. Em 4 construções na minha aldeia, algumas já finalizadas a minha foi a única que se teve o cuidado de impermeabilizar minimamente as sapatas. Corte térmico nas soleiras? Também não é nada comum, e são coisas bastante simples de resolver. Um dos DO, que é colega meu até perguntou para que raio era aquelas telas que nunca tinha visto aquilo feito assim. Claro que em zonas mais industrializadas a realidade deve ser bastante diferente
    Concordam com este comentário: carlota74
  3.  # 263

Este é o grande problema das nossas obras.
    Se até os técnicos consideram que é normal não haver preocupação com uma das patologias mais graves e de difícil solução o que podem fazer os pobres dos DO?
    É pena que por causa de 200€ se continue a promover más práticas e a deixar os DO com eventuais cancros para o resto da vida
  4.  # 264

Colocado por: zedasilvaEste é o grande problema das nossas obras.
    Se até os técnicos consideram que é normal não haver preocupação com uma das patologias mais graves e de difícil solução o que podem fazer os pobres dos DO?
    É pena que por causa de 200€ se continue a promover más práticas e a deixar os DO com eventuais cancros para o resto da vida
    200€?
    Nao falta ai um zero?
  5.  # 265

Se for só para um bocado de plástico, 200€ da para muito plástico
    Concordam com este comentário: zedasilva, mica
  6.  # 266

Colocado por: Peper87Se for só para um bocado de plástico, 200€ da para muito plástico
    o plastico deve ficar um espetáculo depois de levar com ferro em cima.
    E com o arranca pregos para levantar o ferro e meter uns calços por baixo
  7.  # 267

Colocado por: Peper87es de resolver. Um dos DO, que é colega meu até perguntou para que raio era aquelas telas que nunca tinha visto aquilo feito assim. Claro que em zonas mais indust

Aqui na aldeia e igual, e por onde eu vou passando.
  8.  # 268

Colocado por: DR1982o plastico deve ficar um espetáculo depois de levar com ferro em cima.
    E com o arranca pregos para levantar o ferro e meter uns calços por baixo

Se houver vontade acredite que nem um furo fazem.
    Se não houver vontade até pode forrar aquilo a Kevlar que conseguem destruir na mesma
    Concordam com este comentário: Peper87, Vítor Magalhães
  9.  # 269

Colocado por: zedasilva
    Se houver vontade acredite que nem um furo fazem.
    Se não houver vontade até pode forrar aquilo a Kevlar que conseguem destruir na mesma
    com uma tela ou manta bentonitica até acredito.
    Com plásticozinho de plantar morango, duvido
  10.  # 270

Vamos seguir… Nada a fazer.
    Volto a dizer à Carlota vá pondo coisas e fazendo perguntas antes de fases para ter uns conselhos.
  11.  # 271

Colocado por: DR1982
    Com plásticozinho de plantar morango, duvido

DR
    Não negue á partida uma ciência que desconhece ...
      FB_IMG_1678479614443.jpg
  12.  # 272

DR
    Não negue á partida uma ciência que desconhece ...
      FB_IMG_1678479614443.jpg
    isso a mim nao me diz nada, gostava de ver era depois de betonado.
  13.  # 273

Colocado por: DR1982isso a mim nao me diz nada, gostava de ver era depois de betonado.

Kachato!
    Agora tenho que ir procurar as fotos?
  14.  # 274

Kachato!
    Agora tenho que ir procurar as fotos?
    foi alguma toupeira que enviou para fotografar?:)
    Quase que aposto que isso fica com uns belos rasgões, mas como depois ninguém vê…
  15.  # 275

Colocado por: DR1982A diferença de fazer assim e fazer e fazer com betão de limpeza, impermeabilização , cofrar sapatas, etc é enorme!
    Assim é sempre a andar, verdade seja dita que é como vejo a fazer a maioria das vezes em PT

Nao é so em portugal, em moradias na frança tambem fazem contra a terra.
    A impermeabilizaçao é feito por baixo da laje, no cimo das paredes de desvao ou da caixa de brita
  16.  # 276

Esta obra foi interessante. O projeto não contemplava nenhum tipo de impermeabilização dos elementos enterrados.
    A fiscalização alertou para a situação e foi consultado o projetista. Este alegou que não havia necessidade pelo facto de o terreno ser areia e o betão levar um aditivo hidrofugo.
    O DO não concordou com o projetista e pede á fiscalização e empreiteiro uma solução que não faça derrapar o orçamento.
    O empreiteiro apresenta está solução.
    Confesso que a minha primeira opinião foi a do DR " isto vai dar m..." mas a disponibilidade do empreiteiro e o facto de o sentir também verdadeiramente preocupado com esta situação levou me a confiar.
    Acredite estive presente na montagem e na betonagem.
    Desde o empreiteiro ao servente todos tinham plena consciência daquilo que estavam a fazer e qual o objetivo.
    É este empenho que faz a diferença nas nossas obras.
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira, Vítor Magalhães
  17.  # 277

Gil , não vou conseguir antecipar. O fiscal vê com o construtor. Afinal é necessário fiscalização ao fiscal?!
    Em projeto estava a impermeabilização com betão de limpeza. Em obra foi trocado por betão hidrófugo com o afastamento necessário da terra. Já percebi que não são situações semelhantes.
  18.  # 278

Carlota.
    O betão de limpeza não tem qualquer efeito de impermeabilização.
    O betão hidrofugo é bom mas para situações especiais que em obras ditas comuns não são possíveis de garantir.
    Mas tem razão se os intervenientes não valorizam a situação o DO terá muita pouca margem de manobra
  19.  # 279

Carlota, que altura terá o desvão? E qual a área do mesmo?
    Como sabe sou de perto, tenho um terreno muito parecido, terra gorda/argilosa q não deixa a água infiltrar. 240m2 de implantação, ventilação em todas as paredes em cima e baixo.. sabe onde tenho salitre? No canto sul/sudoeste onde o sol bate todo o dia e o desvão tem 1,70m de altura. O problema maior não são as humidades ascendentes, é a condensação inferior na laje... Arranjem maneira de isolar isso tudo por baixo
    Concordam com este comentário: zedasilva
  20.  # 280

Colocado por: zedasilvaO DO não concordou com o projetista

"Ah e tal, temos que confiar nos técnicos."

0.0650 seg. NEW