Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,
    Estou no processo de construção de uma moradia piso térreo.
    Ontem ao fazer "zapping" aqui no fórum deparei-me com uma dúvida pertinente sobre a cronologia de construção e gostava de saber a vossa opinião.

    Após a betonagem da laje térrea e dos pilares, devemos colocar o tijolo/bloco e construir a laje de cobertura só no fim ou procedemos de forma contrária???

    Ja falei com o empreiteiro, arquiteto, fiscal e ainda outro engenheiro. Não fiquei esclarecido com as respostas por serem demasiado polarizada.

    Ps:Estou a pensar na plasticidade das vigas, na pressão que esta possa causar nos blocos e futuras rachadelas.

    Agradeço desde já a vossa opinião.
  2.  # 2

    Estrutura 1o.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro_Soares
  3.  # 3

    Mandam as boas regras... Estrutura primeiro.

    Não foi isso que lhe disseram os seus técnicos?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro_Soares
  4.  # 4

    Colocado por: Pedro BarradasMandam as boas regras... Estrutura primeiro.

    Não foi isso que lhe disseram os seus técnicos?


    Empreiteiro quer blocos e para o fiscal, é -lhe indiferente (mencionou justificações para ambas as partes não satisfatórias).

    O técnico que eu tenho mais confiança, diz-me que a estrutura é primeiro.
    No entanto refere que é habitual fazerem a alvenaria primeiro para usar como parte da cofragem.
    Como no interior vai ser tudo rebocado, ele refere que não devo conseguir evitar fissuras, mesmo fazendo estrutura primeiro e mesmo colocando a tela nas passagens de tipo de material.

    Concorda?
    Obrigado
  5.  # 5

    O empreiteiro que lhe diga que desconto lhe faz na obra ao fazer os bloco 1o
  6.  # 6

    Colocado por: Pedro_SoaresO técnico que eu tenho mais confiança, diz-me que a estrutura é primeiro.

    Então é seguir essa opinião.

    PS: também não vem mal ao mundo se usarem a alvenaria como "cofragem". Tive dezenas de casas assim executadas, mas eram edificios somente com r/C. paredes duplas, rebocadas e/ou estucadas por dentro e não racharam.
  7.  # 7

    Colocado por: Pedro Barradas
    Então é seguir essa opinião.

    PS: também não vem mal ao mundo se usarem a alvenaria como "cofragem". Tive dezenas de casas assim executadas, mas eram edificios somente com r/C. paredes duplas, rebocadas e/ou estucadas por dentro e não racharam.


    É o caso, Piso térreo, bloco térmico exterior e tijolo no interior. Para além da laje de cobertura, o único peso que poderá ter em cima será do material da impermeabilização (xps, telas asfalticas e godo) e talvez painéis solares.

    No exterior não há preocupação de maior por causa do ETICs
  8.  # 8

    Parede dupla é asneira..bloco térmico e capoto e seral projetado no interior
    Concordam com este comentário: Pedro_Soares, snob
  9.  # 9

    Colocado por: Pedro_Soareso único peso que poderá ter em cima será do material da impermeabilização

    Mais a camada de forma... dependendo das pendentes a criar... pode ser uma carga significativa. No meu caso, tem um canto onde passa de 20cm de espessura (tenho previsto betão leve, com esferovite).
    • snob
    • 30 junho 2022

     # 10

    Colocado por: RicardoPortoO empreiteiro que lhe diga que desconto lhe faz na obra ao fazer os bloco 1o

    Quando andei a pedir orçamentos para a minha estrutura, um empreiteiro disse-me que para ele tanto fazia, fazer primeiro a estrutura ou fazer tudo em simultâneo (estrutura e paredes estruturais).
    Executa de acordo com o desejo do DO sem interferir no preço.
    Esse empreiteiro defende que ao fazer a estrutura juntamente com os blocos que fica tudo mais "amarrado" e com menor probabilidade de ocorrerem fissuras nas paredes. Atenção que sei que esta opinião diverge do entendimento dos engenheiros.
    Resumindo, independentemente da opção, julgo que o preço será semelhante.
  10.  # 11

    Colocado por: snobResumindo, independentemente da opção, julgo que o preço será semelhante.

    Isso depende do pessoal e dos equipamentos de cofragem que cada empreiteiro tenha.
    Há muitos empreiteiros que tem muito pouco equipamento para cofragem, outros subempreitam esse trabalho, mas se fizerem primeiro as paredes, só precisam de uns taipais para fazer as vigas, e isso qualquer um arranja.
    Quem diz que faz o mesmo preço é porque tem material para fazer a estrutura primeiro.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: snob
  11.  # 12

    Alvenaria livre ou confinada, ambos os métodos são válidos.
  12.  # 13

    Colocado por: snobparedes estruturais


    Não há disso nos cálculos do eng. estruturas.
  13.  # 14

    Colocado por: Pickaxemas se fizerem primeiro as paredes, só precisam de uns taipais para fazer as vigas,


    Pois, e no frequente caso de pilares e vigas a 25cm de largura, se tiver paredes de tijolo de 24... rouba 1 cm ao recobrimento?
  14.  # 15

    Colocado por: ricardo.rodrigues

    Pois, e no frequente caso de pilares e vigas a 25cm de largura, se tiver paredes de tijolo de 24... rouba 1 cm ao recobrimento?


    So em portugal é que se vé isso de cofrar vigas e pilares antes de alvenarias. Ando ha quase 20 anos na construçao de moradias em frança e aqui so se usa alvenarias estruturais. Até mesmo as casas zm parede dupla que pude construir sao desta forma.
    E nunca se vé tanta rachadelas, fissuras etc como se pode ver nas casas em portugal
  15.  # 16

    Colocado por: marcocarSo em portugal é que se vé isso de cofrar vigas e pilares antes de alvenarias.
    Isto nao é verdade
  16.  # 17

    Colocado por: marcocarAndo ha quase 20 anos na construçao de moradias em frança e aqui so se usa alvenarias estruturais


    É complicado cumprir os requisitos anti sísmicos que se exige na maior parte do território português. Não pode comparar. Fora outras situações.
  17.  # 18

    Colocado por: DR1982Isto nao é verdade


    Em moradias? Trabalhei no centro de frança
    E agora tou no norte e belgica e em moradias nao vé esse metodo.

    Colocado por: Pedro Barradas

    É complicado cumprir os requisitos anti sísmicos que se exige na maior parte do território português. Não pode comparar. Fora outras situações.


    A frança tem zonas de mesma sismicidade que portugal, e os blocos e tijolos que se usam aqui e a maneira de os assentar sao validados pelo cstb e obedeczm as mesma regras de calculos que usam em portugal.
    Sao normas europeias.
    A meu ver zm portugal nao querem é mudar/desenvolver essas coisas
  18.  # 19

    Colocado por: marcocarEm moradias? Trabalhei no centro de frança
    E agora tou no norte e belgica e em moradias nao vé esse metodo.
    Em Espanha faz se como em Portugal, na alemanha tambem, na Suíça tambem ja fiz como em Portugal
    • snob
    • 30 junho 2022

     # 20

    Em Braga o que tenho visto é:
    Moradias - estrutura e paredes em simultâneo;
    Edifícios residenciais com vários andares - estrutura primeiro e depois paredes em alvenaria.
 
0.0206 seg. NEW