Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Colocado por: Jmalves
    Por vezes mais vale não herdar nada do que herdar dores de cabeça.

Pode repudiar, assim já não tem dores de cabeça.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jmalves
  2.  # 42

Colocado por: Pereira_89Você foi para longe, essa deve ter sido a maneira dos seus pais garantirem que iam ter alguém para os ajudar na velhice.
    Pense no lado humano e deixe de pensar tanto nos problemas que poderá ter ou não.

Eu não vou entrar em detalhes mas certamente o humano aqui até serei eu. Sabe porquê? Porque se a situação fosse ao contrário eu faria tudo de forma legal para no futuro não prejudicar o meu irmão, mas já o meu irmão agiu com interesse e se pudesse até herdava tudo um dia. Mas é a sua opinião.
  3.  # 43

Claro que fui fazer a minha vida para longe porque a mim não me deram uma casa, logo tive que me fazer à vida. Se calhar se me dessem uma casa como deram ao meu irmão também não teria necessidade de mudar de terra.

Quando foi fazer a vida para longe, o irmão ainda não tinha a casa no r/c.
  4.  # 44

Colocado por: Varejote

Quando foi fazer a vida para longe, o irmão ainda não tinha a casa no r/c.

Não mas vivia com os meus pais quando já tinha idade suficiente para ter a sua casa.
  5.  # 45

Não mas vivia com os meus pais quando já tinha idade suficiente para ter a sua casa.

Então o seu irmão já vive na parte inferior, volte você agora para viver com os seus pais.
  6.  # 46

Acredito, mas para os seus pais, o irmão é o apoio deles na velhice, com tudo de bom ou mau que possa trazer, você é o filho que está na vida dele e só cá vem de vez em quando dar uns abraços e mandar umas bocas da casa.
    Concordam com este comentário: Pereira_89
  7.  # 47

Colocado por: Pereira_89

Então o seu irmão já vive na parte inferior, volte você agora para viver com os seus pais.

Exacto, largo o meu emprego, a minha esposa, filhos, a vida que construí. Eu acho que por lei todos os filhos são herdeiros independentemente de viverem perto ou longe dos pais. Mas pronto, isto até já é fugir ao tema porque o que pretendo é apenas e unicamente não ser um dia prejudicado. Julgo estar no meu direito. Ainda sou filho e não enteado. Agradeço de qualquer forma os seus comentários. Boa noite.
  8.  # 48

Exacto, largo o meu emprego, a minha esposa, filhos, a vida que construí. Eu acho que por lei todos os filhos são herdeiros independentemente de viverem perto ou longe dos pais. Mas pronto, isto até já é fugir ao tema porque o que pretendo é apenas e unicamente não ser um dia prejudicado. Julgo estar no meu direito. Ainda sou filho e não enteado. Agradeço de qualquer forma os seus comentários. Boa noite.

Muito provavelmente os seus pais pensaram nisso mesmo. Você não iria abdicar da sua vida para a velhice deles. Logo garantiram que o seu irmão ficasse por ali. Para ter um apoio quando fizer falta.
  9.  # 49

Com ou sem apoio, os 2 irmãos serão sempre herdeiros em partes iguais(sem testamento).
  10.  # 50

Colocado por: VarejoteCom ou sem apoio, os 2 irmãos serão sempre herdeiros em partes iguais(sem testamento).

Totalmente de acordo.
    Aqui acho que é mais questão de ter facilitado a vida a um e o outro não teve a mesma oportunidade.
  11.  # 51

Já agora, podem fazer testamento da quota disponível 1/3 para o irmão.
    Com testamento da quota disponível, você ficaria com 1/3, o irmão com 2/3 da herança.
  12.  # 52

Agradeço a todos as sugestões e conselhos.
  13.  # 53

O importante é tentar encontrar soluções.

Pelo que refere, os (1) pais parecem querer assim, o (2) irmão já investiu no imóvel, fazendo as obras de alteração de garagem para habitação e (3) aqui reside habitualmente.
    Ainda a maneira mais simples, talvez, caso exista viabilidade na câmara, era fazer-se a propriedade horizontal e ficarem duas fracções.
    Um dia, se não quiser a casa, vende, como se fosse um apartamento.
    • RCF
    • 30 junho 2022

# 54

Colocado por: JmalvesO problema é que o meu irmão infelizmente é uma pessoa um pouco gananciosa e não vai ser nada flexível.

O seu irmão é isso, mas é ele que está lá, junto dos seus pais... ao passo que você está longe, esteve 3 anos sem lá ir e ainda assim não abdica de receber metade da herança e do jeito que você quer, mesmo que tal vá contra a vontade dos ainda proprietários, os seus pais...
  14.  # 55

Colocado por: ADROatelierO importante é tentar encontrar soluções.

Pelo que refere, os (1) pais parecem querer assim, o (2) irmão já investiu no imóvel, fazendo as obras de alteração para garagem e (3) faz aqui habitação habitual.
    Ainda a maneira mais simples, talvez, caso exista viabilidade na câmara, era fazer-se a propriedade horizontal e ficarem duas fracções.
    Um dia, se não quiser a casa, vende, como se fosse um apartamento.

Sim. É isso mesmo que pretendo.
  15.  # 56

Colocado por: RCF
    O seu irmão é isso, mas é ele que está lá, junto dos seus pais... ao passo que você está longe, esteve 3 anos sem lá ir e ainda assim não abdica de receber metade da herança e do jeito que você quer, mesmo que tal vá contra a vontade dos ainda proprietários, os seus pais...

Eu não tenho que adbicar de nada. Também sou filho ou não? Coitados dos filhos que emigram em busca de uma vida melhor. Eram todos deserdados. Pelo menos eu lutei pela minha vida. Não vivi toda a minha vida às custas dos meus pais. Antes de me criticarem pensem que eu não estou a contar detalhes, até porque não pretendo entrar em pormenores que só interessam a mim e à minha família. Mas é a sua opinião.
    • RCF
    • 30 junho 2022 editado

# 57

Colocado por: JmalvesEu não tenho que adbicar de nada. Também sou filho ou não?

Pelo que diz, abdicou de visitar os seus pais durante 3 anos... durante esses 3 anos deveria ter-se lembrando mais de que, afinal, também é filho. Os filhos não têm apenas direitos, também têm deveres...
    Mas, não digo isto para o julgar, até porque como também escreve, existem mais pormenores qua aqui não conta (nem tem de contar). Digo isto apenas para o tentar ajudar a melhor compreender a situação. Tente colocar-se no lugar dos seus pais. Mesmo que o seu irmão possa não ser um exemplo como irmão e até como filho, é ele que lá está ao lado dos pais. É ele que, se necessário, os leva ao hospital. É ele que, se necessário e em última análise, lhes dá o conforto moral de estar ali ao lado. Isto vale muito e quando se vai envelhecendo, mais vale.

Conheço um caso semelhante, em que um irmão também se fez à vida e está a cerca de 400km de distância dos pais e de outro irmão. Apesar de não deixar passar, sequer, 3 meses sem os visitar, quando em tempos o irmão lhe disse que estava à procura de terreno para construir casa, ele disse-lhe que, por ele, podia ficar com a casa dos pais, se a quisesse renovar e desde que os pais se lá mantivessem também a viver e ele lhes continuasse a dar o apoio que vinha a dar.
  16.  # 58

Colocado por: VarejoteAcredito, mas para os seus pais, o irmão é o apoio deles na velhice, com tudo de bom ou mau que possa trazer, você é o filho que está na vida dele e só cá vem de vez em quando dar uns abraços e mandar umas bocas da casa.
    Concordam com este comentário:Pereira_89

Eu mandar bocas? O sr deve ver vidente. Eu nem falo no assunto. Até quem toca sempre no assunto são os meus pais.
  17.  # 59

Colocado por: RCF
    Pelo que diz, abdicou de visitar os seus pais durante 3 anos... durante esses 3 anos deveria ter-se lembrando mais de que, afinal, também é filho. Os filhos não têm apenas direitos, também têm deveres...
    Mas, não digo isto para o julgar, até porque como também escreve, existem mais pormenores qua aqui não conta (nem tem de contar). Digo isto apenas para o tentar ajudar a melhor compreender a situação. Tente colocar-se no lugar dos seus pais. Mesmo que o seu irmão possa não ser um exemplo como irmão e até como filho, é ele que lá está ao lado dos pais. É ele que, se necessário, os leva ao hospital. É ele que, se necessário e em última análise, lhes dá o conforto moral de estar ali ao lado. Isto vale muito e quando se vai envelhecendo, mais vale.

Conheço um caso semelhante, em que um irmão também se fez à vida e está a cerca de 400km de distância dos pais e de outro irmão. Apesar de não deixar passar, sequer, 3 meses sem os visitar, quando em tempos o irmão lhe disse que estava à procura de terreno para construir casa, ele disse-lhe que, por ele, podia ficar com a casa dos pais, se a quisesse renovar e desde que os pais se lá mantivessem também a viver e ele lhes continuasse a dar o apoio que vinha a dar.

Eu disse que não os visitava mas não disse que eles não vinham a minha casa. Todos os anos passam 15 dias de férias na minha casa, natal na minha casa. E por mim podiam vir mais vezes. Todos os dias falo com eles. Em relação ao meu irmão auxiliar os meus pais. Sim auxilia tanto que se precisarem de ir ao hospital que chamem um táxi. E quando auxilia é a troco de dinheiro. Mas como já disse uma vez e volto a dizer, isto já começa a fugir ao tópico. Parvo fui eu lutar pela minha vida, tivesse eu ficado a "chular" os meus pais e era o bom filho. Ainda bem que vou sempre apoiar os meus filhos e apesar de me custar se quiserem ir para longe irão ter o meu apoio desde que sejam felizes. Eles não são minha propriedade. E nunca darei a um uma casa de mão beijada para ver outro a matar se a trabalhar para pagar a sua casa. Mas são opiniões e respeito. Só lamento que isto já comece a fugir ao tópico.
  18.  # 60

Em tempos os meus pais também se lembraram de dar parte da casa deles á minha irmã e cunhado e pediram a minha opinião. Na altura eles viviam em casa arrendada e eu casa própria (pagando ao banco claro)
    Eu só disse: mas e a mim vão me dar no mínimo 300€/mês para me compensar? Claro que não Primavera, a tua irmã paga renda tu tens casa..
    Ou seja a minha irmã ia pagar 0€ de habitação e eu continuava a pagar a prestação ao banco e iamos continuar a ser todos felizes. Só que não. Eu defendo sempre a igualdade e os meus pais compreenderam que não seria justo e não foram com esta decisão a avante.

Compreendo muito o Jmalves, compreendo que não é por viver a 400km que não dará apoio agora e mais tarde.
    Concordam com este comentário: NLuz

0.0247 seg. NEW