Colocado por: Jmalves
Por vezes mais vale não herdar nada do que herdar dores de cabeça.
Colocado por: Pereira_89Você foi para longe, essa deve ter sido a maneira dos seus pais garantirem que iam ter alguém para os ajudar na velhice.
Pense no lado humano e deixe de pensar tanto nos problemas que poderá ter ou não.
Claro que fui fazer a minha vida para longe porque a mim não me deram uma casa, logo tive que me fazer à vida. Se calhar se me dessem uma casa como deram ao meu irmão também não teria necessidade de mudar de terra.
Colocado por: Varejote
Quando foi fazer a vida para longe, o irmão ainda não tinha a casa no r/c.
Não mas vivia com os meus pais quando já tinha idade suficiente para ter a sua casa.
Colocado por: Pereira_89
Então o seu irmão já vive na parte inferior, volte você agora para viver com os seus pais.
Exacto, largo o meu emprego, a minha esposa, filhos, a vida que construí. Eu acho que por lei todos os filhos são herdeiros independentemente de viverem perto ou longe dos pais. Mas pronto, isto até já é fugir ao tema porque o que pretendo é apenas e unicamente não ser um dia prejudicado. Julgo estar no meu direito. Ainda sou filho e não enteado. Agradeço de qualquer forma os seus comentários. Boa noite.
Colocado por: VarejoteCom ou sem apoio, os 2 irmãos serão sempre herdeiros em partes iguais(sem testamento).
Colocado por: JmalvesO problema é que o meu irmão infelizmente é uma pessoa um pouco gananciosa e não vai ser nada flexível.
Colocado por: ADROatelierO importante é tentar encontrar soluções.
Pelo que refere, os (1) pais parecem querer assim, o (2) irmão já investiu no imóvel, fazendo as obras de alteração para garagem e (3) faz aqui habitação habitual.
Ainda a maneira mais simples, talvez, caso exista viabilidade na câmara, era fazer-se a propriedade horizontal e ficarem duas fracções.
Um dia, se não quiser a casa, vende, como se fosse um apartamento.
Colocado por: RCF
O seu irmão é isso, mas é ele que está lá, junto dos seus pais... ao passo que você está longe, esteve 3 anos sem lá ir e ainda assim não abdica de receber metade da herança e do jeito que você quer, mesmo que tal vá contra a vontade dos ainda proprietários, os seus pais...
Colocado por: JmalvesEu não tenho que adbicar de nada. Também sou filho ou não?
Colocado por: VarejoteAcredito, mas para os seus pais, o irmão é o apoio deles na velhice, com tudo de bom ou mau que possa trazer, você é o filho que está na vida dele e só cá vem de vez em quando dar uns abraços e mandar umas bocas da casa.
Colocado por: RCF
Pelo que diz, abdicou de visitar os seus pais durante 3 anos... durante esses 3 anos deveria ter-se lembrando mais de que, afinal, também é filho. Os filhos não têm apenas direitos, também têm deveres...
Mas, não digo isto para o julgar, até porque como também escreve, existem mais pormenores qua aqui não conta (nem tem de contar). Digo isto apenas para o tentar ajudar a melhor compreender a situação. Tente colocar-se no lugar dos seus pais. Mesmo que o seu irmão possa não ser um exemplo como irmão e até como filho, é ele que lá está ao lado dos pais. É ele que, se necessário, os leva ao hospital. É ele que, se necessário e em última análise, lhes dá o conforto moral de estar ali ao lado. Isto vale muito e quando se vai envelhecendo, mais vale.
Conheço um caso semelhante, em que um irmão também se fez à vida e está a cerca de 400km de distância dos pais e de outro irmão. Apesar de não deixar passar, sequer, 3 meses sem os visitar, quando em tempos o irmão lhe disse que estava à procura de terreno para construir casa, ele disse-lhe que, por ele, podia ficar com a casa dos pais, se a quisesse renovar e desde que os pais se lá mantivessem também a viver e ele lhes continuasse a dar o apoio que vinha a dar.