Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: electrao
    em principio qualquer empreiteiro experiente faz isso em principio, não se preocupe, mas em obra faça menção sobre isso.


    Como tudo na vida, depende sempre do empreiteiro que se apanhe. Nesta altura do campeonato, prefiro que o gabinete altere do que ter um empreiteiro a dizer-me que apenas fez cumprir o projecto.

    estabelecendo o contacto da caixilharia (com corte térmico) com o isolamento térmico das paredes


    Será assim (como nas imagens anexadas)? As partes após a caixa de ar/isolamento, deixei em alvenaria. Não sei o que se costuma fazer nestas situações.
      Ponte Térmicas - Cópia.jpg

    sim é por ai electrão, agora faltam os pilares, os pilares contam no revestimento com xps, ou seja isolar os pilares.
    mas a ideia é essa sim encontrar o isolamento com as janelas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao
  2.  # 22

    Boas

    Actualizei o meu post #13, com uma imagem...

    Percebo agora a sua questão, mas continuo a achar que em pouco altera a estratégia: contacto da caixilharia com o isolamento. Mas também não sou nenhum "ás" na matéria. Na verdade também gostava de saber se há outra solução.

    cumps
    José Cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao
  3.  # 23

    Ora... em paredes duplas.. nestes casos especificos a correcção habitual é assim.. não esquecer que os vectores de trocas térmicas ( à luz do actual RCCTE) efectuam-se perpendicularmente à paredes.
    Vide desenho actualizado...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao
      PontTerm_vect_.jpg
  4.  # 24

    Ora... em paredes duplas.. nestes casos especificos a correcção habitual é assim..


    quer dizer que as modificações que apresentei no post #16 estão correctas. Certo?
    https://forumdacasa.com/discussion/8697/pontes-termicas-em-projecto/#Comment_94873

    Imaginando que, hipoteticamente, não existem estruturas nos pontos assinalados, como deverá ser preenchida/constituída a parede a jusante do encontro com a caixilharia?

    não esquecer que os vectores de trocas térmicas ( à luz do actual RCCTE) efectuam-se perpendicularmente à paredes.

    desculpe a ignorância, mas tendo em conta os vectores de troca térmica devo ter especial atenção a ....?
  5.  # 25

    Não, eu não corrigiria com fez -junto aos envidraçados... As alvenarias duplas vão ficar frágeis ou...
    Hipoteticamente... os pilares estarão por lá...

    A história dos vectores.. era para o Jcardoso... e se quiser transmitir ao seu Arquitecto, também pode. Se o meu colega, autor do seu Projecto tiver dúvidas, deve tirar-las com o Tecnico que lhe executar o Projecto RCCTE.

    Com essa configuração de planta e com esses nós construtivos e se voçê como dono de obra está incomodado com essas resoluções.. essa casa é uma feliz candidata para um sistema ETICS, com parede simples.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao
  6.  # 26

    Não, eu não corrigiria com fez -junto aos envidraçados... As alvenarias duplas vão ficar frágeis ou...
    Hipoteticamente... os pilares estarão por lá...


    Vamos imaginar que os pilares estão lá.
    Com a sua solução, a caixa de ar/isolamento prolongam-se até ao pilar. Correcto?
    Se assim for, e se não se corrigir junto aos envidraçados, temos pontes térmicas entre o exterior e o interior. Correcto?
    Então não há solução técnica que evite a fragilidade das alvenarias duplas e simultanemente corriga a ponte térmica. Correcto?

    Concluo que só ETICS é solução para este tipo de casos. :( Correcto?

    Com essa configuração de planta e com esses nós construtivos e se voçê como dono de obra está incomodado com essas resoluções.. essa casa é uma feliz candidata para um sistema ETICS, com parede simples.


    Pois, o meu arquitecto já tinha abordado essa questão, mas nunca o fez referindo qualquer dificuldade de correcção com as pontes térmicas.
    Na altura optei com parede com duplo pano.
  7.  # 27

    Colocado por: electraoCom a sua solução, a caixa de ar/isolamento prolongam-se até ao pilar. Correcto?

    sim
    já não estou a perceber muito bem a discussão, mas a intenção é prolongar o isolamento até ao pilar e revestir esse mesmo pilar com xps, não tem grande ciência.
    e não só o etics é solução
    cumps
  8.  # 28

    .. tem todos razão, o problema destes caixilhos, nesta disposição de alvenaria é que não se torna viável a aplicação de XPS, no enfiamento do caixilho... vai haver sempre uma ponte termica linear nessa envolvente de caixilho, o que se pode traduzir em patologias de condensação. O ETICS, resolvia isso.
    EDIT: ver o s locais das circunferencias verdes...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao
      PontTerm_linear_.jpg
  9.  # 29

    vai haver sempre uma ponte termica linear nessa envolvente de caixilho, o que se pode traduzir em patologias de condensação. O ETICS, resolvia isso


    era aí que eu queria chegar. Se a solução técnica em tipologia parede de pano duplo não funciona, só mesmo mudar para ETICS.

    Pensava eu que haveria alguma maneira de corrigir isto, visto que não devo ser o primeiro a ter este tipo de topologia/distribuição de áreas. :(

    em principio qualquer empreiteiro experiente faz isso em principio, não se preocupe, mas em obra faça menção sobre isso.


    já agora, havendo alguns empreiteiros experientes no fórum, que soluções apresentam para estes casos?
    • eu
    • 17 janeiro 2010

     # 30

    Mude para isolamento pelo exterior que resolve de vez todos esses problemas.

    Actualmente, não vejo nenhum motivo para não usar ETICS. Até o custo já é semelhante à solução tradicional.
  10.  # 31

    Já agora, para finalizar, depois de contactado o gabinete de arquitectura, as plantas que recebi eram apenas trabalho preparatório para o Projecto de Execução.
    No Projecto de Licenciamento este detalhe (isolamento/caixa de ar) não aparece.

    Neste momento, os problemas mencionados estão adiados até execução em obra, ou adjudicação do Projecto de Execução. :)

    Obrigado a todos pelos esclarecimentos prestados.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: alv
  11.  # 32

    Eis mais um excelente projecto de ponte... térmica (um edifício público em Lisboa). LOL!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: alv
      11052011pontetermica1.jpg
      11052011pontetermica2.jpg
  12.  # 33

    Boa noite.

    o Sr. Anonimo16062021 aqui há uns tempos apresentou um pdf com algumas soluções para a resolução das pontes térmicas em que mencionou que na sua opinião a 1 e a 4 seriam as melhores.
    Reparei que o meu constructor optou por algo parecido com a 4. Reparei tb que o pilar não é totalmente forrado, ficando umas zonas laterais sem isolamento, o que ele me disse que ajudava no "segurar" da parede. Esta situação não é tb uma ponte térmica??

    Obrigado
  13.  # 34

    o Sr. Anonimo16062021 aqui há uns tempos apresentou um pdf com algumas soluções para a resolução das pontes térmicas em que mencionou que na sua opinião a 1 e a 4 seriam as melhores.


    Será isto?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo16062021
  14.  # 35

    Colocado por: j cardoso

    Será isto?

    Estas pessoas agradeceram ou concordaram com este comentário:Anonimo16062021


    Boas,

    Exactamente ;)
 
0.0230 seg. NEW