Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Colocado por: pguilhermeTriplicar parece, à primeira vista, improvável. Ou melhor dizendo, com pouca incidência de casos.

Se olhar para a FINE, terá um quadro de valores que demonstram a pior Euribor que alguma vez houve, mas estes valores também assumem que perdeu o spread contratado (se entrar em incumprimento, etc).
    Se por um lado a Euribor atingir/ultrapassar valores record não depende de si, só perderá o spread se "meter a pata na poça" e isso não depende de factores externos.
    eu ja tinha publicado por ai a simulação do banco de Março de 2022 salvo erro era 600€ mensais na altura para 200.000€ mas se subisse para o máximo dos 20anos subia para 1500€, valores de cabeça
  2.  # 42

Se não entrar em incumprimento, mantém o spread, e assim esses 1500 devem baixar para perto de 1200.
    E provavelmente serão os valores da coluna total, que inclui seguros (que no através do banco são caríssimos).

Como disse, embora não seja impossível, triplicar é pouco provável que aconteça.
  3.  # 43

Colocado por: pguilhermeSe não entrar em incumprimento, mantém o spread, e assim esses 1500 devem baixar para perto de 1200.
    E provavelmente serão os valores da coluna total, que inclui seguros (que no através do banco são caríssimos).

Como disse, embora não seja impossível, triplicar é pouco provável que aconteça.
    para mim, que gosto de me sentir confortável com os meus encargos mensais, nao me pareceu exagerado pensar no pior cenário, em perto do triplo portanto…
    Detalhes nao sei, foi uma simulação bcp, que tinha uma tabela com valores de no caso das taxas subirem para o balor igual ao meis alto dos últimos 20 anos
  4.  # 44

Sim, as Fine são todas iguais, por isso é que são normalizadas ;)

Repito, triplicar é muito improvável que aconteça. No seu caso, na pior das hipóteses, poderia duplicar e quando efectivamente for pedir o crédito, como a simulação já contará com Euribor mais alta, ainda menor será a diferença.

Mas se contou com valores a triplicar, melhor!
  5.  # 45

Colocado por: pguilhermeSim, as Fine são todas iguais, por isso é que são normalizadas ;)

Repito, triplicar é muito improvável que aconteça. No seu caso, na pior das hipóteses, poderia duplicar e quando efectivamente for pedir o crédito, como a simulação já contará com Euribor mais alta, ainda menor será a diferença.

Mas se contou com valores a triplicar, melhor!

Contar com 1500 no máximo já acho pouco atualmente, numa simulação rapida para 200k a 37 anos já são 1000€ de mensalidade à data de hoje, TAEG de 6.1%
  6.  # 46

O valor da simulação/prestação subiu.
    Mas o valor da pior situação até desceu, porque os spread base estão a baixar (e a Euribor máxima ainda é a a mesma).

Ou seja, agora a diferença até é menor.
  7.  # 47

Colocado por: pguilherme(e a Euribor máxima ainda é a a mesma)
    mas agora já acredito mais que a Euribor possa ultrapassar o valor mais alto dos 20 anos, segundo sei não há valor maximo…
  8.  # 48

Não há um limite decretado, claro. Apenas o funcionamento da economia.

Sem opinar sobre se iremos ultrapassar valores históricos, se acontecer, não poderá ser por muito tempo. Nem sequer valores próximos.

De qualquer forma, até que o indexante mude, temos dados históricos, o que nos permite formar opiniões e tomar decisões fundamentadas.

Em termos de risco de incumprimento, quem contrata um crédito hoje terá maior força financeira e uma maior noção que as prestações podem mudar/subir (e a partir daqui, o risco de subidas vertiginosas já é menor, e face aos dados históricos, menor margem de subida e já estamos acima do valor médio absoluto)
  9.  # 49

Colocado por: pguilhermeNão há um limite decretado, claro.
    isso a mim tira me o sono :) mas preocupo me demasiado com tudo mor natureza pelo que será normal
  10.  # 50

Não pode! Se pensar assim, não sai da cama. E nem aí está livre de riscos 😅
    Há que pesar os riscos pelo seu impacto mas tb pela sua probabilidade!
  11.  # 51

Colocado por: pguilhermeNão pode! Se pensar assim, não sai da cama. E nem aí está livre de riscos 😅
    Há que pesar os riscos pelo seu impacto mas tb pela sua probabilidade!
    sim claro, mas eu sou dos que pensa que a prestação no pode cenário expectável nao deve significar mais que 1/3 do salário aliás acho que os bancos deveriam fazer o mesmo e não ter em conta a mensalidade à data atual
  12.  # 52

Colocado por: pguilhermeO Santander está a oferece 0.8, com 0.5 nos primeiros 2 anos.

E sabe qual a penalização se transferir logo ao fim do 2o ano?
  13.  # 53

Uma dúvida que tenho é saber se, com a subida vertiginosa da euribor e constantes ameaças de continuar a escalada, se têm celebrado empréstimos bancários para aquisição de habitação. É que, como ainda agora referiram, um crédito de 200k — e o mercado pouco tem a oferecer por estes valores — já dá mensalidades preocupantes.

As pessoas têm de estar, naturalmente, mais cautelosas e menos propensas ao risco e os bancos também devem, pelo menos deviam, dificultar o acesso a crédito a famílias que, embora hoje até consigam honrar os compromissos, com uma alteração das taxas, fiquem em dificuldades.
    • argo
    • 29 abril 2023

# 54

A correcao ao precos da oferta vai ser pelo lado do comprador, vao haver menos e com menos dinheiro disponivel para os precos de mercado. Nao vai ser pelo aumento da oferta de imoveis dos que nao conseguem pagar o empréstimo .
  14.  # 55

Colocado por: LX_2509E sabe qual a penalização se transferir logo ao fim do 2o ano?

Não sei se há penalização para além da amortização.
    Mas consideraria mudar de banco por dois anos? E passados esses dois anos (imaginando utopicamente que se manteriam as condições actuais) mudaria por 0.05% de diferença para o spread mais baixo actualmente?

Colocado por: mandrongose têm celebrado empréstimos bancários para aquisição de habitação

As quebras são grandes. A nível nacional a quebra é superior a 30% face ao mesmo período do ano passado.
    Por isso digo: quem contrata agora, provavelmente tem boa folga financeira e estará mais consciente de possíveis variações.

Colocado por: argoA correcao ao precos da oferta vai ser pelo lado do comprador, vao haver menos e com menos dinheiro disponivel para os precos de mercado. Nao vai ser pelo aumento da oferta de imoveis dos que nao conseguem pagar o empréstimo

Sim, é esse o instrumento. Seja bom ou mau, suficiente ou insuficiente, é esse o objectivo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mandrongo
  15.  # 56

Colocado por: pguilhermeNão sei se há penalização para além da amortização.
    Mas consideraria mudar de banco por dois anos? E passados esses dois anos (imaginando utopicamente que se manteriam as condições actuais) mudaria por 0.05% de diferença para o spread mais baixo actualmente?

Eu ainda não tenho CH, mas vou pedir dentro em breve.. e claramente que ter 0,5% de spread é muito diferente de ter 0,8% por exemplo.. mas não queria ficar demasiado "agarrado" ao fim dos 2 anos, caso a nova taxa não fosse atrativa..
  16.  # 57

Colocado por: LX_2509e claramente que ter 0,5% de spread é muito diferente de ter 0,8% por exemplo..

ou talvez não. esse é o truque dos bancos, aliciam as pessoas com umas migalhas no spread e levam depois em outras coisas muito mais.

por exemplo, num empréstimo de 150k a 30 anos, com euribor 6M, a diferença entre um spread de 0,5% e outro de 0,8% é de apenas 25€ na prestação mensal.

digo apenas, porque 25€ ainda é dinheiro, mas este valor pode ser facilmente anulado na venda cruzada de produtos.

é preciso ver o bolo tudo porque no final pode-se no banco A ficar melhor do que no banco B apesar do spread ser maior no banco A
  17.  # 58

Pois, ou então com seguros obrigatórios do banco que não são nada competitivos.
    Ou também com Euribor 12M que é menos interessante que a 6M ou 3M....

Não se foquem apenas no spread...
  18.  # 59

Colocado por: LX_2509e claramente que ter 0,5% de spread é muito diferente de ter 0,8% por exemplo

Nem por isso, na verdade.
    E especialmente, como imagina que será daqui a dois anos? Todos os bancos terão spread base de 0.5 e o Santander é o único que permanencerá nos 0.8?

Actualmente o spread mais baixo para CH acho que está nos 0.75. No máximo, teria de comparar este valor com o do Santander que é de 0.8.
    Se daqui a dois anos se mantiver essa diferença (0.05), provavelmente não justifica mudar. Até porque os contactos no banco são muito mais importantes que o banco em si.

Colocado por: pauloagsantospor exemplo, num empréstimo de 150k a 30 anos, com euribor 6M, a diferença entre um spread de 0,5% e outro de 0,8% é de apenas 25€ na prestação mensal.

Isto.
    Só os seguros podem obliterar essa diferença. Os produtos acessórios são facilmente controlados, mas podem incentivar a um gasto desnecessário.

Colocado por: JosebaOu também com Euribor 12M que é menos interessante que a 6M ou 3M....

Mas isto selecciona em qq banco. Não tem que escolher o banco em função do prazo Euribor.
    É uma escolha do proponente, entre custo e estabilidade.
    • RDM
    • 3 maio 2023

# 60

Alguns Bancos já oferecem o spread de 0,80% caso do Montepio, mas a TAEG é de 5,0% a 5,5% lol.

0.0279 seg. NEW