Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

Colocado por: HAL_9000Acredito que haja melhores opções.

Por curiosidade, aquilo que tem construído e montado, corresponde ao que foi calculado no projecto?
  2.  # 82

Colocado por: N Miguel Oliveira

Por curiosidade, aquilo que tem construído e montado, corresponde ao que foi calculado no projecto?
    Em termos características técnicas das janelas, corresponde. Mas alterei a dimensão de alguns vãos (estão para licenciamento). Contudo não mexi nos 3 vãos com exposição a sul, a casa teve certificação A+.
  3.  # 83

Colocado por: HAL_9000Instalei a VMC e o sombreamento planeado

OK, mas e então, o "sombreamento planeado" era o quê exactamente?
  4.  # 84

Colocado por: N Miguel Oliveira

OK, mas e então, o "sombreamento planeado" era o quê exactamente?
    Ah, isso não estava em projeto. Foi planeado por mim, por assim dizer :). Tenho uma pérgola em frente aos ditos vãos que não faz porra de sombra nenhuma, como é óbvio. Mas a minha ideia sempre foi colocar sombreamento. Instalei lona cruzada nas travessas da pérgola a semana passada, e no espaço de 3 dias a temperatura interior da casa mudou como do dia para a noite.

O certificado energético foi feito sem a lona, nem eu referi tal facto.
  5.  # 85

Moral da historia.
    Ate podia ter vidros triplex.Se nao houver proteção dos vaos a coisa aquece.
    Muitas pessoas gastam milhares de euros nuns vidros xpto e depois o resultado é zero.
    O segredo já todos cobhecem, mas ninguem quer saber.
    Vaos pequenos e com protecao.
    Tenho um vizinho com a casa toda a sul. No verao a casa está toda fechada ate ao fim da tarde.
    Aquilo durante o dia só com luzes artificiais.
    No inverno pelo menos aquece. Qd há sol.
    Concordam com este comentário: HAL_9000, zemvpferreira
  6.  # 86

Colocado por: HAL_9000Ah, isso não estava em projeto.

Então de que lhe serviu o projecto?

Colocado por: HAL_9000Tenho uma pérgola em frente aos ditos vãos que não faz porra de sombra nenhuma, como é óbvio.

Óbvio porquê? Então a função duma pérgola não é precisamente a de sombrear?

Colocado por: SirruperMoral da historia.

Não me parece. A conclusão a que chego é que a malta desconsidera o contexto, a envolvente, as particularidades de cada sítio.
    Acham que a mesma solução resulta igual aqui ou acolá...

Colocado por: Sirrupermas ninguem quer saber.

Tampouco concordo, acho que é precisamente porque a malta acha que o vidro é todo igual que estamos como estamos...
    "Afinal vi no instagram um exemplo duma janela sem pala/estores/pérgola, é porque resulta... e fica bonito." Menosprezando que pela foto nem se percebe que vidro é ("afinal o vidro é todo igual"), nem qual a temperatura e qualidade do ar interior.
    O cidadão comum distingue vidro simples/duplo/triplo e pouco mais que isso. Se a juntar a isso, sai um projecto chapa 5... :)
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira, htavares73
  7.  # 87

Colocado por: HAL_9000Instalei lona cruzada nas travessas da pérgola a semana passada, e no espaço de 3 dias a temperatura interior da casa mudou como do dia para a noite.

Os estores, servem para ser usados... os calculos termicos terão tido em conta os ditos.
    Concordam com este comentário: HAL_9000
  8.  # 88

Colocado por: SirruperTenho um vizinho com a casa toda a sul. No verao a casa está toda fechada ate ao fim da tarde.
    Aquilo durante o dia só com luzes artificiais.

Deveria ter sido dimenssionada uma pala/ pergola ou previsto uma tela de ensombramento para ser utilizada na situação de verão e efectuar a devida protecção dos vãoes expostos. Assim já poderia manter os envidraçados com os estores levantados.
    Concordam com este comentário: SCCorreia
  9.  # 89

A minha moradia (voltada a sul/sudoeste) tem pala em toda "esta face", com cerca de 1,5m (zona quartos e cozinha) e na zona da sala comum cerca de 2,2m e é fantástico: de inverno é banhada a sol durante quase todo o dia e de Verão não apanha qualquer sol direto - estou ansioso pela mudança e verificar a temperatura interior com a vivência do dia a dia, mas para já não podia estar mais satisfeito

Mas posso afirmar que pedi ao arquitecto uma mudança significativa ao projeto original para ter estas considerações previstas: para mim, a orientação solar e aproveitamento do sol durante o inverno e a ausencia exposição direta no Verão, foi um dos requisitos mais importantes para a minha moradia...
    Por isso questionem sempre as soluções que vos são apresentadas.
  10.  # 90

Colocado por: Pedro BarradasOs estores, servem para ser usados... os calculos termicos terão tido em conta os ditos.
    Estavam a ser usados, e sim os cálculos térmicos tiveram em conta os estores.
    Os estores a sul só eram abertos ao incício da manhã. Mas, dadas as temperaturas que estiveram, não conseguiram evitar que a temperatura dentro de casa fosse algo desagradável. Mesmo agora que não há sol direto sobre as janelas, opto por fecha-los das 13 as 17.

A casa é 5* no inverno, já deu para ver que não vou precisar de grande aquecimento. De verão é cobrir as pérgolas os 3 meses mais quentes. Para mim está perfeito porque adorei o efeito final :).

Colocado por: N Miguel OliveiraEntão de que lhe serviu o projecto?

Colocado por: N Miguel OliveiraÓbvio porquê? Então a função duma pérgola não é precisamente a de sombrear?
    É pá, eu até lhe digo que na fachada sul não havia pégola nenhuma em projeto, foi alteração em obra. A casa ficou gira, mas em nada se deve ao projeto original, que não tinha qualidade.
    Quanto ás especialidades é diferente, acho que até estão bem feitas.

Obviamente que existindo pérgola pode sempre ser coberta e aumentar o sombreamento. A pérgola por si só é que não faz grande sombreamento. A cada 10 pérgolas que vejo, 9 não têm cobertura. Depois de ver o preço das lonas, percebi porquê :).

Colocado por: N Miguel Oliveiraa malta acha que o vidro é todo igual que estamos como estamos...
    Eu não acho que o vidro seja todo igual. Coloquei o previsto em projeto. Mas já agora teria colocado outro tipo de vidros?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, zemvpferreira
  11.  # 91

Colocado por: HAL_9000A casa ficou gira, mas em nada se deve ao projeto original, que não tinha qualidade.
    Quanto ás especialidades é diferente, acho que até estão bem feitas.

Era esse o meu ponto, a malta vê o projecto como um monte de papeis, chapa 5, siga, venha outro. Este é um tema das especialidades. Se nem nesse havia pérgola, e manteve o vidro que estava no projecto algo falhou. Voltamos ao mesmo, no final o que conta é o preço e a rapidez, o resto ninguém quer saber.
  12.  # 92

Colocado por: HAL_9000A cada 10 pérgolas que vejo, 9 não têm cobertura.

Não. Então são 9 pérgolas e um coberto.
    Uma pérgola não tem cobertura por definição.

A altura das peças, orientação, e distância entre as peças são passiveis de serem estudadas, calculadas...

Caso contrário iamos ao Leroy e traziamos uma de lá sem estudar coisa alguma...
  13.  # 93

Colocado por: HAL_9000Eu não acho que o vidro seja todo igual. Coloquei o previsto em projeto. Mas já agora teria colocado outro tipo de vidros?

É uma pergunta?
    Como sei? Lá está, depende do projecto, da localização, orientação, etc etc... Soluções avulso não funcionam.
  14.  # 94

Colocado por: N Miguel OliveiraNão. Então são 9 pérgolas e um coberto.
    Uma pérgola não tem cobertura por definição.
    Quando refiro cobertura não falo em telha. Falo em lona (tipo as barracas da praia) ou cobertura vegetal natural, etc.. etc.

Acredito que se bem calculada, a pérgola até pode fazer alguma sombra. Se colocar ripado denso sobre as travessas por exemplo. Agora a pergola por si só com pilares, vigas e travessas de 40 em 40 ou 50 em 50, não me convenceu em termos de sombreamento (mas também não era essa a intenção. sempre pensámos em cobrir durante os meses de verão).
  15.  # 95

Colocado por: N Miguel OliveiraÉ uma pergunta?
    Era. Perguntou-me se segui projeto, pensei que tivesse torcido o nariz à solução, logo à partida.

Sei que tenho cerca de 10m2 de envidraçado com exposição a sul. A solução preconizada foi esta. Mas muito provavelmente se tivesse 30 m2 teriam dado a mesma. Não tenho como saber, por isso paguei para fazerem as especialidades.
  16.  # 96

Colocado por: HAL_9000Sei que tenho cerca de 10m2 de envidraçado com exposição a sul. A solução preconizada foi esta. Mas muito provavelmente se tivesse 30 m2 teriam dado a mesma. Não tenho como saber, por isso paguei para fazerem as especialidades.

Eu n acho o sul especialmente preocupante nesta altura, com o sol alto a incidência não acentuada. Já de inverno trás muitas vantagens.

Uma grande diferença q noto entre as 2 casas, é q 1 estore claro é muito melhor que 1 escuro.
    Concordam com este comentário: zinna
  17.  # 97

Colocado por: NTORIONEu n acho o sul especialmente preocupante nesta altura, com o sol alto a incidência não acentuada. Já de inverno trás muitas vantagens.
    Daí ter colocado muitas Janelas a SE e S. De inverno a casa é mesmo muito agradável. No pico do verão, foi uma questão que comprar uma lona e aplicar e o desconforto térmico desapareceu sem necessidade de recorrer ao AC que ainda não instalei.

Se as temperaturas se mantiverem sempre nas variações que observei no último ano não creio que tenha de gasta muito dinheiro a aquece r a casa.
    Concordam com este comentário: NTORION
  18.  # 98

Colocado por: HAL_9000Quando refiro cobertura não falo em telha. Falo em lona (tipo as barracas da praia) ou cobertura vegetal natural, etc.. etc.

Pois, há que usar os termos devidamente.
    Se tem cobertura é coberto :)
    A função da pérgula/pérgola é sombrear... ou servir de apoio a algo que sombreie (lona, trepadeiras, etc...)
    Com travessas a 40-50cm, a estrutura que tinha podia estar incompleta.
  19.  # 99

Colocado por: HAL_9000Era. Perguntou-me se segui projeto, pensei que tivesse torcido o nariz à solução, logo à partida.

Sei que tenho cerca de 10m2 de envidraçado com exposição a sul. A solução preconizada foi esta. Mas muito provavelmente se tivesse 30 m2 teriam dado a mesma. Não tenho como saber, por isso paguei para fazerem as especialidades.

Não sei, então farto-me de referir que é preciso ver o contexto.
    Como poderia opiniar ou torcer o nariz sem isso?

Perguntei, porque se tinha a casa a quente algo aconteceu:
    1 - o cliente não quis saber do que estava no projecto, foi pelo que lhe disse o vidraceiro;
    2 - o técnico/projecto ignorou estes temas, fez chapa 5 e siga...
    3 - ambos os casos.

É o velho dilema dos DO... "se pagar mais caro se calhar recebo um serviço igual"...
  20.  # 100

Colocado por: NTORIONEu n acho o sul especialmente preocupante nesta altura,

Nesta altura, o drama é a nascente/poente, com o sol baixo a entrar pela casa a dentro. A determinadas horas não há pala ou pérgula que sirva... Onde umas brisas solares, ou elementos na vertical acabam por resultar melhor. Isso ou jogar com a vegetação... mas tampouco se dá valor aos arranjos exteriores, afinal é mais um papel e é... :P

0.0293 seg. NEW