Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,
    Antes de mais muito obrigada pelo serviço público que aqui fazem, é o meu primeiro post mas já aprendi muito aqui.
    Em abril comprei uma moradia e estamos, agora, com um problema em mãos, que é o facto da casa ser extremamente quente. Não temos AC. A casa não tem estores e temos duas clarabóias em acrílico. Já ouvimos opiniões bastante diferentes umas das outras e a dúvida é: onde está o problema? E qual a solução mais eficaz? Trocar as clarabóias? colocar estores? (mas não sei se é possível) Colocar AC e fica tudo resolvido?
    Muito obrigada a quem puder ajudar, todas as opiniões serão muito bem vindas
  2.  # 2

    A casa tem isolamento nas paredes e na cobertura? Que caixilharia tem?

    Sem isolamento aquece rápido, mas mesmo isolada, com este calor, é preciso gerir a coisa..
  3.  # 3

    Sei que as paredes são em pladur e a caixilharia em alumínio. Na cobertura não lhe sei dizer qual é, sou sincera
  4.  # 4

    Pergunta que nao tem muito a ver com o assunto mas que me desperta curiosidade.
    A casa é nova?
    Antes de comprar nao pensaram se a casa poderia ser quente ou fria? Ou nem sequer pensaram nisso?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Taniapinho
  5.  # 5

    Neste momento estou num predio com 10 anos, destinado a uma classe media alta /alta e o que tenho a dizer é que sem ac esqueca temperatura de conforto mas tb com maximas de 40 e minimas de 27-28 Penso que nao havera milagres.
    Now apartamentos com mais exposicao solar e envidracados, pois ai ao é o ac o dia todo ligar ou se fecha a porta e voltasse quando o tempo arrefecer.
    Quanto ao que refere, Claro que as claraboais aquecem a casa, tal como lhe dao luz e a arrefecem. Colocar algo que as tapes deve ajudar no controlo da temperatura. O mesmo se aplica as janelas, sem estores diria que se colocar la as maos devem ficar bem quentinhas.
    E claro, o isolamento tambem e relevante. Ou seja, diria que é um mix de intervencoes.
    Quanto ao ac resolver tudo. Bom dependera do calor 1ue é atingido no interior da casa e da capacidade dos aparelhos, existem exposicoes solares, sobretudo com grandes envidracados, que ate o ac tem dificuldade em arrefecer o suficiente para a temperatura interior ser agradavel.
  6.  # 6

    Colocado por: TaniapinhoSei que as paredes são em pladur e a caixilharia em alumínio. Na cobertura não lhe sei dizer qual é, sou sincera


    Paredes em pladur ? Para a sua questão, estáo em causa as paredes exteriores, pelas quais passa o calor e o frio.
    Tudo indica que casa não possui qualquer isolamento. Deficiente qualidade de construção ?
    Terá que ponderar em isolar a casa pelo exterior com capoto e sim, estores e vidros duplos nas janelas .
  7.  # 7

    Que temperatura tem estado no local onde habita? Qual a temperatura normal no verao?
  8.  # 8

    Bem, neste momento há poucas casas que não sejam extremamente quentes por virtude das temperaturas que estão. O que é que pode fazer, por ordem de custo:

    -A primeira prioridade é diminuir a quantidade de calor que entra com a luz do sol e o ar exterior na casa. Feche todas as portadas, estores, cortinas e janelas durante o dia.
    -Todas as janelas e claraboias que não têm bloqueio de luz devem ser corrigidas. Pode meter película fosca (o mais barato), um toldo exterior ou estores, mas o sol tem de ser afastado.
    -Compre ventoinhas grandes (talvez com nebulização) e use liberalmente em vez de abrir janelas. Sai-lhe 10x mais barato do que ar condicionado.
    -Lençóis de linho em todas as camas.

    Se mesmo assim tiver calor, certamente pode mandar dinheiro ao problema com um mega ar condicionado, novos estores, novo isolamento etc etc etc. Mas não há razão para não conseguir reduzir substancialmente os ganhos de calor na casa por menos de 500 euros. Não é magia mas as casas sempre foram habitáveis com soluções passivas inteligentes. Até perto do Sahara a malta consegue viver sem a/c.
    Concordam com este comentário: tc82
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Taniapinho
  9.  # 9

    Colocado por: zemvpferreira. Até perto do Sahara a malta consegue viver sem a/c.

    Tem toda a razao, mas com ac é muito mais agradavel.
    E sim, as ventoinhas grandes e com deposito de agua sao bem melhores do que as restantes.
    Concordam com este comentário: zemvpferreira
  10.  # 10

    Colocado por: AMVP
    Tem toda a razao, mas com ac é muito mais agradavel


    100% de acordo, com o asterisco que o a/c deve ser uma solução de última linha, depois de se ter feito um esforço para reduzir o ganho térmico da casa por meios passivos (sem entrar em loucuras). Depois disso o a/c é óptimo para dar o toque final e resolver dias excepcionais como têm estado, se ainda for preciso.

    Neste momento estão quase 40 graus em Lisboa há 3 dias e dentro de minha casa não passará muito dos 23, por meios completamente passivos. No meu quarto de verão, que é quase uma cave, estão uns 21. Isto em contraste com várias pessoas que conheço que têm 10 m2 de janelões sem sombreamento na sala e depois se queixam que têm contas de electricidade enormes no verão e no inverno..
  11.  # 11

    Colocado por: zemvpferreiraNeste momento estão quase 40 graus em Lisboa há 3 dias e dentro de minha casa não passará muito dos 23, por meios completamente passivos. No meu quarto de verão, que é quase uma cave, estão uns 21.

    Eu nao tenho temperaturas tao baixas dentro de casa como as suas mas de facto tenho janelas grandes. Mas ajuda muito a exposicao solar, eu que nao tenho jeito para iguana desta vez escolhi uma casa que tendo sol todo o ano de ambas as frentes nao é um solario :), mas ja tive um solario. Para foi um inferno, mas ha quem goste e nos certificados energeticos dizem que é melhor :)
  12.  # 12

    Colocado por: AMVPmas ja tive um solario. Para foi um inferno, mas ha quem goste e nos certificados energeticos dizem que é melhor :)
    A culpa nao é da exposição solar, mas sim de uem projetou a casa.
  13.  # 13

    Colocado por: DR1982Pergunta que nao tem muito a ver com o assunto mas que me desperta curiosidade.
    A casa é nova?
    Antes de comprar nao pensaram se a casa poderia ser quente ou fria? Ou nem sequer pensaram nisso?

    Como se as pessoas "normais" soubessem ver se uma casa vai ser fria ou quente... Não sabem, não conseguem aprender no tempo que têm disponível, e nestes tempos, em que anda "meio mundo a enganar outro meio", se perguntam são enganadas. O que é que as pessoas podem fazer?

    Nem todos são arquitectos ou engenheiros para olhar para uma casa e saber se vai ser quente ou fria, ou sequer para saber as perguntas pertinentes que têm que fazer...
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  14.  # 14

    Colocado por: jorgemlflorencio
    Como se as pessoas "normais" soubessem ver se uma casa vai ser fria ou quente... Não sabem, não conseguem aprender no tempo que têm disponível, e nestes tempos, em que anda "meio mundo a enganar outro meio", se perguntam são enganadas. O que é que as pessoas podem fazer?

    Nem todos são arquitectos ou engenheiros para olhar para uma casa e saber se vai ser quente ou fria, ou sequer para saber as perguntas pertinentes que têm que fazer...
    Eu nao disse o contrário.
    Apenas acho que se compra uma casa com demasiada leviandade.
    A maioria das pessoas sabe tudo sobre o telemóvel que vai comprar, sabe tudo sobre o carro, alguns fazem se acompanhar do mecânico ou do amigo entendido quando vao comprar usado, com uma casa o cuidado devia ser ainda bem maior
    Concordam com este comentário: ricardo.rodrigues, Vítor Magalhães
    • AMVP
    • 9 julho 2022 editado

     # 15

    Colocado por: DR1982A culpa nao é da exposição solar, mas sim de uem projetou a casa.

    Como queira
  15.  # 16

    Mesmo que antes de comprar uma moradia saibam quase de tudo, isso serve para quê mesmo?

    Alguém que tenha um teto de 350k, para comprar uma moradia no concelho de Sintra, vai ao mercado e por esses valores só aparecem meia dúzia de casas e a necessitar de intervenção.
    Se calhar ainda vão estar a reparar se tem caixilharia recente, isolamento térmico, AC, e mais alguns "extras".
    Esses melhoramentos custam mais 100k e o orçamento já estava no limite.
  16.  # 17

    Colocado por: VarejoteMesmo que antes de comprar uma moradia saibam quase de tudo, isso serve para quê mesmo?

    Alguém que tenha um teto de 350k, para comprar uma moradia no concelho de Sintra, vai ao mercado e por esses valores só aparecem meia dúzia de casas e a necessitar de intervenção.
    Se calhar ainda vão estar a reparar se tem caixilharia recente, isolamento térmico, AC, e mais alguns "extras".
    Esses melhoramentos custam mais 100k e o orçamento já estava no limite.
    Pois mas os promotores investem no que lhes faz ganhar dinheiro.
    Se ninguém questiona ou valoriza estas coisas no momento da compra eles fazem o mínimo indispensável e investem em coisas que dê mais nas vistas.
    Ate criaram o certificado energético que seria uma grande ajuda, mas infelizmente na pratica é um desastre que de nada serve a nao ser gastar dinheiro
  17.  # 18

    Colocado por: DR1982Pois mas os promotores investem no que lhes faz ganhar dinheiro.
    Se ninguém questiona ou valoriza estas coisas no momento da compra eles fazem o mínimo indispensável e investem em coisas que dê mais nas vistas.
    Ate criaram o certificado energético que seria uma grande ajuda, mas infelizmente na pratica é um desastre que de nada serve a nao ser gastar dinheiro


    Estou a falar de casas usadas com alguns anos.
  18.  # 19

    Colocado por: Varejote

    Estou a falar de casas usadas com alguns anos.
    Mesmo nessas o certificado energético se fosse credivel era uma mais valia
  19.  # 20

    Colocado por: DR1982Pergunta que nao tem muito a ver com o assunto mas que me desperta curiosidade.
    A casa é nova?
    Antes de comprar nao pensaram se a casa poderia ser quente ou fria? Ou nem sequer pensaram nisso?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Taniapinho

    A casa tem 5 anos.
    Sou sincera, na altura não. Aprendemos com os erros e sei que se neste momento fosse ver uma casa já ia ter em consideração aspetos que não tive outrora.
    Concordam com este comentário: SS1128
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
 
0.0226 seg. NEW