Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite,

Sou proprietário de uma terreno para habitação. Com a excepção do muro confinante com a via pública, o terreno está vedado actualmente pelas construções e muros existentes das 3 confrontações: 2 na latetal + traseiras.

Numa das laterais estão muros e habitação na extrema e quero erguer um muro em blocos de 15cm com 2 metros de altura com pilares a cada 3.5m. Este muro servirá de suporte para um telheiro mais tarde.

Na outra lateral e traseira, o muro dos vizinhos está feito com placas de betão muitos antigas, já com alguns danos nalgumas placas e no encaixe dos pilares. As fundações são rudimentares e nas traseiras permitem a invasão de silvas e as raízes das mesmas para o meu terreno.
    Para aqui estou a ponderar fazer um muro em blocos com 0,5m de altura e depois 1,5m em madeira (ex. tábuas de solho na horizontal). Também agrada a opção em vedação com arbustos mas já temos framboeseiras, amoreiras e videiras a cerca de 40 cm do muro existente e não sei se seria compatível. Se calhar é mais fácil fazer tudo em blocos mas não nos agrada ver tanto betão.

Já comecei a abrir a vala para as fundações com 30cm largura x 40cm profundidade aproximadamente.
    Durante este processo retirei bastante entulho (pedras, argamassa, tijolhos partidos e muitos ainda inteiros (mas muitos velhos) que estavam somente enterrados do meu lado claro).
    O objectivo das fundações é servir de base para os muros mas também impedir a propagação/invasão das silvas e ainda alguma terra/ervas que passam pelas fendas dos painéis existentes.

Os muros a construir terão aprox. 60m (20+20+20).

Gostaria de saber se há problema em colocar o entulho e cacos de tijolos na vala da fundação antes de colocar o betão.
    E já agora a vossa opinião sobre a parte superior dos muros sem ser em blocos.
  2.  # 2

Fotos de uma lateral e das traseiras.
      IMG_20220713_191422.jpg
      IMG_20220713_191516.jpg
  3.  # 3

Depois de alguma ponderação, colocar arbustos/plantas a fazer de painel de vedação está excluído por causa da possível interferência com o que já temos e da manutenção.
    Estamos então mais inclinados para fazer um pequeno muro e a parte superior com madeira tipo isto:
      f7c985c12023dc6195c8ac4ba4127cd1.jpg
  4.  # 4

Isso era levar um chapisco de massa nesse muro velho e revesti-lo com um material qualquer ao seu gosto...madeira, caninhas, PVC, etc...
  5.  # 5

o terreno está vedado actualmente pelas construções e muros existentes das 3 confrontações: 2 na latetal + traseiras.

Nenhum dos muros existentes pertence ao meu terreno. Vou ter de fazer os meus muros.
  6.  # 6

Colocado por: tduartsDepois de alguma ponderação, colocar arbustos/plantas a fazer de painel de vedação está excluído por causa da possível interferência com o que já temos e da manutenção.
    Estamos então mais inclinados para fazer um pequeno muro e a parte superior com madeira tipo isto:
      f7c985c12023dc6195c8ac4ba4127cd1.jpg

Se quiser que a madeira fique com esse aspeto requer bastante manutenção e não será barato
  7.  # 7

Se quiser que a madeira fique com esse aspeto requer bastante manutenção e não será barato

Tenho perfeita noção disso. Como é para a parte de trás do terreno onde tem árvores de fruto e alguma agricultura, o envelhecimento da madeira não será problema. A ideia é usar madeira tratada (solho) em autoclave e dar uma cor/protecção adicional. Depois se for necessário, uma manutenção a cada vários anos, nunca anualmente.
  8.  # 8

Gostaria de saber se há problema em colocar o entulho e cacos de tijolos na vala da fundação antes de colocar o betão.

Alguém pode ajudar?
  9.  # 9

?
  10.  # 10

Colocado por: tduarts
    Alguém pode ajudar?

Se a granulometria for variável, bastante contínua, e bem misturada, e se houver pouco tijolo/telhas, julgo que não terá problemas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tduarts
  11.  # 11

bem compactado... sem criar chochos que possam colapsar a fundação. Até é boa pratica a reutilização/ incorporação dos RCD's na oba.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tduarts

0.0162 seg. NEW