Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 241

Uma pergunta.

A minha bomba aerostor da vaillant sendo de Inox e restante ligação em latão deveria levar uma uniao dielectrica para evitar corrosão?
  2.  # 242

Colocado por: trgoncalvesUma pergunta.

A minha bomba aerostor da vaillant sendo de Inox e restante ligação em latão deveria levar uma uniao dielectrica para evitar corrosão?
    sim, é obrigatorio.
  3.  # 243

Boas,
    Só agora tive oportunidade de ligar a bomba circuladora. Ao testar tudo, parece que só tenho água a retornar no circuito de retorno, se tiver uma torneira quente aberta.
    Com todas as torneiras fechadas, parece que não passa água na bomba.

Alguma ideia do que se possa estar a passar?

Deixo em anexo fotos da minha instalação e do esquema da Callefi que serviu de base para a mesma.

Obrigado.
      IMG_1194.PNG
      IMG_1200.JPG
  4.  # 244

Se estivesse como o esquema, estava a funcionar.😏
    • SrR
    • 10 novembro 2025

# 245

Confirmar que não existe bolsas de ar tanto na bomba como no circuito de retotno
  5.  # 246

Colocado por: SrRConfirmar que não existe bolsas de ar tanto na bomba como no circuito de retotno

Infelizmente não parece ser isso. Vou chamar alguém que perceba do assunto. Obrigado pela ajuda.
    • SrR
    • 22 novembro 2025

# 247

Muito provavelmente até pode ser, tente fazer primeiro uma purga da linha de retorno
  6.  # 248

Colocado por: SrRMuito provavelmente até pode ser, tente fazer primeiro uma purga da linha de retorno

Qual a melhor forma de fazer isso? Já deixei a bomba em modo de puga 2 vezes. Tb tentei deixar as torneiras de água quente todas abertas durante uns minutos….
    • SrR
    • 22 novembro 2025

# 249

Colocado por: jpedrocarvalho

Qual a melhor forma de fazer isso? Já deixei a bomba em modo de puga 2 vezes. Tb tentei deixar as torneiras de água quente todas abertas durante uns minutos….
    feche os passadores que isolam a bomba , retire a cobertura da bomba fora e depois abra o passador do retorno para obrigar a água a correr pelo retorno de modo a empurrar algum ar que esteja na linha. O ideal seria colocar aí um tê para fazer isso sem ter que mexer na bomba.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jpedrocarvalho
  7.  # 250

Colocado por: SrRfeche os passadores que isolam a bomba , retire a cobertura da bomba fora e depois abra o passador do retorno para obrigar a água a correr pelo retorno de modo a empurrar algum ar que esteja na linha. O ideal seria colocar aí um tê para fazer isso sem ter que mexer na bomba.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jpedrocarvalho

Ok, vou testar, obrigado.
  8.  # 251

Já agora consegue confirmar se as anti-retorno estão todas bem colocadas.

A bomba circuladora veio com valvula retenção que está colocada por baixo da mesma. Não se vê por causa do isolamento. Isso serve de anti-retorno para a linha de retorno à bomba. Por isso disseram-me que não era preciso uma valvula dedicada, como temos nas outras linhas.
      Screenshot 2025-11-23 101925.png
  9.  # 252

Boa noite, o reservatório de expansão é mesmo necessario por alguma razão?

Tenho lido algumas queixas que na agua fria, passou a sair água morna, em que circunstancias isso acontece e qual a relação das torneiras termoestaticas com estas ligações?

Obrigado.

0.0485 seg. NEW