Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 121

    Colocado por: Peper87Eu coloquei botões de pressão activa a bomba por um minuto. Agora também ando na dúvida que bomba comprar. Acho que não vai compensar comprar uma bomba €€€ e xpto. Até porque a solução foi o mais básica.


    Se vai usar os botões compra uma bomba básica, tipo a Wilo star-Z nova.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Peper87
    • paulos
    • 14 novembro 2023 editado

     # 122

    Colocado por: Varejote

    Tenho a Grundfos confort autoadapt BXA, ronda esse preço ou até mais um pouco.

    Abrir roços, mão de obra, caixas, enfiamentos, botões de pressão, automático de escada(temporizador), não me parece que seja grátis.


    A casa está em construção, já tem o tubo de retorno. É só colocar ou não a bomba.

    Qual a bomba mais em conta que seja própria para esse efeito?
    A ideia seria colocar uma tomada Shelly e depois criar um temporizador, com um Shelly button, portanto só é necessário uma bomba que ligue e desligue e nada daquelas com temporizadores e afins.
  2.  # 123

    Colocado por: Varejote

    Tenho a Grundfos confort autoadapt BXA, ronda esse preço ou até mais um pouco.

    Abrir roços, mão de obra, caixas, enfiamentos, botões de pressão, automático de escada(temporizador), não me parece que seja grátis.


    Isso funciona mesmo bem?
    Se for de tarde abrir a agua, coisas que nunca faz, a agua vai sair fria correto?
  3.  # 124

    Colocado por: paulos

    Isso funciona mesmo bem?
    Se for de tarde abrir a agua, coisas que nunca faz, a agua vai sair fria correto?


    Ela mede os hábitos durante 15 dias e memoriza, caso vá abrir água numa hora que está em reopuso tipo 5 da manhã, a água está fria.

    Funciona como um interruptor ou Shelly, abro a água quente 2 segundos, o sensor externo da Grundfos deteta água quente e arranca automaticamente até completar o ciclo.

    Ela também tem o modo sempre ligado e modo termóstato, quando arrefece ela volta a arrancar como um termoacumulador, mas assim durante a noite que ninguém usa, está a aquecer a água para nada.

    Para mim, como tenho crianças em casa, garantidamente é o que melhor funciona, por com interruptores ou telemóveis, já sabia que praticamente só eu é que iria carregar no botão, ou abrir aplicação no telemóvel.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sansoni7
  4.  # 125

    Colocado por: Varejote

    Ela mede os hábitos durante 15 dias e memoriza, caso vá abrir água numa hora que está em reopuso tipo 5 da manhã, a água está fria.

    Funciona como um interruptor ou Shelly, abro a água quente 2 segundos, o sensor externo da Grundfos deteta água quente e arranca automaticamente até completar o ciclo.

    Ela também tem o modo sempre ligado e modo termóstato, quando arrefece ela volta a arrancar como um termoacumulador, mas assim durante a noite que ninguém usa, está a aquecer a água para nada.

    Para mim, como tenho crianças em casa, garantidamente é o que melhor funciona, por com interruptores ou telemóveis, já sabia que praticamente só eu é que iria carregar no botão, ou abrir aplicação no telemóvel.


    Pois, cá por casa o nosso herdeiro já tem 14 anos, já tem mais responsabilidade, não vejo problemas em carregar num botão.
  5.  # 126

    Colocado por: paulos

    Pois, cá por casa o nosso herdeiro já tem 14 anos, já tem mais responsabilidade, não vejo problemas em carregar num botão.


    A minha instalação ficou preparada para colocar botões, optei pela Grundfos "inteligente".
    Estas pessoas agradeceram este comentário: paulos
  6.  # 127

    Colocado por: VarejoteFunciona como um interruptor ou Shelly, abro a água quente 2 segundos, o sensor externo da Grundfos deteta água quente e arranca automaticamente até completar o ciclo


    Ando a pensar na solução com butão shelly, e não me parece igual como diz, ou então não entendi.
    Quando abre a água quente a bomba deteta e 2segundos arranca, mas até chegar água quente á torneira está a mandar água fora.
    Com o shelly 1° carrega no butão, a bomba arranca para "encher" o circuito com água quente e uns segundos/minutos? (dependendo do tamanho da tubagem) abre a torneira e sai logo a água quente.
    Pra mim o butão shelly seria perfeito se fosse possível ter um alarme sonoro (como o aquareturn) assim que tempo programado para encher o circuito terminasse. (Ideias aceitam-se 😅)
  7.  # 128

    Colocado por: mfa17

    Ando a pensar na solução com butão shelly, e não me parece igual como diz, ou então não entendi.
    Quando abre a água quente a bomba deteta e 2segundos arranca, mas até chegar água quente á torneira está a mandar água fora.
    Com o shelly 1° carrega no butão, a bomba arranca para "encher" o circuito com água quente e uns segundos/minutos? (dependendo do tamanho da tubagem) abre a torneira e sai logo a água quente.
    Pra mim o butão shelly seria perfeito se fosse possível ter um alarme sonoro (como o aquareturn) assim que tempo programado para encher o circuito terminasse. (Ideias aceitam-se 😅)


    Abro a torneira às 5h da manhã a recirculação está parada e a água fria, abro a torneira 2 segundos, fecho a torneira, espero 1 minuto, abro a torneira a água já está quente porque fez a recirculação.

    A Grundfos arranca(sensor externo à saída da BC, quando a água quente completando o circuito chega à bomba, desliga automaticamente(sensor de temperatura interno), não é necessário andar a programar nada.

    No restante horário das 24h, aprendeu os hábitos da casa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sansoni7, zed, mfa17
  8.  # 129

    Colocado por: VarejoteAbro a torneira às 5h da manhã a recirculação está parada e a água fria, abro a torneira 2 segundos, fecho a torneira, espero 1 minuto, abro a torneira a água já está quente porque fez a recirculação.


    Entendi, obrigado.
    Mas por exemplo com torneiras misturadoras, sempre que abrir a água e não tiver na posição de fria apenas, a bomba irá arrancar para fazer a recirculação, ou não?
  9.  # 130

    Colocado por: mfa17

    Entendi, obrigado.
    Mas por exemplo com torneiras misturadoras, sempre que abrir a água e não tiver na posição de fria apenas, a bomba irá arrancar para fazer a recirculação, ou não?


    É no horário habitual de uso de água quente, sempre que abro a AQS, a água está quente, ela adapta aos hábitos da casa e faz a gestão sozinha.

    Nas horas que não é usal gastar água quente, tipo de madrugada o sistema está parado.
    Se abrir a misturadora só na água fria, naturalmente ela não arranca porque não há circulação de água.

    Segue abaixo 3 vídeos da Grundfos a explicar.



    Grundfos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mfa17
  10.  # 131

    Colocado por: mfa17

    Ando a pensar na solução com butão shelly, e não me parece igual como diz, ou então não entendi.
    Quando abre a água quente a bomba deteta e 2segundos arranca, mas até chegar água quente á torneira está a mandar água fora.
    Com o shelly 1° carrega no butão, a bomba arranca para "encher" o circuito com água quente e uns segundos/minutos? (dependendo do tamanho da tubagem) abre a torneira e sai logo a água quente.
    Pra mim o butão shelly seria perfeito se fosse possível ter um alarme sonoro (como o aquareturn) assim que tempo programado para encher o circuito terminasse. (Ideias aceitam-se 😅)

    Não precisa de sinais sonoros, basta antes de ir tomar banho carregar no botão. Entre tirar roupa etc já a água está quente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mfa17
  11.  # 132

    Colocado por: mfa17

    Ando a pensar na solução com butão shelly, e não me parece igual como diz, ou então não entendi.
    Quando abre a água quente a bomba deteta e 2segundos arranca, mas até chegar água quente á torneira está a mandar água fora.
    Com o shelly 1° carrega no butão, a bomba arranca para "encher" o circuito com água quente e uns segundos/minutos? (dependendo do tamanho da tubagem) abre a torneira e sai logo a água quente.
    Pra mim o butão shelly seria perfeito se fosse possível ter um alarme sonoro (como o aquareturn) assim que tempo programado para encher o circuito terminasse. (Ideias aceitam-se 😅)


    Com o Shelly dá para criar uma regra em que ele manda uma notificação quando um device é desligado. Ou seja, após os x minutos o shelly desliga, e a app gera uma notificação (mas também me parece um pormenor :))
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mfa17
  12.  # 133

    Colocado por: paulosNão precisa de sinais sonoros,

    Nos banhos é mesmo isso, o sinal seria para outros usos, lavatório, pia da cozinha...
    Já agora quem tiver bomba circulação a funcionar com butão shelly que dê feedback
  13.  # 134

    Eu tenho o portão da garagem a funcionar com shelly e comecei a usar um botão recentemente (Shelly Blu Button). A diferença é que, neste caso, ele liga só durante um segundo; no caso da bomba tem que ligar mais algum tempo, mas o princípio é semelhante.

    A experiência com o botão é recente, mas tenho tido alguns problemas com o alcance quando chego com o carro para abrir o portão (este botão é só bluetooth). Ainda não investiguei o assunto a fundo, mas quando uso o botão dentro de casa ele funciona.
  14.  # 135

    Colocado por: djouzeEu tenho o portão da garagem a funcionar com shelly e comecei a usar um botão recentemente (Shelly Blu Button). A diferença é que, neste caso, ele liga só durante um segundo; no caso da bomba tem que ligar mais algum tempo, mas o princípio é semelhante.

    A experiência com o botão é recente, mas tenho tido alguns problemas com o alcance quando chego com o carro para abrir o portão (este botão é só bluetooth). Ainda não investiguei o assunto a fundo, mas quando uso o botão dentro de casa ele funciona.

    É melhor usar o botão WiFi assim dá sempre em QQ parte da casa. No seu caso para abrir o portão mais vale usar a APP e colocar um atalho para isso no ecrã inicial do telemóvel
  15.  # 136

    Uma grundfos autoadapt é coisa para que valores? Já tentei contacto com a marca para aconselhamento mas não tive sucesso.
    • SrR
    • 14 novembro 2023

     # 137

    Colocado por: rpmmsantosUma grundfos autoadapt é coisa para que valores? Já tentei contacto com a marca para aconselhamento mas não tive sucesso.
    basta uma pesquisa pelas interwebs
  16.  # 138

    Eu tenho recirculação em casa e fui eu que montei tudo.
    A bomba é das mais básicas, cerca de 100€.
    Como tenho todos os interruptores com shelly a solução foi muito fácil.
    Quando se vai tomar banho ligasse sempre a ventilação da casa de banho que tem um shelly no interruptor, o qual dá informação ao shelly que comanda a bomba para ela trabalhar 2 minutos.
    Na cozinha tenho um botão de pressão também com um shelly que faz a mesma coisa.
    Para mim foi uma solução prática e barata.
  17.  # 139

    Colocado por: rpmmsantosUma grundfos autoadapt é coisa para que valores? Já tentei contacto com a marca para aconselhamento mas não tive sucesso.


    No nicolau e rosa, não aparece a BXA, já com os casquilhos e válvula de retenção é um pouco mais cara que sem eles.

    A Canalcentro também vende.

    A foto é da BXA.



    BA
      productgroup.jpeg
  18.  # 140

    Colocado por: dom123Eu tenho recirculação em casa e fui eu que montei tudo.
    A bomba é das mais básicas, cerca de 100€.
    Como tenho todos os interruptores com shelly a solução foi muito fácil.
    Quando se vai tomar banho ligasse sempre a ventilação da casa de banho que tem um shelly no interruptor, o qual dá informação ao shelly que comanda a bomba para ela trabalhar 2 minutos.
    Na cozinha tenho um botão de pressão também com um shelly que faz a mesma coisa.
    Para mim foi uma solução prática e barata.

    Qual bomba colocou?
    O meu picheleiro disse que tem de ser uma bomba com interior em latão, uma vez que é para água que pode ser de consumo. A sua é?
 
0.0373 seg. NEW