Iniciar sessão ou registar-se
    • MRcasa
    • 14 julho 2022 editado

# 1

boa tarde, recebi um radio a vavulas apos do limpar, o memso funciona mas o som fica trocido quando aquece alguém com alguma sugestao? obrigado.
  1.  # 2

Colocado por: MRcasao som fica trocido quando aquece

Mantenha-o sempre no congelador para não aquecer.
  2.  # 3

Depois de ver a notícia da Nintendo nestes dias, diria que o melhor é não o usar com estas temperaturas altas. 😃

Duvido que ainda haja quem teste desses equipamentos , rádios , nos dias de hoje a preços simpáticos .
    Concordam com este comentário: bmccruz
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MRcasa
  3.  # 4

Não ligue um rádio a válvulas sem o levar a um técnico decente. Existem vários componentes a serem substituídos, normalmente condensadores electrolíticos e pode começar a danificar mais o bicho...
  4.  # 5

o radio é antigo ou retro?
    se antigo é provavelmente um problema de condensadores pois a maioria era ceramicos ou de tantalo e com o funcionamento tinham desvios de capacitância,
  5.  # 6

Colocado por: jorgealveso radio é antigo ou retro?
    se antigo é provavelmente um problema de condensadores pois a maioria era ceramicos ou de tantalo e com o funcionamento tinham desvios de capacitância,
    Estas pessoas agradeceram este comentário:MRcasa

é dos antigos
  6.  # 7

Colocado por: MRcasa
    é dos antigos

se nunca foi serviciado será necessário trocar alguns dos componentes que com o tempo se vão degradando, particularmente condensadores.
  7.  # 8

Como é que já há meia dúzia de respostas neste tópico e ainda não temos fotos dessa preciosidade??!

Já tem bons conselhos por cá... Eu ia sugerir uma ventoinha algures dentro do rádio, mas se é um modelo antigo não o estrague com isso ;)
  8.  # 9

Eu tenho vários rádios de válvulas e de transístores. Já mandei reparar alguns, mas infelizmente há poucos técnicos que reparam com gosto e profissionalismo. Nunca ficam a 100%. Os poucos técnicos que conhecia deixaram de reparar, ou porque não era rentável, ou porque se reformaram, ou então alegam que não há peças.
  9.  # 10

Boa tarde, peco descupla nao ter postado antes mas o vagar tem sido pouco. aqui vai.
  10.  # 11

Bonitas entranhas. A "selva de peças" está dentro dessa caixa de metal, mais esse condensador cinzento que diz "Grundig" que está por trás do fusível. O rádio precisa de ser revisto como deve ser. Se tiver paciência, vá ao YouTube e pesquise por "Electronics old and new by M Caldeira", escolha uma série de restauro, e vai ver a complexidade da coisa. Para informação, o senhor é madeirense.

Cumprimentos.
  11.  # 12

Esse era um rádio "de gabarito", e parece estar estimado.
    E fotos de frente, não há?
    • MRcasa
    • 4 setembro 2022 editado

# 13

Colocado por: CaravelleBonitas entranhas. A "selva de peças" está dentro dessa caixa de metal, mais esse condensador cinzento que diz "Grundig" que está por trás do fusível. O rádio precisa de ser revisto como deve ser. Se tiver paciência, vá ao YouTube e pesquise por "Electronics old and new by M Caldeira", escolha uma série de restauro, e vai ver a complexidade da coisa. Para informação, o senhor é madeirense.

Cumprimentos.

vou ver se encontro algo. ja mudei varios condensadores ceramicos o problema percista mas ja demora um pouco mais tempo.
  12.  # 14

Esse rádio já é de uma época mais recente, talvez de transição para os transistores. Verifique se também tem transistores (veja o modelo na internet- Ou seja esse rádio pode ter válvulas e transistores, mas não estou certo. Por exemplo as vávulas podem ser apenas usadas para o rectificador de entrada
  13.  # 15

14.  # 16

Colocado por: MRcasahttps://nvhrbiblio.nl/schema/Grundig_3068.pdfo modelo é esse.

Só vejo válvulas e 4 díodos
    • ClioII
    • 7 setembro 2022 editado

# 17

Colocado por: ParamonteEsse rádio já é de uma época mais recente, talvez de transição para os transistores. Verifique se também tem transistores (veja o modelo na internet- Ou seja esse rádio pode ter válvulas e transistores, mas não estou certo. Por exemplo as vávulas podem ser apenas usadas para o rectificador de entrada

É ao contrário, tem válvulas em todo o lado e apenas o rectificador é de estado sólido. Não me admiraria que ainda fosse selénio.

Edit: e é mesmo, cá está ele:

https://www.radiomuseum.org/tubes/tube_b250c100~2.html
    • MRcasa
    • 10 setembro 2022 editado

# 18

Colocado por: ClioII

É ao contrário, tem válvulas em todo o lado e apenas o rectificador é de estado sólido. Não me admiraria que ainda fosse selénio.

Edit: e é mesmo, cá está ele:

https://www.radiomuseum.org/tubes/tube_b250c100~2.html

quer dizer que o problema poderia ser daqui?
  15.  # 19

O problema pode ser de qualquer sítio, é impossível dizer sem conduzir alguns ensaios ao rádio. E tem de ser por alguém experiente, eu sou apenas curioso da tecnologia a válvulas.

0.0220 seg. NEW