Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    boa noite a todos

    estou em vias de vender um imovel meu e de meus familiares (3 proprietarios)

    há um deles a quem a parte do imovel foi doado pelo antigo proprietario (pai)

    alguém sabe qual é o valor que conta para efeitos de mais valias em sede de IRS?

    a parte dele da venda será 100 mil €

    será o valor da aquisição (doação) 0 (zero) ou será outro valor?por ex o VPT?

    Não sei se me expliquei bem

    obrigado
  2.  # 2

    Acho que é o proporcional que ele for dono X vpt
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joaopiresx
  3.  # 3

    Será o VPT(proporcional quota) à data da doação, se foi antes de 1989 fica isento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joaopiresx
  4.  # 4

    Colocado por: VarejoteSerá o VPT(proporcional quota) à data da doação, se foi antes de 1989 fica isento.


    obrigado varejote

    foi depois de 89

    para os outros co proprietários será o valor da aquisição proporcional á cota?
  5.  # 5

    suponhamos que são quatro proprietários todos com cotas iguais

    o valor da venda vai ser de 400 mil€

    o valor do VPT na altura era de 40 mil€

    o proprietário a quem foi feita a doação receberá 100 mil

    para efeitos de IRS o proprietário a quem foi feita a doação terá de declarar uma mais valia de

    100 mil-10 mil(VPT)=90 mil sendo que desses 90 mil só declara 50% sob os quais incidirá a taxa de escalão de IRS

    não sei se estou a fazer bem as contas
  6.  # 6

    Colocado por: joaopiresxsuponhamos que são quatro proprietários todos com cotas iguais

    o valor da venda vai ser de 400 mil€

    o valor do VPT na altura era de 40 mil€

    o proprietário a quem foi feita a doação receberá 100 mil

    para efeitos de IRS o proprietário a quem foi feita a doação terá de declarar uma mais valia de

    100 mil-10 mil(VPT)=90 mil sendo que desses 90 mil só declara 50% sob os quais incidirá a taxa de escalão de IRS

    não sei se estou a fazer bem as contas


    Declara o total, depois é tributado em 50% automaticamente, que vai englobado nos restantes rendimentos.

    Se a quota VPT for 10000€, vai ter o coeficiente de atualização conforme o número de anos, acaba por abater no valor das mais valias.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joaopiresx
  7.  # 7

    Colocado por: Varejote
    Declara o total, depois é tributado em 50% automaticamente, que vai englobado nos restantes rendimentos.

    Se a quota VPT for 10000€, vai ter o coeficiente de atualização conforme o número de anos, acaba por abater no valor das mais valias.


    os restantes proprietários pagam para efeitos de IRS a difereça entre o valor da venda e o valor da aquisição correto?
  8.  # 8

    Isso é igual para todos, com as devidas deduções.

    Caso o imóvel fosse HPP de algum, poderia reinvestir e pagar menos de mais valias.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joaopiresx
  9.  # 9

    Colocado por: VarejoteIsso é igual para todos, com as devidas deduções.

    Caso o imóvel fosse HPP de algum, poderia reinvestir e pagar menos de mais valias.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:joaopiresx



    comercio

    obrigado

    já agora uma questão final sem querer estar a abusar

    como posso saber qual o VPT á data da doação uma vez que não tenho acesso aos papeis da doação e o outro propietario não se mostra muito disposto a facilita-los?

    grato
  10.  # 10

    Tive uma situação idêntica… obtive a informação directamente das Finanças após os ter questionado via e-mail.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joaopiresx
  11.  # 11

    Colocado por: nocas1Tive uma situação idêntica… obtive a informação directamente das Finanças após os ter questionado via e-mail.


    teve que levar alguns documentos?

    o problema é que eu não sei a data da doação,será necessária?

    Grato
  12.  # 12

    Colocado por: joaopiresx

    teve que levar alguns documentos?

    o problema é que eu não sei a data da doação,será necessária?

    Grato


    Nao levei nenhum documento, o assunto foi tratado por e-mail junto da repartição onde o imóvel estava registado. Identifiquei-me como proprietário e cabeça de casal e referi qual o artigo do prédio. Pedi o VPT relativo a duas datas que era o que precisava. Pode pedir a data que corresponde à doação. Através da certidão do registo predial que pode pedir online tem certamente registada a doação e a data da mesma
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joaopiresx
  13.  # 13

    obrigado mas não percebi bem

    o VPT á altura da doação também vem na certidão do registo predial?
  14.  # 14

    Na certidão predial vem a data da doação, com base na data da aquisição pede às finanças o VPT nessa altura.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joaopiresx
  15.  # 15

    voltando á carga há algo que me está a fazer confusão

    a tributação de mais valias é de acordo com o maior valor (aquisição ou VPT á altura da compra ) e o preço da venda que é superior ao VPT actual

    sendo que para o co proprietario a quem foi doado parte do imóvel a tributação far-se-á de acordo com o VPT á altura da doação (que é muito mais elevado do que o VPT à altura da compra pelos restantes proprietarios) e o valor da venda 300 m €


    a pergunta de um milhão de dólares:QUEM VAI PAGAR MAIS EM TERMOS DE MAIS VALIAS,OS PROPRIETÁRIOS QUE ADQUIRIRAM O IMOVEL NO ANO 2000 OU O PROPRIETÁRIO A QUEM FOI DOADO EM 2010??
  16.  # 16

    Colocado por: joaopiresxa pergunta de um milhão de dólares:QUEM VAI PAGAR MAIS EM TERMOS DE MAIS VALIAS,OS PROPRIETÁRIOS QUE ADQUIRIRAM O IMOVEL NO ANO 2000 OU O PROPRIETÁRIO A QUEM FOI DOADO EM 2010??


    isto é a verdadeira causa da abertura do meu tópico

    porque o co proprietário a quem foi feita a doação insiste que como foi uma doação vai pagar muito mais valias do que os outros co prorietários e não assina se os outros não contribuiram para pagar as sua mais valias em sede de IRS

    isto é de loucos eu sei mas é o que temos

    por isso com base nas informações acima é que eu gostaria de saber quem vai pagar mais.
  17.  # 17

    Que eu saiba a tributação de mais valias é igual.

    Quer dados mais concretos, vai ao dr. Finanças e simula as mais valias com o VPT de 2000 e 2010.

    Resumindo não vai pagar dos que os outros só por ser doação.
  18.  # 18

    As mais valias não têm tributação autónoma portanto é praticamente impossível dizer quem vai pagar mais ou menos de imposto. O valor da mais valia (50% dela, em rigor), será englobado como rendimento em IRS, portanto dependerá sempre dos outros rendimentos que cada um dos co-proprietários tem, dos rendimentos do agregado familiar, número de dependentes, etc, além da mais valia com a venda em si.

    A única forma de ter uma estimativa das mais valias a pagar é mesmo fazer uma simulação de IRS nas finanças, mas não se esqueça de contabilizar também os restantes rendimentos (ou estimativa deles), bem como as deduções previsiveis.
  19.  # 19

    Colocado por: VarejoteQue eu saiba a tributação de mais valias é igual.

    Quer dados mais concretos, vai ao dr. Finanças e simula as mais valias com o VPT de 2000 e 2010.


    já fiz e o resultado parece corroborar os valores dados pelo copropritario da doação


    não sabia era isto...pensava que era só para imoveis habitacionais

    Mais-valia não dá lugar ao pagamento de imposto adicional
    Notas acerca dos cálculos:
    Código do IRS, art. 2º e 5º
    O Código do IRS entrou em vigor em 1 de janeiro de 1989.
    Os ganhos de mais valias imobiliárias, que não eram sujeitos ao imposto sobre as mais valias (que foi abolido pela entrada em vigor do Código do IRS), só ficam sujeitos ao IRS se a aquisição dos bens ou direitos a que respeitam tiver sido efetuada depois da entrada em vigor deste Código.
    Ainda assim a venda é de declaração obrigatória, mas no anexo G1 e não no anexo G.

    o imovel é anterior 1989 e foi adquirido antes de 1989:)))))


    sendo assim parece que não vou pagar nada de mais valias

    obrigado a todos pela paciência
  20.  # 20

    Colocado por: joaopiresx

    já fiz e o resultado parece corroborar os valores dados pelo copropritario da doação


    mas agora fiquei a saber outra que nunca tinha ouvido

    que os imoveis comerciais construidos entre 1933 e 1955 estão isentos de mais valias...alguém tem conhecimento disto??


    Em que se baseia para fazer essa afirmação? Nunca li tal coisa.
 
0.0194 seg. NEW