Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Eu moro num predio com 4 andares, e o meu apartamento é no último andar. Tenho 2 terraços, um de cada lado do predio. Já uma vez apercebi-me que estiveram técnicos de manutenção no meu terraço a fazerem uma ligeira intervenção numa chaminé. Eu nao foi informado de nada, nem os meus vizinhos dos lados.
    Isto está certo?
    Podem entrar e intervir no meu terraço quando querem, fazer oque querem, o tempo que quiserem, sujar com material ou ferramentas?
    Sou obrigado a ceder a minha privacidade? Acordar um dia, abrir os estores e deparar-me com estranhos no meu terraço por qual eu pago ao condominio a mais e é meu?
    O predio sendo de 4 andares, ao fazerem obras a fachada do predio do res de chão ate ao 3° andar, eu sou obrigado a ceder o meu terraço para fazerem a intervenção do genero escalada so pk fica mais barato para eles? Enquanto podem perfeitamente montar andaimes ou fazerem com uma plataforma elevatória, sem terem que pisar sequer o meu terraço, sem terem que entrar pela minha casa com todas as massas, tintas, sujidade da obra e etc?
    Eu tenho que estar por casa obrigado para garantir que nao me desparece nada ou estraguem nada do terraço que estimo, cuido e investi pra estar bonito e aranjado? Ter que estar em casa para lhes deixar entrar os dias ou semanas que eles demorarem?
    Podiam fazer a intervenção com andaimes, ou a plataforma até ao 3° andar, e dps na fachada do meu terraço fazerem a parte, pois assim demora menos tempo a ocupar o meu terraço, se for a fazerem a obra para o predio todo a partir do meu terraço sao semanas que tenho que perder a minha privacidade, perder meu tempo, segurança da minha familia e bens desnecessariamente so porque querem poupar, e dinheiro garanto que não falta ao condominio.

    São muitas perguntas eu sei, mas caso alguem saiba responder do ponto de vista legal agradecia imenso. Obrigado pela atenção
  2.  # 2

    O terraço não deve ser seu, deve ser área comum de uso exclusivo.
  3.  # 3

    Como é que eles acedem ao terraço?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nunosoares
  4.  # 4

    Do ponto de vista legal apenas tem de ser informado mais nada, de resto isso é considerado área comum do predio com uso exclusivo e tem de permitir o acesso para esses trabalhos.

    Colocado por: VarejoteO terraço não deve ser seu, deve ser área comum de uso exclusivo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marcoxv
  5.  # 5

    Também faz parte do condomínio, logo se o condomínio poupa, todos poupam, o marcoxv tb poupa. A não ser que não esteja a pagar condomínio... aí também poupa, mas de outra maneira
  6.  # 6

    Dá a entender que o acesso ao terraço é pela sua casa. É?
    • size
    • 26 julho 2022 editado

     # 7

    Colocado por: Marcoxv
    Sou obrigado a ceder o meu terraço ao condomínio?


    Sim.
    Está equivocado, o terraço não é apenas seu. É de todos os condóminos.
    Por isso, quando necessário, para obras de manutenção/reparação do mesmo, está obrigado a ter que conceder acesso.
    Tem apenas o uso exclusivo, que é diferente.
  7.  # 8

    Colocado por: Jose_BMComo é que eles acedem ao terraço?


    A um dos terraços podem aceder por um escada metalica do coredor do prédio, ou então virem atraves do terraço do vizinho.

    No outro terraço so vindo pelo terraço do vizinho ou atraves da minha casa, ou então virem pelo telhado que acho pouco provavel.
  8.  # 9

    Colocado por: marco1Do ponto de vista legal apenas tem de ser informado mais nada, de resto isso é considerado área comum do predio com uso exclusivo e tem de permitir o acesso para esses trabalhos.



    Tudo bem, e caso não me avisem antes? e a limpeza do local são obrigados a fazer no fim da obra? E caso haja algum dano aos bens presentes no local?
  9.  # 10

    Colocado por: marco1Do ponto de vista legal apenas tem de ser informado mais nada, de resto isso é considerado área comum do predio com uso exclusivo e tem de permitir o acesso para esses trabalhos.



    Tudo bem, e caso não me avisem antes? e a limpeza do local são obrigados a fazer no fim da obra? E caso haja algum dano aos bens presentes no local?

    Colocado por: IronManSousaTambém faz parte do condomínio, logo se o condomínio poupa, todos poupam, o marcoxv tb poupa. A não ser que não esteja a pagar condomínio... aí também poupa, mas de outra maneira


    Felizmente tudo pago sempre a tempo.
    Se me danificarem coisas investidas por mim saio sempre a perder, tenho a churasqueira, chapeus de sol, vasos com plantas, o deck, mesa, cadeiras, ar condicionados, sofa e etc, milhares de euros investidos em bens e obras, sempre limpo e tratado, investimentos que claro que tenho receio que sejam danificados e que depois nao assumam a culpa.
  10.  # 11

    Colocado por: luisrdsDá a entender que o acesso ao terraço é pela sua casa. É?


    Um deles ou é pela minha casa, ou entao pelo terraço do vizinho.
    • size
    • 26 julho 2022 editado

     # 12

    Colocado por: Marcoxv<
    Se me danificarem coisas investidas por mim saio sempre a perder, tenho a churasqueira, chapeus de sol, vasos com plantas, o deck, mesa, cadeiras, ar condicionados, sofa e etc, milhares de euros investidos em bens e obras, sempre limpo e tratado, investimentos que claro que tenho receio que sejam danificados e que depois nao assumam a culpa.


    Em caso de obras no terraço ou fachadas, o condomínio terá que o notificar para recolher todos os seus bens, nomeadamente churrasqueira, aparelho e ar condicionado etc. que ocupam o espaço comum
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marcoxv
  11.  # 13

    Colocado por: size

    Em caso de obras no terraço ou fachadas, o condomínio terá que o notificar para recolher todos os seus bens, nomeadamente churrasqueira, aparelho e ar condicionado etc. que ocupam o espaço comum


    Certo, mas o problema aqui é se eles não fazem esse pedido, avisam ou não da intervenção, ou se danificam alguma coisa como devo proceder? Que eles deviam avisar e que deviam ter cuidado para nao danificar nada eu sei, mas a questão é quando nao avisam, ou vêm intervir e danificam alguma coisa oque posso eu fazer para me defender? Ou é um caso perdido e eles ganham sempre?
  12.  # 14

    apenas tem de contatar a administração a pedir para ser avisado quando lá forem fazer a intervenção e lembrar que embora tenha que permitir o acesso, o terraço é de uso particular e precisa de acautelar bens proprios que poderá ter no terraço assim como garantir a segurança e privacidade da sua habitação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marcoxv
  13.  # 15

    Meta lá dois Rotweilers que vai ver que é logo avisado com a devida antecedência…
    Concordam com este comentário: SrR
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marcoxv
  14.  # 16

    Colocado por: Joao DiasMeta lá dois Rotweilers que vai ver que é logo avisado com a devida antecedência…


    loool

    Eu tinha mais cuidado se fosse um Chihuahua, mas isso sou eu... :D

    Eu ainda não percebi como é que o terraço é de uso exclusivo mas tem acesso através de uma escada comum do prédio. Quando é de uso exclusivo não é suposto só ter acesso a partir da fração? Tinham que lhe bater à porta e pedir para passar...estou errado?
  15.  # 17

    câmara de video com gravação no PC.

    um amigo meu tem por causa de uma moto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marcoxv
    • RCF
    • 26 julho 2022

     # 18

    Colocado por: nunes pahcâmara de video com gravação no PC.

    com que finalidade?
    ver que lá entraram? Isso já ele sabe...
    Concordam com este comentário: Varejote
  16.  # 19

    Mas se tiver uma infiltração do terraço para sua casa quem é que arranja? O condomínio?
  17.  # 20

    Colocado por: CarvaiMas se tiver uma infiltração do terraço para sua casa quem é que arranja? O condomínio?


    Sendo área comum, sim.
 
0.0210 seg. NEW