Colocado por: tgferreiraOlá a todos,
Vou aproveitar para ressuscitar este tópico: quero instalar um multicamadas (ou laminado, ainda não decidi) na remodelação lá de casa e, como a experiência que tenho é em flutuante "do barato", estou a pensar seguir a rota de aplicar o pavimento também em flutuante (colado apenas na junta macho-fêmea).
Masterful, posso-lhe perguntar que cola acabou por utilizar e o feedback da mesma? E já agora, há uma vantagem claríssima em colar a totalidade do soalho?
A base do meu será cerâmica (que não pretendo arrancar) + barreira pára-vapor + 3 a 5mm de cortiça e finalmente o soalho. Sendo colado na sua totalidade, teria que omitir a barreira pára-vapor e a cortiça.
Colocado por: tgferreiraObrigado pela sua resposta, João. A equipa serei eu e numa primeira fase farei apenas <30m^2 para experimentar (a única zona da casa onde não terei o cerâmico). Como o jeito é escasso, apontei para a colagem no encaixe e cortiça por me parecer que dá maior margem de manobra compensando a falta de jeito.
Se tiver oportunidade de esclarecer, gostava de lhe perguntar qual (ou quais) a diferença prática entre um pavimento colado na totalidade vs no encaixe.
A título de exemplo: li por aqui uma situação em que o João mostrou um pavimento colado que esteve debaixo de água e que não tinha sofrido deformações mas não sei se entendo bem o porquê: a madeira não é impermeável e terá com toda a certeza absorvido água. A diferença é que a cola a mantém fixa e a impede de mexer? Mas por exemplo a camada superior (de acabamento) não irá estalar num cenário desses?
Uma das colas que já vi recomendadas é a Soudal MS-30Plus.
Um obrigado pela sua partilha de conhecimento!
Colocado por: nunogouveiaPodem explicar-me as diferenças entre um multicamadas colado e um flutuante. Sã o memso produto, ou as marcas tem produtos diferentes conforme o tipo de aplicação? Estou confuso a navegar nos sites das marcas.