Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite.

A ideia seria enunciar uma cola, ou várias possíveis, que fosse de qualidade. Um produto de qualidade, desde que adequado à instalação em causa, é sempre um produto de qualidade.

Compreendo que nem todos têm unhas para tocar uma boa guitarra, mas na minha ideia quem não consegue produzir (boa) música numa boa guitarra, também não vai conseguir numa má... É tão simples quanto isso! (Prefiro a analogia do guitarrista à do mecânico.)

Foi-me recomendada pelo fabricante a cola SIKABOUND-151, da SIKA, e será essa a base que tenho para "começo de conversa". Por norma, a SIKA desenvolve e produz excelentes produtos para a construção, mas no caso não sei se será assim tanto.
  2.  # 2

Olá a todos,

Vou aproveitar para ressuscitar este tópico: quero instalar um multicamadas (ou laminado, ainda não decidi) na remodelação lá de casa e, como a experiência que tenho é em flutuante "do barato", estou a pensar seguir a rota de aplicar o pavimento também em flutuante (colado apenas na junta macho-fêmea).

Masterful, posso-lhe perguntar que cola acabou por utilizar e o feedback da mesma? E já agora, há uma vantagem claríssima em colar a totalidade do soalho?

A base do meu será cerâmica (que não pretendo arrancar) + barreira pára-vapor + 3 a 5mm de cortiça e finalmente o soalho. Sendo colado na sua totalidade, teria que omitir a barreira pára-vapor e a cortiça.
  3.  # 3

Colocado por: tgferreiraOlá a todos,

Vou aproveitar para ressuscitar este tópico: quero instalar um multicamadas (ou laminado, ainda não decidi) na remodelação lá de casa e, como a experiência que tenho é em flutuante "do barato", estou a pensar seguir a rota de aplicar o pavimento também em flutuante (colado apenas na junta macho-fêmea).

Masterful, posso-lhe perguntar que cola acabou por utilizar e o feedback da mesma? E já agora, há uma vantagem claríssima em colar a totalidade do soalho?

A base do meu será cerâmica (que não pretendo arrancar) + barreira pára-vapor + 3 a 5mm de cortiça e finalmente o soalho. Sendo colado na sua totalidade, teria que omitir a barreira pára-vapor e a cortiça.

Não há nada que chegue a um pavimento bem colado.
    Tem é de ter uma equipa capaz e que não salte etapas.
    Se colar o pavimento, tem de preparar a cerâmica para receber a colagem e simultaneamente, aplica a barreira para vapor.
    A cortiça pode dispensar nesta vertente pois a cola, se for apropriada e boa, equivale a ter cerca de 3mm cortiça aplicada.
  4.  # 4

Obrigado pela sua resposta, João. A equipa serei eu e numa primeira fase farei apenas <30m^2 para experimentar (a única zona da casa onde não terei o cerâmico). Como o jeito é escasso, apontei para a colagem no encaixe e cortiça por me parecer que dá maior margem de manobra compensando a falta de jeito.

Se tiver oportunidade de esclarecer, gostava de lhe perguntar qual (ou quais) a diferença prática entre um pavimento colado na totalidade vs no encaixe.

A título de exemplo: li por aqui uma situação em que o João mostrou um pavimento colado que esteve debaixo de água e que não tinha sofrido deformações mas não sei se entendo bem o porquê: a madeira não é impermeável e terá com toda a certeza absorvido água. A diferença é que a cola a mantém fixa e a impede de mexer? Mas por exemplo a camada superior (de acabamento) não irá estalar num cenário desses?

Uma das colas que já vi recomendadas é a Soudal MS-30Plus.

Um obrigado pela sua partilha de conhecimento!
  5.  # 5

Colocado por: tgferreiraObrigado pela sua resposta, João. A equipa serei eu e numa primeira fase farei apenas <30m^2 para experimentar (a única zona da casa onde não terei o cerâmico). Como o jeito é escasso, apontei para a colagem no encaixe e cortiça por me parecer que dá maior margem de manobra compensando a falta de jeito.

Se tiver oportunidade de esclarecer, gostava de lhe perguntar qual (ou quais) a diferença prática entre um pavimento colado na totalidade vs no encaixe.

A título de exemplo: li por aqui uma situação em que o João mostrou um pavimento colado que esteve debaixo de água e que não tinha sofrido deformações mas não sei se entendo bem o porquê: a madeira não é impermeável e terá com toda a certeza absorvido água. A diferença é que a cola a mantém fixa e a impede de mexer? Mas por exemplo a camada superior (de acabamento) não irá estalar num cenário desses?

Uma das colas que já vi recomendadas é a Soudal MS-30Plus.

Um obrigado pela sua partilha de conhecimento!

As diferenças de qualidade (e preço) entre soluções, vêem-se quando as coisas correm mal e não quando correm bem.
    No nosso caso, as possibilidades de as coisas correrem bem mesmo quando correm mal, são incomensuravelmente superiores ao da grande maioria do que se vê por ai.
    Não só os nossos conhecimentos técnicos são de grau elevadíssimo como, adaptámos toda a nossa formação ao teste e investigação dos melhores produtos disponíveis no mercado e somos absolutamente fieis aos mesmos.
    Naquele, e em mais três outros casos idênticos, a elevadíssima qualidade da soma do nosso know how e materiais utilizados, permitiu evitar muitos dissabores ais nossos clientes. Ao contrário do que se costuma ler por aqui e se vê, ou melhor, eu vejo quase diariamente nos muitos casos em que nos pedem aconselhamento técnico, os nossos exemplos são “caros” que sairam muitooooo baratos o que, na minha opinião, é inegavelmente preferível ao muito visto “barato” que saiu caro. Na esmagadora maioria dos casos, muitoooooo caro!!
    Para terminar, se enveredar por um DIY, tente estudar primeiro a coisa pois pode parecer fácil mas está muito longe disso!!
    A cola servirá perfeitamente e como tem um tempo de abertura porreiro, vai-lhe facilitar a vida.
  6.  # 6

Podem explicar-me as diferenças entre um multicamadas colado e um flutuante. Sã o memso produto, ou as marcas tem produtos diferentes conforme o tipo de aplicação? Estou confuso a navegar nos sites das marcas.
  7.  # 7

Colocado por: nunogouveiaPodem explicar-me as diferenças entre um multicamadas colado e um flutuante. Sã o memso produto, ou as marcas tem produtos diferentes conforme o tipo de aplicação? Estou confuso a navegar nos sites das marcas.

E da maneira como isto se está a pôr, ainda vai ficar mais. A maioria das marcas não faz a menor ideia do que prescreve como dado adquirido e quando dá raia a culpa morre solteira.
    Se quiser ligue-me que eu explico-lhe tudo como deve ser.

0.0181 seg. NEW