Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia pessoal,

    encontrei este forum por acaso. :) e na melhor altura.

    Neste momento tenho um terreno urbanizado perto de Sesimbra que é dos meus pais que quero construir uma moradia para segunda habitação.

    Tenho o projecto e arquitectura alinhavado e falta 'apenas' encontrar um construtor que me faça a casa e não peça um rim. Neste momento o valor mais baixo que tive foi de 1200€/m2, o que considero ser muito elevado. Não quero acabamentos de luxo nem nada parecido.

    Será que me podem ajudar neste projecto ou dar algumas ideias como poderia seguir em frente?
  2.  # 2

    1200€ m2 com ou sem iva?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vz1984
  3.  # 3

    Valor com IVA
  4.  # 4

    Gostávamos de ver o projeto para poder ajudar...
    Cuidado com construtores muito apelativos no preço e bastante disponíveis, não é regra, mas podem transformar-se num pequeno pesadelo. Os construtores estão com muita dificuldade em ter pessoal para trabalhar.
    Concordam com este comentário: metralha80, cruzrm
  5.  # 5

    Colocado por: cruzrmo que considero ser muito elevado

    eu acho muito barato.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  6.  # 6

    1200€/m2 já com IVA em Sesimbra nesta altura do campeonato?
    Perece um bocadinho irreal.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, macinblack
  7.  # 7

    Colocado por: Casa da HortaGostávamos de ver o projeto para poder ajudar...
    Cuidado com construtores muito apelativos no preço e bastante disponíveis, não é regra, mas podem transformar-se num pequeno pesadelo. Os construtores estão com muita dificuldade em ter pessoal para trabalhar.


    Nesta altura estou a ver as opções no mercado, mas posso mostrar sem qualquer problema.



    Colocado por: Pickaxe
    eu acho muito barato.


    A moradia ficaria a 260K, tendo em conta ao preço que estão a ser vendidas no local (com terreno incluido) é cara.
    • cruzrm
    • 11 agosto 2022 editado

     # 8

    Colocado por: zedasilva1200€/m2 já com IVA em Sesimbra nesta altura do campeonato?
    Perece um bocadinho irreal.


    Posso dizer que comecei a querer avançar com este projecto em Maio, e nessa altura sondei o mercado e empresas recomendadas pela arquitecta que me faz o projecto.
    Sondei 2 de Sesimbra e uma de Lisboa, os valores por m2 foram: 1100/1200€, 1350€ e 1500€.

    Entretanto parei e resolvi esperar para ver como ficava o mercado e se estabilizava, agora volto a carga.
  8.  # 9

    Colocado por: cruzrmSondei 2 de Sesimbra e uma de Lisboa, os valores por m2 foram: 1100/1200€, 1350€ e 1500€

    Não esqueça que a estes preços terá que somar arranjos exteriores e muros.
    Muitos destes preços não contemplam também uma série de coisas básicas
  9.  # 10

    Um dos orçamentos que vi um dia destes com valores assim tb simpáticos não comtemplava proteções solares.
    Estavam previstos black outs. Segundo o empreiteiro isso faz parte da decoração e é para o DO fazer depois
  10.  # 11

    Sinceramente, sou leigo nesta questão de construir casas. Presumo que o orçamento seja para a casa sem acabamentos e isso seria outra empresa a tratar. Ou estarei enganado?

    Também quero colocar paineis solares e recuperador de calor, mas isso será outra empresa. (Presumo)

    Até porque isto ainda não foi discutido.
  11.  # 12

    Colocado por: cruzrmOu estarei enganado?

    Você é que sabe o que pediu. o que consta do orçamento? como é que não sabe o que inclui ou não?
    Cozinha, até que valor?
    revestimentos de parede e de pavimento até que valor?

    Normalmente os valores de orçamentos das empreitadas de construção incluem tudo, menos o mobiliário e decoração.

    E mais, não discute estes assuntos com a sua arquitecta!?, então os projectistas só servem para os rabiscos da câmara?
  12.  # 13

    Colocado por: cruzrmTambém quero colocar paineis solares e recuperador de calor, mas isso será outra empresa. (Presumo)

    Até porque isto ainda não foi discutido.

    que definem os projetos de especialidade? isso tudo tem de ser definido com o coordenador de projetos e devidamente coordenado.
    tem implicações na classificação energética, tque tem parâmetros mínimos a respeitar.

    Portanto, já percebi que não tem projetos nenhuns, deram-lhe uns valores pró ar...
  13.  # 14

    Colocado por: cruzrmSinceramente, sou leigo nesta questão de construir casas. Presumo que o orçamento seja para a casa sem acabamentos e isso seria outra empresa a tratar. Ou estarei enganado?

    Já percebi porque é que o preço é barato, só é feito o que o empreiteiro quiser e como ele quiser.
    Não está definido nada, nem materiais nem caderno de encargos, nada, é de clientes assim que os empreiteiros gostam.

    Peça ajuda ao arquiteto para lhe preparar um processo para pedir orçamentos como deve ser.
  14.  # 15

    Colocado por: PickaxePeça ajuda ao arquiteto para lhe preparar um processo para pedir orçamentos como deve ser.

    Se esta nesta fase e nunca abordaram o assunto, não sei se essa Arquitecta será de grande ajuda... aparentemente , iniciativa para abordar esses detalhes, não houve.
  15.  # 16

    Ainda estou a tratar da parte de orçamentos pra ver o emprestimo e falar com o banco.

    Mas sugerem avançar com a parte de arquitectura para um orçamento especifico?
  16.  # 17

    Colocado por: cruzrmMas sugerem avançar com a parte de arquitectura para um orçamento especifico?

    Orçamento especifico, só com todos os projectos e tudo definido.
    Orçamento a olhómetro, é com projecto de arquitecura feito.
    Orçamento, mandado para o ar, é o que já recebeu.. um orçamento para "o nada".
  17.  # 18

    A questão aqui é que se você não sabe o que está contemplado nesses "orçamentos" de valor m² de construção, como pode logo fazer uma avaliação de que está barato ou caro.
    Pode ter 2 empreiteiros, 1 dá-lhe um valor 1500€ m² (chave na mão com exteriores, cozinha roupeiros e electrodomésticos incluídos) o outro dá-lhe 1000€ m² mais a extras a definir.

    Qual acha melhor negócio?
  18.  # 19

    Colocado por: cruzrmAinda estou a tratar da parte de orçamentos pra ver o emprestimo e falar com o banco.

    Qual é acapacidade de endividamento?
    O projecto de arqutiectura tem logo de ter em consideração isso?! É das primeiras coisas que se fala, ANTES até de começar o projecto, aliás até antes de dar orçamento para o projecto. Nunca discutiu isso!?

    Uma coisa é querer, ter uma casa de 220m2 mas que vai custar 360k, outra é poder ter...
    Concordam com este comentário: lpetinga
  19.  # 20

    Já percebi que me falta ainda muita coisa para avançar com pedido de orçamento, como disse sou leigo nestes assuntos.

    Em relação ao projecto há requisitos a seguir pelo menos a nivel exterior, de resto posso fazer como quiser. Julgo que devo recomeçar a conversa com a arquitecta e começar o projecto de arquitectura e estrutura.
 
0.0175 seg. NEW