Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas tardes a todos,

    Ao final de algum tempo em que venho ao Fórum da Casa ler tópicos sobre construção, decidi criar conta e partilhar o meu projeto de construção da minha moradia.

    Agradeço a ajuda que me possam dar nesta matéria, para assim não errar (pelo menos não errar muito) na construção e idealização da minha moradia.

    Em 2020, comprei um terreno com 860 m2, em que na parte do fundo do terreno tem 65 m2 de área verde, mas não interfere com a zona de construção. O terreno tem um formato muito irregular (De frente tem +/- 12 metros e no fundo +/- 25 metros), e alguma inclinação desde a estrada principal até ao fundo do meu terreno (Inclinação de +/- 3 metros).

    A construção será feita de nascente para poente, em que no lado de nascente está a estrada principal e no lado de poente um caminho para os terrenos agrícolas por trás do meu terreno.

    Sempre quisemos fazer uma casa térrea (e não muito grande), mas como o terreno é inclinado, aproveitamos o declive e idealizamos uma pequena cave que iria servir para os carros e área técnica e quem sabe um cantinho para um mini-bar de convívio ehehe.

    Na 1.ª versão da casa, o arquiteto apresentou-nos a solução que a casa devia ficar totalmente encostada numa extrema, coisa que não me agradou muito. Discutimos soluções e chegamos a 2.ª versão da casa e tivemos quase a avançar com essa possibilidade, da moradia ficar parcialmente encostada numa extrema.

    Com recuos e avanços foi-nos apresentada uma 3.ª versão que já gosto mais, a casa fica mais centralizada no terreno. Estamos neste momento a trabalhar nesta versão 3 da casa, em que pretendemos algumas alterações de lay-out e localização de janelas.

    Para melhor perceberem como estava idealizada a casa, irei apresentar os desenhos da planta da 2.ª versão da casa com o desenho 3D do exterior noutro tópico e por último apresento a 3.ª versão noutro tópico, versão essa em que estamos a trabalhar agora por gostar mais da localização da casa no terreno.


    Ideias que já temos para a casa (podem sempre ser alteradas):
    - Paredes exteriores em bloco térmico + capoto
    - Paredes interiores em alvenaria + chapisco + massa projetada (na minha zona chamam-lhe “gesso”)
    - Telhado convencional com telha cerâmica lusa (Gosto da telha plasma, mas o preço já não me agrada)
    - Janelas em alumínio
    - Estores exteriores elétricos em pvc
    - Recuperador de calor a lenha

    Ideias que temos discutido/ em análise e pesquisa de informação:
    - Pavimento flutuante laminado ou pavimento vinílico flutuante (Leigos ainda nesta parte, temos de pesquisar mais sobre este assunto porque me preocupa o que colocar no open space por causa da cozinha)
    - Deixar pré-instalação de ar condicionado
    - Recuperador a lenha para aquecimento central + Bomba de calor para AQS e radiadores a água (Parece uma embrulhada de ideias)
    - Loiças sanitárias suspensas: Em análise se fica muito caro

    Novas ideias são sempre bem-vindas, existe muitas soluções no mercado e aproveito este espaço para partilhar as minhas ideias e também, se quiserem, expor as vossas ideias e experiências.
      Planta cave.PNG
      Planta Piso 0.PNG
      Planta geral.png
  2.  # 2

    Desenho 3D do exterior da 2.ª versão
      5.jpg
      3.jpg
      9.jpg
  3.  # 3

    Desenho 3D do exterior da 2.ª versão
      7.jpg
      8.jpg
  4.  # 4

    3.ª versão do projecto
      Planta cave2.PNG
      Planta piso 0.PNG
      Planta geral.PNG
  5.  # 5

    Para mim preferia a terceira versão
    Concordam com este comentário: palmeida91
  6.  # 6

    Mania de meter as lareiras nos extremos das casas...
    Chaminés:
    . Da cozinha!?
    . Da lareira, está muito baixa, tem de subir a boca a pelo menno 50cm acima da cumeeira.

    A versão 2... a rampa é para que viatura!? com aquele angulo de ataque e de saida, só dá para um 4x4.

    V3:
    Suite mal resolvida.
    A Is comum, tem uma configuaçrão/ formato não favorável.

    Encostar ou não à extrema, se possivel, depende da orientação solar e de muitas outras questões.
    • DR1982
    • 20 agosto 2022 editado

     # 7

    Na primeira versão o open space parece mal trabalhado, da me a ideia que atiraram as coisas para ali e pronto, tambem nao percebo a porta de correr para a suite sendo que apenas desperdiça area que dava jeito para o closet caso optassem por uma porta de abrir a seguir à do quarto do meio
  7.  # 8

    As plantas estão na orientação real, a direita fica nascente e a esquerda poente.

    Colocado por: Pedro BarradasMania de meter as lareiras nos extremos das casas...
    Não gostei, pedimos para centrar a lareia, assim diferencia/separa o espaço da sala de jantar da sala de estar

    Colocado por: Pedro Barradas. Da cozinha!?
    Já apontei, nem reparei, obrigado

    Colocado por: Pedro BarradasA versão 2... a rampa é para que viatura!? com aquele angulo de ataque e de saida, só dá para um 4x4.
    Na versão 2, a rampa era horrível, mais parecia uma rampa de lançamento, mas a versão 2 esta fora de equação, vamos trabalhar só na versão 3. No novo desenho a rampa tem inclinação aprox. de 12,5%, parece que é muito
      1.PNG
  8.  # 9

    Colocado por: DR1982Para mim preferia a terceira versão
    Concordam com este comentário:palmeida91
    Vamos trabalhar nessa versão
  9.  # 10

    por várias razões a V3 tem mais pernas para andar, no entanto está longe de estar bem
    a começar que o corredor exterior para a entrada da casa devia ser do lado da rampa
    não faz sentido as visitas e não só devassarem toda a zona dos quartos para aceder ao hall de entrada
    depois tambem não faz sentido o zig zag da cozinha para os quartos
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  10.  # 11

    Eu pedi ao arquiteto para colocar a casa de banho mais próximo do open space, e os 2 quartos menores ficarem encostados um ao outro e serem simétricos. A ideia da casa de banho ficar mais próximo ao open space, é para o caso de visitas em casa, não terem de passar pelo 1.º quarto e para eu também não ter de andar muito até a casa de banho.

    A suite, não gostei nada do que me propuseram, não esta nada bem desenhada. Secalhar trocar o WC para onde esta o closet
      2.PNG
  11.  # 12

    Colocado por: marco1a começar que o corredor exterior para a entrada da casa devia ser do lado da rampa
    Concordo, eu pedi ao arquiteto para eliminar o portão pequeno e ficar apenas com o portão grande.

    Colocado por: marco1depois tambem não faz sentido o zig zag da cozinha para os quartos
    o zig-zag vai desaparecer porque pedi para eliminar aqueles 2 compartimentos. A maquina de lavar roupa vai ficar na cave e não queremos despensa




    Colocado por: marco1não faz sentido as visitas e não só devassarem toda a zona dos quartos para aceder ao hall de entrada
    A entrada ficando pelo lado da rampa, tem o problema da altura naquela zona
      3.PNG
  12.  # 13

    Colocado por: palmeida91A entrada ficando pelo lado da rampa, tem o problema da altura naquela zona

    se tiver rampa e um corredor exterior, não estou a ver como não é possivel. ou seja o começo da descida da rampa não tem que necessariamente ficar coincidente com a entrada da casa.
    nesta versão V3 equacione meter a cozinha onde agora tem a mesa de refeições, isto se o acesso for pelo lado da rampa.
    atenção estou a considerar que o norte é para o lado de cima ( da rampa nesta ultima imagem).
  13.  # 14

    Colocado por: marco1atenção estou a considerar que o norte é para o lado de cima ( da rampa nesta ultima imagem).
    Sim, é correto. Na imagem que deixo consegue ver melhor a orientação do terreno
      4.PNG
  14.  # 15

    Colocado por: marco1se tiver rampa e um corredor exterior, não estou a ver como não é possivel. ou seja o começo da descida da rampa não tem que necessariamente ficar coincidente com a entrada da casa.

    Vou expor esta ideia ao arquiteto. Gostei da ideia, só vejo o inconveniente que a casa vai ter de "andar" mais para a esquerda (para o fundo do terreno) para dar a margem para a extrema. Este corredor, teria que ter que largura? é 1,20 metros por causa da acessibilidade?
      5.PNG
  15.  # 16

    e jogar com a cota da casa!? não é solução, baixar a cota de soleira de forma a ter necessidade de menos rampa?
    O que lhe propuseram está conciliado com as movimentações de terras, com as cotas para as drenagens graviticas de ARD? etc!?
    E se implantar a casa paralela ao limite Sul?
    e se a casa tiver outros recortes/ resolução / proporções em planta...
    e se...
  16.  # 17

    Colocado por: palmeida91Novas ideias são sempre bem-vindas,

    Olá,
    Desconheço a legislação para esse terreno em particular, mas se desse achava bem a seguinte opção: Casa térrea em forma de barra encostada ao limite norte, chegada o mais próximo da rua possivel. Garagem logo junto à rua (assunto arrumado). Não perdia mais espaço para pátios ou rampas... assim, os quartos e salas ficariam de nivel com os jardim a sul, que iam descendo grandualmente para sul e nascente. Ficava mais barato, mais simples, manobras mais fáceis, maiores jardins, etc, etc...
    Concordam com este comentário: dmatos
  17.  # 18

    Outra opção poderia ser: garagem e salas a nascente, e o volume dos quartos a poente meio piso (ou um piso inteiro) abaixo da cota de soleira, com aproveitamento da cobertura (dos quartos), tipo grande terraço para as salas. As salas ficariam com um super terraço a poente e super jardim a sul.
      1.jpeg
  18.  # 19

    Colocado por: Pedro BarradasE se implantar a casa paralela ao limite Sul?
    Quando fala em paralela, esta a dizer para enconstar a extrema?


    Colocado por: Pedro Barradase jogar com a cota da casa!? não é solução, baixar a cota de soleira de forma a ter necessidade de menos rampa?
    Baixar a conta de soleira, significa recuar a casa?
  19.  # 20

    Colocado por: N Miguel OliveiraCasa térrea em forma de barra encostada ao limite norte, chegada o mais próximo da rua possivel
    Não queriamos encostar a casa a nenhuma das extremas, preferiamos que ela ficasse centrada no terreno, o quanto possivel claro



    Colocado por: N Miguel Oliveiragaragem e salas a nascente, e o volume dos quartos a poente meio piso
    Vou analisar a imagem... só não queriamos que a casa ficasse numa extrema
 
0.0213 seg. NEW