Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Perdoem-me este desabafo, mas tenho lido bastantes tópicos neste fórum e tem servido para me dar a certeza que como quase tudo o resto em Portugal o ramo da construção é um paradoxo ou um engano para não dizer pior. Qualquer Câmara por esse país fora gaba-se de ter apoios e incentivos para recuperação de casas ou construção quer na facilidade de licenciamento quer até em apoios monetários nalguns casos. Em todas as aldeias por aí fora á casas ao abandono e perguntamo-nos porquê. Calhou-me recentemente em herança uma pequena casa (geminada) com menos de 40 m2. Unicamente tem as 4 paredes e o telhado remodelado há umas dezenas de anos. Uma casa sem qualquer tipo de registos em quase lado nenhum sem ser nas finanças. Pensei em legalizar e recuperar a casa, mas depois de breve análise desisti. Foi-me dito que que se não houvesse alterações de fachada ou de estrutura e não seria preciso licenciar . Vai-se a ver e é quase impossível recuperar uma casa sem alterar alguma coisa, depois para fazer projecto percebi que facilmente gastaria 5/6 mil euros só em papeladas. Depois ainda me vieram com a história da casa ser anterior a 1951, mas é apenas mais uma fantochada que não ajuda nada nem ninguém. Apesar disso e paradoxalmente descobri na Cãmara registos de várias obras licenciadas e sem projecto (e falo em alteração e estrututa e fachadas). Vá se lá entender...

    Depois podia fazer como toda a gente faz e fazer as obras ilegalmente e logo se via. E na verdade como são poucas podia fazer eu tudo e sempre era um bom projecto para me distrair, mas vai-se a ver e essa história do "faça você mesmo" é só para enroscar lâmpadas e pouco mais , porque tudo o resto requer termo de responsabilidade e livro de obras ou sei lá mais o quê. Explicando, se eu fizer as obras , mais tarde se alguem quiser legalizar vão perguntar quem fez o quê e sei lá mais o quê...

    resumindo o concluindo, o melhor é deixar tudo como está , quando o telhado cair caiu , quando as paredes tombarem tombaram
  2.  # 2

    Colocado por: RickyFernandesmas é apenas mais uma fantochada que não ajuda nada nem ninguém.
    depende a razão de querer que seja anterior a 51

    Colocado por: RickyFernandesmais tarde se alguém quiser legalizar vão perguntar quem fez o quê e sei lá mais o quê...
    1º vão ver se é legalizável.. pode nao ser..
  3.  # 3

    Colocado por: RickyFernandesFoi-me dito que que se não houvesse alterações de fachada ou de estrutura e não seria preciso licenciar . Vai-se a ver e é quase impossível recuperar uma casa sem alterar alguma coisa
    tem a certeza? vejo muitas reabilitações por essas aldeias onde nao se alteraram as fachadas e estruturas.. tudo depende do que vc pretende fazer
  4.  # 4

    Faz como os outros, faz obras e pronto.
    Concordam com este comentário: RickyFernandes
  5.  # 5

    licenciar tambem não é um bicho papão
    Concordam com este comentário: ADROatelier
  6.  # 6

    Os projectos e licenciamentos , não existem só por que sim … existem para garantir a segurança de quem constrói e de quem la vai viver , isso dá trabalho e trabalho custa dinheiro.

    Não está a falar de uma simples renovação , é basicamente uma reconstrução de raiz, não há câmara que aceite esse tipo de pedidos, a não ser que seja um edifício de relevância histórico-cultural.
    Aliás a última vez que li sobre isso o incentivo até só ia até 500€ de deduções no IRS ( após obras concluídas ) e o imóvel já tinha de estar inserido em ARU, portanto só um louco é que cai nessa esparrela.
    .
    Se não percebe do assunto, mais vale estar quieto antes que se magoe e muito menos se meta em obras ilegais, que arranja aí um 31 que lhe sai bem mais caro.
    Para ajudar, ninguém aparece, mas quando é para denunciar parece a fila do pão.

    Não se chateie, trate da papelada para vender como está, com um pouco de sorte ainda lhe sobra uns tostões .
    • AMVP
    • 21 agosto 2022

     # 7

    A casa tem contrato de abastecimento de agua e eletrecidade?
  7.  # 8

    Colocado por: antonylemostem a certeza? vejo muitas reabilitações por essas aldeias onde nao se alteraram as fachadas e estruturas.. tudo depende do que vc pretende fazer


    a casa não tem portas , nem janelas. Nunca lhe conheci portas nem janelas. suponho que a dada altura tivessem sido de madeira. Ns Camara disseram-me logo que ao colocar portas de aluminio já seria alteração á fachada e requeria licenciamento. O telhado foi mudado no tempo do meu avô , mantiveram estrutura em madeira , mas telhas mais recentes, na camara disseram-me que essa estrutura já requeria projecto para a licenciar. e por aí fora...



    a questão aqui é que acho que devia haver o bom senso de tratando-se de uma pequena casa o custo dos projectos devia ser mais razoável, mas não estão a pedir-me valores iguais ou parecidos a uma moradia nova que fiz á 10 anos com quase 200 m2. porque eu queria mesmo legalizar aquilo e ter um projecto bonitinho para fazer uma coisa engraçada, mas se vou gastar mais em projectos e licenças do que na obra mais vale estar quieto e deixar o problema para os meu netos
  8.  # 9

    Colocado por: AMVPA casa tem contrato de abastecimento de agua e eletrecidade?


    nada. a casa não tem nada. por isso é que tinha que ser projecto de tudo e mais alguma coisa. Já me aconselharam a fazer uma anexação á casa dos meus pais que é contigua aquela , para usar as mesmas ligações de água , luz e esgotos. Mas continuava com outros problemas. Mas casos como o meu conheço muitos . É frustante.
  9.  # 10

    Colocado por: marco1licenciar tambem não é um bicho papão


    não é um bicho papão mas custa muito dinheiro e muito tempo. Só para se ter noção , eu fui á camara para pedir opinioes de como proceder e andei durante 4 dias de gabinete em gabinete sempre a explicar repetidamente a situação até chegar a um técnico do urbanismo que falou falou e não disse quase nada, e no final para resumir só disse que o melhor era mesmo um arquitecto.
    Concordam com este comentário: treker666
  10.  # 11

    Colocado por: Quilleute
    .
    Se não percebe do assunto, mais vale estar quieto antes que se magoe e muito menos se meta em obras ilegais, que arranja aí um 31 que lhe sai bem mais caro.
    Para ajudar, ninguém aparece, mas quando é para denunciar parece a fila do pão.

    Não se chateie, trate da papelada para vender como está, com um pouco de sorte ainda lhe sobra uns tostões .



    para o que é preciso fazer eu sei fazer. Basicamente é canalização e pladur e eu trabalhei nisso bastante tempo . E até podia arranjar um empreiteiro para fazer e na verdade chamei lá 3 para me darem orçamento e nenhum quis dar. Porque é uma obra pequena e com acessos complicados . Logo poucos são os que se interessam por esses biscates, e os que se interessam não têm alvará, logo ia dar no mesmo.

    E vender não quero vender.
  11.  # 12

    Colocado por: RickyFernandesquestão aqui é que acho que devia haver o bom senso de tratando-se de uma pequena casa o custo dos projectos devia ser mais razoável

    Os custos de projecto não são tabelados, logo tem de procurar quem faça mais barato. Aqui pela minha zona arranja quem faça projectos deade 2500euros até 10.000 ou mais, é uma questão de procurar. Sim vivemos num país cheio de burocracia, tem de se procurar até encontrar algo dentro do orçamento que procura ou então, ajustar o orçamento.
  12.  # 13

    Colocado por: RickyFernandesa questão aqui é que acho que devia haver o bom senso de tratando-se de uma pequena casa o custo dos projectos devia ser mais razoável
    o trabalho que dá fazer um projecto pequeno pode ser e muitas vezes é mais difícil e complicado que fazer um projecto grande de raiz. o preço nao tem nada a ver com o tamanho.
    de resto ...
    ao colocar portas de aluminio já seria alteração á fachada e requeria licenciamento. O telhado foi mudado no tempo do meu avô , mantiveram estrutura em madeira , mas telhas mais recentes, na camara disseram-me que essa estrutura já requeria projecto para a licenciar. e por aí fora...
    nada disso requer licenciamento... ?!
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, fernandoFerreira
  13.  # 14

    Colocado por: RickyFernandesPerdoem-me este desabafo,


    Está perdoado. Tem muita razão no que escreve. O processo deveria ser muito mais simples. Se você volta a colocar janelas de madeira, mantendo a forma da casa e volumetria, não precisa de projectos. Faz apenas remodelação interior e está.

    Agora, como precisa de legalizar/registar a casa, tem que fazer certos desenhos na mesma (às vezes dá mais trabalho desenhar o que existe, que desenhar de raíz), também pode agradecer aos antigos proprietários que nunca quiseram saber. O RGEU vigora há mais de 70 anos. Ninguém teve tempo?

    Metade das complicações advém muitas vezes de candongas ou facilitismos de outrora. Você pode atalhar, a fatura fica para o seu herdeiro... Conheço um exemplo dum Sr. na minha familia que continua a receber a conta da luz e água em seu nome, 40 anos depois de morto... não há vontade de mexer com papeis.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RickyFernandes
  14.  # 15

    Colocado por: N Miguel Oliveiracontinua a receber a conta da luz e água em seu nome, 40 anos depois de morto


    Isso é que é ser um cliente fiel. Se esse senhor mesmo nessas condições nunca falhou um pagamento, acho que devia ter direito a um desconto por antiguidade :D
  15.  # 16

    Colocado por: N Miguel OliveiraConheço um exemplo dum Sr. na minha familia que continua a receber a conta da luz e água em seu nome, 40 anos depois de morto... não há vontade de mexer com papeis.


    Na altura em que a minha avó faleceu, o contrato de telefone estava no nome dela e os meus pais pediram para cancelar o contrato porque a senhora havia falecido e ninguém estaria interessado em alterar a titularidade. A resposta dos senhores da operadora, repetida exaustivamente pela telefonista foi que teria de ser o próprio a pedir o cancelamento do contrato (!?!) O meu pai pediu educadamente que enviassem alguém ao cemitério para obter essa informação à minha avó (História verídica).
    Se calhar é por isso que ainda existem contratos em nome de falecidos e em vigor 😅😅
  16.  # 17

    Com a habilitação de herdeiros o cabeça de casal, pode cancelar os contratos e o resto das burocracias.

    O problema é que muitos nem a habilitação de herdeiros fazem.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, A. Madeira
  17.  # 18

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    Está perdoado. Tem muita razão no que escreve. O processo deveria ser muito mais simples.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:RickyFernandes

    Obrigado pelas palavras. Na verdade já esperava todas as críticas, e é normal que os arquitectos queiram defender a sua dama. Mas tem que se ver que grande parte dos gabinetes nem está interessado neste tipo de trabalhos. A casa em questão está entalada entre 3 casas. Mais de 80 % de paredes estão tapadas pelas outras casas. Visível da rua só está a porta para o rés do chão e é basicamente a porta e mais 1m2 de parede. Ou seja não é uma obra que enriqueça o portfólio de ninguém. A prova é que chamei lá um arquitecto da zona que conhece a casa e disse logo que não podia, mas deu me o número de outro colega. Liguei lhe e ficou de ir ver a obra mas nunca lá apareceu. Entretanto pedi opinião a um arquitecto meu familiar que está emigrado que me disse que facilmente gastaria 6 ou 7 mil euros dependendo dos requisitos da câmara e mandou me falar com a câmara primeiro. Falei então com um técnico do urbanismo que não quis falar do caso em particular mas no geral o melhor seria eu contactar um arquitecto. Os próprios empreiteiros não lhe cheira a obra.
    Resumindo. A lei é obtusa e casos pequenos como este são tabelados pela regra geral. E convenhamos que não era por eu fazer umas divisões em pladur e colocar janelas de alumínio que ia pôr a segurança ou o urbanismo em causa
  18.  # 19

    Colocado por: RickyFernandese é normal que os arquitectos queiram defender a sua dama.
    nao se trata disso. trata-se de trabalho.

    já agora. isso fica onde?

    Colocado por: RickyFernandesE convenhamos que não era por eu fazer umas divisões em pladur e colocar janelas de alumínio que ia pôr a segurança ou o urbanismo em causa
    volto a referir que nada disso requer licenicamento. é uma simples comunicação
  19.  # 20

    Colocado por: RickyFernandesA lei é obtusa

    No fundo, também temos que compreender que a lei é genérica. Felizmente não se baseia num caso particular. É preciso verificar caso a caso, e bem. Agora os processos deveriam ser simplificados sim.

    Colocado por: RickyFernandesOu seja não é uma obra que enriqueça o portfólio de ninguém.

    Nem é tanto por aí, o problema dos "berbicachos" como o seu, é que por vezes têm coisas que são ilegais. E não é apelativo para um Arquitecto, pois tem que andar ali a justificar (o que por vezes é uma mera candonga) e entrar numa guerra que não é a sua. O que pode levar a correções aos projectos, reuniões extraordinárias na câmara etc. É chato, pouco apelativo e ainda trás confusões. É caro para o cliente, e pode sê-lo para o Arquitecto também. Por vezes é ingrato, pois o cliente acha que "devia ser fácil", afinal o vizinho também fez...
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira, fagulhas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RickyFernandes
 
0.0217 seg. NEW