Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 341

Colocado por: WarrenGCuriosamente as mesmas pessoas que se queixam que essas empresas têm lucros excessivos desconhecem que qualquer pessoa pode comprar ações nessas empresas , tornarem-se também donos e receberem parte dos lucros como dividendos ad eternum. Em vez disso preferem esgotar festivais a preços exorbitantes.

o problema é ter dinheiro para as comprar
    • AMVP
    • 9 setembro 2022

# 342

Colocado por: HAL_9000

Olhe, pq nao se preocupa com isto?
    https://eco.sapo.pt/2022/09/09/greve-na-infraestruturas-de-portugal-desconvocada/

Possivelmente, nao vai entender agora mas nao se esqueca que em 2022 alguem o alertou.
    • sltd
    • 9 setembro 2022

# 343

Colocado por: ferreiraj125

o problema é ter dinheiro para as comprar

Hoje em dia até podes comprar frações. Não é por não ter €.
    É mais a mentalidade. Nos USA é normal investir em ações e fundos.
    Por cá é só imobiliário, o que contribui para o aumento exorbitante de preços.
  2.  # 344

Colocado por: AMVP
    E faz mt bem. Os maiores sucessos. Ate pq la fora a vida é facil e as pessoas nao necessitam de ter mais do que um emprego, com o seu unico emprego conseguem comprar casas de sonho, carro para todas as deslocacoes, ir ao restaurante frequentemente, ir ao cafe conviver, etc, etc
    Já fui emigrante durante 2 anos, pelo que dispenso a lição de moral. Sei exactamente a diferença de poder de compra num lado e noutro, e sim 1 emprego dá. Se voltei é porque, mesmo ganhando muito menos, gosto do sol e da família que só encontro aqui. Mas se a solução para permanecer for 2 empregos, então já não se aproveita a parte boa. Entende? A solução não pode ser só trabalhar para pagar contas. Se tiver que trabalhar 12, 14h por dia, que seja para ganhar dinheiro.
  3.  # 345

Colocado por: AMVP
    Olhe, pq nao se preocupa com isto?
    https://eco.sapo.pt/2022/09/09/greve-na-infraestruturas-de-portugal-desconvocada/

Possivelmente, nao vai entender agora mas nao se esqueca que em 2022 alguem o alertou.
    ? A greve foi desconvocada, preocupo-me com o que?

A minha preocupação é sempre garantir 2 vias de transporte público completamente distintas para o trabalho. Em vez de ter um mãos com os horários, tenho um mapa com as greves.
  4.  # 346

Eu tenho uma opinião contraria à maioria: acho que o estado não deve apoiar quem tem credito habitação.
    Apoiar quem comprou com CH é subsidiar a propiedade de um bem imobiliário que a pessoa pode depois vender com mais-valias. Isso é subsídio ao lucro. Eu sei que é complicado dizer isto porque efectivamente as pessoas precisam de ter um lugar para viver, mas ao mesmo tempo também não se pode dar subsídio para o lucro.

Limitar o aumento de rendas a 2%, se bem não é justo para senhorios, não é a mesma coisa que subsidiar lucro.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  5.  # 347

Colocado por: HAL_9000Como é que concilia por exemplo 8h + 4h + tempo nos transportes com a existência de uma família?

É que o segundo emprego, não pode ser como em alguns sectores da FP em que ao mesmo tempo estão a trabalhar em 2 sítios. Na maior parte dos casos as pessoas têm mesmo de estar lá no primeiro e segundo emprego. É possível? É. É próprio de país de terceiro mundo? Também.

Nos países nórdicos com um part-time conseguem orientar a vida, nós por cá falamos em 2º emprego.

Tirando os médicos quem é que na FP faz isso? Fiquei curioso
  6.  # 348

Colocado por: JCoimbraTirando os médicos quem é que na FP faz isso?
    Conheço outros casos sem ser os médicos nos hospitais (nutricionistas p ex.) e ainda arquitetos nas câmaras Municipais.

Contudo quando escrevi isso pensei efetivamente em alguns médicos.

Colocado por: palmstrokeApoiar quem comprou com CH é subsidiar a propiedade de um bem imobiliário que a pessoa pode depois vender com mais-valias. Isso é subsídio ao lucro.
    Como se o estado não fosse buscar nada dessas mais valias.....Além do mais um cidadão não precisava de adquirir propriedade se o estado investisse o dinheiro dos nossos impostos (cuja carga é das mais elevadas da UE) em habitação pública para arrendamento a preço condizente com o poder de compra. Quantos focos daria para construir com 4000 000 000 euros que foram investidos numa companhia falida que agora andam a ver se alguém lhe pega?
    • Faja
    • 10 setembro 2022

# 349

Colocado por: palmstrokeEu tenho uma opinião contraria à maioria: acho que o estado não deve apoiar quem tem credito habitação.
    Apoiar quem comprou com CH é subsidiar a propiedade de um bem imobiliário que a pessoa pode depois vender com mais-valias. Isso é subsídio ao lucro. Eu sei que é complicado dizer isto porque efectivamente as pessoas precisam de ter um lugar para viver, mas ao mesmo tempo também não se pode dar subsídio para o lucro.

Limitar o aumento de rendas a 2%, se bem não é justo para senhorios, não é a mesma coisa que subsidiar lucro.

Pode vender com lucro e nao pode ser obrigado a vender com prejuizo?
  7.  # 350

Colocado por: sltd

E os dividendos que recebes também são uma fração.

Na prática, a maioria dos portugueses não consegue poupar dinheiro suficiente para comprar uma parte significativa de qualquer empresa.
    • AMG1
    • 10 setembro 2022

# 351

Colocado por: ferreiraj125

E os dividendos que recebes também são uma fração.

Na prática, a maioria dos portugueses não consegue poupar dinheiro suficiente para comprar uma parte significativa de qualquer empresa.

Nem a maioria dos americanos, se excluirmos os profissionais da bolsa e 9s seus "patrões" ou seja os grandes fundo, que se estao borrifando para as empresas e para tudo o que ela representam para além do lucro, os restantes "investidores" nao passam de palermas que ciclicamente perdem boa parte, quando nao tudo o que lá meteram.
    A diferença e que a atividade de investidor esta muito mais evoluida do que na europa, mais complexa, mas nao necessariamente mais benefica para os pequenos investidores.
    Para alem disso, vai-me perdoar, mas imaginar que os pequenos investidores compram ações em bolsa por causa dos dividendos e no minimo de uma enorme ingenuidade. Isso é tema para os grandes que mandam nas administrações, os outros andam só ao cheiro das mais valias, mas na maior parte das vezes nem as cheiram, isto quando nao perdem capital.
    O fenomeno dos pequenos investidores está muito estudado nos USA, por isso mesmo a maioria deles nem investe diretamente em ações, mas em fundos cujo risco é muito mais calculado.
  8.  # 352

https://eco.sapo.pt/2022/09/11/bundesbank-espera-mais-subidas-significativas-das-taxas-de-juro/

Há uma coisa que não percebo, esta inflação até ver está a gerar lucros extraordinários em 3 areas:
    - Nas energéticas (com as empresas de combustíveis à cabeça).
    - Nos cadeias de supermercados
    - Na banca.

São áreas onde não dá para cortar muito no consumo, se não vejamos:
    -As pessoas não podem deixar de usar o carro (os nossos transportes públicos em termos de cobertura nacional, e de funcionamento deixam muito a desejar- ex.Todos os dias demoro 1h30min para cada lado, para fazer 40km). Também não podem viver sem eletricidade, sobretudo numa época em que se eletrificou tudo, desde o fogão ao carro.
    - As pessoas não podem deixar de comer, podem controlar quantidades, e comprar tudo de marca branca, mas não podem deixar de comer
    - As pessoas não podem deixar de pagar os seus créditos, ou passar a guardar o seu dinheiro dentro de um garrafão.

Logo são áreas que vão continuar a lucrar mais e mais independentemente do preço que as coisas tenham. Continuo sem perceber como é que a estratégia possa ser aumentar juros. Não seria mais eficaz tentar regular o mercado energético? Taxar lucros imorais que deviam reverter a favor de quem sustenta esses lucros?
    Eu nem sou tendencialmente de esquerda, mas está-se a tornar ridículo o aumento de preços que encontramos nos super semana, após semana.
  9.  # 353

Colocado por: sltd

Os preços das casas nos usa não aumentaram tão ou mais do que cá?
    • Sasapo
    • 11 setembro 2022 editado

# 354

Colocado por: HAL_9000https://eco.sapo.pt/2022/09/11/bundesbank-espera-mais-subidas-significativas-das-taxas-de-juro/

Há uma coisa que não percebo, esta inflação até ver está a gerar lucros extraordinários em 3 areas:
    - Na banca.

São áreas onde não para cortar muito no consumo, se não vejamos:
    -As pessoas não podem deixar de usar o carro (os nossos transportes públicos em termos de cobertura nacional, e de funcionamento deixam muito a desejar- ex.Todos os dias demoro 1h30min para cada lado, para fazer 40km). Também não podem viver sem eletricidade, sobretudo numa época em que se eletrificou tudo, desde o fogão ao carro.
    - As pessoas não podem deixar de comer, podem controlar quantidades, e comprar tudo de marca branca, mas não podem deixar de comer
    - As pessoas não podem deixar de pagar os seus créditos, ou passar a guardar o seu dinheiro dentro de um garrafão.

Logo são áreas que vão continuar a lucrar mais e mais independentemente do preço que as coisas tenham. Continuo sem perceber como é que a estratégia possa ser aumentar juros. Não seria mais eficaz tentar regular o mercado energético? Taxar lucros imorais que deviam reverter a favor de quem sustenta esses lucros?
    Eu nem sou tendencialmente de esquerda, mas está-se a tornar ridículo o aumento de preços que encontramos nos super semana, após semana.

Os lucros nas energéticas não está diretamente relacionado com a inflação alta, é mais o oposto, preço alto na energia (política falhada da Alemanha essencialmente) são uma das causas da inflação alta.
    A banca é que verdadeiramente ganha (directamente do aumento dos juros).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Hugo.
  10.  # 355

Colocado por: Sasaposão uma das causas da inflação alta.
    Sim são uma das causas da infalão alta, mas quanto mais alta a inflação maior será o seu lucro (efeito bola de neve). Daí eu ter falo em regular o mercado energético.

neste momento o barril de brent está ao mesmo preço que antes da guerra. E o preço do gasóleo está quê uns 30-40 cent mais caro (contabilizando os apoios estatais)?
  11.  # 356

Colocado por: HAL_9000Há uma coisa que não percebo, esta inflação até ver está a gerar lucros extraordinários em 3 areas:
    - Na banca.

E depois temos o Estado que ganha nos carrinhos todos...
    E nem precisa de criar novas taxas porque são os 1ºs a ganhar quando os preços aumentam. Depois vêm com uns pacotes da treta para enganar o pessoal.
  12.  # 357

Colocado por: HAL_9000Sim são uma das causas da infalão alta, mas quanto mais alta a inflação maior será o seu lucro (efeito bola de neve). Daí eu ter falo em regular o mercado energético.

Não necessariamente.

Colocado por: HAL_9000neste momento o barril de brent está ao mesmo preço que antes da guerra. E o preço do gasóleo está quê uns 30-40 cent mais caro (contabilizando os apoios estatais)

E não acontece o mesmo , mesmo quando a inflação está baixa? É o modus operandi do sistema dos combustíveis.
  13.  # 358

Colocado por: CarvaiE depois temos o Estado que ganha nos carrinhos todos...
    Facto, mas atenção que:

https://www.publico.pt/2022/09/11/politica/noticia/medina-governo-nao-procurar-brilharete-orcamental-2020139

Depois do barrete que enfiou aos reformados, e que a grande maioria nem sequer se vai aperceber, este gajo ainda vem dizer isto.
    Eu até poderia concordar com as medidas tomadas desde que este pessoal optasse por dizer a verdade, coisa que vão evitando.

Já quanto a taxar os lucros extraordinários já implementados pelo menos pela Alemanha, Reino Unido, Bélgica, Espanha, Itália e Grécia, o Nosso guru das finanças diz:
    https://eco.sapo.pt/2022/09/10/escalada-de-precos-energeticos-nao-se-resolve-com-taxas-sobre-lucros-das-empresas/

A solução passa antes por dar uma esmola de um euro na conta da luz (depois de a europa andar a incentivar a transição da mobilidade fóssil para mobilidade elétrica).

Já agora os 100kwh, dão para: "Deco Proteste estima que um frigorífico a funcionar 24 horas por dia, uma máquina da louça e uma máquina da roupa, cada uma a fazer três lavagens por semana, uma televisão ligada quatro horas por dia e a iluminação da casa resultante de cinco lâmpadas com 10W de potência, durante seis horas por dia, são suficientes para alcançar um consumo de 99,08 kWh por mês."

Portanto nada de andar a carregar o carro em casa, tomar banho com bombas de calor, cozinhar a eletricidade, etc. etc
  14.  # 359

Colocado por: SasapoNão necessariamente.
    Esperemos pelos próximos resultados operacionais das energéticas para ver a enorme quebra de lucros.
  15.  # 360

Não percebi a parte dos supermercados e os bancos ganharem..

Explique-me lá!

Colocado por: HAL_9000https://eco.sapo.pt/2022/09/11/bundesbank-espera-mais-subidas-significativas-das-taxas-de-juro/

- Na banca.

São áreas onde não dá para cortar muito no consumo, se não vejamos:

0.1403 seg. NEW