Colocado por: WarrenGCuriosamente as mesmas pessoas que se queixam que essas empresas têm lucros excessivos desconhecem que qualquer pessoa pode comprar ações nessas empresas , tornarem-se também donos e receberem parte dos lucros como dividendos ad eternum. Em vez disso preferem esgotar festivais a preços exorbitantes.
Colocado por: HAL_9000
Colocado por: ferreiraj125
o problema é ter dinheiro para as comprar
Colocado por: AMVPJá fui emigrante durante 2 anos, pelo que dispenso a lição de moral. Sei exactamente a diferença de poder de compra num lado e noutro, e sim 1 emprego dá. Se voltei é porque, mesmo ganhando muito menos, gosto do sol e da família que só encontro aqui. Mas se a solução para permanecer for 2 empregos, então já não se aproveita a parte boa. Entende? A solução não pode ser só trabalhar para pagar contas. Se tiver que trabalhar 12, 14h por dia, que seja para ganhar dinheiro.
E faz mt bem. Os maiores sucessos. Ate pq la fora a vida é facil e as pessoas nao necessitam de ter mais do que um emprego, com o seu unico emprego conseguem comprar casas de sonho, carro para todas as deslocacoes, ir ao restaurante frequentemente, ir ao cafe conviver, etc, etc
Colocado por: AMVP? A greve foi desconvocada, preocupo-me com o que?
Olhe, pq nao se preocupa com isto?
https://eco.sapo.pt/2022/09/09/greve-na-infraestruturas-de-portugal-desconvocada/
Possivelmente, nao vai entender agora mas nao se esqueca que em 2022 alguem o alertou.
Colocado por: HAL_9000Como é que concilia por exemplo 8h + 4h + tempo nos transportes com a existência de uma família?
É que o segundo emprego, não pode ser como em alguns sectores da FP em que ao mesmo tempo estão a trabalhar em 2 sítios. Na maior parte dos casos as pessoas têm mesmo de estar lá no primeiro e segundo emprego. É possível? É. É próprio de país de terceiro mundo? Também.
Nos países nórdicos com um part-time conseguem orientar a vida, nós por cá falamos em 2º emprego.
Colocado por: JCoimbraTirando os médicos quem é que na FP faz isso?Conheço outros casos sem ser os médicos nos hospitais (nutricionistas p ex.) e ainda arquitetos nas câmaras Municipais.
Colocado por: palmstrokeApoiar quem comprou com CH é subsidiar a propiedade de um bem imobiliário que a pessoa pode depois vender com mais-valias. Isso é subsídio ao lucro.Como se o estado não fosse buscar nada dessas mais valias.....Além do mais um cidadão não precisava de adquirir propriedade se o estado investisse o dinheiro dos nossos impostos (cuja carga é das mais elevadas da UE) em habitação pública para arrendamento a preço condizente com o poder de compra. Quantos focos daria para construir com 4000 000 000 euros que foram investidos numa companhia falida que agora andam a ver se alguém lhe pega?
Colocado por: palmstrokeEu tenho uma opinião contraria à maioria: acho que o estado não deve apoiar quem tem credito habitação.
Apoiar quem comprou com CH é subsidiar a propiedade de um bem imobiliário que a pessoa pode depois vender com mais-valias. Isso é subsídio ao lucro. Eu sei que é complicado dizer isto porque efectivamente as pessoas precisam de ter um lugar para viver, mas ao mesmo tempo também não se pode dar subsídio para o lucro.
Limitar o aumento de rendas a 2%, se bem não é justo para senhorios, não é a mesma coisa que subsidiar lucro.
Colocado por: sltd
Hoje em dia até podes comprar frações. Não é por não ter €.
É mais a mentalidade. Nos USA é normal investir em ações e fundos.
Por cá é só imobiliário, o que contribui para o aumento exorbitante de preços.
Colocado por: ferreiraj125
E os dividendos que recebes também são uma fração.
Na prática, a maioria dos portugueses não consegue poupar dinheiro suficiente para comprar uma parte significativa de qualquer empresa.
Colocado por: sltd
Hoje em dia até podes comprar frações. Não é por não ter €.
É mais a mentalidade. Nos USA é normal investir em ações e fundos.
Por cá é só imobiliário, o que contribui para o aumento exorbitante de preços.
Colocado por: HAL_9000https://eco.sapo.pt/2022/09/11/bundesbank-espera-mais-subidas-significativas-das-taxas-de-juro/
Há uma coisa que não percebo, esta inflação até ver está a gerar lucros extraordinários em 3 areas:
- Nas energéticas (com as empresas de combustíveis à cabeça).
- Nos cadeias de supermercados
- Na banca.
São áreas onde não para cortar muito no consumo, se não vejamos:
-As pessoas não podem deixar de usar o carro (os nossos transportes públicos em termos de cobertura nacional, e de funcionamento deixam muito a desejar- ex.Todos os dias demoro 1h30min para cada lado, para fazer 40km). Também não podem viver sem eletricidade, sobretudo numa época em que se eletrificou tudo, desde o fogão ao carro.
- As pessoas não podem deixar de comer, podem controlar quantidades, e comprar tudo de marca branca, mas não podem deixar de comer
- As pessoas não podem deixar de pagar os seus créditos, ou passar a guardar o seu dinheiro dentro de um garrafão.
Logo são áreas que vão continuar a lucrar mais e mais independentemente do preço que as coisas tenham. Continuo sem perceber como é que a estratégia possa ser aumentar juros. Não seria mais eficaz tentar regular o mercado energético? Taxar lucros imorais que deviam reverter a favor de quem sustenta esses lucros?
Eu nem sou tendencialmente de esquerda, mas está-se a tornar ridículo o aumento de preços que encontramos nos super semana, após semana.
Colocado por: Sasaposão uma das causas da inflação alta.Sim são uma das causas da infalão alta, mas quanto mais alta a inflação maior será o seu lucro (efeito bola de neve). Daí eu ter falo em regular o mercado energético.
Colocado por: HAL_9000Há uma coisa que não percebo, esta inflação até ver está a gerar lucros extraordinários em 3 areas:
- Na banca.
Colocado por: HAL_9000Sim são uma das causas da infalão alta, mas quanto mais alta a inflação maior será o seu lucro (efeito bola de neve). Daí eu ter falo em regular o mercado energético.
Colocado por: HAL_9000neste momento o barril de brent está ao mesmo preço que antes da guerra. E o preço do gasóleo está quê uns 30-40 cent mais caro (contabilizando os apoios estatais)
Colocado por: CarvaiE depois temos o Estado que ganha nos carrinhos todos...Facto, mas atenção que:
Colocado por: SasapoNão necessariamente.Esperemos pelos próximos resultados operacionais das energéticas para ver a enorme quebra de lucros.
Colocado por: HAL_9000https://eco.sapo.pt/2022/09/11/bundesbank-espera-mais-subidas-significativas-das-taxas-de-juro/
Há uma coisa que não percebo, esta inflação até ver está a gerar lucros extraordinários em 3 areas:
- Na banca.
São áreas onde não dá para cortar muito no consumo, se não vejamos:
-As pessoas não podem deixar de usar o carro (os nossos transportes públicos em termos de cobertura nacional, e de funcionamento deixam muito a desejar- ex.Todos os dias demoro 1h30min para cada lado, para fazer 40km). Também não podem viver sem eletricidade, sobretudo numa época em que se eletrificou tudo, desde o fogão ao carro.
- As pessoas não podem deixar de comer, podem controlar quantidades, e comprar tudo de marca branca, mas não podem deixar de comer
- As pessoas não podem deixar de pagar os seus créditos, ou passar a guardar o seu dinheiro dentro de um garrafão.
Logo são áreas que vão continuar a lucrar mais e mais independentemente do preço que as coisas tenham. Continuo sem perceber como é que a estratégia possa ser aumentar juros. Não seria mais eficaz tentar regular o mercado energético? Taxar lucros imorais que deviam reverter a favor de quem sustenta esses lucros?
Eu nem sou tendencialmente de esquerda, mas está-se a tornar ridículo o aumento de preços que encontramos nos super semana, após semana.