Colocado por: AMVPAh, mas os economistas fazem calculos, ah ah ahFazem? Essa Lagarde (cuja competência duvido seriamente) em janeiro alardeava que a inflação era passageira e que o futuro tinha arco-íris e campos de flores. Agora meteu na cabeça que tem de aumentar juros, aumenta juros. Quando fizer mer*da, vem dizer que fez mer*da e sente muito. E o ordenado dela esta garantido, faça ou não as contas.
Colocado por: HAL_9000Fazem? Essa Lagarde (cuja competência duvido seriamente)
Colocado por: HAL_9000Pelo menos por cá, já se sente os efeitos da subida dos juros na taxa de inflação.
Colocado por: HAL_9000Mas gostava que me explicasse como é que a subida de juros controla uma inflação provocada pelos elevados custos da energia, e não pela elevada procura?
Colocado por: HAL_9000Controla-a gerando miséria?
Colocado por: HAL_9000Não há outra maneira de controlar esta inflação?
Colocado por: HAL_9000Mas gostava que me explicasse como é que a subida de juros controla uma inflação provocada pelos elevados custos da energia, e não pela elevada procura? Controla-a gerando miséria?
Não há outra maneira de controlar esta inflação? Ou o ferreiraj125 tb só leu (como a maior parte dos economistas)a parte do livro em que dizia : inflação controla-se com subidas de juros. Ponto final parágrafo.
Colocado por: euReduzindo a procura.A inflação não é gerada por excesso de procura. No caso da alimentação só se toda a gente passar a comer menos (e verdade seja dita, tendo em conta o desperdício alimentar, há margem, o problema é que há famílias que não desperdiçam nada e têm a despensa vazia).
Colocado por: euSim.Ok, então assuma-se que a Europa vai ser a nova Africa em termos de qualidade de vida.
Colocado por: euConsegue pensar em alguma?Sei lá, a UE conseguir controlar o preço da energia de modo concertado. Se a OPEP consegue artificialmente aumentar o preço do crude, a UE não consegue estabelecer um limite para o preço da energia?
Colocado por: NTORIONInflação de outubroACIMA de 10%
Colocado por: NTORIONEntão para isso não precisamos de economistas nesta área, já todos sabemos a receita... o resultado logo se vê.
Colocado por: ferreiraj125Inflação volta a acelerar para 10,2% em outubro. É a mais alta desde maio de 1992
https://eco.sapo.pt/2022/10/28/inflacao-volta-a-acelerar-para-102-em-outubro-e-a-mais-alta-desde-maio-de-1992/
O problema é ter entidades a tomar as decisões necessarias livres de influencia politicas e interesses proprios.
Nós sabemos o que é preciso fazer, mas basta ver aqui que se quem tem credito habitação com taxa variavel mandasse mandavam logo parar os aumentos da taxa diretora.
Colocado por: HAL_9000
Mas gostava que me explicasse como é que a subida de juros controla uma inflação provocada pelos elevados custos da energia, e não pela elevada procura? Controla-a gerando miséria?
Não há outra maneira de controlar esta inflação? Ou o ferreiraj125 tb só leu (como a maior parte dos economistas)a parte do livro em que dizia : inflação controla-se com subidas de juros. Ponto final parágrafo.
Colocado por: Bragas VTemos que assumir as nossas decisões..Certo, até concordo consigo.
Colocado por: HAL_9000A inflação não é gerada por excesso de procura.
Colocado por: HAL_9000Sei lá, a UE conseguir controlar o preço da energia de como concertado. Se a OPEP consegue artificialmente aumentar o preço do crude, a UE não consegue estabelecer um limite para o preço da energia?
Colocado por: ferreiraj125
Já expliquei: Se temos inflação é porque existe excesso de oferta face à procura, seja porque há dinheiro a mais seja porque há oferta a menos, é relativo e irrelevante, a politica monetaria para baixar a inflação é a mesma.
Colocado por: buraburamonoainda bem que a subida de juros mais rápida da história está a resultar, como previsto.
e ainda bem que muita gente ainda acredita na narrativa.
Colocado por: ferreiraj125a politica monetaria para baixar a inflação é a mesma.Estude um pouco como é que Hitler subiu ao poder, e depois diga-me os resultados dessa " politica monetaria para baixar a inflação é a mesma.".
Colocado por: Bragas VA inflação é gerada pelo excesso de oferta face à procura?
Colocado por: eu
Não mexendo nas taxas de juro, qual é a alternativa para parar esta inflação?
Colocado por: HAL_9000Certo, até concordo consigo.
Uma vez que ninguém está a usar notas de 100 euros como acendalhas, nem vejo ninguém a atirar dinheiro ao mar, para onde está a ir o suposto excesso de liquidez que está no bolso das pessoas? Está a ser movimentado para as mãos de quem?
As tantas ainda se descobre que afinal não estamos todos no mesmo barco. Estamos é todos no mesmo mar, mas uns estão de bote, outros de boia, e os outros estão agora a adquirir o 4º iate.
Agora: "melhores casas da europa". Não acredito que nunca tenha saído de Portugal, é uma barbaridade. As nossas casas estão a ficar tão caras como as da europa, mas estão muito longe de estar entre as melhores (e sito tendo em conta apenas oque conheço).