Iniciar sessão ou registar-se
    • AMG1
    • 2 novembro 2022
    Colocado por: HAL_9000Mas por lá andaram a duplicar o salário mínimo. Não consta que na Europa, e em particular aqui no país dos pelintras tal tenha ocorrido.

    https://www.google.com/amp/s/www.tsf.pt/mundo/amp/biden-avanca-com-proposta-para-duplicar-o-salario-minimo-nos-eua-13298418.html


    Salário minimo federal nos estados unidos, $7,25/hora. Uma fortuna, talvez ainda haja alguns sitios onde paguem isso, pe, nos armanzens da Amazom, mas os estados que implementaram salario minimo, a maioria deles ja tem $15, valor que consta de uma recomendação do senado sob proposta do "Perigoso socualista" que dá pelo nome de Bernie Sanders
    • AMVP
    • 2 novembro 2022
    Colocado por: HAL_9000Mas por lá andaram a duplicar o salário mínimo. Não consta que na Europa, e em particular aqui no país dos pelintras tal tenha ocorrido.

    https://www.google.com/amp/s/www.tsf.pt/mundo/amp/biden-avanca-com-proposta-para-duplicar-o-salario-minimo-nos-eua-13298418.html

    Parece-me que ninguém no BCE está preocupado com isso, está é preocupado com a inflação e com a paridade do euro com o dólar, que já agora tb impacta na inflação.
    • AMVP
    • 2 novembro 2022
    ah, e segundo parece os players acreditam que a FED subirá as taxas de referência novamente em dezembro, mais 0,5% ou 0,75%, sinceramente não estou a ver que o BCE possam decidir de modo distintos, não digo isto com gosto mas é o que acredito objetivamente.
  1. A taxa euribor vai subir o que for necessário para meter a inflação em 2%, nem que isso dê em recessão
  2. Colocado por: AMVPParece-me que ninguém no BCE está preocupado com isso
    Até começar a contestação social a sério.

    Nem tenho a certeza que o BCE seja verdadeiramente independente. Obviamente esta-se a ca*gar se os portugueses conseguem ou não pagar a casa e comer pão, mas se forem franceses ou alemães a estrebuchar acho que a coisa pia mais fino.

    Já agora, até ver a política do BCE está a resultar que é um mimo, ainda este mês a inflação baixou una 2%.



    Colocado por: AMG1Salário minimo federal nos estados unidos, $7,25/hora. Uma fortuna,
    Seja como for duplicou, mais dinheiro em circulação e essas mantras todas que os economistas decoram do livro e depois debitam.
  3. Colocado por: xiripitiA taxa euribor vai subir o que for necessário para meter a inflação em 2%, nem que isso dê em recessão
    ou até rebentar com a economia europeia....não tenho grande crença que os senhores e a senhoras do BCE consigam identificar a taxa certa. Acho que quando se lembrarem de desapertar o mais provável é o paciente já estar morto.
  4. Colocado por: HAL_9000ou até rebentar com a economia europeia....não tenho grande crença que os senhores e a senhoras do BCE consigam identificar a taxa certa. Acho que quando se lembrarem de desapertar o mais provável é o paciente já estar morto.


    Os 2% estão nos objetivos e premissas do BCE, se não aumentarem os juros então vão importar inflação dos EUA.. agora é escolher qual é que querem.. rebentar a economia europeia? Mais do que já está? só Alemanha escapa, o resto anda tudo atolado em dívidas
    Concordam com este comentário: AMVP
  5. Colocado por: AMVPou 0,75

    Anunciaram hoje, mais 0.75% . Não sei se ficam por aqui.
    • ptuga
    • 2 novembro 2022 editado
    Eu submeti a papelada toda tanto para a abanca como para o bankinter, a meio da semana passada, ainda sob a premissa dos valores do mês de outubro.
    Vamos lá ver o que vem de lá...n tenho grandes esperanças que sejam às taxas anunciadas por aqui.
    Vamos aguardar...com tranquilidade como dizia o mister, pode ser que tenha sorte.
    • AMG1
    • 2 novembro 2022


    Nem tenho a certeza que o BCE seja verdadeiramente independente. Obviamente esta-se a ca*gar se os portugueses conseguem ou não pagar a casa e comer pão, mas se forem franceses ou alemães a estrebuchar acho que a coisa pia mais fino.

    Como disse um sr luxemburguês que foi presidente da comissão europeia: a França é a França!

    Seja como for duplicou, mais dinheiro em circulação e essas mantras todas que os economistas decoram do livro e depois debitam.

    Nao tem expressão nenhuma, quase ninguém ganha isso. O dobro continua a ser uma miséria e mesmo assim vamos ver se é mesmo aplicado, porque aquele sistema ...
    • AMVP
    • 2 novembro 2022
    Colocado por: HAL_9000mas se forem franceses ou alemães a

    Os alemães não sei, mas os franceses não têm problemas com a taxa de juro dos créditos habitação, são fixas. Tal como já referi aqui várias vezes, o governo deles atuou no pós crise financeira e tratou de que a taxa variável fosse a exceção, não a regra.

    Mas sim, a menos que lá escrevam outro valor, o BCE tem como objetivo uma inflação em 2%, e é isso que vão fazer. Mas mesmo que assim não fosse, a paridade face ao dólar é tb um elemento fundamental, se as taxas de juros sobem nos usa e não na europa o que acha que vai acontecer com o mercado de capitais? o que acha que os famosos mercados vão fazer?
    Sim, vamos viver pior? vamos. Se temos dimensão do retrocesso? penso que não!
    Concordam com este comentário: ferreiraj125
  6. Já existe algo de concreto acerca da suspensão temporária no decurso de 2023 da exigibilidade da comissão de amortização antecipada do crédito habitação? Será suspenso pra qualquer um ou isso dependerá de uma negociação com o próprio banco?
    • AMG1
    • 2 novembro 2022
    Colocado por: N Miguel Oliveira

    Certo. Ainda assim, não deixa de ser interessantíssimo a relação que têm com os imigrantes.
    Apesar das restrições de entrada que têm... e talvez porque 99% da população é ela própria originária de outras paragens (nem que seja de 2ª, 3ª, 4ª geração), são bastante mais abertos perante pessoas culturalmente diferentes. Apesar dos imensos problemas que têm, fazem com que todos tentem remar para o mesmo lado.
    Depois sofrem do problema dos países demasiado grandes.
    É verdade que em Portugal temos uma grande parte da população emigrada, na França, na Suíça, no Lux., na Alemanha, etc...
    No fundo nos USA também existe uma enorme parte na população que não vive no país (ou Estado norte-americano) onde nasceu.

    Um português na Suíça precisa dumas 2 ou 3h de voo para visitar os seus...
    Um norte-americano da costa Leste "emigrado" do outro lado, também precisa dumas 5, 6h de voo para visitar os seus.
    Então se vier do Alaska, do Hawai, ou daqueles Estados do interior (sem grande infraestrutura...) pior ainda.
    No entanto, um é emigrante (o português), o outro não...
    Por vezes é importante por as coisas em perspetiva.

    Idem para o Brasil (São Paulo/Rio vs o resto), a China, a Índia, Angola, México, Austrália, Canadá, Turquia, etc etc...

    Em Lisboa também não faltam "imigrantes", dos Açores, de Trás os Montes, do Alentejo... que ajudam também à festa da especulação dos preços das casas e afins...

    Isto para dizer que migrações sempre houve e sempre haverá. Não é preciso diabolizar a coisa.
    Isso de querer que os "seus" fiquem sempre por perto e debaixo da asa, já não é deste tempo...

    Agora sobre o país investir e dar educação a uma população que depois parte e alimenta outra economia, realmente não dá com nada.
    po

    Em geral concordo consigo, mas ainda assim aqui vão umas chegas.

    1. Os grandes paises tem desde sempre grandes mobilidades internas. As pessoas vão para onde há tabalho. Foi isso que aconteceu com as várias ondas de migração internas no USA. Desde os pioneiros para o oeste no sec XIX, até as mais recentees deslocações das novas industrias para alguns estados do sul, passando pela grande migração dos negros, depois do fim da escravatura, para os estados industriais do norte. Os USA são um país que sempre viveu com grande mobilidade. Ja o seu vizinho Canadá, apesar de grande tem outra historia.
    O facto é que para aquelas pessoas, ter de deixar de viver na costa do Atlântico e ir para a costa do pacifico (varias horas de avião) é completamente natural, para nós ir de Lisboa para o Porto já é um drama. Mas ha muitos paises europeus mesmo de media dimensão, sobretudo os mais industrializados onde também há grande tradição de mobilidade interna.
    Por cá, também convenhamos que nada ajuda a essa mobilidade, a começar pela aqui tão
    falada HPP.
    A verdade é que o mercado unico europeu ja deveria ter encontrado soluções para esbater muitos dos entraves que permanencem quanto a livre circulação de mão-de-obra, mas convenhamos, a questão linguistica nao ajuda e esse problema nao existe USA.
    Na europa ainda estamos a construir esse espaço comum. Repare que nas gerações mais novas e mais escolarizadas essa problema ja começa a ficar ultapassado. Depois vamos ter de nos convencer que se queremos mesmo caminhar para uma união europeia, nao podemos todos fazer tudo. Tem de haver alguma especialização sob pena de ser uma união muito pouco eficiente. Claro que para isso também tem de haver um orçamento comum e transferências efectivas de uns pontos para outros.
    Imagine que nessa distribuição de especializações, Portugal ate podia ter um papel relevante na formação superior inicial e aí o nosso papel seria mesmo esse formar jovens europeus que estavam aqui uns anos e depois uns iam embora, outros ficavam e podiam ser portugueses espanhóis, franceses.... Se vir bem, em boa parte, é isso que acontece entre estados nos USA.
    Ou seja eu nao vejo qualquer problema que os nossos jovens se vão embora, muitos deles provavelmente ainda vao voltar. O nosso problema é nao ter possibilidade de atrair jovens de outros paises europeus que escolham viver aqui porque aqui encontram condições para desenvolver os seus projectos de vida.

    2. Quanto à ideia de que os americanos sao "naturalmente" abertos quando a aceitação do "estranho", nao podia estar mais em desacordo. Eles são é, em regra, muito educados e tendem a nao beliscar com o outro, mas na maior parte das vezes a sensação que tenho e que estao mesmo só a ser educados. Nada se aproxima dos USA!
    Estou naturalmente a generalizar e se nos ficarmos pelos estados do norte da costa leste e Califórnia, até tendo a concordar consigo, mas o resto...aquele sul é recista e xenófobo de uma forma que assusta qualquer europeu. O país do Trump e dos seus apoiantes também são USA.

    PS: nao acho que o impacto das migrações internas do alentejo ou de Trás-os-Montes, para Lisboa ou Porto se possam comparar a um Francês que vem para Portugal para pagar menos impostos, ou um americano que vive cá mas trabalha remotamente para uma empresa do seu país. Sao coisas muito diferentes e nem sequer concorrem para o mesmo mercado imobiliário.
  7. Colocado por: AMVPSim, vamos viver pior? vamos. Se temos dimensão do retrocesso? penso que não!
    continuo a dizer, a extrema direita anda para aí a derrubar portas por todo lado e parece que ninguém lhes dá atenção. Parece que nunca ninguém pegou num livro de historia. Cada vez mais acho que estamos a calcetar estradas muito perigosas.

    A ver vamos onde para o aumento dos juros, e como é que se vai sair da inevitável crise que se vai seguir.
  8. Colocado por: AMG1muitos deles provavelmente ainda vao voltar.
    já não voltam é jovens....

    Essa ideia de Portugal formador é interessante, se houver (mais) transferências dos outros países para Portugal, caso contrário quem cá fica a produzir algo de valor e a gerar riqueza? Se a ideia é sermos eternamente pobres, então está bem.
    • AMVP
    • 2 novembro 2022
    Olhe, penso que tera de reler a historia. O Hitler subiu ao poder por uma crise de inflacao incontrolavel, dai a aversao dos alemaes a inflacao elevada.
    Concordam com este comentário: eu
  9. Colocado por: AMVPpor uma crise de inflacao incontrolavel,
    não foi a inflação, foi a miséria e a perda de qualidade de vida que é o que a Europa está a oferecer aos poucos aos seus cidadãos. A subida de juros só vai controlar esta inflação quando já estivermos todos na miséria.
    Está inflação não teve origem num sobreaquecimento de procura. Usar a mesma receita para para problemas de origem distinta? Acho que não vai correr bem. Mas daqui a 4-5 anos cá estaremos para ver o resultado desta estratégia no crescimento da extrema direita. Ficarei feliz se puder reconhecer que estou errado.
    • AMVP
    • 2 novembro 2022
    Colocado por: HAL_9000não foi a inflação, foi a miséria e a perda de qualidade de vida que é o que a Europa está a oferecer aos poucos aos seus cidadãos. A subida de juros só vai controlar esta inflação quando já estivermos todos na miséria.
    Está inflação não teve origem num sobreaquecimento de procura. Usar a mesma receita para para problemas de origem distinta? Acho que não vai correr bem. Mas daqui a 4-5 anos cá estaremos para ver o resultado desta estratégia no crescimento da extrema direita. Ficarei feliz se puder reconhecer que estou errado.

    Como queira. A inflacao descontrolar costuma trazer prosperidade a populacao.
    Concordam com este comentário: eu
  10. Colocado por: AMVP
    Como queira. A inflacao descontrolar costuma trazer prosperidade a populacao.
    Não questiono isso. Mas Hitler chegou ao poder mais de 10 anos depois de o período de hiperinflação ter terminado.A pobreza profunda em que o País caiu teve mais a ver com a recessão e explosão do desemprego que acompanhou a Grande Depressão do início dos anos 30, fazendo com que o Hitler tenha chegado ao poder na verdade após um período de deflação.
    • AMVP
    • 2 novembro 2022
    Bom, o resultado disto tudo é que pouco ou nada podemos fazer quanto ao bce. Quem entende que o governo portugues deveria apoiar as familias pq nao faz o exercicio de identificar coisas concretas onde poderia haver poupanças, mas antes que a despesa seja assumida contratualmente.
    Ja alguem olhou seriamente para o oe? Olhem eu nao, aquilo deixa - me doente é mais irritada ainda, mas assumo isso.
    Ja foram ver os ministerios onde ha mais dinheiro alocado e sobretudo a trajetoria dos gastos nos ultimos anos? Mais uma achega, depois de os identificarem vejam como tem crescido o numero de trabalhadores é relacionem com a atividade prestada. Suspeito que se fizerem isto terao surpresas e tal, talvez, suspeitem que andam a ser enganados é alguem deveria de explicar o que anda a fazer, e nao sao só os governantes.
    Concordam com este comentário: HAL_9000
 
1.0714 seg. NEW