Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Uma dúvida: o BCE tem a taxa em 1.25 mas a Euribor a 12 meses já vai no dobro. Alguém me consegue esclarecer qual o motivo de estar já ao dobro?
  2.  # 2

    Colocado por: CL1990Alguém me consegue esclarecer qual o motivo de estar já ao dobro?
    a Euribor a 12 meses é isso mesmo uma previsão da taxa para daqui a 12 meses, se a tendência é de subida....

    Depoi, a taxa do BCE é uma taxa de referência, e a Euribor é a taxa a que os 50 maiores bancos emprestam entre si. Geralmente está alinhada com a taxa de referência do BCE, mas no limite nem tem de estar.
  3.  # 3

    Colocado por: N Miguel OliveiraPenso precisamente no carro (ainda hoje vi um a arder até explodir na autoestrada), e no facto que de amanhã posso não estar aqui.
    Tu o que argumentou é interessante, e eu nem discordo de si em nada para dizer a verdade. Mas não existe só uma maneira de estar no mundo, e nem todos temos o mesmo background, ou vivemos nas mesmas zonas, daí a que fazendo uso de igual prudência se possam tomar decisões bastante distintas.

    Mas faço questão de contra-argumentar, porém não agora que está na hora de produzir. Logo mais voltarei ao tema.
    • hangas
    • 22 setembro 2022 editado

     # 4

    Colocado por: CL1990Uma dúvida: o BCE tem a taxa em 1.25 mas a Euribor a 12 meses já vai no dobro. Alguém me consegue esclarecer qual o motivo de estar já ao dobro?


    O que até nem é mau. Como já foi dito, a maturidade de 12 meses é o que o mercado acha que vai ser a taxa daqui a 12 meses. Se daqui a 12 só estiver nesses valores até é bem bom.

    Já há previsões que as taxas baixem ligeiramente até ao proximo verão.
    Isto porque os bancos centrais olham para os valores passados de inflação nos 3, 6 e 12 meses anteriores. Muitos analistas concordam que o pico da inflação já passou, e os dados atuais e reais já mostram isso.

    No entanto os bancos centrais como só olham para o retrovisor e não para a frente, só daqui por 6 a 12 meses é que vão anunciar todos contentes que a inflação já passou.

    https://twitter.com/garyblack00/status/1572684530972262400
      Screenshot 2022-09-22 at 11.20.46.png
  4.  # 5

    Colocado por: hangasJá há previsões que as taxas baixem ligeiramente até ao proximo verão.


    Onde viu essas previsões? Só vejo a dizerem que estará nos 5% muito em breve...
    • smart
    • 22 setembro 2022 editado

     # 6

    .
  5.  # 7

    Colocado por: smart

    hum
    para os creditos hipotecários, olhe só para os valores da taxa de referência do BCE.


    Não percebi? Tenho um CH com tx variável a 12 meses...
    • smart
    • 22 setembro 2022 editado

     # 8

    hum
    a taxa de referencia do BCE, acaba por influenciar o valor da cotação do indexante 3.6 ou 12meses, utilizado pelos bancos
    se uma não subir
    a outra estagna.
    já se começa a ver spreads anunciados de 0,85 e indexantes a 3 meses..
    peço desculpas se confundi
  6.  # 9

    Colocado por: smartjá se começa a ver spreads anunciados de 0,85 e indexantes a 3 meses


    Para a prestação ser mais baixa, certo?
    Concordam com este comentário: smart
  7.  # 10

    Colocado por: CL1990
    Para a prestação ser mais baixa, certo?
    Yup, assim como antes usavam o indexante a 12 meses para ser mais alta.

    Eu tb terei de ir ao banco tentar negociar spread eventualmente euribor. Mas como já levei a bordoada este mês,estou espectante para ver onde isto vai parar.

    Pense no pior cenário possível. Conseguia pagar o dobro da prestação durante um ano sem passar necessidade? Se sim, assuma que isso vai acontecer, e liberte um pouco essa tensão. Se não, vai passar (vamos todos) maus bocados nos próximos tempos.
  8.  # 11

    Colocado por: CL1990Onde viu essas previsões? Só vejo a dizerem que estará nos 5% muito em breve...


    Já tropecei nuns artigos com essa opinião, mas recentemente têm sido mais.

    Este de Julho já dizia o mesmo.
    https://www.cnbc.com/2022/07/01/fed-could-cut-interest-rates-in-2023-analysts-say-after-rate-hikes-this-year.html


    Isto não invalida que suba ainda mais, porque a olhar para o retrovisor o problema ainda não passou, logo vão ainda fazer mais alguns aumentos da taxa de referencia até final do ano. Acho que o FED tem previsto mais 2 aumentos até Dezembro.

    O BCE ainda anda a navegar mais a vista e não parece ter um calendário.


    Por isso é provável que o aconteça o mesmo que em 2008.. vamos subido a taxa para tentar travar o problema, mas a olhar para o retrovisor. Depois alguém dira em panico.. pera pera.. e inflação já passou.. estamos a entrar em recessão.. trava.. mete marcha-atras!
  9.  # 12

    A taxa de referência do BCE vai tocar os 3,5% acima disso é preciso big balls.

    Depois é aguardar que parte da inflação (a não causada por politica monetária) quebre para que em 2024 se possa iniciar a revisão em baixa.
  10.  # 13

    Colocado por: HAL_9000Yup, assim como antes usavam o indexante a 12 meses para ser mais alta.

    Eu tb terei de ir ao banco tentar negociar spread eventualmente euribor. Mas como já levei a bordoada este mês,estou espectante para ver onde isto vai parar.

    Pense no pior cenário possível. Conseguia pagar o dobro da prestação durante um ano sem passar necessidade? Se sim, assuma que isso vai acontecer, e liberte um pouco essa tensão. Se não, vai passar (vamos todos) maus bocados nos próximos tempos.


    As contas são essas, ou um pouco menos agressivas pela revisão mais rápida noutros indexantes. Mas a lógica será essa durante 12 meses aguento pagar o dobro...
  11.  # 14

    Colocado por: hangasPor isso é provável que o aconteça o mesmo que em 2008.. vamos subido a taxa para tentar travar o problema, mas a olhar para o retrovisor.
    A Europa ganhava muito mais em delinear uma estratégia concertada para reduzir o preço da energia. Aumentar os juros, tendo em conta o tipo de inflação que temos, só vai atirar os europeus para a miséria. Por exemplo, eu posso comer menos porque até tenho reservas abdominais, mas quanto a gastar menos energia, ou combustível já não dá, porque sempre fui apologista de uma vida frugal nesses campos. Será que há tanta gente a consumir em excesso? Talvez, não sei é se a contenção ao consumo vai travar a inflação, quando fazer uma simples garrafa de vidro está muito mais caro.

    Vistas bem as coisas, quem ganha com isto é a china e a India que andam a comprar energia por 2 patacos.

    Se a Europa não for forte na estratégia que adotar, qualquer dia são os Europeus a ir para os campos indianos apanhar fruta.
  12.  # 15

    Colocado por: HAL_9000Quem pede empréstimo para esse período, sinceramente é porque não tem grande alternativa.
    Não sei a sua idade, ou se ja tem casa própria. Mas se nos puder contar o segredo para conseguir ter uma casa para si e para a família, paga antes dos 50 anos, agradecemos. Isto tendo em conta que pertence à classe média em Portugal. i.e.- salário médio, não é herdeiro, não teve casa oferecida pelos pais (nem carro, nem casamento, nem essas coisas todas que alguns pais podem oferecer)? Qual é a alternativa?
    Emigrar e juntar algum? - Mas aí não fica cá ninguém para manter isto a andar
    Trabalhar mais, produzir mais, bater mais punho? Mas tem condições para isso? Ainda no ano passado a minha esposa ganhou um prémio de produtividade. Acredite ou não o Costa ficou com mais dinheiro que ela do referido prémio.


    Ainda que não seja dirigido a mim, posso falar de mim. Tenho 44 anos, casa paga e dois carros pagos, e os miúdos num colégio privado. Não há segredos: não houve heranças, ninguém me dá nada não roubo a ninguém. No entanto, ao contrário de muitos que conheço e vejo, vivo abaixo das minhas possibilidades. Sim, tenho desde que me doutorei um salário acima da média para Portugal (investigador) e vivi no estrangeiro onde ganhava um pouco melhor (se bem que com impostos mais pesados), mas o que sempre fiz foi ser poupado. Não quer com isto dizer que vivo ou vivi mal, NUNCA! Mas, por exemplo, compramos um carro em 2001 que, apesar dos quase 400.000 km, ainda anda sem dar chatices de maior e mantive-o. Trato eu dele, porque gosto de mecânica e porque poupo rios de dinheiro. Temos outros outro agora, mas sempre que possível meto kms (e areia da praia) no velho.
    Quando voltamos a Portugal com poupanças "jeitosas" não fomos comprar um T4 no centro de Coimbra e, mesmo dando-as de entrada, ainda ficar com um crédito para 20-30 anos; fomos para a periferia, compramos na mesma um apartamento grande, moderno e numa zona tranquila e pagamos logo quase tudo. Sim, demoramos 15-20 min a chegar ao colégio dos miúdos, mas também o demoram outros pais que vivem em zonas posh da cidade... Quando compramos carros novos foram carros que pudemos pagar também, e que consideraram o conforto, segurança, mas também economia. A minha Skoda Superb faz facilmente menos de 4L/100 em nacionais. Se podia ter um BMW série 5 ou Audi A6? Podia, comprava a crédito e ia pagando carro e juros, mas não me interessa carro melhor nem créditos e juros.

    Mas também, não fumo, não vou para cafés, não passo a vida a tomar pequeno almoço em pastelarias (como alguns que conheço, que devem ter 1/3 do meu salário ou menos mas não se inibem de lá passar as manhãs, e depois é "ai e tal que não chega para nada"...) não uso roupas caras, etc. Todos os meses vamos a um restaurante, conhecido ou para experimentar, todos os meses visitamos a família no Norte. Vivemos bem, mas em modéstia. Gerimos. E apostamos na educação dos miúdos. Prefiro pagar 700€ de colégio que de empréstimo de casa na cidade ou de carrão.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, *cc, Ruipsm
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vítor Magalhães
  13.  # 16

    Colocado por: HAL_9000A Europa ganhava muito mais em delinear uma estratégia concertada para reduzir o preço da energia. Aumentar os juros, tendo em conta o tipo de inflação que temos, só vai atirar os europeus para a miséria.

    Vistas bem as coisas, quem ganha com isto é a china e a India que andam a comprar energia por 2 patacos.

    Se a Europa não for forte na estratégia que adotar, qualquer dia são os Europeus a ir para os campos indianos apanhar fruta.


    Mas depois querem banir o nuclear... a não ser que venha a haver gás no beato, em madrid e por ai fora... não estou a ver...
    • smart
    • 22 setembro 2022 editado

     # 17

    hum..
    pior ainda
    há meses que xinns compram gás nos ruxsses e vendem á europa. facturando lucros
    lol
    não compreendo estas estrategias..
    entretanto para-se as centrais nucleares e fecha-se de carvão..
    qual é o objectivo desta politica kamikaze?
    https://valor.globo.com/mundo/noticia/2022/04/29/china-ignora-objees-s-sanes-contra-rssia-e-revende-gs-natural-para-europa.ghtml
    https://blocktrends.com.br/china-vende-excesso-de-gas-russo-a-europa/
    eles la sabem o que andam a fazer...
    • AMVP
    • 22 setembro 2022

     # 18

  14.  # 19

    Colocado por: hangasJá há previsões que as taxas baixem ligeiramente até ao proximo verão

    Tem a certeza? Os usa ainda ontem aumentaram mais 0.5% e já avisaram que vem mais aumentos durante o inverno, a Suécia aumentou 1% de uma só vez... Essas previsões parecem demasiado optimistas.
  15.  # 20

    Colocado por: SasapoTem a certeza?

    Tenho a certeza do que li, não tenho a certeza que vai acontecer :)

    Acho que ninguém tem.

    Mais um artigo com a mesma opiniao. E até tem um grafico que mostra o que era a previsão no inicio de cada trimestre e a actual a varios anos.

    https://www.morningstar.com/articles/1106505/why-we-expect-the-fed-to-cut-interest-rates-in-2023
 
0.2864 seg. NEW