Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Estou a comprar uma moradia nova com um protocolo do Totta onde se refere que para beneficiar de um determinado spread só posso financia 90% do valor da avaliação, por isso como estou a requerer 175.000 euros penso que a avaliação deverá ser no mínimo de 194.000 euros...

    Declarei no momento da simulação e aprovação do crédito que a avaliação deveria ser de 265.000 euros, pois os valores médios de avaliação naquela zona para moradias T5 ronda os 280.000 euros.

    No momento da avaliação (à noite de lanterna) o avaliador perguntou quanto precisava de avaliação e eu, na boa fé referi que estava apenas a pedir 175.000 euros mas que tinha dito na financeira que o valor seria de aproximadamente 265.000 euros ao que o avaliador acenou com a cabeça e disse "sim, sim".
    Pois é, o srº avaliador decidiu que o imóvel vale 229.000 euros e agra o Totta está a analisar se por ventura podem manter o spread pois o risco agora é maior...

    Uma questão se coloca, pois o valor da avaliação é no mínimo irónico já que a média de venda de casas naquela zona é de 290.000 euros, estando umas a 320.000 euros, e o meu vizinho comprou à 5 meses (no pico da crise) uma moradia por detrás da minha, mas que não é numa rua principal, tem menos uma casa de banho e de resto é igual à minha...ups, esqueci-me de uma coisa...tem 8 anos e a minha é nova.... a dele foi avaliada em 278.000 euros USADA com montes de obras para fazer, como por exemplo pintura geral pois até metia dó....

    Estarei a ser injustiçado pela sinceridade que tive com o avaliador?
    se pedir uma reavaliação poderei eu escolher a empresa e serei recersido do valor se ele for muito superior?

    por último, a empresa que avalia um imóvel novo, melhor por 50.000 euros mais baixo que um usado com 8 anos a necessitar de obras, não deveria ser punida judicialmente pelo incómodo provocado?

    Estou a entrar em panico
    Abraços
    •  
      FD
    • 19 janeiro 2010

     # 2

    Colocado por: NewworldEstarei a ser injustiçado pela sinceridade que tive com o avaliador?
    se pedir uma reavaliação poderei eu escolher a empresa e serei recersido do valor se ele for muito superior?

    Colocado por: Newworldnão deveria ser punida judicialmente pelo incómodo provocado?

    Vamos lá fazer uma brincadeira.

    Você tem aí 100€ consigo no bolso.
    Eu digo: "epá preciso de 100€ para gastar em pastilhas elásticas! Emprestas-me o dinheiro?"
    Você diz: "e como é que eu sei que mos devolves?"
    Eu: "dou-te aqui a minha bicla como garantia!"
    Você: "fosga-se mas a tua bicla vale praí 50€!"
    Eu: "não, não vale! Ó Tó, quanto é que vale a minha bicla?"
    Tó: "aí uns 70€..."

    Substitua a bicicleta pela casa, eu quero comprar uma casa, você é o banco e o Tó o avaliador. Percebe?

    Se você não concorda com a avaliação do "banco" (que é feita por outra empresa subcontratada) é simples:
    -> pede uma reavaliação
    -> muda de banco

    Processos, injustiças, sinceridades, escolher empresas avaliadoras e outras coisas não fazem muito sentido. Cada um é livre de gerir o seu negócio como entende.
    Se você não está satisfeito, tem um trunfo: muda. Isso é o melhor que pode fazer.
  2.  # 3

    Eu só não percebo uma coisa.

    Vc diz que precisa apenas de 175.000€
    Diz que para o totta lhe dar o crédito e o Spread especial vc precisa de pedir 90% da avaliação, e por isso diz que a avaliação devia ser de 194000€
    O Avaliador avalia em 229000€, ou seja bem acima do que dizia precisar, ou seja pela avaliação até devia conseguir negociar um spread mais baixo com o banco, pois não vai pedir os 90% mas sim menos.

    Mas logo a seguir diz que o babnco está a analisar novamente a coisa ... e que vc foi punido pela sinceridade que teve com o avaliador ... então ele resolveu-lhe o problema dos 90% e deixou-lhe uma margem ainda maior para negociar ...

    Não percebi o problema ...
    • VMC
    • 19 janeiro 2010

     # 4

    Os avaliadores são todos porreiros, fala-se um bocadinho e pelo meio da conversa perguntam sempre, como quem não quer a coisa, qual o valor da casa, e é esse o valor de referência para eles. Há cálculos, tabelas, índices, o que quiserem, mas o valor que lhe dizemos é sempre tido em conta.
    • KVG
    • 19 janeiro 2010

     # 5

    Colocado por: VMCOs avaliadores são todos porreiros, fala-se um bocadinho e pelo meio da conversa perguntamsempre, como quem não quer a coisa, qual o valor da casa, e é esse o valor de referência para eles. Há cálculos, tabelas, índices, o que quiserem, mas o valor que lhe dizemos é sempre tido em conta.


    Até podem ser porreiros, mas avaliam quase sempre por baixo.
  3.  # 6

    Para quem não percebeu o problema, ele basia-se na seguinte premissa.
    -O avaliador avalia 90.000 euros abaixo do valor de mercado.
    - o Banco agora diz que o valor de spread terá de ser reavaliado devido ao risco que é muito maior agora devido à avaliação fantástica
    - e o mexilhão é que se coça, pois já lá coloquei muito dinheiro, novas contas, cartões, domicialiações de todos os serviços, etc ... e afinal o banco diz que os tais 90% da avaliação é o máximo a financiar e não uma garantia de aprovação de crédito.

    Este ultimo item é curioso de se analisar pois o banco diz que o crédito está pré aprovado tendo em conta o rendimento dos titulares e a prevista avaliação do imóvel...contudo se o valor do imóvel for mais baixo que o previsto, aumentam a sua margem(spread) e assim já está garantida toda a operação de crédito, pois aumentando o meu esforço mensal, garantidamente o banco está seguro!!!! Será óbvio que aumentando o esforço do cliente o não incumprimento poderá surgir com mais facilidade...

    Acho que a unica forma será pedir uma reavaliação...contudo deverei suportar os custos de uma avaliação errada?
    Pois no próprio Banco já me garantiram que fizeram uma avaliação na mesma urbanização à 2 meses de um imóvel igual ao meu de 289.000 euros, mas que esse não pode servir de exemplo, pois cada imóvel é cada imóvel, apesar de a urbanização ter projectos todos iguais...
    abraços
  4.  # 7

    Caro Newworld,

    Visto que ja tem uma avalização, porque não se dirige a outras instituições bancárias, e pede uma simulação para o seu caso.

    Após essa pequena volta, vá ao seu banco e apresenta as simulações que lhe são mais favoráveis e informa que vai mudar de banco porque tem quem lhe apresente melhor proposta.

    Caso eles queiram negociar, entao é voce quem tem a faca e o queijo na mao.
  5.  # 8

    'Acho que a unica forma será pedir uma reavaliação...contudo deverei suportar os custos de uma avaliação errada?'

    Newworld, não peça reavaliação, peça antes reapreciação! São coisas distintas. Na primeira eles podem solicitar a uma outra empresa, na segunda, obrigatóriamente, mandam novamente a empresa que já lá esteve. Outra coisa, 95% das avaliações que os bancos dão aos clientes, não é o valor que o avaliador colocou, antes o valor que o banco arredonda, quase sempre para baixo (mais conveniente para eles) e raras as vezes, mas acontece, para cima. Eles são obrigados a fazê-lo e não lhe podem cobrar nada, ao invés da reavaliação!
    Estranho é terem-lhe dito para abrir a conta antes da aprovação final. Normalmente, a conta abre-se dias antes de se assinar as cartas de aprovação, para estas seguirem para o solicitador (se o requereu). Espero tê-lo ajudado de alguma forma.
    Saudações.
  6.  # 9

    Afinal por quanto é que vai comprar a casa?
  7.  # 10

    Cariissimo... apos as explicações, continuei sem perceber!!!! deve ser por ser um bocado loiro!!!!

    troque de banco!!!! é o melhor que pode fazer!!!!!

    estão a brincar consigo!!!! ou então não lhe querem fazer o crédito!!!

    Cumprimentos
    • Ed-l
    • 19 janeiro 2010

     # 11

    A casa vale aquilo que o mercado está disposto a pagar, no passado a banca queria vender dinheiro e andou a atirar areia para os seus próprios olhos acontece que quando o crédito mal parado na habitação começou a dar os seus sinais as hipotecas na maioria dos casos não cobriram o valor em dívida (subprime) agora gato escaldado da água fria têm medo, hoje o que a banca pretende são financiamentso onde a relação garantia/empréstimo seja maior tipo 50% isto claro que também impôe muitas das vezes um valor minímo para o finaciamento.
    Exemplo no barclays
    spread 0,35 para 200000,00€ financiamento e garantia 400000,00€ isto para o valor spread para aprovação é apreciado o rendimento dos compradores assim como a situação profissional.
  8.  # 12

    Colocado por: NewworldPara quem não percebeu o problema, ele basia-se na seguinte premissa.
    -O avaliador avalia 90.000 euros abaixo do valor de mercado.
    - o Banco agora diz que o valor de spread terá de ser reavaliado devido ao risco que é muito maior agora devido à avaliação fantástica
    - e o mexilhão é que se coça, pois já lá coloquei muito dinheiro, novas contas, cartões, domicialiações de todos os serviços, etc ... e afinal o banco diz que os tais 90% da avaliação é o máximo a financiar e não uma garantia de aprovação de crédito.


    Contnuo sem perceber ... peço desculpa.

    O banco sabe que vc só quer 175000€. O banco indicou e pré-aprovou um crédito com um spread que é X porque apnes teria de emprestar 90% do montande. Isso faz com que a avaliação do im+iovel tivesse de ser de 194.000€, o avaliador avaliou a casa em 229.000€, ou seja, acima do valor necessário para o banco lhe dar o tal spread ...

    Como é que o banco agora lhe diz que o valor da casa baixou e como tal o risco é maior? Se o valor da habitação relativamente ao empréstimo que vc vai fazer é menor que 90% ???

    Alguma coisa aqui me escapa, mas pelo que descreve parece-me que o problema não está no avaliador, mas sim no banco, que por algum otivo está a desistir de si ...
  9.  # 13

    Boas,

    Vou ser sincero, e normalmente quando me chateio com uma instituição, dificilmente volto a ela passado pouco tempo.

    Santander Totta e Millenium, para mim são treta. E digo isto não porque tenha tido uma relação duradoira com eles (15 dias, talvez, entre processo para aqui, processo para ali), mas foi o suficiente, continuo com a mesma opinião desde 2004.

    O que deve ter acontecido, aprovaram comercialmente ao newworld o crédito, só que falta a assinatura "dos de lá de cima", e esses para assinarem/aprovar agora, vêm pedir / modificar as variáveis.

    O Newworld mudou tudo porque comercialmente parecia tudo cor-de-rosa, e descansado da vida, já não se preocupou mais. Só que agora aquele que lhe prometeu, não é o que pode cumprir. E pelo que vou sabendo, para ser aprovado tem de escalar diversas vezes ou altera as variáveis.

    Foi por este tipo de tratamento, que em 2004 bati com a porta ao fim de 15 dias ao Santander. Tinha uma proposta fantástica (spread de "corrida" 0,25%, nada de fiadores, e não tinha que ir fazer análises) tudo aprovado comercialmente. Mas depois, começaram as complicações: "ah e tal, a direcção não quer aprovar o spread. Como a sua namorada é bolseira, vamos precisar de fiadores e não dispensa as análises". Eu "Hã?!?! Não percebi bem e pelos vistos não vou querer perceber".

    Bati com a porta. E fi-lo, porque continuei sempre a alimentar a minha segunda opção (o então antigo BIC, que era do BES) que sempre tinham sido correctos até ao momento, a única coisa que não conseguiam bater era o spread. Mas para mim acabou por ser o menos importante, pois o impacto também não era grande.

    1 ab

    RG

    http://montedoregato.blogspot.com
  10.  # 14

    Ao que parece acabei por ter alguma razão pois descobri que a minha casa foi avaliada por muito mais do que aquilo que me foi dito, o banco apenas me informou de cerca de 75% do valor da avaliação, pelo que neste momento à que perceber porque é que eles estão a baixar o valor da avaliação em 25%.
    Presumo que estejam a se salvaguardar pois o spread é muito baixo e devem ter decidido que iam baixar 25% do valor do imovel por uma questão de garantia no negócio, contudo esse valor de 229.000 euros permite-me estar dentro do definido no protocolo para redução de spread...resta-me é aguardar que o banco afirme que mantêm o spread e acreditar que a pessoa do balcão é que não sabia do que falava quando disse que o spread ia ser revisto.

    Já agora, a razão para não querer mudar de banco é também ela simples...demorei 2 meses a passar para este banco toda a minha vida e estão-me a fornecer justas condições de crédito habitação (coisa rara nos dias de hoje) pelo que não estou muito interessado em andar a passaer os euros e a vida de banco para banco...
    Abraços
  11.  # 15

    descobri que a minha casa foi avaliada por muito mais do que aquilo que me foi dito, o banco apenas me informou de cerca de 75% do valor da avaliação, pelo que neste momento à que perceber porque é que eles estão a baixar o valor da avaliação em 25%


    E como é que descobriu isso ?
  12.  # 16

    descobri....
    Fico por aqui.
    abraços
    • KVG
    • 20 janeiro 2010

     # 17

    Colocado por: Newworlddescobri....

    Conte-nos lá o seu segredo, também queria saber.
  13.  # 18

    não foi segredo nenhum...aliás até somos nós que pagamos a avaliação....
    abraços
  14.  # 19

    ......Avaliador......
  15.  # 20

    Colocado por: Newworlddescobri....
    Fico por aqui.
    abraços


    É disto que eu gosto.
    A isto é que se chama partilha de informação.

    É caso para se dizer " no comment".
 
0.0204 seg. NEW