Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Carissimo avaliador e carissimo mediador, por vezes tenho de dizer que a culpa não morre solteira mas cabe um bocadinho a cada profissional, seja o policia seja a peixeira.

    E isto não é uma critica pessoal, evidentemente.

    PAZ
    Estas pessoas agradeceram este comentário: brunobras
  2.  # 2

    Pois é existem mais uns clientes para serem enganados...
    • eu
    • 7 maio 2010

     # 3

    Caro Anunakis, vocês são responsabilizados se a avaliação for mal feita?

    Imagine que avaliam um imóvel acima do valor de mercado. Que riscos é que correm com esse "lapso"?
  3.  # 4

    O risco mais imediato é o banco não trabalhar mais connosco e o risco a longo prazo é ter um processo em tribunal motivado por negligência profissional.
  4.  # 5

    Teve acesso ao relatório do avaliador? se não teve tem todo o direito de pedi-lo ao banco para confirmar se foi mesmo esse o valor. Se o banco se recusar é logo de desconfiar e deve reclamar no livro de reclamações. Muitas vezes os bancos não "avaliam" a casa no mesmo valor do avaliador. Fazem como lhes convém. Pode tb pedir nova reavaliação. Mas nada garante (embora fosse muito azar) que não lhe "calhe" o mesmo avaliador, mesmo que recorra a bancos diferentes. Apesar de ser você a pagar não lhe cabe a si escolher a empresa e muito menos quem vai avaliar a sua casa.
  5.  # 6

    Deixo aqui o meu caso:

    Tenho 2 moradias e uma garagem em propriedade horizontal.comprei em 2007,o avaliador que foi lá avaliou no estado em que se encontravam 128.000 euros.fiz obras numa das moradias no valor de 9.000.Pedi novo empréstimo para obras este ano de 2010 nas moradias e garagem. O 1 avaliador com o orçamento de 90.000 euros para as obras nas 2 moradias e garagem avalia a casa no estado actual em 130.000 no e depois de obras concluidas em 170.000 (num orçamento de 90.000 ) Posto esta diferença entre o valor do orçamento o banco pediu uma segunda avaliação .o 2 avaliador foi o mesmo de á 3 anos atras e avalia assim: Valor Actual 99.000 euros e com o mesmo orçamento de obras no valor de 90.000 avalia depois de concluido em 125.000 euros.

    De realçar que uma das moradias está arrendada ( valor de avaliação deveria ainda ser superior)

    Sendo estes os valores até parece comédia entre a disparidade das 2 avaliações ,tudo isto no espaço de 2 semanas.( e eu a pagar as duas avaliações )

    Resumindo o banco nao avança e pediu á empresa do 2 avaliador para o mandar lá tirar novas medições,foi lá a casa novamente mediu e apôs ter perguntado o que se tinha passado,o avaliador diz que o banco teve acesso a outras avaliações e que os valores eram diferentes,dai perguntei,mas se a 3 anos me avaliou a casa no estado em que a comprei em 128.000 ,na mesma foram feitas obras de beneficiação ,passado 3 anos me avalia em menos 29.000 e com um orçamento de obras de 90.000 me avalia em 125.0000 deve ser brincadeira.Resposta do avaliador,isto é o banco é lhe dizer deve ter cortado nas areas das moradias. (Passam a bola de uns para os outros).
    Perguntei ao avaliador como funcionam as vistorias para as tranches.

    o avaliador diz que só depois de ver obra no sitio é que são disponibilizados os montantes (da qual dá para rir e perguntei ,e os fornecedores dos materiais são obrigados a dar fiado para que isso aconteça, não? resposta encolheu os ombros,depois perguntei já agora se tiver de ir como muitos a outras zonas do pais em busca de preços mais atractivos tambem tenho de pedir fiado não? é porque são muitos os que conheço que vão e já levam o dinheiro consigo, e compram mobilias e electrodomesticos e tudo o resto de essencial para a casa.A resposta do avaliador foi nem pensar o banco só empresta para os materiais de contrução e guarda fatos embutidos e cozinha nada mais.
    Dai perguntei e como eles compram as restantes mobilias e electrodomesticos,em resposta disse o avaliador que ou têm dinheiro próprio ou vão comprando.eu respondi que acredito que em alguns casos as pessoas o façam porque têm,mas com a crise não se consegue poupar para comprar tudo o resto.e que todos necessitam do essencial ao funcionamento de uma casa,ninguem faz casa e depois quando puder compra o frigorifico,a maquina de lavar a de secar,a televisao, a cama etc.

    Com tudo isto já la vão 4 meses desde que iniciei o crédito obras e continuo a espera das novas medidas á 1 semana

    Depois coloquei a seguinte questão ao ligar ao banco ,as tranches como funcionam e as vistorias?

    O banco por sua vez diz que a tranche inicial é de 5.000 euros ,e que se paga cerca de 70 euros cada vistoria.
    Isto é de loucos,primeiro num orçamento daquele valor a 1 tranche nem paga a caixilaria que está pronta a ser colocada,depois teria de pedir outra vistoria ou seja pagar mais 70 euros para disponibilizarem outro tanto,ora segundo o avaliador tem de estar no sitio ( pedir fiado).Ora no meio disto tudo ja gastei mais de 5 mil euros e iniciei as obras por minha conta, e continua a espera da resposta do banco.

    Posso concluir que se eu tivesse dinheiro para fazer as obras pagar e colocar no sitio e comprar o que me falta não pedia empréstimo.

    Gostaria de saber se ao avaliarem uma habitação têm em conta o valor do terreno?
  6.  # 7

    Colocado por: master2009
    Gostaria de saber se ao avaliarem uma habitação têm em conta o valor do terreno?


    Sim
  7.  # 8

    Pelo que se tem ouvido nos noticiários, e atenção que eu do assunto nada percebo, é que as avaliações estão a ser feitas por valores inferiores do que há uns tempos atrás. Para terem uma ideia o construtor da minha casa construiu uma moradia nas traseiras da minha casa igual à minha, é igual, mas com menos terreno e numa estradinha secundária de um só sentido, essa moradia foi avaliada antes da minha por um valor bem superior.
  8.  # 9

    Continuo ainda a aguardar,telefonei ao banco e dizem que ainda está em análise (já lá vai 1 semana e 4 dias em análise da segunda avaliação e 3 meses e meio desde o inicio)

    Pedi ao banco se podia ver as avaliações como tinha pago por elas,dizem-me que não que nao tinha sido requesitadas por mim á empresa de avaliações ,e eu indignado disse mas fui eu que as paguei,responderam que era requisitadas para uso interno do banco.

    Segundo o que li tenho esse direito ou nao?
    • cc121
    • 12 maio 2010 editado

     # 10

    Colocado por: master2009Continuo ainda a aguardar,telefonei ao banco e dizem que ainda está em análise (já lá vai 1 semana e 4 dias em análise da segunda avaliação e 3 meses e meio desde o inicio)

    Pedi ao banco se podia ver as avaliações como tinha pago por elas,dizem-me que não que nao tinha sido requesitadas por mim á empresa de avaliações ,e eu indignado disse mas fui eu que as paguei,responderam que era requisitadas para uso interno do banco.

    Segundo o que li tenho esse direito ou nao?


    Sim, tem pois é você que as paga. Mediante recusa do banco deve dirigir-se ao balcão e pedir o livro de reclamações, registando que lhe foi recusada cópia do relatório do avaliador. Tb se deve apresentar queixa ao Banco de Portugal.
    Essa desculpa do banco é um bocado esfarrapada. As avaliações são feitas por intermédio do banco, logo eles devem ceder cópia do relatório sem ser preciso você pedir seja o que for. Quem não deve não teme! Fiam-se que os clientes não estão informados, depois têm surpresas destas...


    A mim nunca foram recusados nenhuns relatórios de avaliação.
  9.  # 11

    e já é a segunda avaliação que pago,sabem qual é o artigo na lei que possa apresentar ao banco como prova que tenho direito aos relatórios das avaliações?
    e se vereficar que os valores verbais que me indicaram não se confirmam ? que posso fazer contra a entidade bancária e pelo prejuizo que me está a causar?

    Obrigado aos que puderem ajudar
    • cc121
    • 12 maio 2010 editado

     # 12

    Colocado por: master2009e já é a segunda avaliação que pago,sabem qual é o artigo na lei que possa apresentar ao banco como prova que tenho direito aos relatórios das avaliações?
    e se vereficar que os valores verbais que me indicaram não se confirmam ? que posso fazer contra a entidade bancária e pelo prejuizo que me está a causar?

    Obrigado aos que puderem ajudar


    Não sei se pode fazer muito. Infelizmente os bancos cometem ilegalidades umas atrás das outras mas aparentemente podem fazê-lo. Por exemplo, o seguro de vida não é obrigatório, uma vez que existem as hipotecas, os fiadores, etc. Ainda assim os bancos não concedem empréstimo sem seguro de vida aprovado.

    Mas sem dúvida deve reclamar!! Não deixe de o fazer pois o serviço foi pago por si e só o facto de lhe estarem a recusar acesso ao relatório (que foi pago por si) já deixaria qualquer um desconfiado. Se não reclamarmos essas situações nunca vão mudar! Experimente pedir conselho à DECO.

    Espero não estar a infringir as regras do fórum ao deixar aqui os seguintes links.

    http://www.pedropais.com/forum/index.php?topic=97.0
    http://clientebancario.bportugal.pt/pt-PT/Reclamacoes/Paginas/Formulariodenovareclamacao.aspx
  10.  # 13

    Muito obrigado pelos seus conselhos e links.

    só para referir que em seguros de vida ,fui obrigado a ter seguro vida dos fiadores 162,31 mensal( Pais, tem 59 anos e o outro 58) e aumenta todos meses ,pessoal 53,12 mensal e multi-riscos 11,92 mensal , só o valor mensal é de 227,35 ou seja daria quase para pagar uma prestação de outra casa,pois a que pago é de 295,00.
  11.  # 14

    O banco Ligou finalmente e disse-me assim, a avaliação com o orçamento fica em 125.000.

    Deixem-me me ver se percebo , comprei a casa a 3 anos da forma que ela estava por 100.000,00 e a avaliação na altura foi de 128.000,00 ,fiz nessa altura obras no valor de 9.000,00 , agora tenho um orçamento de obras de 90.000,00 e a casa fica a valer 125.000,00?????????, gasto 199.000,00 e vale 125.000,00??????? diz o banco que se regularam pela caderneta predial e que pelas areas que lá está só podem avaliar por aquele montante.ai eu pergunto entao porque foi lá os 2 avaliadores,paguei 2 avaliações e o banco regula-se pela caderneta predial???????????? se já a tinham desde o inicio.Não me souberam responder . e eu a ter de esperar esse tempo todo porque estavam em análise.

    já me ia esquecendo e o banco ou os avaliadores esqueceram que tem 150m2 de area bruta de terreno que tambem tem valor? para se construir tem de se pagar o chão? ninguem da o chao de borla para construção.

    Isto é o cumulo
  12.  # 15

    Colocado por: master2009O banco Ligou finalmente e disse-me assim, a avaliação com o orçamento fica em 125.000.

    Deixem-me me ver se percebo , comprei a casa a 3 anos da forma que ela estava por 100.000,00 e a avaliação na altura foi de 128.000,00 ,fiz nessa altura obras no valor de 9.000,00 , agora tenho um orçamento de obras de 90.000,00 e a casa fica a valer 125.000,00?????????, gasto 199.000,00 e vale 125.000,00??????? diz o banco que se regularam pela caderneta predial e que pelas areas que lá está só podem avaliar por aquele montante.ai eu pergunto entao porque foi lá os 2 avaliadores,paguei 2 avaliações e o banco regula-se pela caderneta predial???????????? se já a tinham desde o inicio.Não me souberam responder . e eu a ter de esperar esse tempo todo porque estavam em análise.

    já me ia esquecendo e o banco ou os avaliadores esqueceram que tem 150m2 de area bruta de terreno que tambem tem valor? para se construir tem de se pagar o chão? ninguem da o chao de borla para construção.

    Isto é o cumulo


    Provavelmente (estou a falar de cor pois não vi o relatório do avaliador) esse é o valor pelo qual o banco avalia a sua casa. Às tantas os avaliadores até avaliaram acima, razão pela qual não lhe são mostrados relatórios, pois não lhes convém terem que justificar por que baixaram o valor do avaliador. Estou a levantar uma hipótese.. de qualquer forma um banco que não opta pela transparência, quanto a mim era de rifar, se pudesse. Experimente ir ter com outro banco e se puder abrir a bolsa peça outra avaliação e veja o que lhe propõem. Avise é logo de início que quer obter a cópia do relatório do avaliador.
 
0.0202 seg. NEW