Iniciar sessão ou registar-se
    • AMVP
    • 8 setembro 2022

     # 61

    Colocado por: b3dukes

    Conheço quem tenha passado de 250.000€/ano para 1.200.000€/ano para o mesmo consumo.

    Sim, o aumento anda por essa ordem de grandeza, alias um pouco mais ate. Nao sei como vai ser
    • eu
    • 8 setembro 2022

     # 62

    Fiz hoje o pedido de transição para o mercado regulado do gás. Foi bastante simples e rápido.

    Agora, espero que a transição ainda ocorra antes de Outubro, caso contrário a minha conta de gás vai triplicar.

    Ah, e este ano vou limitar o aquecimento da casa a 19 graus. A minha mulher vai queixar-se, mas vai ter que ser.
  1.  # 63

    Colocado por: euFiz hoje o pedido de transição para o mercado regulado do gás. Foi bastante simples e rápido.

    Agora, espero que a transição ainda ocorra antes de Outubro, caso contrário a minha conta de gás vai triplicar.

    Ah, e este ano vou limitar o aquecimento da casa a 19 graus. A minha mulher vai queixar-se, mas vai ter que ser.


    A qual entidade? Estive a ler um artigo da CNN em que tentaram fazer isso e andaram em círculos com os tipos da Galp CUR.
  2.  # 64

    Colocado por: euFiz hoje o pedido de transição para o mercado regulado do gás. Foi bastante simples e rápido.

    Agora, espero que a transição ainda ocorra antes de Outubro, caso contrário a minha conta de gás vai triplicar.

    Ah, e este ano vou limitar o aquecimento da casa a 19 graus. A minha mulher vai queixar-se, mas vai ter que ser.



    Já se pode pedir a mudança, como? Antes de pedir para mudar tenho que dizer a EDP que não aceito o novo contrato, correcto?
    Muito obrigada
  3.  # 65

    Colocado por: Fresias
    Já se pode pedir a mudança, como? Antes de pedir para mudar tenho que dizer a EDP que não aceito o novo contrato, correcto?
    Muito obrigada


    Hoje contactei a EDP exatamente pela mesma razão, o que me disseram é que não havendo fidelização é só contratar outro comercializador. Se cancelar arrisco-me a que o cancelamento se dê antes de contratar outro e ficaria, eventualmente, sem fornecimento de gás por um período.
    Quanto à nova contratação para o mercado regulado consulte qual o fornecedor na sua zona. Na minha é a EDP gás SU e no site diz que já se pode contratar presencialmente ou por chamada telefónica e que a contratação online estará disponível tão breve quanto possível
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fresias
  4.  # 66

    Está tudo a correr pro mercado regulado do gás, mas para a malta que tem contratos dual (gas+electricidade), façam muito bem as contas, pq ao retirar o gás , fazem um novo contrato da electricidade, com condições diferentes e já sem a proteção do impacto do mecanismo ibérico, ou seja, o kWh até pode ficar o mesmo, mas depois o comercializador já vos pode espetar com a parcela de 0,18€/Kwh da taxa do mecanismo ibérico.
    • AMVP
    • 9 setembro 2022

     # 67

    Colocado por: b3dukesEstá tudo a correr pro mercado regulado do gás, mas para a malta que tem contratos dual (gas+electricidade), façam muito bem as contas, pq ao retirar o gás , fazem um novo contrato da electricidade, com condições diferentes e já sem a proteção do impacto do mecanismo ibérico, ou seja, o kWh até pode ficar o mesmo, mas depois o comercializador já vos pode espetar com a parcela de 0,18€/Kwh da taxa do mecanismo ibérico.

    Mesmo que se transite tudo para o mercado regulado?
  5.  # 68

    Colocado por: AMVPMesmo que se transite tudo para o mercado regulado?


    Depende do comercializador, ou seja, se quiserem aplicam , se nao quiserem nao aplicam, não sei qual a postura da SU , o que é certo é que com um novo contrato já não estão protegidos, seja no regulado, seja no liberalizado.

    "A instrução da ERSE vem agora esclarecer que se, como decidiu o Governo, as empresas podem decidir incluir ou não o custo do mecanismo ibérico nas faturas da luz para os contratos posteriores a 26 de abril de 2022, no caso dos contratos anteriores a esta data não há qualquer opção: será expressamente proibido incluir qualquer referência aos custos do mecanismo junto dos clientes.

    Em caso de incumprimento da instrução da ERSE, as empresas ficam sujeitas a coimas que podem ir “até 10% do respetivo volume de negócios realizado no exercício” anterior à decisão do regulador."
    • AMVP
    • 9 setembro 2022

     # 69

    Colocado por: b3dukes

    Depende do comercializador, ou seja, se quiserem aplicam , se nao quiserem nao aplicam, não sei qual a postura da SU , o que é certo é que com um novo contrato já não estão protegidos, seja no regulado, seja no liberalizado.

    "A instrução da ERSE vem agora esclarecer que se, como decidiu o Governo, as empresas podem decidir incluir ou não o custo do mecanismo ibérico nas faturas da luz para os contratos posteriores a 26 de abril de 2022, no caso dos contratos anteriores a esta data não há qualquer opção: será expressamente proibido incluir qualquer referência aos custos do mecanismo junto dos clientes.

    Em caso de incumprimento da instrução da ERSE, as empresas ficam sujeitas a coimas que podem ir “até 10% do respetivo volume de negócios realizado no exercício” anterior à decisão do regulador."

    Só ainda não percebi a razão pela qual isso afeta os contratos após 22 de abril de 2022, afinal não estou todos a "beneficiar" do mesmo?
  6.  # 70

    Colocado por: AMVPSó ainda não percebi a razão pela qual isso afeta os contratos após 22 de abril de 2022, afinal não estou todos a "beneficiar" do mesmo?


    Concordo, também não percebo, aliás tudo o que tenha a ver com como vai ser pago este gingarelho está envolto numa fumaça que até doi, o que é certo é que há comercializadores que já estão a aplicar cerca de 0,18€/KWh nas faturas dos clientes que solicitam alterações contratuais.
    • AMVP
    • 9 setembro 2022

     # 71

    Colocado por: b3dukes

    Concordo, também não percebo, aliás tudo o que tenha a ver com como vai ser pago este gingarelho está envolto numa fumaça que até doi, o que é certo é que há comercializadores que já estão a aplicar cerca de 0,18€/KWh nas faturas dos clientes que solicitam alterações contratuais.

    Só se soube disso através do senhor da Endesa, a acreditar no que ele disse pareceu-me que todos acabarão por pagar à medida que os contratos vão sendo renovados, pq no fundo a operadora tb pode não renovar o contrato visto ser anual, é mais ou menos como os seguros.
    • eu
    • 9 setembro 2022

     # 72

    Colocado por: b3dukesEstá tudo a correr pro mercado regulado do gás, mas para a malta que tem contratos dual (gas+electricidade), façam muito bem as contas, pq ao retirar o gás , fazem um novo contrato da electricidade, com condições diferentes e já sem a proteção do impacto do mecanismo ibérico, ou seja, o kWh até pode ficar o mesmo, mas depois o comercializador já vos pode espetar com a parcela de 0,18€/Kwh da taxa do mecanismo ibérico.


    Não há problema, mudamos para o regulado da eletricidade.

    Tarifas do regulado eletricidade: https://sueletricidade.pt/pt-pt/page/601/tarifas-baixa-tensao-normal
  7.  # 73

    Colocado por: AMVP
    Só ainda não percebi a razão pela qual isso afeta os contratos após 22 de abril de 2022, afinal não estou todos a "beneficiar" do mesmo?


    Não. Contratos de preços fixos celebrados antes dessa data não terão beneficiado deste mecanismo. Posteriormente a essa data poderá haver a possibilidade de terem de suportar esse custo, consoante o método de aprovisionamento de energia do comercializador.

    Colocado por: b3dukes

    Depende do comercializador, ou seja, se quiserem aplicam , se nao quiserem nao aplicam, não sei qual a postura da SU , o que é certo é que com um novo contrato já não estão protegidos, seja no regulado, seja no liberalizado.


    Não, no regulado estão mais protegidos. Os preços são fixados pela ERSE e durante o ano só podem ter revisões trimestrais de cerca de 0,005€/kWh. Nas revisões anuais poderão haver maiores variações, depende das contas da ERSE. Mas preços com componentes indexadas (como é a compensação) estão fora da mesa para já e não antevejo que sigam o caminho do PVPC da Espanha.
  8.  # 74

    Resumindo, fixa-se preço das bilhas de gás, limita-se margens nos combustiveis, electricidade e gas canalizado volta tudo pro regulado pelo estado.
    É impressão minha, ou estamos a chegar a conclusão que o liberalismo funciona bem mas é só no papel :D :D :D .
    Estou claro a brincar, mas que parece que estamos a regredir parece.
    • eu
    • 9 setembro 2022

     # 75

    Colocado por: b3dukesÉ impressão minha, ou estamos a chegar a conclusão que o liberalismo funciona bem mas é só no papel :D :D :D .


    O liberalismo funciona bem; o problema atual é que há uma enorme turbulência nos mercados, devido ao covid, disrupção das cadeias de fornecimento e agora a guerra.

    Os preços das tarifas reguladas são artificiais. Mais cedo ou mais tarde vão ter que subir para os mesmos níveis do mercado ou então terão que ser subsidiados pelos contribuintes.
  9.  # 76

    Colocado por: b3dukesResumindo, fixa-se preço das bilhas de gás, limita-se margens nos combustiveis, electricidade e gas canalizado volta tudo pro regulado pelo estado.
    É impressão minha, ou estamos a chegar a conclusão que o liberalismo funciona bem mas é só no papel :D :D :D .
    Estou claro a brincar, mas que parece que estamos a regredir parece.


    Funciona, sobretudo quando não há conluios e interesses superiores. Mas não é o que se vê no dia a dia nos preços cujo mercado foi liberalizado. É um upa upa a ver quem vende mais caro.
  10.  # 77

    Colocado por: pcspinheiroFunciona, sobretudo quando não há conluios e interesses superiores. Mas não é o que se vê no dia a dia nos preços cujo mercado foi liberalizado. É um upa upa a ver quem vende mais caro.


    Resumindo, até é possível que funcione bem , não é é em países do sul da Europa onde os tais "conluios e interesses superiores" proliferam nas camadas com poder decisivo, ou seja, ou descobrimos uma forma de trocar geograficamente o país de sitio, ou pedimos emprestados aquele aparelhinhos de brainwash dos MIB, ou então chegamos á conclusão que cá no burgo não é viável e assumimos que secalhar seguindo este caminho só estamos mesmo a andar pra trás, para bem e para o mal.
    • eu
    • 9 setembro 2022

     # 78

    Colocado por: pcspinheiroÉ um upa upa a ver quem vende mais caro.

    Neste cenário, os preços só baixam se os compradores baixarem o consumo.
    • eu
    • 9 setembro 2022

     # 79

    Colocado por: b3dukesResumindo, até é possível que funcione bem , não é é em países do sul da Europa onde os tais "conluios e interesses superiores" proliferam nas camadas com poder decisivo

    Isto está a acontecer em todo o mundo, não tem nada a ver com o sul da europa.
  11.  # 80

    Colocado por: euNeste cenário, os preços só baixam se os compradores baixarem o consumo.
    Como é que você baixa o consumo da bilha do gás? come a comida crua e toma banho de água fria?
    E do gasoil? Vai de bicicleta para o trabalho?

    O problema é serem monopólios, metem o preço que querem, e as pessoas pagam e não bufam.
    Obviamente que pode haver alguma contenção no consumo, mas como estão a vender a unidade mais cara nem notam.

    Olhem a Rússia, desde o início da guerra factura mais a vender menos gás/gasóleo.
 
0.0319 seg. NEW