Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

    Hoje lá fui tratar da coisa … loja do cidadão 9:30 … 80 pessoas á espera … Muitos dos quais, velhotes a pedir ajuda para tratar da situação e para saber que papéis trazer.

    Valha-nos o sistema de consulta de senhas no portal, que até deu para tratar de outras coisas, enquanto se esperava.

    E isto vai assim no segundo dia em que já se pode solicitar mudança para o mercado regulado … nem quero imaginar mais para a frente.

    Pontos a destacar :

    Papéis a levar : factura do actual fornecedor, IBAN e documento de identificação.

    Tempo para mudança : Neste momento, são 15 dias para haver mudança , no entanto no meio da conversa , o funcionário indicou que com a previsão de um aumento substancial de mudanças para o mercado regulado, a mudança, mais para a frente pode prolongar-se para 3 a 4 semanas.
    Ou seja , quanto mais cedo se tratar disto melhor.

    Alteração de contrato : No meu caso, a retirada do gás natural não implicou extinção ou alteração no meu contrato com a EDP, vão simplesmente retirar o desconto de 10% que tinha por ter gás e electricidade juntos.

    Terei agora que ver se me compensa manter-me no mercado liberalizado ou se irei também para o regulado na electricidade.
  2.  # 82

    Ainda não me foi comunicado de quanto será o aumento no gás, apenas que vai aumentar. Acho que actualmente pago gás mais barato que a média (5.9 cts/KWh e zero de termo fixo na goldenergy, depois do desconto de 12%), por isso não vou arriscar andar a mudar sem saber saber que aumento me vão infligir...
  3.  # 83

    Colocado por: pcspinheiroIsso ainda é carote, não? Eu eventualmente queria para colocar por baixo do lavatório na casa de banho comum. Lavar lá as mãos ou cara no inverno dói de frio ou na carteira, à espera da água quente...
    Não querendo abusar, comprou onde? Pesquisei mas não encontrei.

    EDIT: Já sei porquê, agora vem com marca Bosch e não junkers. O mais barato que encontrei foi 125€
    EDIT 2: que potência tem, esse? Aquece em segundos, é isso?


    Ainda a ver isso e era tudo na casa dos 100 e poucos euros.. Este foi à borla. Falei com o meu sogro (que trabalha na Bosch) e ele perguntou se podia ficar com a unidade de testes quando acabassem com ela (ia para sucatar) e ai está ele.
    1000h de teste seguido e ainda funciona bem.

    Muito prático para evitar ter o esquentador a bombar sempre que preciso de agua quente na cozinha.
    Este é de 4.5kw acho.
  4.  # 84

    Colocado por: HAL_9000Como é que você baixa o consumo da bilha do gás? come a comida crua e toma banho de água fria?
    E do gasoil? Vai de bicicleta para o trabalho?

    O problema é serem monopólios, metem o preço que querem, e as pessoas pagam e não bufam.
    Obviamente que pode haver alguma contenção no consumo, mas como estão a vender a unidade mais cara nem notam.

    Olhem a Rússia, desde o início da guerra factura mais a vender menos gás/gasóleo.


    Nos confinamentos do covid o gasóleo chegou a baixar para 99 cts. Poucos precisavam dele :-)
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  5.  # 85

    Colocado por: pcspinheiroNos confinamentos do covid o gasóleo chegou a baixar para 99 cts. Poucos precisavam dele :-)
    Aí ninguém precisava de andar de carro (nem podia a bem dizer).

    A bem da verdade, nós ainda temos margem para moderar os consumos. P. ex. Onde trabalho quase só eu é que venho de transportes públicos e sou dos que mora mais longe. Mas mesmo que haja essa moderação, não creio que seja em extensão tal que obrigue a moderar o preço do gasóleo. Quanto ao gás, não sei se as pessoas em casa consomem em excesso, mas diria que não.
    • eu
    • 10 setembro 2022

     # 86

    Colocado por: HAL_9000Como é que você baixa o consumo da bilha do gás? come a comida crua e toma banho de água fria?
    E do gasoil? Vai de bicicleta para o trab


    Para cozinhar, podemos usar eletricidade em vez de gás. AQS: painéis solares e/ou bombas de calor.

    gasóleo: cortar todas as viagens desnecessárias e andar mais devagar. Ainda ontem fiz uma viagem em AE a 110 Km/h, com um consumo de 4,8 l aos 100. Antes era a 140, com um consumo de 6.

    Estas alterações (multiplicadas por milhões de pessoas) fazem diferença.
    • eu
    • 10 setembro 2022

     # 87

    Colocado por: pcspinheiroAinda não me foi comunicado de quanto será o aumento no gás, apenas que vai aumentar. Acho que actualmente pago gás mais barato que a média (5.9 cts/KWh e zero de termo fixo na goldenergy, depois do desconto de 12%), por isso não vou arriscar andar a mudar sem saber saber que aumento me vão infligir...


    Não fique à espera e mude já para o regulado, pois a goldenergy não vai fazer nenhum milagre, vai aumentar para o mesmo valor dos outros.
  6.  # 88

    Colocado por: euAinda ontem fiz uma viagem em AE a 110 Km/h, com um consumo de 4,8 l aos 100. Antes era a 140, com um consumo de 6.

    Cuidado, ainda o podem acusar de andar de VE, que esses é que andam sempre a pisar ovos na AE 😝
    Acho que as pessoas não dão relevância suficiente a esta pequena modificação de hábitos.
    A diferença de tempo, numa viagem de 100km de AE ser feita a 110 ou 130 é, na maioria das vezes, totalmente psicológica.
    Mas a energia (seja de combustível, electricidade ou bufas de cavalo) varia com o CUBO da velocidade. Pequenos incrementos de velocidade exigem muito mais energia.

    Colocado por: euEstas alterações (multiplicadas por milhões de pessoas) fazem diferença.

    👍👍👍👍
  7.  # 89

    Colocado por: euAinda ontem fiz uma viagem em AE a 110 Km/h, com um consumo de 4,8 l aos 100. Antes era a 140, com um consumo de 6.


    Eu conduzo sempre com a economia em mente e a essas velocidades até consigo fazer 4.2 L/100, e se optar por nacionais então... Já me apeteceu fazer Coimbra-Porto pela nacional porque ia sem pressa (e para os miúdos verem que há mais do que eucaliptais até á casa da avó) e fiz 3.5L/100.
  8.  # 90

    .
  9.  # 91

    Quem investiu (alguns com ajudas do fundo ambiental) ou pode investir num sistema de painéis solares adicionando baterias, é de certeza melhor investimento do que comprar carro novo, excepto se trocar por eléctrico, esse investimento tem neste momento um retorno rapidíssimo tendo em conta estes e os próximos aumentos da energia. Então quem conseguir ou tiver a lata de se tornar auto suficiente mesmo que isso implique algumas mudanças de hábitos, fica numa situação muito privilegiada, só a libertação da carga fiscal e das taxinhas que vemos nas faturas é com certeza um enorme consolo.
  10.  # 92

    Colocado por: euPara cozinhar, podemos usar eletricidade
    A eletricidade também não está barata ( e com previsões de aumento), e a troca de um fogão a gás para um elétrico não se faz sem investimento. Se pensarmos que quem usa gás até são tendencialmente as famílias mais pobres.....


    Colocado por: eugasóleo: cortar todas as viagens desnecessárias e andar mais devagar.
    Já faço isso aos anos, e não uso AE (as portagens têm preços desajustados e o consumo do carro é maior). Uso o carro unicamente para ir ás compras e ir ver a família ou passear em alguns fds. Menos que isto só se virar eremita.

    Colocado por: euEstas alterações (multiplicadas por milhões de pessoas) fazem diferença.
    Em termos ambientais de certeza que fazem. Na carteira de cada um, depende muito dos hábitos que temos. Ainda ontem passou um carro por mim numa condução altamente agressiva e eu só pensei "ai o gasóleo que o gajo está a queimar"...
    • AMVP
    • 12 setembro 2022

     # 93

    Colocado por: ruicarlovNão. Contratos de preços fixos celebrados antes dessa data não terão beneficiado deste mecanismo. Posteriormente a essa data poderá haver a possibilidade de terem de suportar esse custo, consoante o método de aprovisionamento de energia do comercializador.

    Mas depois de abril os preços tb estão fixos por um ano.
  11.  # 94

    Colocado por: AMVP
    Mas depois de abril os preços tb estão fixos por um ano.


    Isso vai depender do comercializador. Alguns sim, outros não, depende do que está escrito nas letras pequenas das condições gerais do contrato.
    De qualquer forma, o comercializador só poderá aplicar custos com o mecanismo aos seus clientes na proporção em que recorre ao mercado diário/futuros de energia para assegurar o fornecimento ao cliente. Se o comercializador não recorre ao mercado ibérico, tendo por exemplo contratos bilaterais com empresas de produção, então não tem benefício do mecanismo de ajuste e não o pode passar aos clientes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AMVP
  12.  # 95

    • AMVP
    • 14 setembro 2022

     # 96

  13.  # 97

    Só não sei é que como é que se coaduna essa pretenção, com a pretensão de eletrificar totalmente o transporte pessoal.

    Cada vez mais acho que tenho de aquirir um kit de autoconsumo
    • AMVP
    • 15 setembro 2022

     # 98

    Colocado por: HAL_9000Só não sei é que como é que se coaduna essa pretenção, com a pretensão de eletrificar totalmente o transporte pessoal.

    Cada vez mais acho que tenho de aquirir um kit de autoconsumo

    Simples, ja mudaram de ideias, agora é o hidrogeneo, ate ja criaram um banco.
    • AMVP
    • 15 setembro 2022

     # 99

    Entretanto, queima-se carvao é cinstroem-se mais centrais nucleares.
  14.  # 100

    Colocado por: AMVPSimples, ja mudaram de ideias, agora é o hidrogeneo, ate ja criaram um banco.
    Ja estou a ver que a minha charranca a gasoil de 25 anos ainda vai ter de andar até aos 40, para ver se entretanto a europa se decide em que tipo de carro devo apostar. Como os carros hoje custam quase tanto como uma casa, convém não andar constantemente a trocar.
 
0.0291 seg. NEW