Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Ontem e por força de um trabalho de manutenção no sotão, verifiquei que o meu inquilino [ cujo contrato não permite o acesso ao sotão ) se serviu no ramal da luz desde a portinhola até ao contador, partindo o reboco metendo a nu o tubo VD , partiu-o fazendo uma ligação direta para puxar luz para dentro de casa.
    Temo que para além da situação "moral" do roubo da luz, no caso de um incendio ou acidente ( presumo que o circuito não esteja protegido ) o seguro possa se descartar.
    Nos termos do contrato só poderei denunciar daqui a 2 anos o contrato visto as condições de renovação.
    Contactando a EDP eles podem fazer uma inspecção, mas o inquilino pode opor-se a entrar no locado ?
    Não sei nesta fase o procedimento a tomar nesta situação.
    Algum forista poderia partilhar umas luzes ?
    • size
    • 2 setembro 2022

     # 2

    Tem a certeza que os cabos electricvos saídos da portinhola passam pelo vão do telhado antes de passarem pelo contador ?
    Em que nome está formalizado o contrato de fornecimento de energia ?
  2.  # 3

    Tem a certeza que isso não é motivo para rescindir contrato?
    Apesar de tudo, o senhor teve autorização para ir ao sótão, onde se deparou com a situação.

    Algum dia na minha vida eu pensei que alguém numa casa arrendada se pusesse a partir reboco e fazer puxadas eléticas? Eu nem bostik me arriscava a por nas paredes quando arrendei imóvel.
    Concordam com este comentário: Dom
  3.  # 4

    Colocado por: sizeTem a certeza que os cabos electricvos saídos da portinhola passam pelo vão do telhado antes de passarem pelo contador ?
    Em que nome está formalizado o contrato de fornecimento de energia ?


    o contrato de fornecimento de luz água comunicações etc está no mome do arrendatário e esposa.
    Tinha dado autorização há uns meses largos para ir lá cima ao sotão, para passar um cabo de rede do router para o quarto do miúdo ( de uma ponta á outra da casa ) . Achei oportuno pois evitaria de me estar a esburacar paredes na passagem de cabos. Foi nesse altura que deve ter sido identicada a "oportunidade".
    Não existe margem para dúvida que foi efectuada uma malandrice logo após a portinhola está no canto superior, antes de chegar ao contador.
  4.  # 5

    Colocado por: HAL_9000Tem a certeza que isso não é motivo para rescindir contrato?
    Apesar de tudo, o senhor teve autorização para ir ao sótão, onde se deparou com a situação.

    Algum dia na minha vida eu pensei que alguém numa casa arrendada se pusesse a partir reboco e fazer puxadas eléticas? Eu nem bostik me arriscava a por nas paredes quando arrendei imóvel.

    Não tenho neste momento um "auto de constatação" que me permita fazer prova do Antes/Depois.
    Não sei se terá fundamento para a resolução do contrato, mas tenho dúvidas.
    Já tive de tudo, até me levaram as louças sanitárias !
  5.  # 6

    Colocado por: paulo_pereiraNão existe margem para dúvida que foi efectuada uma malandrice logo após a portinhola está no canto superior, antes de chegar ao contador.
    ahh, o inqulino é que não tinha autorização para ir ao sótão.

    Cortou o cabo? Se fosse eu chamava aí um eletricista para repor a situação original, e apresentava a conta ao inquilino.
  6.  # 7

    é correr já com o inquilino por justa causa
  7.  # 8

    ou aproveitar a eletricidade de borla e montar uma bitcoin farm (:
  8.  # 9

    Colocado por: dalmonioou aproveitar a eletricidade de borla e montar uma bitcoin farm (:


    e marijuana ao mesmo tempo
  9.  # 10

    Colocado por: joaopiresx

    e marijuana ao mesmo tempo


    é só lucro ehehe
  10.  # 11

    Colocado por: dalmonioou aproveitar a eletricidade de borla
    O problema é que essas puxadas por serem feitas por amadores geralmente são mal feitas. Se ocorre uma sobrecarga que provoque um incêncio, depois fica o senhorio com a despesa toda, e sendo um prédio ainda tem de indemnizar os vizinhos/condomínio, fora eventual responsabilidade criminal. Para todos os efeitos e de acordo com o contrato o inquilino não tem acesso ao sótão.
  11.  # 12

    Deve contactar o departamento de fraude da E-Redes, solicitar uma visita técnica ao tal sotão que têm acesso onde possam constatar a "puxada", irão restabelecer a conformidade e levantar um procedimento interno em que com base em estatísticas de consumo médias vão solicitar ao cliente, neste caso a pessoa em quem esteja o contrato do respetivo contador, que seja pago a valor referente ao furto de consumo desde o inicio do contrato e com um máximo de 5 anos, caso o cliente não pague segue via judicial.
    • size
    • 2 setembro 2022

     # 13

    Paulo-pereira:

    Gostava de perceber como é que os cabos partem de uma portinhola e vão passar pelo sótão do prédio e depois para o contador, o qual estará instalado em piso inferior
  12.  # 14

    Colocado por: sizePaulo-pereira:

    Gostava de perceber como é que os cabos partem de uma portinhola e vão passar pelo sótão do prédio e depois para o contador, o qual estará instalado em piso inferior


    É simples, ramal aéreo.
    • size
    • 2 setembro 2022

     # 15

    E num ramal aéreo onde é instalada a portinhola que o Paulo-pereira refere ? A nível do sótão ?
  13.  # 16

    Não, ramal aéreo, tubo entrada aérea a nível do "telhado", desce embutido pela fachada até à portinhola a menos de 1 metro do pavimento.
  14.  # 17

    Colocado por: VarejoteNão, ramal aéreo, tubo entrada aérea a nível do "telhado", desce embutido pela fachada até à portinhola a menos de 1 metro do pavimento.

    Porventura má utilização do léxico técnico.
    Refiro-me à caixa colocada na lateral do edifício, que pensei ter essa denominação.
  15.  # 18

    Colocado por: joaopiresxé correr já com o inquilino por justa causa

    Não sei se haverá motivo para rescindir por "justa causa". Fui entretanto ver um post antigo, a ver quais as situações tipificadas como justa causa.
    Se esta situação tiver suporte legal, acho que irei fazer isso ( os soalhos de madeira e portas interiores estão todos manchados de urina dos 03 cães que nunca saem à rua ).
  16.  # 19

    Agradeço as várias pistas de reflexão e formas de agir, com vários niveis de "dureza" na resposta.
  17.  # 20

    Colocado por: b3dukesDeve contactar o departamento de fraude da E-Redes, solicitar uma visita técnica ao tal sotão que têm acesso onde possam constatar a "puxada", irão restabelecer a conformidade e levantar um procedimento interno em que com base em estatísticas de consumo médias vão solicitar ao cliente, neste caso a pessoa em quem esteja o contrato do respetivo contador, que seja pago a valor referente ao furto de consumo desde o inicio do contrato e com um máximo de 5 anos, caso o cliente não pague segue via judicial.


    Obrigado.
    Pensei que hoje em dia eles colocassem medidores do consumo na entrada para monitorizar o que "entra" na fracção , e comparar com o que é faturado ao cliente.
 
0.0215 seg. NEW