Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,
    Sou imigrante e gostaria de saber se a assinatura digital pode substituir uma assinatura de reconhecimento em cartório, notário ou solicitador?
    Aproveitar também para perguntar o que é que temos de fazer aos terrenos em Portugal quando na plataforma Bupi aparece "aguardar registo"?
  2.  # 2

    Colocado por: Miquelina Alvesassinatura digital


    Com que tipo de certificado digital, e em que tipo de documento?
  3.  # 3

    Algum me sabe ajudar como posso numa assinatura digital em pdf/a, o simbolo de assinatura fique refletido em todas as paginas do documentos?

    Tenho uma entidade a solicitar o seguinte:
    • Rubricar projeto digital em todas as páginas da Memória Descritiva e Peças Desenhadas e assinar a última página ou assinar todas as páginas com o Cartão de Cidadão.
  4.  # 4

    Tem que inserir uma imagem da rubrica no rodapé do documento em word
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  5.  # 5

    Colocado por: BigmouseRubricar projeto digital em todas as páginas da Memória Descritiva e Peças Desenhadas e assinar a última página ou assinar todas as páginas com o Cartão de Cidadão.

    Que palermice!!!

    Enfim... velhos do restelo.... O que valida a infrmaçãoo é a integridade do ficheiro digital por si com a respectiva assinatura digital qualificada.
    Concordam com este comentário: Serge, hangas, ADROatelier, pauloagsantos
  6.  # 6

    Colocado por: Pedro BarradasQue palermice!!!

    Nós cá fazemos assim!
    :)
    • eu
    • 10 fevereiro 2023 editado

     # 7

    Ninguém "não especialista" é obrigado a saber o que é uma função de hashing, uma PKI, criptografia assimétrica RSA ou curva elíptica, certificado digital, ou assinatura digital.

    É por isso que muita gente ainda usa a parvoíce das assinaturas digitalizadas (foto da assinatura manuscrita) ou agora a versão moderna dessa parvoíce: a imagem da assinatura digital.

    Poucas pessoas quando recebem um documento com assinatura digital, verificam de facto se a assinatura é valida. Aliás, muitos programas de leitura de PDF nem sequer têm capacidade de validação da assinatura digital, apenas mostram a imagem da assinatura.
  7.  # 8

    Não queria nada recorrer a isso, mas ser tiver que ser.

    Colocado por: RicardoPortoTem que inserir uma imagem da rubrica no rodapé do documento em word
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas
  8.  # 9

    Ainda à dias aconteceu isso. Nos ao telefone com o técnico e ele a dizer que não estava assinado e que tinha de ser em todas as folhas. Lá conseguimos explicar que os documentos a assinatura e valida para o documento e não para a folha. Depois diz que não tinha acesso ao certificado, porque estava a utilizar uma aplicação que não permitia validar o certificado. Lá se conseguir que instala se o Acrobat e aceitar o documento.

    Colocado por: euAliás, muitos programas de leitura de PDF nem sequer têm capacidade de validação da assinatura digital, apenas mostram a imagem da assinatura.
    Concordam com este comentário: eu
  9.  # 10

    Está é a justificação dada

    "Informo que, as assinaturas digitais não são válidas por este serviço, na medida em que se houver necessidade de imprimir os documentos a assinatura não aparece na impressão, de acordo com o Dec. Lei 76/2019, ANEXO I (a que se refere o artigo 8.º), n.º5 e 6."
    • eu
    • 10 fevereiro 2023 editado

     # 11

    E porque é que têm que os imprimir?

    Vivemos na era digital, mas há velhos do Restelo que ficaram parados no Séc XX.

    Fazem-me lembrar um diretor que tive, em que a secretária recebia os emails, imprimia-os, e entregava-lhe em papel todas as manhãs.
  10.  # 12

    Colocado por: RicardoPortoTem que inserir uma imagem da rubrica no rodapé do documento em word
    que barbaridade
  11.  # 13

    certas mentes ainda não compreenderam que em caso de duvida, abre-se o ficheiro digital assinado e em formato inviolável para: "tirar duvidas". portanto uma coisa em papel se não for igual ao ficheiro atras referido, a sua utilização é da responsabilidade de quem o faça, podem vir o empreiteiro ou seja quem for que tem o desenho errado em papel que não cola.
    Concordam com este comentário: eu
  12.  # 14

    Por isso que nos inícios se colocava a referência de , "documento assinado digitalmente", e se ia as própriedades do documento ver. Rara a aplicação que permitia a assinatura digital sob a forma de carimbó.

    Anos depois se passou a colocar a assinatura digital visível.

    Ninguém tem de adivinhar que um documento sem nenhuma referência está assinado digitalmente, com assinatura invisível. Não percebo nos dias de hoje como se continua a fazer circular documentos sem a assinatura digital visível.
  13.  # 15

    Colocado por: euE porque é que têm que os imprimir?

    Vivemos na era digital, mas há velhos do Restelo que ficaram parados no Séc XX.

    Fazem-me lembrar um diretor que tive, em que a secretária recebia os emails, imprimia-os, e entregava-lhe em papel todas as manhãs.

    E porque é que um serviço tem de descarregar o PDF para o visualizar em aplicação externa para verificar se tem assinatura digital?
    Quando a assinatura digital pode ser visível?
  14.  # 16

    em todas as páginas?
  15.  # 17

    Estava-me a referir á assinatura digital de um documento, que fica visível em apenas numa folha.
    Tenho ideia que a aplicação do CC em tempos teve a opção de assinar documento com a assinatura visível em todas as folhas.

    Há softwares que permitem por assinatura em todas as páginas, mas sempre no mesmo sítio. Provavelmente à data de hoje se calhar até já permitam em varias localização.

    Para colocar uma rubrica em todas as folha , assinatura digital, mas não a assinatura de cartão de cidadão, podem fazer isso no Foxit PDF ,
    https://youtu.be/6Yd8qq4K2Jw
    •  
      marco1
    • 11 fevereiro 2023 editado

     # 18

    para mim qualquer documento em papel que seja uma impressão ou fotocópia com uma assinatura seja ela digital ou á mão não vale de nada, pois pode ser muito bem uma montagem. portanto ou tem o original em papel assinado á mão, ou não vale nada.
    dai que um documento digital assinado digitalmente e não editável é a melhor garantia seja para o que for.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  16.  # 19

    Assinatura digital: equivalente a escrever no papel mas em um documento electrónico. Em Portugal geralmente não é reconhecido como legítimo para fins oficiais.
    Assinatura de certificado digital qualificado: equivalente a escrever manualmente no papel, mas em um documento electrónico com tecnologia que oferece certas garantias de integridade e de origem que permite a terceiros verificar de forma fácil tratar-se de uma assinatura legítima e aceite pelo menos em Portugal como equivalente à assinatura feita manualmente no papel.

    Só a Assinatura Digital Qualificada (ex.: Cartão de Cidadão) substitui a assinatura feita à mão do ponto de vista legal.

    Se a legislação exigir assinatura de reconhecimento em cartório, notário ou solicitador, então terá de ter um destes a assinar também digitalmente o mesmo documento PDF, a não ser que a legislação para a área específica tenha entretanto sido actualizada para permitir reconhecer que a Assinatura Digital Qualificada dispensa tal assinatura de reconhecimento. O legislador pode ter tido uma intenção adicional além do reconhecimento da legitimidade da assinatura, ou seja, o legislador pode querer ter a certeza que a pessoa além de ter gerado a assinatura está consciente de o ter feito para aquele propósito, é por isso que poderão exigir o reconhecimento da assinatura mesmo que seja no formato de certificado digital qualificado.

    Assinatura só escrita não garante nada, qualquer um pode falsificar uma assinatura... e alguém dizer se é verdadeira ou falsa está praticamente no ramo da adivinhação... até há poucos anos era o melhor que havia. Hoje em dia com as assinaturas de certificados digitais qualificados, continua a ser possível falsificar, mas pelo menos já não é qualquer um, e já depende das circunstâncias.

    Teoricamente, a assinatura com certificado digital em documento PDF não garante a 100% a integridade, vários problemas de segurança têm sido descobertos que permitem manipular o documento de diversas maneiras sem invalidar a assinatura. Isto porque a assinatura nos documentos PDF não cobre o conteúdo na sua totalidade do absoluto início ao absoluto fim, mas apenas parte do conteúdo.

    Pessoalmente, quando é algo importante, gosto de assinar o documento PDF em si, e depois de estar satisfeito com a assinatura de certificado digital, assino o ficheiro com um certificado digital que fica guardado em um ficheiro externo que certifica que o ficheiro em si não foi modificado de nenhum jeito, para ninguém vir futuramente com o argumento que poderia ter manipulado o documento PDF devido à forma como as assinaturas digitais funcionam no formato PDF.

    Quanto a programas que assinem todas as páginas, se for mera imagem existem alguns, se for ligado ao certificado digital qualificado só conheço um (que é pago) que assina documentos PDF e que mete a assinatura em todas as páginas chamado "PDF Signer" (https://www.signfiles.com/pdf-signer/) é preciso seleccionar "Visible signature box", entrar em "Signature Appearance..." e meter em "Signature Page" a opção "All Pages" e escolher a posição onde vai ficar na página em "Position". Depois tem mais opções, como meter só uma imagem (da sua assinatura por exemplo), etc. Para seleccionar a posição exacta e o tamanho manualmente é uma dor de cabeça porque não dá para pré-visualizar, mas com tentativa e muitos erros dá para chegar lá... de outra forma pode meter o programa a meter aquilo numa das posições pré-definidas que pode ser que sirva se tiver sorte.

    E sim, é estúpido ter de assinar com um certificado digital todas as páginas, porque nem é preciso ter qualquer indicação visível, basta verificar as propriedades de assinaturas de certificado digital do documento... e se o programa não o suportar, a pessoa tem de instalar um programa que tenha a capacidade de verificar tal assinatura... nem precisa de um leitor PDF para isso, basta por exemplo o XolidoSign. É uma reminiscência do passado em que era preciso assinar todas as páginas com assinatura à mão, para se ter a "certeza" de que a pessoa aprovava/ certificava/ reconhecia aquela página.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardo.rodrigues
  17.  # 20

    Colocado por: josexyo legislador pode querer ter a certeza que a pessoa além de ter gerado a assinatura está consciente de o ter feito para aquele propósito, é por isso que poderão exigir o reconhecimento da assinatura


    Pois, nas isso implica a apensar de um termo de reconhecimento das assinaturas, coisa que nunca vi sem ser em papel.
 
0.0231 seg. NEW