Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

!Remind me
    Quando apresentarem as fotos da garrafeira.
  2.  # 2

A cozinha está gira, porém sou contra ter mesas lá.
    Acabamos por fazer todas as refeições lá e a sala usa-se no natal. Demasiado € investido em m2 na sala + moveis para não ser usado. Para mim a cozinha deve ser suficientemente grande para ter os móveis e quanto muito um balcão para o pequeno almoço, o resto da área preferia passar para a area da sala e fazer as refeições na sala.
    Concordam com este comentário: ahsgois, VizinhoDoLado
  3.  # 3

Colocado por: paulosA cozinha está gira, porém sou contra ter mesas lá.
    Acabamos por fazer todas as refeições lá e a sala usa-se no natal. Demasiado € investido em m2 na sala + moveis para não ser usado. Para mim a cozinha deve ser suficientemente grande para ter os móveis e quanto muito um balcão para o pequeno almoço, o resto da área preferia passar para a area da sala e fazer as refeições na sala.

Mas Eu só tenho uma mesa de jantar que é aquela da cozinha.
    Não há mesa na cozinha e mesa pro natal :D
    é uma mesa, na cozinha, não tenho sequer sala de jantar,
    porque lá está, era gastar um balurdio para usar 3/4x por ano.. é tudo o que eu NÃO quis logo desde inicio..
  4.  # 4

Colocado por: JPMN_17

Mas Eu só tenho uma mesa de jantar que é aquela da cozinha.
    Não há mesa na cozinha e mesa pro natal :D
    é uma mesa, na cozinha, não tenho sequer sala de jantar,
    porque lá está, era gastar um balurdio para usar 3/4x por ano.. é tudo o que eu NÃO quis logo desde inicio..

Sendo assim não está cá quem "falou" :). Mas a meu ver receber convidados e comerem na cozinha é estranho lol, mas são opções claro.
  5.  # 5

Colocado por: paulos

Sendo assim não está cá quem "falou" :). Mas a meu ver receber convidados e comerem na cozinha é estranho lol, mas são opções claro.

Claro, nós optamos assim, porque para nós estranho, é querer mais uma cerveja e ter de ir a outra divisão buscar,
    Estranho é sentar a comer e só perto do fim é que me lembro que fiz uma salada de pimentos mas que ficou esquecida na cozinha...
    estranho é fazer "piscinas" para por a mesa, e repetir as "piscinas" para levantar a mesa.
    Depois há outra: eu fiz a casa para o dia a dia, para ser prática, funcional, confortável durante 360 dias por ano, mesmo que "sacrifique" os 5 dias no ano em que tenho uma visita dum convidado que me faça sentir a falta duma sala de jantar.
    Exagerando nos exemplos, também já tive gente que me pergunta: o teu hall de entrada é tão pequeno, onde é que vais receber o compasso?
    [ Para o pessoal que não é do norte e não recebe o compasso em casa no dia de pascoa, basicamente é um momento do ano que dura menos de 5min em que um padre e mais umas 15 pessoas em média vem la a casa buscar um envelope com dinheiro e dizer em uníssono: Cristo Ressuscitou (todos comigo: Aleluia Aleluia) ]
    Ao que respondo sempre: Eu fiz a casa para mim e para a minha família, para nos ser prática, funcional, confortável todos os dias, e não, não pensei nesses 5min do ano em que era giro mostrar ao padre da freguesia que a minha casa tem um zona exclusiva para os receber.
    Sei bem que entre uma sala de jantar mais dada a receber convidados, e este exemplo da pascoa há uma certa diferença, mas o racional que justifica ambos pra mim é praticamente o mesmo,
    Concordam com este comentário: Beto1980, primavera, ANC, joaomgf, zed, Dias12, monicaM
    • VCG
    • 22 setembro 2022

# 6

JPMN_17, por curiosidade, já partilhou a sua planta neste tópico?
  6.  # 7

Colocado por: VCGJPMN_17, por curiosidade, já partilhou a sua planta neste tópico?

Não partilhei..
  7.  # 8

Colocado por: JPMN_17

Claro, nós optamos assim, porque para nós estranho, é querer mais uma cerveja e ter de ir a outra divisão buscar,
    Estranho é sentar a comer e só perto do fim é que me lembro que fiz uma salada de pimentos mas que ficou esquecida na cozinha...
    estranho é fazer "piscinas" para por a mesa, e repetir as "piscinas" para levantar a mesa.
    Depois há outra: eu fiz a casa para o dia a dia, para ser prática, funcional, confortável durante 360 dias por ano, mesmo que "sacrifique" os 5 dias no ano em que tenho uma visita dum convidado que me faça sentir a falta duma sala de jantar.
    Exagerando nos exemplos, também já tive gente que me pergunta: o teu hall de entrada é tão pequeno, onde é que vais receber o compasso?
    [ Para o pessoal que não é do norte e não recebe o compasso em casa no dia de pascoa, basicamente é um momento do ano que dura menos de 5min em que um padre e mais umas 15 pessoas em média vem la a casa buscar um envelope com dinheiro e dizer em uníssono: Cristo Ressuscitou (todos comigo: Aleluia Aleluia) ]
    Ao que respondo sempre: Eu fiz a casa para mim e para a minha família, para nos ser prática, funcional, confortável todos os dias, e não, não pensei nesses 5min do ano em que era giro mostrar ao padre da freguesia que a minha casa tem um zona exclusiva para os receber.
    Sei bem que entre uma sala de jantar mais dada a receber convidados, e este exemplo da pascoa há uma certa diferença, mas o racional que justifica ambos pra mim é praticamente o mesmo,
    Concordam com este comentário:Beto1980,primavera
    Isso das piscinas acontece quando as pessoas fazem castelos, no meu caso da banca da cozinha à mesa da sala dou uns 6 ou 7 passos! Conheço uma casa que por exemplo para ir da suite ao sofá da sala, são somente 56 passos!! Malta quando constroi entusiasma-se e depois dá nessas coisas. Nâo pode ser nem 8 nem 80.
  8.  # 9

Estamos de acordo,
    Por isso é que eu me esforcei para que conseguisse corresponder às minhas prioridades já mencionadas logo no inicio:
    - Privacidade
    - Exposição solar
    - Conforto
    - Funcionalidade over estética
    - Aspecto low profile
    E claro, ajustar o perfil e características do terreno disponível àquilo que era o meu orçamento disponível.
    Quando conjugo esta marmelada toda, olho para o resultado final e sei que consegui praticamente tudo o que era possível conseguir.
    Praticamente! Há sempre coisas que gostaria que tivessem sido diferentes.. mas isso...
    Concordam com este comentário: VCG, rpmmsantos
  9.  # 10

Colocado por: JPMN_17Aleluia Aleluia

Este tópico é uma lufada de ar fresco!
    Concordam com este comentário: rpmmsantos, frpin, zed
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JPMN_17
  10.  # 11

Ponderou colocar uma ou mais tomadas dedicadas na garagem/alpendre/exterior para quando tiver um veículo elétrico o poder carregar?
    Ponderou a colocação de pré ou mesmo instalação de painéis fotovoltáicos?
  11.  # 12

Colocado por: ricardo.rodrigues

Este tópico é uma lufada de ar fresco!
    Concordam com este comentário:rpmmsantos,frpin
    Estas pessoas agradeceram este comentário:JPMN_17
    Amen!
  12.  # 13

Boa tarde JPMN.
    Excelente contributo.
    Em relação à cozinha estou com as mesmas dúvidas. Open space ou fechada. Confesso que não sou fã de open space ( cheiros, ruídos). Qual a área da sua cozinha? A minha terá 18m2, penso que será curto para colocar uma mesa com as dimensões da sua..
  13.  # 14

Colocado por: smcahBoa tarde JPMN.
    Excelente contributo.
    Em relação à cozinha estou com as mesmas dúvidas. Open space ou fechada. Confesso que não sou fã de open space ( cheiros, ruídos). Qual a área da sua cozinha? A minha terá 18m2, penso que será curto para colocar uma mesa com as dimensões da sua..

A minha tem 5,80 x 4,70 = 27m2 dá à vontade pra mesa grande e entre 12 a 14 pessoas sentadas
    Com 18m2 já não me parece realmente,

Quanto ao open space a grande vantagem que eu vejo é quando se tem crianças pequenas , que dá para tê-los na sala a ver tv ou a brincar , enquanto nós pais estamos de volta das lidas da cozinha..
    fora isso..
  14.  # 15

Colocado por: mafgodPonderou colocar uma ou mais tomadas dedicadas na garagem/alpendre/exterior para quando tiver um veículo elétrico o poder carregar?
    Ponderou a colocação de pré ou mesmo instalação de painéis fotovoltáicos?

Não
    e
    Não
    infelizmente não pensei em nada disso,
    deixei alguns "negativos" espalhados pela casa para coisas eventuais.. mas nenhum deles é para esses dois assuntos.
    Tenho pena na verdade, porque é algo que ao construir de raiz dava para colocar e já ficava nem que fosse naquele formato de
    "pre-instalação"
    Este é uma das grandes frases que se ouvem relativas a construir casa que é: Quando se termina é que devíamos estar a começar.
    Concordam com este comentário: mafgod, Beto1980, Peper87
  15.  # 16

Mas a propósito disto há uma coisa que também queria partilhar convosco e perceber se sou só eu, ou se é um sentimento +- generalizado.
    Vou tentar explicar:
    A minha disponibilidade financeira geral andou desde que me lembro de existir, sempre ali muito por baixo..
    e quando comecei a pedir orçamentos e a ver a pancada que ia levar nas finanças com esta construção, instalou-se ali um modo de minimizar os custos, pelo menos de forma explicita. o que quero dizer com isto?
    Senti ao longo do processo que a forma como apresentamos o que queremos às pessoas que o vão executar , tem um grande impacto no preço final do orçamento.
    Não sei se me estou a saber explicar...
  16.  # 17

Colocado por: JPMN_17Senti ao longo do processo que a forma como apresentamos o que queremos às pessoas que o vão executar , tem um grande impacto no preço final do orçamento.

Mas sentiu desinteresse das pessoas pelo seu projeto ou pela necessidade de garantir alguma qualidade construtiva?
  17.  # 18

Se calhar é só um complexo meu,, mas muitas vezes tentei algum recato na forma e no conteudo dos meus pedidos, porque "temia" que do lado de lá a malta visse aquilo e pensasse: "ai tu queres instalação de tomadas para carregar o teu carro eletrico?? ai tu queres estores eletricos com fecho central operado pelo telemovel?? (por acaso este pus 😂 ) ai tu queres meter fotovoltaicos?? ai queres?? então PUMBA leva aí com mais 40 ou 50 mil euros no orçamento que é para aprenderes a não ser menino!!!!!
    Concordam com este comentário: fjmartinho
  18.  # 19

Colocado por: zedasilva
    Mas sentiu desinteresse das pessoas pelo seu projeto ou pela necessidade de garantir alguma qualidade construtiva?

Desinteresse pelo projeto isso de certeza!
    tive 3 empreiteiros que me disseram assim de rajada que ai e tal... está de chuva não vai dar..
    Um porque acho que não tinha mesmo agenda,
    Os outros porque se assustaram com o terreno, com os muros de contenção, e a carga de loucura que foi aquela fase inicial de pedreiro
  19.  # 20

Colocado por: JPMN_17"temia" que do lado de lá a malta visse aquilo e pensasse:

É o chamado coeficiente de cag onice.
    Infelizmente é muito comum nos empreiteiros menos preparados ou nos menos sérios.
    Por isso os DO deverem ter sempre alguns cuidados nesta fase da consulta.

0.1524 seg. NEW