Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Taxas de juro, efeito no mercado da construção.

    Tenho acompanhado com interesse alguns tópicos aqui do fórum e vejo que existem diferentes visões para a crise que vêm, que ela vem pelo menos é consensual. Mas ela já está aí!
    Durante o ano de 2021 vendi o meu apartamento e tentei comprar um terreno para construir uma moradia, mas voltando um pouco atrás, tinha sido no início 2019 que fiz esses planos, mas infelizmente por algum receio e devido a outros contratempos profissionais, acabei por adiar o projecto, nessa altura não comprei um dos vários terrenos que estavam à venda e de que gostava. Alguns desses terrenos permitiam construir com comunicação prévia, tinha vários orçamentos com valores entre os 150k e os 200k para a construção de uma moradia com 2 pisos, cave, etc., para cerca de 300m2 de área de construção, valores que estavam dentro do meu orçamento, isto claro valores no início de 2019, claro mesmo nessa altura era com contenção nos custos dos materiais e com acabamentos normais.
    Entretanto em 2021 a compra do terreno arrastou-se durante meses, acabei por apanhar a fase em que os construtores compraram os terrenos todos pelo telefone logo que apareceriam nas imobiliárias, voavam todos os que tinham algum interesse, ficando apenas disponíveis os que estavam super inflacionados. Acabei por comprar um terreno que era de uma pessoa emigrada, que tinha herdado este lote há mais de 40 anos, mesmo assim tive que esperar que o proprietário viesse cá para realizar a escritura. Foi sem recurso a agências que consegui chegar ao dono, foi por contactos no local depois de muita persistência, tendo andado a investigar a zona onde tinha interesse. O negócio foi feito à antiga, nem sinal foi necessário, claro que corri muitos riscos, mas eram essas as condições do proprietário que afirmou que cumpria a sua palavra e que não pretendia fazer negócio de outra forma, passado 6 meses lá veio ele de férias e lá conheci o dono pessoalmente, visto que ele vive na Suíça, o contacto pessoal que tinha feito anteriormente foi com um familiar do dono, o negócio ficou feito de boca e selado com um aperto de mão através do familiar! Se me contassem que seria assim eu não ia acreditar! Mas assim foi e lá consegui um terreno a preços próximos dos que existiam em 2019.
    Agora vem a fase seguinte, o Projecto, estado ele a ser elaborado. Suponho que esta é a melhor fase, as piores estão para vir, desde logo a escolha do construtor e a realidade com os valores actuais para os orçamentos e para a conjuntura actual para quem vai ter que recorrer ao crédito para a construção.
  2.  # 2

    O meu exemplo pode ser replicado por imensas famílias que pretendiam mudar de casa ou construir uma moradia.
    Com o aumento do custo dos materiais e da construção, conjugado com a redução dos montantes de crédito concedidos pelos bancos, tendo em conta o aumento da taxa de esforço das famílias devido aos valores das taxas de juro, contando também que praticamente não houve atualizações salariais nos últimos anos, excepto os ordenados mínimos, consequentemente somado o aumento do custo de vida devido à inflação, portanto com os orçamentos familiares estão bem mais degradados do que em 2019, 2020, 2021, esta combinação é no mínimo explosiva, já que vai condicionar os consumidores ou a impossibilitar outros a recorrerem ao crédito.
    Portanto o mercado imobiliário que transaciona imóveis recorrendo ao crédito vai entrar em profunda agonia, afetando todo o sector visto que tem um peso elevadíssimo na economia.
    Se juntarmos a isto a inundação do mercado por imóveis que os bancos vão ser obrigados a receber por incumprimentos dos proprietários, mais os imóveis das finanças por falências e dívidas fiscais, estará o caldo entornado para termos uma crise profunda no mercado imobiliário e da construção.
    Mesmo o mercado de luxo, esse normalmente não é tão afetado, mas ainda assim vai-se ressentir pelo efeito psicológico da conjuntura, mas este mercado no global qual é a percentagem que representa? Será suficiente para evitar muitas falências? Penso que não.
    Concordam com este comentário: Nuno Moura
  3.  # 3

    Curioso ver novamente alguns dos terrenos que tentei comprar à um ano atrás a voltar a estar disponíveis novamente para venda.
    Alguns desses terrenos que reaparecem vejo que alguns ainda estão com preços em alta.
    Pois já temos os construtores/investidores a tentarem à pressa a realização de mais valias ou a despachar enquanto o mercado ainda mexe alguma coisa!
    Concordam com este comentário: Nuno Moura
  4.  # 4

    E as moradias já construídas ou em construção que não tiveram comprador?
    Essas o investidor perde algum e despacha-as ou vai ficar com o investimento preso por uns anos e sem possibilidade de aplicar esse capital noutro produto mais atrativo.
    São assim os ciclos econômicos, a guerra só veio acelerar o inevitável, visto que os rendimentos das famílias não acompanharam o aumento dos preços!
  5.  # 5

    A subida das taxas de juro não é inocente. Vejamos, a Europa está a passar por uma grave crise energética, diga-se por culpa própria, que tem implicações na inflação.
    Como fazer para diminuir a pressão da procura para reduzir o consumo de energia, simples aumenta-se o custo do dinheiro, limitado o crédito pela subida das taxas de juros, e quem paga isto tudo? É a economia que somos todos nós consumidores e contribuintes, simples, não!?
  6.  # 6

    É verdade na zona de Almada já se assiste ao fenômeno descrito pelo Pasteleiro.
    E a quantidade de moradias em construção com as obras paradas, no conselho de Almada já são as carradas, tempos difíceis que se aproximam.
  7.  # 7

    Colocado por: Nuno Mourajá são as carradas

    Lol.
    Defina carradas.

    Quantas têm lá já placa de imobiliária a dizer vende-se (inacabada)?
  8.  # 8

    Bem, vejo muitas moradias por onde passo com obras paradas, umas emprovavelment por falta de plafond dos particulares para as acabar, outrasralvez seja por desistência dos compradores.
  9.  # 9

    Outras porque estão a puxar as massas, ou o empreiteiro foi de férias (em Agosto acontece), outras porque estão à espera da entrada das especialidades..

    Ainda não passou tempo suficiente para já se ver abandono de obras..
    Concordam com este comentário: desofiapedro
    • snob
    • 10 setembro 2022 editado

     # 10

    Abandono de obras?! Em Braga estão várias obras a começar, moradias em banda e individuais, até parece que o preço da construção não aumentou!
  10.  # 11

    Algumas das obras paradas talvez seja explicado pelo periodo de férias e por menos disponiblidade dos fornecedores pelo mesmo motivo, mas dà ideia que é mais do que isso? Perqunta, não já está e nâo vai estar mais dificil para uma grande fatia das familias que pretendia trocar de casa por uma maior/melhor?
  11.  # 12

    Colocado por: PasteleiroPerqunta, não já está e nâo vai estar mais dificil para uma grande fatia das familias que pretendia trocar de casa por uma maior/melhor?
    Está obviamente.
    Mas a procura por obras novas é tanta que eu não sei até que ponto vai abrandar...

    Agora o típico português com ordenado médio, vai por travão isso é verdade.
  12.  # 13

    Colocado por: snobAbandono de obras?! Em Braga estão várias obras a começar, moradias em banda e individuais, até parece que o preço da construção não aumentou!

    Em braga andam a construir casas em banda e a pedir 375k por elas, e os bancos andam a avalia-las em 350k.
    Onde vai acabar isto?
  13.  # 14

    Em braga andam a construir casas em banda e a pedir 375k por elas, e os bancos andam a avalia-las em 350k.
    Onde vai acabar isto?

    O banco quando avalia por 350k e empresta 275k, já lá vai o tempo que emprestavam 100% e mais algum para as "mobílias", portanto o comprador entra logo com uma parte, por exemplo com 100k em capitais próprios, se as taxas de juro subirem mais poderá deixar de poder comprir o pagamento das prestações do credito. Solução: trocar de casa por uma de menor valor.
    Tenta-se vender pelo menos pelo valor da compra, mas se o mercado estiver em baixa, tendo em conta que é uma casa usada, a necessidade obriga a baixar-se o preço e perder-se muito dinheiro, noutros cenários eventualmente poderiam ser entregues ao banco.
    O que é interessante é que investidores podem ganhar muito com este tipo de fenómenos!
  14.  # 15

    O que eu quis dizer é que os promotores estão a pedir valores acima do mercado e do que os bancos aceitam, e as pessoas preferem acreditar nos promotores do que nos bancos.
    Concordam com este comentário: SACS
  15.  # 16

    Colocado por: SirruperO que eu quis dizer é que os promotores estão a pedir valores acima do mercado e do que os bancos aceitam, e as pessoas preferem acreditar nos promotores do que nos bancos.
    Se quiser comprar tem de aceitar o que o promotor quer, simples.
    Pode é ser um Alerta para o comprado pensar bem no negócio que esta a fazer
  16.  # 17

    Colocado por: DR1982Se quiser comprar tem de aceitar o que o promotor quer, simples.
    Pode é ser um Alerta para o comprado pensar bem no negócio que esta a fazer

    Eu nao tenho de comer gelados com a testa.
    Os portugueses fazem negocios por emocao e depois a razao é que paga.
  17.  # 18

    Acho engraçado o quanto se critica os portugueses.. parece que somos uma espécie única..
    Os espanhóis não fazem negócios com o coração? E os italianos? E os americanos?

    Não é uma característica de um povo, é uma característica de uma percentagem de pessoas de uma sociedade..
  18.  # 19

    Colocado por: SirruperO que eu quis dizer é que os promotores estão a pedir valores acima do mercad

    O que significa "acima do mercado"?
  19.  # 20

    No mercado dos usados, também quase todos estão acima do valor de mercado, seja lá o que isso for.
 
0.0256 seg. NEW