Colocado por: rjmsilvaAqui:
Colocado por: FidiroEntão e o armazenamento para o periodo da noite?
Não compensa? Pensava que as baterias eram a mais valia, porque durante o dia com sol, não gastamos muito.
O preço é alto, já percebi.
Colocado por: euOs painéis compensam ? Não há uma resposta definitiva, cada caso é um caso, tudo depende dos hábitos de consumo de eletricidade.
As baterias começam a ser uma opção válida, desde que possuam uma garantia de x anos, em que seja possível amortizar o seu custo.
Na minha opinião, deve instalar painéis e um inversor híbrido que permita no futuro adicionar baterias.
Colocado por: mafgodE é isso...
Exemplificnado, há poucos meses comprava-se uma bateria de 4,2kWh Meterboost por 1.500€.
Admitindo uma carga útil de apenas uns 3,5kWh e se usarmos essa energia em horário normal, a uns 0,20€/kWh, pouparíamos uns 3,5 x 0,2 = 0,70€ por dia.
Assim, seriam precisos 1,5k/0,7= 2143 dias para compensar, uns 5 anos e 10 meses.
Contudo:
- a bateria já está um pouco mais cara, ~1.650€
- o kWh já não custa 0,20€/kWh (0,16 + IVA)... alguns tarifários estão bem mais alto!
- a bateria poderá disponibilizar bem mais que 3,5kWh por dia, ou seja, para quem tem picos de consumo durante o dia relativamente alto (carregar VE, forno, máquinas lavar/secar...), a bateria irá compensar descarregando, voltando depois a carregar, tendo uma maior rentabilidade
- dias se chuva, poderá não ser suficiente para carregar totalmente a bateria (dependerá da potência dos painéis)
Em resumo:
- para quem não está em casa, a bateria irá acumular o máximo uma carga tendo um ganho na ordem dos 0,70€/dia (depende do valor do kWh contratado) e um ROI na casa dos 6 anos
- para quem está em casa e/ou tenha consumos altos durante o dia, a bateria irá ou poderá acumular bem mais que a sua potência útil e o ROI irá diminuir
A garantia destas baterias são de 10 anos com 6000 ciclos.
Há muitas mais baterias no mercado e no limite até temos o DIY :-)
Colocado por: efsl0
De momento baterias não compensam a ninguém. Painéis compensam a toda gente, é só vender o excedente e tem aproveitamento de toda a produção
Colocado por: Pereira_89Não posso por a máquina de lavar roupa durante esse período, pois depois das 18.30 não a posso por a secar fora, resumindo é para lavar a loiça e o frigorífico?
Colocado por: Pereira_89
Ora bem, isso não é assim tão linear. Há uns anos talvez compensasse vender o excedente agora já nem tanto. Mas cada um deve traçar o seu perfil e fazer contas.
A minha casa fica desocupada das 8 às 18.30 acha que compensa? Não posso por a máquina de lavar roupa durante esse período, pois depois das 18.30 não a posso por a secar fora, resumindo é para lavar a loiça e o frigorífico? Se calhar em 20 anos devo ter pago o investimento...
Colocado por: dom123
A máquina pode sim lavar de dia, quando chegar põe a secar e no dia seguinte à noite está seca. Em dia de pouco sol a roupa também não seca no mesmo dia.
Temos que arranjar soluções e não desculpas.
Colocado por: efsl0
Agora nem tanto?
Tem ideia a que preço se vende?
Senão está em casa durante o dia programa o que der para programar para funcionar durante o dia para aproveitar a produção, o resto da energia que sobrar e injetar ganha dinheiro com a venda!
Colocado por: FidiroE o que é a história da bomba de calor? pelo que leio é para aquecer águas, se calhar dá jeito, tenho termoacumulador...
Colocado por: FidiroVenderam me a ideia que já não se vende paineis de 350 W, é verdade?
Colocado por: dom123
Se já até há painéis de 600W para quê painéis de 350W, se vai colocar coloque dos mais potentes, assim tem mais potencia com menos painéis e o preço não tem assim tanta discrepância
Colocado por: FidiroSó tenho a agradecer esta ajuda toda. Mas então, vou deixar as baterias pás calendas. Assim, adquiro só os paineis fotovoltaicos, neste caso estão a vender paineis 450W Monocristalino. Acham que facturação que no Inverno chega aos 200.00, e no Verão pelos 70.00,merece uns 6 paineis?
E o que é a história da bomba de calor? pelo que leio é para aquecer águas, se calhar dá jeito, tenho termoacumulador...
Venderam me a ideia que já não se vende paineis de 350 W, é verdade?
Colocado por: mbootQuando o esquentadore avariar vai ser trocado por um termoacumulador que vai levar um gestor de excedentes para optimizar o consumo.
Colocado por: mbootPenso que de momento os de 450w deverão ser os mais rentáveis. Uma coisa a ponderar e instalar já inversor híbrido (se mais tarde as baterias compensarem já está preparado para tal).
Colocado por: dom123Não precisa que ele avarie, podem os dois trabalhar em conjunto... Vai ver que poupa muitooooo gás.
Eu em maio coloquei um TA de 150L a trabalhar em conjunto com o TA e desde aí que ele nunca mais ligou
Estou a usar essa solução em conjunto com um gestor de excedentes...
Veja o meu
Colocado por: FidiroEntão, decididamente vou avançar para os paineis de 450W, e para o inversor híbrido