Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Quando quero pago, não ando a pedinchar, sinceramente mete-me um bocado impressão que uma pessoa que vá gastar 200.000 numa moradia ou outro valor, vá para o projecto mais barato porque é barato, é a teoria compro um porsche mas depois ponho pneus recauchutados porque é mais barato enfim...É a velha teoria o meu trabalho é que é bom o dos outros tem de ser barato porque aquilo até se faz bem.

Entrando no Tópico: isso tudo por 4700 euros? excelente negócio que está fazer, aproveite.

Cumprimentos
  2.  # 42

filipe braga.. 4700€, incluindo isso tudo.... é bom negócio...
    galeo......... 4000€, incluindo isso tudo e mais coisas que nem podem efectuar (DTO).... é um belissimo negócio...

Aproveitem!!!

Gostava de saber se passam o recibozito ou a facturita e cobram IVA
  3.  # 43

Caro Pedro Barradas

Ao valor acresce o Iva.
    Também acho um bom negócio. O arquitecto pareceu-me bastante competente.
    O arquitecto propôs (facultativo) a realização do projecto de execução (Pormenorização de todos os aspectos construtivos, Mapa de medições e caderno de encargos), - com um valor de 2000 e. Pelo que tenho lido no forum é um aspecto importante para a fase de construção!!!

O projecto é para uma casa térrea com cerca de 250m2

Cumprimentos,

jorge
  4.  # 44

... galeo, não estava a ironizar( excepto na questão da DTO), é mesmo um belissimo negócio, para si. É um preço que não consigo acompanhar, com isso tudo incluido, hoje em dia... mesmo que seja uma obra perto do escritório.... fazendo contas às horas totais dispendidads.. andaria a ganhar menos por hora, que a mulher a dias.
  5.  # 45

Boas

Caro Anastomose, vamos então esmiuçar as suas afirmações.

Há qualquer coisa que não percebo nas contas: 2 anos = 8 trimestres; 8 x 600 = 4800 € mas depois fala em 3000 €.
    Em primeiro lugar os preços variam conforme os intervenientes, o que não é novidade para ninguém. Posso dizer-lhe que na zona onde vai construir os preços médios são, em princípio, significativamente diferentes daquele que apresenta ( 4800 €) pelo que não é representativo da realidade local.
    Há ainda que ter em conta que fala num prazo claramente exagerado para a execução da obra. Se considerar um prazo mais realista - vou falar em 15 meses que ainda assim acho exagerado - será então 15/3 =5; 5 x 600 = 3000 €. E agora a questão sacramental: trata-se de fiscalizar realmente a obra ou apenas de dar o nome, assinar os documentos e fazer uma "visita de médico"? Nesta última hipótese é muiiiito caro: afinal é uma questão de ir tomar café à esplanada da marina e, na volta, passar na obra para cumprimentar. Se é para fiscalizar mesmo o caso é diferente. Admitindo uma visita à obra duas vezes por semana - mesmo não sendo profissional da área concordará que não é uma visita à obra uma vez por semana que pode ser considerada uma fiscalização a sério, mesmo duas não são suficientes em certas fases da obra - e uma duração por visita de uma hora teremos então, descontando férias e similares, cerca de 120 visitas, isto é, 120h. Dando de barato os custos do transporte, falamos então em 3000 € / 120 = 25 €/hora de onde haverá a deduzir os respectivos encargos. É caro? Se calhar é, mas não vai dar para o Porsche. Sem fazer juízos de valor, quanto se paga por hora de mão de obra numa oficina automóvel? Ou por 1/2 hora no dentista? E contudo continuo a dizer-lhe que encontra mais barato nessa zona.
    Já agora, e sem pretender ferir privacidades, será possível dar a conhecer os preços porque adjudicou os trabalhos e o que está incluido?

cumps
    José Cardoso
  6.  # 46

Custumo dizer aos meus colegas arquitectos que o senso comum do pensamento português está naquilo que vê...
    A maioria das pessoas pensa ainda, e infelizmente, que arquitectura é fazer duas linhas... mas não é.

Um pequeno exemplo...
    Quem dá 5% a uma imobiliária para vender uma casa ou um apartamento... paga e não "bufa"... Porque? Ora, os Srs estão a fazer dinheiro!... porque é que não se há-de dar uns trocos?!?

Ora 5% para uma casa de 200mil euros são 10mil euros...
    Quanto um arquitecto diz... "Eu pela sua casa, que vai-lhe custar depois de uma estimativa orçamental, uns 200mil euros... também lhe cobro 5% pelo licenciamento e execução!"...

O senso comum diz..."meu deus, o arquitecto é um ladrão!".... mas esquece que o arquitecto vai poupar o dinheiro investido no seu trabalho... na própria construção da casa....
    (Nota: os 5% foi apenas um exemplo numerário....)

E esta hein?!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LuisFigueiredo, Lu Ribeiro
  7.  # 47

Colocado por: j cardosoBoas

Caro Anastomose, vamos então esmiuçar as suas afirmações.

Há qualquer coisa que não percebo nas contas: 2 anos = 8 trimestres; 8 x 600 = 4800 € mas depois fala em 3000 €.
    Em primeiro lugar os preços variam conforme os intervenientes, o que não é novidade para ninguém. Posso dizer-lhe que na zona onde vai construir os preços médios são, em princípio, significativamente diferentes daquele que apresenta ( 4800 €) pelo que não é representativo da realidade local.
    Há ainda que ter em conta que fala num prazo claramente exagerado para a execução da obra. Se considerar um prazo mais realista - vou falar em 15 meses que ainda assim acho exagerado - será então 15/3 =5; 5 x 600 = 3000 €. E agora a questão sacramental: trata-se de fiscalizar realmente a obra ou apenas de dar o nome, assinar os documentos e fazer uma "visita de médico"? Nesta última hipótese é muiiiito caro: afinal é uma questão de ir tomar café à esplanada da marina e, na volta, passar na obra para cumprimentar. Se é para fiscalizar mesmo o caso é diferente. Admitindo uma visita à obra duas vezes por semana - mesmo não sendo profissional da área concordará que não é uma visita à obra uma vez por semana que pode ser considerada uma fiscalização a sério, mesmo duas não são suficientes em certas fases da obra - e uma duração por visita de uma hora teremos então, descontando férias e similares, cerca de 120 visitas, isto é, 120h. Dando de barato os custos do transporte, falamos então em 3000 € / 120 = 25 €/hora de onde haverá a deduzir os respectivos encargos. É caro? Se calhar é, mas não vai dar para o Porsche. Sem fazer juízos de valor, quanto se paga por hora de mão de obra numa oficina automóvel? Ou por 1/2 hora no dentista? E contudo continuo a dizer-lhe que encontra mais barato nessa zona.
    Já agora, e sem pretender ferir privacidades, será possível dar a conhecer os preços porque adjudicou os trabalhos e o que está incluido?

cumps
    José Cardoso

Boas

Agradeço ter alertado quanto ao valor pois pretendi dizer quase 6000 euros e não 3000€.
    O Sr. Arq. a quem informei o que pretendia "construir", informou-me das custas de 3 projectos e do montante da ida a obra pelo prazo, e volto a referir que foi dito pelo seu colega de Profissão, acompanhar a mesma por um período de 2 anos, teria eu que pagar 600 euros de 3 em 3 meses - 4800 euros + 1008€(Iva), total 5808 euros, daí ter dito que a deslocação seria de Porsche Turbo.
    Quanto a orçamentos, cada profissional está perfeitamente a vontade para pedir aquilo que lhe parece justo, agora que tenham pelo menos dentro do gabinete um local minimamente em condições para estar com os clientes.
    Eu trabalho numa clinica no qual posso garantir que o meu patrão tem os melhores materiais do MUNDO para reabilitação oral e não cobramos como muitos colegas grandes montantes e sabe porque? Porque não estamos localizados numa zona Nobre com uma clinica inserida numa moradia ou policlinica top, no entanto, lhe garanto que trabalhamos como já referi com aquilo que de melhor existe em materiais e com consultas que rondam os 40 euros, uma consulta pode durar entre 20 minutos a pouco mais de 60 minutos dando como é óbvio qualidade aos pacientes. Gostava pelo menos que tivesse uma pequenina ideia, no investimento que o meu Boss teve e continua a ter, provavelmente daria para fazer um bloco operatório de Cirurgia Ortopédica ou até mesmo Oftalmológica, no qual as consultas não são de 40 euros.
    Espero ter sido transparente
    Abraço
  8.  # 48

:) Tudo dito bhp.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bhp | arq
  9.  # 49

Preferia que tivesse um gabinete XPTO e fizesse um trabalho de porcaria ? Ou agora os orçamentos dados também depende do Gabinete e da qualidade da sua decoração?

Posso-lhe indicar empresas com instalações com decorações de TOPO com preços de TOPO e depois a qualidade é o que se vê...
  10.  # 50

Colocado por: LuisFigueiredoPreferia que tivesse um gabinete XPTO e fizesse um trabalho de porcaria ? Ou agora os orçamentos dados também depende do Gabinete e da qualidade da sua decoração?

Posso-lhe indicar empresas com instalações com decorações de TOPO com preços de TOPO e depois a qualidade é o que se vê...

Boas

Se o seu colega que não tem um Gabinete XPTO faz um trabalho XPTO ou de porcaria isso eu já não lhe posso dizer visto não ter contratado o mesmo....temos pena
  11.  # 51

Boas

Um esclarecimento: não sou arquitecto.
    Sem querer ser juiz em causa alheia, parece-me tratar-se de uma forma camuflada de inflaccionar o preço. Acho o prazo longo e ainda assim caro. Só não percebi foi a referência a 3 projectos: de quais se tratam?

cumps
    José Cardoso
  12.  # 52

sem comentários....

Cara utilizadora do fórum se foi com algum propósito pessoal essa infelicidade que teve agora, a Categoria e Prestígio dessa pessoa no País nem merece que eu comente essa afirmação...olhe que polimento nunca fez mal a ninguém:)

P.S - Não me referia a nenhum profissional em particular no meu post...polimento Cara Ana polimento
  13.  # 53

Sem querer ser juiz em causa alheia, parece-me tratar-se de uma forma camuflada de inflaccionar o preço. Acho o prazo longo e ainda assim caro. Só não percebi foi a referência a 3 projectos: de quais se tratam?

cumps
    José Cardoso

- Projecto de Arquitectura
    - Projecto de Especialidade
    - Projecto de Execução
  14.  # 54

Colocado por: Anastomose

cumps
    José Cardoso

- Projecto de Arquitectura
    - Projecto de Especialidades
    - Projecto de Execução
  15.  # 55

Colocado por: LuisFigueiredosem comentários....

Cara utilizadora do fórum se foi com algum propósito pessoal essa infelicidade que teve agora, a Categoria e Prestígio dessa pessoa no País nem merece que eu comente essa afirmação...olhe que polimento nunca fez mal a ninguém:)

P.S - Não me referia a nenhum profissional em particular no meu post...polimento Cara Ana polimento

Boas Luis Figueiredo

Ando em outros forum e o Citar encontra-se em baixo pós mensagem, daí a mensagem ter sido enviada a si e não ao amigo J Cardoso.
    Anastomose - Significa - Ligar, unir vasos sanguíneos( Vascularização de vasos de grande e médio porte) entre si que se encontrem separados - NOME - José Santos - Sexo Masculino

Quando usei uma comparação entre especialidades médicas, foi a titulo da seguinte questão que me foi colocada: Quanto fica 1/2h de consulta Med. dentária? Naquilo que sei, desculpem-me mas pronuncio-me, exceptuando o atacar colegas ou falar mal da profissão médica mesmo brincando como ocorreu neste post com um vosso colega.
    Estou neste área profissional porque amo o que felizmente faço, no entanto, sei que poderia receber muito mais do que o que ganho pois trabalho com muito carinho e muito profissionalismo, mas como foi dito, há profissões que foram chão que já deram muita uva e a minha é basicamente é uma dessas, mas para mim o fundamental é ter trabalho e saber que ajudo na saúde.
    Deixo uma justificação do porquê da comparação entre a especialidade med.dentária e uma outra médica, porque na dentária os pacientes acham que tudo é caro, mas se forem a outra especialidade no qual o médico somente gasta 0.001ml de caneta "bic" já está tudo bem, mas é na medicina dentária que existe um gigante investimento e este é quase sempre usado.
    (NOTA) Que esta comparação seja interpretada como a comparação usada como; O Projecto de execução irá evitar derrapagens com construtor.
    Infelizmente os tópicos perdem quase em 90% de seguimento sobre o assunto que fora criado, mas enfim, há que haver sempre um clique no local errado, ferir a alma de alguém com o que se diz ....Mas não foi a minha intenção.
    Provavelmente aqui ninguém me conhece, no entanto, pretendo frisar que sou transparente e não faço questão que me vejam como alguém que está do outro lado por de trás de um ecrã e anda por aqui a mal tratar seja quem for, pois abomino esse tipo de pessoas.
    Quero felicitar o Excelente Fórum, ao people porreiraço que está sempre a ajudar e no qual até tenho aprendido umas coisas ;)))

Para concluir: Para mim o que vale não são os Títulos ou as Classes, mas sim o intimo de cada um de nós, a forma como tratamos o próximo e fundamentalmente não nos esquecermos Nunca que nesta vida precisamos uns dos outros, seja directa seja indirectamente.

Grande Abraço
  16.  # 56

Bom Dia,

Se não era para mim, o resto já é fora do contexto, seguinte:)
    Boa Sorte

Cumprimentos
  17.  # 57

O seu arquitecto já devia saber que o director técnico da obra terá de ser nomeado pelo empreiteiro. Para além disso o director técnico da obra não pode acumular com a fiscalização.
    cumps
    José Cardoso

Por acaso e só por acaso quem escolhe o director tecnico da obra é o promotor da obra, ou seja o cliente. Regra geral quem assume a direcção tecnica da obra é o autor do projecto.
  18.  # 58

A questão é que não se pode estabelecer uma tabela fixa de honorarios pois existem muitos factores que determinam o valor final, e de facto um valor pode ser justo e comum para Lisboa e ser desajustado por exemplo para Faro.
  19.  # 59

Boas

Por acaso e só por acaso quem escolhe o director tecnico da obra é o promotor da obra, ou seja o cliente. Regra geral quem assume a direcção tecnica da obra é o autor do projecto.

Por imperativos legais, e só por imperativos legais, o director técnico da obra terá de pertencer aos quadros do empreiteiro.

cumps
    José Cardoso
  20.  # 60

Por imperativos legais, e só por imperativos legais, o director técnico da obra terá de pertencer aos quadros do empreiteiro.

cumps
    José Cardoso

Por imperativos legais, e só por imperativos legais aqui está o que de facto diz a lei:

4 — Conjuntamente com a declaração de titularidade de alvará e a exibição do original do mesmo, são apresentados, relativamente ao director de obra, os seguintes elementos:
    a) Termo de responsabilidade do director de obra;
    b) Comprovativo da contratação de seguro de responsabilidade civil válido, nos termos do artigo 24.º;
    c) Comprovativo da integração no quadro de pessoal da empresa responsável pela execução da obra, se for o caso, através da declaração de remunerações conforme entregue na segurança social, referente ao último mês;
    d) Comprovativo da integração no quadro técnico da empresa responsável pela execução da obra, se for o caso, devidamente comunicado à entidade com competência
    para a concessão de alvará para o exercício da actividade de construção, através de declaração emitida por essa entidade em documento escrito ou em formato electrónico fidedigno.

Pois bem ali o se for o caso indica que o director tecnico da obra poderá de facto não pertencer aos quadros da empresa responsavel pela obra. Nestes casos e já me tem acontecido a empresa passa uma declaração a dizer que eu não pertenco aos quadros da empres e pronto.

0.0249 seg. NEW