Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 721

Colocado por: N Miguel OliveiraBom bom, era produzir qualquer coisa...

Procurar terreno, fazer projecto, construir a obra e vender ou alugar...

Era... se houvesse capital para isso.
    Quase nunca e o caso.

Colocado por: ferreiraj125As ações, no longo prazo, sempre tiveram retorno acima dos depositos a prazo.

Eu acho que o problema deve-se a forma como esta a escrever. Nao sao 'as acoes' mas os indices de empresas cotadas que se quer referir.
    O investimento em acoes individuais pode muito bem ser uma roleta russa, pois a maioria de nos nao tem uma bola de cristal para adivinhar quais vao ser as empresas de futuro. Claro que McDonalds e Coca Cola sao coisas que se consomem hoje e se vao consumir daqui a 10 anos. Mas em 2000 com as 40 mil start-ups de ecommerce apostar que era a Amazon aquela que me ia tornar milionario era um tiro no escuro. Investimento em acoes e bem mais arriscado e implica um trabalho a full-time, alem de conhecimento especializado.

Colocado por: ferreiraj125Se volta a investir, está a voltar ao carrocel. O facto de o fazer aos poucos é ainda pior, porque é mais tempo que demora a voltar a estar investido.

E acaba a 'perder' dinheiro por causa dos impostos pagos em mais valias. Se retirar 100, paga 28 em mais valias. Quando voltar a investir, investe 72 e ate voltar a ter 100 tem muito que esperar... e sao basicamente menos 28 que nao estao a 'valorizar'.
  2.  # 722

Colocado por: HAL_9000Portanto um apartamento de 2000 contos em 1992 rendia uma renda de + de 80 contos? Muito boa rentabilidade

Não, o apartamento custou 5.500 contos e pagava um CH com uma taxa de 20,5% (estava na escritura e era fixa). Os 80 contos davam para pagar o empréstimo que entretanto amortizei. Vendi em 1999 por 10.000 contos depois de um problema com uma inquilina. Com esse dinheiro mais o da casa onde vivia comprei a actual casa com um CH de metade do custo. Por isso ao fim de 8 anos tinha a casa paga. Como quase nunca gastei nada em carros fui gastando em imobiliário. Ao contrário de muitos colegas de trabalho nunca fiz qualquer investimento financeiro. Sei que alguns se safaram mas outros tiveram problemas graves.
  3.  # 723

Colocado por: CarvaiNão, o apartamento custou 5.500 contos e pagava um CH com uma taxa de 20,5% (estava na escritura e era fixa). Os 80 contos davam para pagar o empréstimo que entretanto amortizei.
    Mesmo assim excelente relação Custo apartamento/prestação. Arranje-me lá um negócio desses hoje em dia.

Quantos aos juros a 20,5%, isso vale o que vale. Os salários tinham essa valorização actual também, o depósitos a prazo igual.

Quanto ao resto, tenho mesmo perfil de risco e de investimento que o Carvai escreve. O problema é que com a evolução dos preços do imobiliário dos últimos 5 anos, tornou novos investimentos extremamente difíceis, se não mesmo impossíveis. Eu pelo menos recuso-me a pagar por um galinheiro no **** de judas mais velho o mesmo que há meia dúzia de anos daria para comprar um apartamento numa zona porreira.
  4.  # 724

Colocado por: HAL_9000Mesmo assim excelente relação Custo apartamento/prestação. Arranje-me lá um negócio desses hoje em dia.

O Arrendamento nunca foi negócio muito apetecível pois os riscos são elevados e nos últimos 20 anos os impostos eram elevados (agora estão um pouco mais baixos).
    E toda a vida existiram negócios bons em muitas áreas e que depois o deixaram de ser - Lojas informática, telemóveis, carros usados, viagens, etc.
    Reconheço que nestes últimos 8 anos a falta de habitação agravou-se, mesmo sem aumento populacional, por vários fatores mas hoje já quase não existem bairros de lata nem construção clandestina. Todos gostamos de melhorar de vida mas isso tem custos.
    Concordam com este comentário: ferreiraj125
  5.  # 725

Colocado por: CarvaiReconheço que nestes últimos 8 anos a falta de habitação agravou-se, mesmo sem aumento populacional,
    Isso tem muito que se lhe diga. Imagino que os imigrantes que entretanto entaram em Portugal, não foram morar para as mesmas casas de onde sairam os jovens portugueses que emigraram para outras paragens.
  6.  # 726

Colocado por: HAL_9000Isso tem muito que se lhe diga. Imagino que os imigrantes que entretanto entaram em Portugal, não foram morar para as mesmas casas de onde sairam os jovens portugueses que emigraram para outras paragens.

Isso e o que tenho dito incessantemente... a procura aumentou brutalmente nos ultimos anos porque a imigracao aumentou brutalmente. Por exemplo, quando num casal idoso morre 1 dos conjugues, nao entra uma casa no mercado. Mas quando vem um adulto solteiro de fora precisa de uma casa ou quarto. Quando sai um jovem para emigrar de casa dos pais, nao fica uma casa vazia. Mas um casal com 1 filho que vem, necessita de 1 apartamento. Isto para dizer que o 'saldo populacional' que tivemos de para ai 120 mil pessoas a mais (Imigracao - mortes + nascimentos - Emigracao) e enganador pois na realidade temos de considerar 200 mil pessoas a mais quando olhamos para o 'saldo habitacional'. Isto olhando so a crescimento populacional...

Depois e obvio que quer rendas quer precos das casas nao vao parar de subir vertiginosamente. Ha muita coisa a contribuir e nenhuma medida verdadeiramente eficaz em vista. Isto so pode agravar.
    Concordam com este comentário: Dias12
  7.  # 727

Colocado por: ferreiraj125

Não devemos estar a falar da mesma pessoa:

Em resumo:

Vou vender tudo faseadamente (DCA de saída) de Janeiro a Dezembro de 2025.
    Vou deixar 10% do meu património em bitcoin, como hedge contra a inflação.
    O resto vou sim investir em produtos de capital garantido, mesmo que não batam a inflação. Eu sei que o youtube ensina que não se deve fazer, mas é a minha aposta.
    Acredito que estamos a entrar na fase final de um ciclo de 20 anos. Os preços das casas, bitcoin, ouro, ações, tudo vai subir bastante durante os próximos meses, o que vai dar a sensação aos que entraram recentemente no mercado que fizeram a escolha certa.

Sobre o SP500 que sobe para sempre a longo prazo, sobre isso os literados financeiros até têm razão. Mas o que muitas vezes se esquecem, até porque nunca passaram por isso, é que apesar de o SP500 ser realmente pouco volátil e nunca cair muito, quando realmente cai demora muito tempo até recuperar. Boa sorte aos crentes em manter as tais médias de 10% ano, que requerem que sejam igualmente crentes durante um longo período de seca, muitas vezes acompanhado por crises económicas que acabam com a nossa capacidade de investir para manter esses tais 10% a longo prazo. Boa sorte também para a vida não vos pregar uma partida em que seja necessário liquidar uma boa parte do portfólio durante um período que limpa completamente os tais 10% para lidar com um acidente/problema de saúde cuja probabilidade tende a aumentar com a idade.
    • eu
    • 18 outubro 2024

# 728

Uma das razões porque o SP500 tem valorizado muito a longo prazo... é porque há milhões de pessoas que acreditam que o SP500 valoriza muito a longo prazo.

Eu olho para a capitalização bolsista de algumas empresas americanas e aquilo não faz sentido nenhum, alguma vez a Tesla ou a Nvidia vão ter lucros que justifiquem aquela capitalização bolsista?
  8.  # 729

Colocado por: PedroNunes24DCA de saída

O que é isto?
  9.  # 730

Colocado por: Pickaxe
    O que é isto?

Vender a mesma quantidade todos os meses.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pickaxe
  10.  # 731

Colocado por: dmanteigasEra... se houvesse capital para isso.
    Quase nunca e o caso.

Então se há para comprar barracos velhos por X e vendê-los passados 5 ou 10 anos pelo dobro ou triplo, como é que não há para construir?

Isto é tudo muito bonito e são todos uns "negociadores" do catano... a comprar e vender o que feito está. E ainda esperam palmadinhas das costas? Ou alguma medalha?

Parecem imobiliárias... todos uns supra-sumos do excel... mas bom bom era serem promotores, ter alguma visão... de saber encontrar potencial num bocado de terra e avançar com uma obra.

E o que acho para o imobiliário, acho para o resto em que o capital não serve para produzir nada de novo ou util, é mera especulação... uma coisa é investir numa ação duma empresa que com isso produz algo de bom... outra coisa é só se focar no sobe e desce e no tiro daqui e meto dali. Enfim, haja saúde.

Afinal, nunca ninguém ficou rico a trabalhar... isso já todos sabemos.

Mas a piada disto tudo, é que quem são os lambões são os empreiteiros que vergam a mola, e dos imigrantes também. O tipo de fato e gravata que espreme o mercado e a sociedade vem na revista como caso de sucesso...
    Está tudo bem, adiante...
    Concordam com este comentário: Carvai, jorgemlflorencio
  11.  # 732

Colocado por: PedroNunes24

Em resumo:

Vou vender tudo faseadamente (DCA de saída) de Janeiro a Dezembro de 2025.
    Vou deixar 10% do meu património em bitcoin, como hedge contra a inflação.
    O resto vou sim investir em produtos de capital garantido, mesmo que não batam a inflação. Eu sei que o youtube ensina que não se deve fazer, mas é a minha aposta.
    Acredito que estamos a entrar na fase final de um ciclo de 20 anos. Os preços das casas, bitcoin, ouro, ações, tudo vai subir bastante durante os próximos meses, o que vai dar a sensação aos que entraram recentemente no mercado que fizeram a escolha certa.

Sobre o SP500 que sobe para sempre a longo prazo, sobre isso os literados financeiros até têm razão. Mas o que muitas vezes se esquecem, até porque nunca passaram por isso, é que apesar de o SP500 ser realmente pouco volátil e nunca cair muito, quando realmente cai demora muito tempo até recuperar. Boa sorte aos crentes em manter as tais médias de 10% ano, que requerem que sejam igualmente crentes durante um longo período de seca, muitas vezes acompanhado por crises económicas que acabam com a nossa capacidade de investir para manter esses tais 10% a longo prazo. Boa sorte também para a vida não vos pregar uma partida em que seja necessário liquidar uma boa parte do portfólio durante um período que limpa completamente os tais 10% para lidar com um acidente/problema de saúde cuja probabilidade tende a aumentar com a idade.

eu tbm não sei o futuro, mas a minha empresa e outras estão todas a despedir e bem...
  12.  # 733

Colocado por: jg231eu tbm não sei o futuro, mas a minha empresa e outras estão todas a despedir e bem...

Por curiosidade, se é que é possível, qual o ramo profissional da empresa?
  13.  # 734

Colocado por: powerPT

Atirando á sorte...deve ser zona norte industria...
  14.  # 735

Colocado por: powerPT

hardware e software
  15.  # 736

Colocado por: N Miguel OliveiraAfinal, nunca ninguém ficou rico a trabalhar... isso já todos sabemos.

Pois eu nao concorda nada com esta opiniao :D

Ha muito mais pessoas a enriquecer com trabalho que por outros meios.
    • eu
    • 18 outubro 2024

# 737

Colocado por: dmanteigasHa muito mais pessoas a enriquecer com trabalho que por outros meios.

Só por curiosidade, onde conseguiu aceder a essas estatísticas ?
  16.  # 738

Colocado por: jg231

hardware e software

Software a despedir pessoal ?Estranho..
  17.  # 739

Colocado por: dmanteigasHa muito mais pessoas a enriquecer com trabalho que por outros meios.

Sim, sobretudo se considerarmos a especulação imobiliária como "trabalho".
  18.  # 740

Colocado por: euUma das razões porque o SP500 tem valorizado muito a longo prazo... é porque há milhões de pessoas que acreditam que o SP500 valoriza muito a longo prazo.

Eu olho para a capitalização bolsista de algumas empresas americanas e aquilo não faz sentido nenhum, alguma vez a Tesla ou a Nvidia vão ter lucros que justifiquem aquela capitalização bolsista?

A vantagem de ser um indice é que entram uns e saem outros, na prática trata-se da nata das empresas cotadas. É evidente que tem flutuações e nunca estamos livres de quedas e correcções mais ou menos prolongadas, mas nos últimos 55 anos, a rentabilidade anual média calculada para periodos de 5, 10, 15 ou mais anos foi sempre entre os 10 e os 12%, com mínimos de -2% e máximos de 30%.

Em resumo, não é para ganhar uma fortuna hoje, é para gerir risco e alisar a curva num prazo longo.
    Estratégias activas e tentativas de bater o mercado podem ter mais sucesso, mas a probabilidade é muito baixa.

0.2116 seg. NEW