Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 781

Colocado por: regagora ver ruínas a serem vendidas à preços de ouro...

E que tem?
    Claramente os proprietários não precisam de vender. Estão à venda a ver se alguém lhes pega. Se precisarem de vender, venderão ao preço que o mercado quer, que os compradores querem.
    Metade desses anuncios a preço de ouro acabam vendidos ao preço normal.
    Concordam com este comentário: eu
    • eu
    • 3 novembro 2024

# 782

Colocado por: N Miguel OliveiraEstão à venda a ver se alguém lhes pega.

Eu diria que a maior parte dos imóveis à venda está a ser anunciado dessa forma. Para ver se algum pato rico cai na armadilha.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
    • reg
    • 3 novembro 2024

# 783

Colocado por: eu

Eu diria que a maior parte dos imóveis à venda está a ser anunciado dessa forma. Para ver se algum pato rico cai na armadilha.
    Concordam com este comentário:N Miguel Oliveira

E não só. Os vendedores tem a mania de colocar mais caro para pagar as imobiliárias. É um serviço que o vendedor paga e o comprador não tem nada que pagar, quanto mais devia de ser 50/50, mas nunca devia de ser o comprador a pagar a totalidade.
  2.  # 784

Colocado por: reg

O que vai acontecer é uma correção de preços, mas a dita descida até os preços antigos nunca acontecerá.

Em valores nominais é mais difícil acontecer
    , pois isso significaria uma grande descida do valor real, consoante o quão atrás estás a considerar.
    • reg
    • 3 novembro 2024

# 785

Colocado por: ferreiraj125

Em valores nominais é mais difícil acontecer
    , pois isso significaria uma grande descida do valor real, consoante o quão atrás estás a considerar.

Não vai acontecer, e se acontecer, teremos crise muito profunda e os preços das casas será última coisa para se preocupar.
  3.  # 786

Colocado por: regdevia de ser 50/50, mas nunca devia de ser o comprador a pagar a totalidade.

Devia? No mundo da fantasia talvez.
    Quando compra algo ou algum serviço, quem paga tudo, seja o que fôr, é e será sempre o consumidor. Quando não é assim, a falência está próximo.

Quem paga o custo duma imobiliária é sempre o comprador, ainda que indirectamente. O que acontece muito é que é um serviço demasiado caro para o que é na prática e o vendedor não quer saber pois irá imputar esse custo no valor do imóvel de todos os modos...

Agora, como comprador não se pode queixar quando a única pesquisa que faz é através de sites de imobiliárias precisamente. Ninguém lhe impede de ver além... de definir uma zona e mapear os terrenos vazios, e ser você a entrar em contacto e propor um valor.
    Tem é que ser pro-activo, não basta refilar.
  4.  # 787

Colocado por: PedroNunes24Não é o desemprego que leva a uma bolha, é a bolha que leva ao desemprego.

Esta ai e uma confusao de conceitos...
    Eu nao disse que o desemprego leva a uma bolha. O que eu disse e que sem um aumento do desemprego nao ha forma de a suposta 'bolha' rebentar. Seja qual for a causa para esse aumento do desemprego/quebra de rendimentos.
    Nao me parece muito provavel uma vez que o emprego tem demonstrado uma resiliencia muito grande e nao ha nenhum evento macro que indicie uma flutuacao no desemprego tao grande com impacto macro economico.

Acho que esta a ser demasiado irrealista na sua previsao, mas ca estaremos.

Colocado por: N Miguel OliveiraClaramente os proprietários não precisam de vender. Estão à venda a ver se alguém lhes pega.

O caso ai de 50% dos imoveis em 2a mao anunciados... ja aqui disse varias vezes, mas o meu vizinho esta a pedir meio milhao por um duplex que comprou por 300 mil euros ha 3 anos. Tem a casa a venda ha 2 anos por esse valor (assumiu 200k de valorizacao em apenas 1 ano)... A conversa e sempre a mesma 'pode haver algum maluco que pegue'. No entanto o 'maluco' nunca aparece. Porque quem e rico, regra geral, nao e rico por ser estupido e fazer compras impulsivas.
  5.  # 788

Colocado por: ferreiraj125

Como está a liquidez do mercado?

Como tem evoluido o numero de transações?

O tempo de venda aumentou ligeiramente, as transações parecem ter mantido.
  6.  # 789

Colocado por: RicardoPortoAinda falava um destes dias com um agência imobiliária e disseram que este ano está uma desgraça para vender

Depende da zona, do produto que tem para vender, do cliente-alvo, e até da própria agência.
    • reg
    • 4 novembro 2024

# 790

Colocado por: N Miguel OliveiraDevia? No mundo da fantasia talvez.

Desculpe? Quem usufrui desse serviço é o vendedor, que assim não anda a perder tempo com as visitas. O comprador limita-se a visitar o site, encontra o anúncio, visita o imóvel e compra. Para o comprador tanto faz se é agência ou é proprietário que faz isso.
    Já agora de que falência está a falar? Das agências, só pode.
    • reg
    • 4 novembro 2024

# 791

Colocado por: N Miguel OliveiraAgora, como comprador não se pode queixar quando a única pesquisa que faz é através de sites de imobiliárias precisamente. Ninguém lhe impede de ver além... de definir uma zona e mapear os terrenos vazios, e ser você a entrar em contacto e propor um valor.
    Tem é que ser pro-activo, não basta refilar.

Se o vendedor não tiver contrato em exclusivo, sim. Mas como os agentes são gulosos...
    • reg
    • 4 novembro 2024

# 792

Colocado por: N Miguel OliveiraQuem paga o custo duma imobiliária é sempre o comprador, ainda que indirectamente. O que acontece muito é que é um serviço demasiado caro para o que é na prática e o vendedor não quer saber pois irá imputar esse custo no valor do imóvel de todos os modos...

Aí é que está, em parte explica os preços demasiado caros. Porque os vendedores não querem pagar os serviços que eles próprios usufruem. Querem todos jantares à borla. Isso não existe.
    • reg
    • 4 novembro 2024

# 793

Colocado por: dmanteigasO caso ai de 50% dos imoveis em 2a mao anunciados... ja aqui disse varias vezes, mas o meu vizinho esta a pedir meio milhao por um duplex que comprou por 300 mil euros ha 3 anos. Tem a casa a venda ha 2 anos por esse valor (assumiu 200k de valorizacao em apenas 1 ano)... A conversa e sempre a mesma 'pode haver algum maluco que pegue'. No entanto o 'maluco' nunca aparece. Porque quem e rico, regra geral, nao e rico por ser estupido e fazer compras impulsivas.

É o que há mais por aí. Vejo tantos anúncios desses que até mete nojo. Aqueles imóveis xpto que ficam em zonas menos boas mas pedem balúrdios. Quem é rico, jamais compraria esses imóveis, e quem quer, não tem dinheiro.
  7.  # 794

Colocado por: regDesculpe? Quem usufrui desse serviço é o vendedor, que assim não anda a perder tempo com as visitas. O comprador limita-se a visitar o site, encontra o anúncio, visita o imóvel e compra. Para o comprador tanto faz se é agência ou é proprietário que faz isso.

Colocado por: regSe o vendedor não tiver contrato em exclusivo, sim. Mas como os agentes são gulosos...

Colocado por: regAí é que está, em parte explica os preços demasiado caros. Porque os vendedores não querem pagar os serviços que eles próprios usufruem. Querem todos jantares à borla. Isso não existe.

Ninguém no seu perfeito juízo vai vender sem X de lucro nos dias de hoje. Se estámos numa fase de falta de oferta, os vendedores podem dar-se ao luxo de não se chatear com visitas e afins e ainda passar esse custo para o comprador sem nenhum tipo de arrependimento.
    Dá para tudo.

Falência? De qualquer empresa que assuma gastos correntes sem o refletir na folha de prestação de serviços duma maneira ou de outra.

Se me fura um pneu no carro, esse gasto, mais tarde ou mais cedo terminará por refletir-se nos preços para que exista sempre algo de lucro. Caso contrário é prejuízo, e com prejuízos constantes, o futuro está traçado, fechar portas. Um pneu não seria suficiente para mudar preços, apenas teria menos lucro. Ora, uma comissão imobiliária talvez não seja tão pequena assim... pelo que não me estranha nada que puxe os valores para cima.
  8.  # 795

Desculpe? Quem usufrui desse serviço é o vendedor, que assim não anda a perder tempo com as visitas. O comprador limita-se a visitar o site, encontra o anúncio, visita o imóvel e compra. Para o comprador tanto faz se é agência ou é proprietário que faz isso.

Não há estatísticas fiáveis sobre isso em Portugal mas admitindo que estejamos num patamar semelhante a Espanha, cerca de 2/3 das transações recorrem a imobiliárias.

Aparentemente o Reg pensa que está a falar de um mercado de sonho, em que os agentes de mercado pagam a um interveniente sem que este lhes traga valor.
  9.  # 796

Colocado por: reg

Se o vendedor não tiver contrato em exclusivo, sim. Mas como os agentes são gulosos...

Gulosos? É elementar perceber que um imóvel não exclusivo não vai ser promovido por ninguém...
    • reg
    • 4 novembro 2024

# 797

Colocado por: N Miguel OliveiraFalência? De qualquer empresa que assuma gastos correntes sem o refletir na folha de prestação de serviços duma maneira ou de outra.

Quem vende casas de heranças vende muitas vezes com prejuízos por exemplo. Há de tudo.
    • reg
    • 4 novembro 2024

# 798

Colocado por: N Miguel OliveiraNinguém no seu perfeito juízo vai vender sem X de lucro nos dias de hoje. Se estámos numa fase de falta de oferta, os vendedores podem dar-se ao luxo de não se chatear com visitas e afins e ainda passar esse custo para o comprador sem nenhum tipo de arrependimento.
    Dá para tudo.

Uma coisa é lucro outra é passar o custo para os outros. Isso é como demolir a parede e dizer que o vizinho é que pague, já que é no interesse dele.
    • reg
    • 4 novembro 2024

# 799

Colocado por: N Miguel OliveiraSe me fura um pneu no carro, esse gasto, mais tarde ou mais cedo terminará por refletir-se nos preços para que exista sempre algo de lucro.

Preço vai refletir-se quando? Quando vender o carro?
    • reg
    • 4 novembro 2024

# 800

Colocado por: N Miguel OliveiraUm pneu não seria suficiente para mudar preços, apenas teria menos lucro. Ora, uma comissão imobiliária talvez não seja tão pequena assim... pelo que não me estranha nada que puxe os valores para cima.

Usando essa sua analogia sem nexo, se furar pneu 100 vezes, venderia o mesmo carro 10 vezes mais caro?

0.2604 seg. NEW