Colocado por: luisvv
Todas as empresas o fazem. As bem geridas sabem o que têm a pagar e quando, e fazem o seu planeamento de tesouraria de acordo com isso. As mal geridas andam aos tropeções.
Enfim, parece difícil de perceber, mas aqui vai: todos os custos são pagos pelo comprador. Mesmo que o cheque no fim seja entregue pelo vendedor, o preço já incorporou esse custo.
Por comparação com uma empresa, todos os custos desta são incorporados nos preços de venda de bens e/ou serviços.
Todo e qualquer discurso que parta de outro princípio está errado.
Colocado por: ferreiraj125É a mesma coisa que me dares uma nota de 5 € para trocar em moedas
Colocado por: ferreiraj125gastar 5000 € a reparar um carro velho que vale 3000 €,
Colocado por: N Miguel OliveiraTudo o que escreve só faz sentido no campo do abstracto.
Colocado por: N Miguel OliveiraO que falha aqui, é que você só sabe quanto vale essa nota ao vender, depois de negociar com o comprador.
Colocado por: N Miguel OliveiraVocê assume que o valor é aquele, com uma comparação a uma ação da Tesla. Você não vai negociar com a Tesla para comprar a ação, como o faz o comprador do seu imóvel único e irrepetível... E esse preço, pode variar se o vende você, ou um agente, que em teoria, deveria ter melhor "latim" que você pois é profissional. Ou seja, o valor da nota é dado à posteriori. A comissão do agente foi eventualmente a chave para se fazer o negócio por aquele valor.
Colocado por: N Miguel Oliveira
Outro exemplo que carece de exemplo prático.
Colocado por: N Miguel Oliveira
Uma oficina que investe mais do que vale o carro... será porventura uma oficina de clássicos ou assim, em que o valor do carro não será o mesmo antes de depois da reparação. Eu por acaso tenho um carro assim, de 1982, e não tenho nenhuma intenção de vendê-lo... nem o faria pelo preço que me custou mais a reparação. O que o carro vale (o valor que um comprador estaria disposto a pagar) pouco me interessa não tendo eu vontade ou necessidade de baixar valor, idem para o imobiliário no tempo das vacas gordas.
O exemplo prático que procura seria mais um "carro que vale 3000, investem 1000 (em peças e tempo, mão de obra, aluguer do espaço, etc) e vendem por 4000". Na sua perspectiva, perderam 1000, porque você define à priori que o carro se venderia por 3000 antes da reparação. Isso carece de realidade. Provavelmente o carro nunca se venderia de modo nenhum sem antes levar uma reparação. Os 1000 paus foram a chave que permitiu vender o carro que você achava que valia 3000, mas ninguém lhe pegaria por esse preço.
Colocado por: N Miguel OliveiraTudo isto para dizer, que existe uma coisa chamada "comissão", que serve para facilitar processos e negócios.
Você vê-lo como sendo um gasto do vendedor na perspectiva do comprador.
Pois na perspectiva do vendedor... eventualmente sem essa comissão, simplesmente não se realizaria o negócio, ou não por aquele preço que "definiu" à priori na sua cabeça... como a tal nota, que para sí valia 5€, a casa de 500k ou o carro de 3000.
O que o vendedor quer é fazer negócio, e isso vem em primeiro lugar. Porque não adianta nada pedir o que quiser, se não se vender ou prestar o serviço.
Colocado por: ferreiraj125Comprador: gastou 500k, ficou com um imovel que vale 500k.
Colocado por: N Miguel OliveiraÀs vezes, nem é preciso subir preços, basta com entregar menos produto ou serviço pelo mesmo preço. Tal como fizeram algumas marcas para maquilhar a inflação... os preços mantinham-se, mas a embalagem passou a ser X% mais pequena...
Há muitos modos de brincar no Excel.
Enfim, parece difícil de perceber, mas aqui vai: todos os custos são pagos pelo comprador. Mesmo que o cheque no fim seja entregue pelo vendedor, o preço já incorporou esse custo.
Por comparação com uma empresa, todos os custos desta são incorporados nos preços de venda de bens e/ou serviços.
Todo e qualquer discurso que parta de outro princípio está errado.
A analogia é perfeita. Se o carro pertence a uma empresa, todos os custos que dele decorram serão incorporados no preço de venda dos bens e serviços que essa empresa produz/vende.
Colocado por: luisvvEntão é fácil, é só contactar compradores e propor vender ao preço de mercado ;-)
Colocado por: ferreiraj125<
O preço de venda dum bem é o preço pelo qual as pessoas estão dispostas a comprar esse bem.
Se um stand automovel decidir gastar 5000 € a reparar um carro velho que vale 3000 €, não é por isso que vai conseguir incutir esse custo ao comprador e vender o carro por 8000 €.
O carro vale 3000 € porque é o valor pelo qual consigo comprá-lo, em iguais condições, noutros stands. Eu não quero saber quanto cada stand gastou a deixá-lo nessas condições. Se um stand gastou mais ou menos a deixá-lo nessas condições é problema dele.
Colocado por: reg
Isso não é possível se o vendedor tiver contrato de exclusividade.
Colocado por: ferreiraj125
De facto, todos os bens são vendidos por um preço suficiente para cobrir o seu custo de produção, transporte, armazenamento, etc.
O que não estás a ter em conta é que isso não significa que os bens vão automaticamente valer aquilo que se gastou a produzi-los.
Se para vender um bem se gasta mais dinheiro do que aquilo que alguém está disposto a comprá-lo, simplesmente não é vendido.
Como as empresas não querem ter prejuizo, geralmente, procuram vender apenas bens com os quais consigam ter lucro, i.e., cujo preço a que conseguem vendê-los é superior aos custos que se teve para disponibilizar esse bem para venda.
Isto para dizer que, apesar de os custos estarem incutidos no preço, isso não define necessariamente, e a nivel individual, o custo de um bem.
Se alguém comprou uma casa por 500k e o vendedor só recebe 475k porque pagou 5% de comissão à imobiliaria, perdeu 25k do valor de venda da casa.
Não muda o facto de que no momento da venda, o preço, é o seu valor.
Um bem vale aquilo que alguém está disposto a pagar por ele.
Se alguém está disposto a pagar 500k pela casa, ela é vendida por esse valor, e o vendedor não recebe a totalidade desse valor, perdeu parte do valor do dinheiro da casa.
Referia-me a não ter intermediário. O problema é descobrir esse preço de mercado.
(mas é possível fazer mesmo com exclusividade - o contrato de mediação não exclui, por regra, a venda directa, nem obriga a pagamento de comissão se a venda não resultar do trabalho do agente).
Está difícil. O comprador apenas paga se quiser. Não podemos comparar todos os custos como se fosse a mesma coisa. Fazer obras para vender mais caro não é igual à comissão.
Exatamente, é por isso é que há tanta empresa a fechar as portas.
Na prática é mais difícil. Como é que prova que o agente não teve trabalho?
A diferença é que as obras efetivamente valorizam um imovel.
Um imovel remodelado terá mais valor para um comprador do que antes de ser remodelado.
Já o serviço que a imobiliaria presta ao vendedor, não acrescenta grande valor para o comprador.
Como tal, os compradores não vão dar mais valor a uma casa só porque o vendedor pagou X ou Y de comissão à imobiliaria.
Colocado por: ferreiraj125A diferença é que as obras efetivamente valorizam um imovel.