Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: dmanteigas

Para mim o maior risco e mesmo a liquidez. E estar os 2 anos da construcao sem ter um verdadeiro fundo de emergencia caso as coisas corram mal. E passar por exemplo 1 ano com despesas nao consumiveis (juros de uma casa onde nao estas a viver) e as coisas estarem tao mas que em ultima instancia nem vender o mono semi acabado consegues.

Nao sei o caso do DR, mas no meu caso tenho um plano relativamente estavel. O plano sera comecar a construir no inicio do 2o trimestre de 2026 mediante aquilo que for o final de 2025 e inicio de 2026.

Vamos ver. No Covid nunca me senti preocupado muito honestamente. Sempre achei que o maior perigo que existia era uma crise inflacionaria a medio prazo porque deixaram demasiado dinheiro no bolso das pessoas e injetaram outro tanto.
    Os tempos atuais para mim sao muito semelhantes aquele periodo 2009-2014. Eu acho que estamos naquela fase onde podemos ter uma pequena turbulencia e depois 2026 regressamos ao business as usual como podemos entrar numa depressao com consequencias imprevisiveis. Isto nem sequer e comparavel ao covid onde para todos os efeitos existia uma enorme previsibilidade politica. E como disse, no que toca a casa mais 1 ano, menos 1 ano nao faz grande diferenca.

O mercado da habitacao portugues dificilmente e afetado por incumprimentos. Nao existe uma enorme % de emprestimos com LTV alto e DSTI muito elevadas. Como eu disse no comentario anterior, o efeito sera essencialmente de uma reducao forte da procura. De termos muitas pessoas a adiar a compra da casa e dificuldades na venda que ate agora nao existiam.

Desde que coloque uma data e se sinta confortável é o que desejo.
    Só não quero é chegar a 2026 e andar a empurrar para 2027/2028 porque afinal está tudo mais caro.
    Andava na faculdade nesses tempos, sei bem a dificuldade que tive para arranjar trabalho na área, sorte ou azar fui sempre trabalhando com o meu pai.
    Penso que valores iguais a 2014 não voltam pelo facto do salário mínimo ter subido mesmo muito.
  2. Colocado por: dmanteigasEste 2o trimestre vai ser um desastre.

O contexto internacional está a melhorar, os mercados voltaram a subir com os acordos comerciais.

Colocado por: dmanteigasPor isso e que ja disse que fico estupefacto com o comportamento do mercado de habitacao no ultimo trimestre.

O mercado da habitação ainda está sobreaquecido com o excedente de procura por causa do elevado crescimento populacional do últimos anos. Todo o paradigma mudou pós 2017, Portugal vai ser um país com crescimento populacional e por consequente com uma procura crescente de habitação o que estimula o mercado. O problema da natalidade também foi resolvido (link jornal público).

No entanto, temo que quando cair, pode não ser este ano nem no próximo mas pode ser algo mais sério, o Japão é um bom exemplo para Portual, eles tiveram uma bolha imobiliária que rebentou e esteve 15 anos a cair. 1990-2005

0.3973 seg. NEW