Colocado por: PedroNunes24Sobre o SP500 que sobe para sempre a longo prazo, sobre isso os literados financeiros até têm razão. Mas o que muitas vezes se esquecem, até porque nunca passaram por isso, é que apesar de o SP500 ser realmente pouco volátil e nunca cair muito, quando realmente cai demora muito tempo até recuperar. Boa sorte aos crentes em manter as tais médias de 10% ano, que requerem que sejam igualmente crentes durante um longo período de seca, muitas vezes acompanhado por crises económicas que acabam com a nossa capacidade de investir para manter esses tais 10% a longo prazo. Boa sorte também para a vida não vos pregar uma partida em que seja necessário liquidar uma boa parte do portfólio durante um período que limpa completamente os tais 10% para lidar com um acidente/problema de saúde cuja probabilidade tende a aumentar com a idade.
Colocado por: euPergunta: essa rentabilidade deve-se ao desempenho das empresas ?
Ou deve-se ao facto de existirem muitas pessoas a comprar ações/ETFs SP500 , independentemente do preço ?
O crescimento do SP500 mais parece umaprofecia autorealizável...
Colocado por: Carvai
Não, o apartamento custou 5.500 contos e pagava um CH com uma taxa de 20,5% (estava na escritura e era fixa). Os 80 contos davam para pagar o empréstimo que entretanto amortizei. Vendi em 1999 por 10.000 contos depois de um problema com uma inquilina. Com esse dinheiro mais o da casa onde vivia comprei a actual casa com um CH de metade do custo. Por isso ao fim de 8 anos tinha a casa paga. Como quase nunca gastei nada em carros fui gastando em imobiliário. Ao contrário de muitos colegas de trabalho nunca fiz qualquer investimento financeiro. Sei que alguns se safaram mas outros tiveram problemas graves.
Colocado por: HAL_9000Isso tem muito que se lhe diga. Imagino que os imigrantes que entretanto entaram em Portugal, não foram morar para as mesmas casas de onde sairam os jovens portugueses que emigraram para outras paragens.
Colocado por: PedroNunes24
Em resumo:
Vou vender tudo faseadamente (DCA de saída) de Janeiro a Dezembro de 2025.
Vou deixar 10% do meu património em bitcoin, como hedge contra a inflação.
O resto vou sim investir em produtos de capital garantido, mesmo que não batam a inflação. Eu sei que o youtube ensina que não se deve fazer, mas é a minha aposta.
Acredito que estamos a entrar na fase final de um ciclo de 20 anos. Os preços das casas, bitcoin, ouro, ações, tudo vai subir bastante durante os próximos meses, o que vai dar a sensação aos que entraram recentemente no mercado que fizeram a escolha certa.
Sobre o SP500 que sobe para sempre a longo prazo, sobre isso os literados financeiros até têm razão. Mas o que muitas vezes se esquecem, até porque nunca passaram por isso, é que apesar de o SP500 ser realmente pouco volátil e nunca cair muito, quando realmente cai demora muito tempo até recuperar. Boa sorte aos crentes em manter as tais médias de 10% ano, que requerem que sejam igualmente crentes durante um longo período de seca, muitas vezes acompanhado por crises económicas que acabam com a nossa capacidade de investir para manter esses tais 10% a longo prazo. Boa sorte também para a vida não vos pregar uma partida em que seja necessário liquidar uma boa parte do portfólio durante um período que limpa completamente os tais 10% para lidar com um acidente/problema de saúde cuja probabilidade tende a aumentar com a idade.
Colocado por: ferreiraj125
Claro, muitos sairam porque em Portugal só conseguiam viver em casa dos pais ou num quarto a partilhar casa com estranhos.
Colocado por: Palhava
Lá no estrangeiro muitos também estão em casa partilhada.
Não são rendas baratas.
Colocado por: euUma das razões porque o SP500 tem valorizado muito a longo prazo... é porque há milhões de pessoas que acreditam que o SP500 valoriza muito a longo prazo.
Eu olho para a capitalização bolsista de algumas empresas americanas e aquilo não faz sentido nenhum, alguma vez a Tesla ou a Nvidia vão ter lucros que justifiquem aquela capitalização bolsista?
Colocado por: Pickaxe
O que é isto?
Colocado por: dmanteigas
Pois eu nao concorda nada com esta opiniao :D
Ha muito mais pessoas a enriquecer com trabalho que por outros meios.
Colocado por: Dias12
A minha pergunta é de onde vem esse dinheiro que muitos ganham?
Vem de investidores que perdem?
Impressoras do FED e/ou BCE??
É que não entendo essa parte e isso é que me faz desconfiar e não gostar dos mercados bolsistas.
A capacidade que um conjunto de pessoas a olharem para computadores, que nada produzem para a sociedade mandam em tanta coisa acho assustadora - preços de materias primas, alimentos, taxas de juros dos creditos dos comuns mortais, dividas de estados, falências de estados, etc etc. Agora até assambarcam bairros inteiros para definirem as rendas e inflacionarem-nas imenso.
Colocado por: euPergunta: essa rentabilidade deve-se ao desempenho das empresas ?
Ou deve-se ao facto de existirem muitas pessoas a comprar ações/ETFs SP500 , independentemente do preço ?
O crescimento do SP500 mais parece umaprofecia autorealizável...
Colocado por: PedroNunes24
Os preços das casas, bitcoin, ouro, ações, tudo vai subir bastante durante os próximos meses, o que vai dar a sensação aos que entraram recentemente no mercado que fizeram a escolha certa.
Colocado por: PedroNunes24Ouro máxima histórica: check
Bitcoin máxima histórica: check
SP500 máxima histórica: check
Imobiliário máxima histórica: check
Colocado por: SolivaRemindMe! 8 months
😂