Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: PalhavaEste é o assunto tabu aqui no fórum.
    Já percebi que não se pode falar disto nem daquela urbanização que fica na Amadora, com vista para o mar...

O lucro do construtor aumentou 100% sim.
    E quem percebe um pouco de matemática percebe que ainda foi mais de 100%.

Até um merceeiro chega lá!
      Screenshot_2025-02-05-13-54-36-76_965bbf4d18d205f782c6b8409c5773a4.jpg

Fosse assim e já estavam todos reformados nas Bahamas
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, Joao Dias
  2.  # 2

Colocado por: PalhavaSe o M2 era 900€ em 2017. E os construtores já tinham o lucro incluído...

Eu diria que em 2017 os construtores até tinham mais lucro que agora.
    Em 2017 era fácil ter um encarregado a ganhar 1.000€. Hoje, isso é o custo de um servente.
    Em 2027 era fácil ter uma equipa que trabalhava todo o dia à chuva e carregava vigotas è unha. Hoje é difícil conseguir um gajo para trabalhar só quando não está sol e de luvas.
    Em 2017 era fácil ter Donos de Obra a aceitarem o "meio bola e força" e o "prega e racha". Hoje os DO estão cada vez mais esquisitos.
    Em 2017 era fácil ...
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, dmanteigas
  3.  # 3

Colocado por: zedasilva1.000€. Hoje, isso é o custo de um servente.

Onde e que os serventes ganham 1000€? Só se for na sua zona. Os serventes que se vê aí agora são marroquinos brasileiros que andam a hora trabalham 10 horas e de certeza que ganham uma miséria sem direito a subsídios e férias.
    E na mesma situação muitos portugueses que são serventes no papel mas trabalham como oficial e ganham mais uma côdea num envelope ao fim do mês para o patrão pagar menos
  4.  # 4

Colocado por: parente94

Onde e que os serventes ganham 1000€? Só se for na sua zona. Os serventes que se vê aí agora são marroquinos brasileiros que andam a hora trabalham 10 horas e de certeza que ganham uma miséria sem direito a subsídios e férias.
    E na mesma situação muitos portugueses que são serventes no papel mas trabalham como oficial e ganham mais uma côdea num envelope ao fim do mês para o patrão pagar menos

Neste forum confunde-se muitas vezes biscateiros com empreiteiros.
    Um empreiteiro ou sub-empreiteiro que se preze não tem ninguém a trabalhar nessas condições.
    Essa ideia peregrina só existe em cabeças onde todos os patrões são um bicho papão explorador.
    E para terminar, não esquecer que vai um mundo de diferença entre aquilo que um trabalhador leva para casa e AQUILO QUE EFECTIVAMENTE CUSTA Á EMPRESA…
    Sem contar com custos indiretos. Algo tão inócuo como uma licença de paternidade pode custar a uma empresa como a minha dezenas de milhares de Euros.
    Aqui fala-se sem ter a menor ideia de como o mundo real funciona.
    Chega a ser aflitivo…
    Concordam com este comentário: dmanteigas
  5.  # 5

João não estou a falar de biscateiros estou a falar de empresas grandes com as quais trabalho.
    Nem todos os patrões são maus mas também nem todos são bons e muitos querem e dinheiro no bolso mas que se vê muito disso vê se e e a realidade
    Concordam com este comentário: RUIOLI
    • RUIOLI
    • 5 fevereiro 2025 editado

# 6

Um trabalhador que receba uns 1k€/mês, custa à empresa uns 20k€/ano. Já analisei milhares de declarações mensais de rendimentos às seguradoras, de pessoal do obral, muito poucos declaram mais de 1k€...ou melhor, no meio de dezenas de <1k€, aparecem lá uns salários de 2, 3, 4k€, alguns do sexo feminino com o mesmo apelido do patrão, devem ser as diretoras do departamento da felicidade familiar. Acho que todos os que andam no obral, direta ou indiretamente conhecem bem esta realidade.

Estamos a falar de empresas com alvará e aquelas papeladas todas, que até são subempreiteiros em obras públicas.

Claro que há sempre algum por fora, em € ou em géneros (cenas para cheirar ou fumar).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jg231
      Screenshot_2025-02-05-18-31-01-171_com.android.chrome.jpg
  6.  # 7

Colocado por: parente94Onde e que os serventes ganham 1000€?

Os serventes não levam 1.000€ para casa mas muitos custam mais que isso à empresa.

Colocado por: parente94de certeza que ganham uma miséria sem direito a subsídios e férias.

Este é o problema, continuamos a compara coisas diferentes.
    Empresas que tenta ter tudo mais ou menos legal com empresas que é tudo por debaixo da mesa.
    Cabe aos DO decidirem o que querem escolher.
  7.  # 8

Colocado por: zedasilvaCabe aos DO decidirem o que querem escolher.

ahahhahha
    Mas isso não vem na única informação que analisam num orçamento, o número maior no fundo da última página.
    :)
  8.  # 9

Colocado por: N Miguel OliveiraMas isso não vem na única informação que analisam num orçamento

Por isso é tão importante os DO terem alguém que os ajude a decidir.
    Alguém que lhe explique o que podem esperar daquele numero maior no fundo da página.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  9.  # 10

Colocado por: N Miguel Oliveirao número maior no fundo da última página

No meu orçamento (no que adjudiquei melhor dizendo), esse numero estava logo na primeira página, a bold e com um ponto ou dois a mais no tamanho da letra.
    Nem houve hipótese de suspense, nem crescendo na antecipação. Foi-se logo o clima todo no inicio 🤣🤣
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  10.  # 11

Colocado por: RuikodeNo meu orçamento (no que adjudiquei melhor dizendo), esse numero estava logo na primeira página, a bold e com um ponto ou dois a mais no tamanho da letra.
    Nem houve hipótese de suspense, nem crescendo na antecipação. Foi-se logo o clima todo no inicio

Eheheheh, nos nossos também metemos logo ínicio a bold.
    Se o "cliente" não gostar, não precisa de perder mais tempo a ler o resto.
  11.  # 12

Costumo contar por aqui uns casos estranhos, daqueles que só acontecem aos outros.
    Por isso lá vai mais um.
    DO contrata uma empresa que até lhe tinha sido recomendada por dois amigos que já tinham construído com ela. Tinha corrido tudo às mil maravilhas sem problemas nenhuns.
    O DO logo nas fundações começou a questionar isto e aquilo, e as coisas começaram a azedar.
    Porque uma coisa é o que os engenheiros metem, nos projetos outra é realidade. Porque eles nunca viram uma obra, porque isto e aquilo.
    O DO lá começou a dizer:
    _ Pois mas na minha casa tem que ser assim porque foi isso que eu paguei.
    Se as coisas estavam a ficar cinzentas começaram a ficar mesmo nubladas.
    Para piorar a situação a obra tem uma inspeção da ACT e são detetados 3 trabalhadores ilegais.
    É aplicada uma coima ao empreiteiro e o DO é obrigado a gastar uns milhares para ir à pressa contratar um Coordenador de segurança e fazer a CPAE.
    O coordenador de segurança começa a pedir documentação para validar o empreiteiro e constata que este não tem nada legal.
    Resultado o empreiteiro nunca mais poem os pés na obra e começa a espalhar aos 4 ventos que o DO foi fazer queixa dele à ACT porque queria que ele fizesse trabalhos a mais sem lhe pagar.
    O DO teve que rescindir o contrato e ir à procura de outro empreiteiro que fosse mesmo digno desse nome.
    Resultado derrapagem de umas boas dezenas de milhares e a obra ainda nem saiu das fundações.
    O anterior “empreiteiro” continua a dizer que ele lhe deve dinheiro e que vai com ele para tribunal.
  12.  # 13

Final de 2023
      sat.JPG
  13.  # 14

Final de 2023
      SAT1.JPG
  14.  # 15

Colocado por: RUIOLIJá vivi o antes, o durante (até aqui estava ligado à promoção imobiliária) e o depois da crise do imobiliário. Vi acontecer coisas que nunca imaginei, falências, miséria, suicídios, etc. Pessoas que pagavam um pequeno almoço com uma nota de 50€, e no ano a seguir não tinham € para tomar o pequeno almoço. Portanto não sou taxativo...

Concordo... eu era um jovem durante grande parte desse periodo. Entre na universidade em 2010, mas sempre acompanhei aquilo que foi a minha realidade filho de um empreiteiro. Aquele periodo 2000-2005 e depois o periodo 2011-2014. E nao tenho memoria curta... sei que agora vivemos algo que e mais ou menos semelhante a 2000-2005. Trabalho que da para todos, onde qualquer pateta se safa. Mas isto e ciclico e la regressaremos a um 2011-2014, onde vi o meu pai 3 meses sem trabalho rigorosamente nenhum... e nem foi dos piores, porque mal ou bem sempre se preparou para estas eventualidades sem viver alavancado e com uma carteira de clientes fieis e estaveis. Mesmo assim levou com alguns 'calotes' nesse periodo... e para mim que sempre lidei com muitos amigos filhos de malta ligados as obras (construtores, empreiteiros, etc) foi bastante chocante ver alguns que viviam uma vida de luxo puro fazerem transicoes para miseria pura...

No entanto, tambem acho que 'aquela' crise 2011-2014 e algo que vivemos 1 ou 2 vezes por geracao se formos azarados. Certamente que o ciclo vai inverter, mas nao para aqueles niveis. A maior parte da malta nao consegue acreditar quando eu digo que durante o divorcio dos meus pais a vivenda deles esteve a venda por 120 mil euros sem uma unica visita ou sequer proposta quando o meu pai acabou a ficar com ela em tribunal... por isso e que eu alerto sempre a malta que agora acha que o imobiliario e o melhor negocio de sempre, ate em discussao noutros topicos aqui. Nao da para pagar um prato de comida com uma casa.
  15.  # 16

Colocado por: RUIOLIFinal de 2023

Falta ai os kms em viatura propria e o dinheiro que recebem por fora :P
  16.  # 17

Colocado por: dmanteigas

Falta ai os kms em viatura propria e o dinheiro que recebem por fora :P

E as viagens em viatura da empresa que não são pagas.
    Ou seja tem que estar na obra às 8 vão buscar a carrinha da empresa às 7 ou 6:30 em alguns casos depois vão para a obra mas só ganham a partir das 8 saírem às 5 ou 6 mas chegam a empresa as 7 mas só ganham até às 6.
    Isto é a realidade e é triste, e podem vir aqui dizer que não é assim e patrões aqui até podem ser muito certinhos e pagar o justo mas isso é uma minoria
  17.  # 18

O que ganham por fora vale de muito quando se aleijam e têm de ficar 1 mês ou 2 alguns muito mais em casa depois ganham 600 euros e ficam na ****.

E pra que ? Para os patrões porém mais uns trocos ao bolso e mesmo assim os salários de um oficial de primeira não deve passar dos 1200 ou pouco mais
  18.  # 19

Colocado por: parente94E as viagens em viatura da empresa que não são pagas.

Mas deviam?
    O meu pai vai buscar os funcionarios a casa para os ter as 8 da manha na obra. Devia pagar-lhes desde que os apanha em casa? E essa a sua logica? :)
  19.  # 20

Colocado por: dmanteigas

Mas deviam?
    O meu pai vai buscar os funcionarios a casa para os ter as 8 da manha na obra. Devia pagar-lhes desde que os apanha em casa? E essa a sua logica? :)

Depende. Devia pagar a parte do momento que a deslocação para a obra ultrapassa o tempo que demoraria a chegar à empresa.

0.3375 seg. NEW