Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Não consegue crédito habitação.
  2.  # 2

Colocado por: rjmsilvaNão consegue crédito habitação.

consigo porque a casa é do banco
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmsilva
  3.  # 3

quer dizer, para os particulares os bancos pedem a licença, quando é deles já não é preciso?
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  4.  # 4

É um problema do banco neste caso, ao dar crédito, livram-se de um problema e ganham uns trocos.
  5.  # 5

Colocado por: rjmsilvaÉ um problema do banco neste caso, ao dar crédito, livram-se de um problema e ganham uns trocos.

yep, e eu consigo uma casa muito boa a um preço muito razoável

o único senão mesmo é os acessos que são um bocado maus, e eu não sei se deva mudar o meu filho de escola agora
  6.  # 6

mas o mercado como vai abrir amanhã, não sei se quero comprar agora, muito mau... pior que o covid...
  7.  # 7

Colocado por: marco1quer dizer, para os particulares os bancos pedem a licença, quando é deles já não é preciso?

Exacto. O banco é livre de emprestar o valor a quem quiser, com as condições que quiser. Ora com licença, ora sem licença.
  8.  # 8

Colocado por: jg231mas o mercado como vai abrir amanhã, não sei se quero comprar agora, muito mau... pior que o covid...

Pode ser que venha ai a solucao para o problema da habitacao, mas da forma que ninguem a quer...
  9.  # 9

Colocado por: jg231mas o mercado como vai abrir amanhã, não sei se quero comprar agora, muito mau... pior que o covid...

OU não... inflação a subir, economia a contrair, e juros a não poderem subir... n me parece que existam descontos na habitação.
  10.  # 10

Colocado por: NTORIONOU não... inflação a subir, economia a contrair, e juros a não poderem subir... n me parece que existam descontos na habitação.

Mais um que acredita na teoria do isolacionismo.
    Sem emprego e confianca na teoria dos precos e rendimentos crescentes, ninguem compra casas.
    Num cenario de incerteza, desemprego, etc a procura retrai-se substancialmente.
  11.  # 11

Colocado por: jg231

consigo porque a casa é do banco
    Estas pessoas agradeceram este comentário:rjmsilva

Pergunte primeiro ao Banco , se o banco lhe empresta para esse imóvel sem licença.
    A sério, pergunte primeiro e venha aqui dizer...
  12.  # 12

Já não falta muito, estamos finalmente no inicio da correção. Primeiro os ativos de maior risco, depois o imobiliário.

Consegui vender tudo o que era ações e bitcoin em Fevereiro, vamos ver se ainda consigo vender o meu T2 de arrendamento a tempo de aproveitar o topo.

Pelo menos o Varejote ainda me paga um almoço. Sou um homem simples, pode ser um bife na Portugália. Tenho cartão de desconto.
      the-18-year-real-estate-cycle-driven-by-mortgage-debt-v0-axfp4rjaf2wd12.jpg
  13.  # 13

Colocado por: dmanteigas

Mais um que acredita na teoria do isolacionismo.
    Sem emprego e confianca na teoria dos precos e rendimentos crescentes, ninguem compra casas.
    Num cenario de incerteza, desemprego, etc a procura retrai-se substancialmente.

Acredito no que acreditar.

De QQ forma, com inflação alta as casas baixam de preço? Até podem ter uma desvalorização real,mas nominalmente...
    Com a suposta contração da economia o que acontece aos juros? Por norma baixam, qual é o afeito na habitação?

De QQ forma não estou a afirmar que vão manter ou aumentar, só não acho tão Linear, PQ são demasiados fatores em simultâneo.

E não é "mais um", tenho nick, agradeço o mesmo respeito com que trato todos. Estejam em acordo ou não com a minha opinião.
  14.  # 14

Colocado por: PedroNunes24Já não falta muito, estamos finalmente no inicio da correção. Primeiro os ativos de maior risco, depois o imobiliário.

Consegui vender tudo o que era ações e bitcoin em Fevereiro, vamos ver se ainda consigo vender o meu T2 de arrendamento a tempo de aproveitar o topo.

Pelo menos o Varejote ainda me paga um almoço. Sou um homem simples, pode ser um bife na Portugália. Tenho cartão de desconto.

Veremos se até Julho os preços ficam ao nível de 2020, ou menos.
    Foi essa a sua aposta.
  15.  # 15

Colocado por: NTORIONDe QQ forma, com inflação alta as casas baixam de preço?

Mas esta a assumir que vamos ter inflacao alta porque? Eu ate acho que vamos ter o oposto. Os US sao deficitarios na sua balanca comercial. O impacto mais direto das tarifas e reduzir as exportacoes para os US. O que ira acontecer ao excesso de produto que fica 'retido' nos paises, incluindo a UE?
    No curto prazo e bastante provavel a inflacao regressar a niveis historicamente baixos ou quem sabe ate entrarmos em deflacao. O Brent por exemplo esta no valor mais baixo desde 2021.

Colocado por: NTORIONCom a suposta contração da economia o que acontece aos juros? Por norma baixam, qual é o afeito na habitação?

Mais uma vez esta a olhar para certas medidas como 'desligadas' do resto da economia. Sabe em que valores comecou e acabou a Euribor em 2012? E o que aconteceu ao mercado imobiliario em 2012/2013?
    A economia, mesmo fazendo uso de varias ferramentas de ciencias exatas, continua a ser uma ciencia social. Eu caso de contracao economica, a confianca abala, a procura reduz substancialmente (mesmo entre quem tem rendimentos) e os precos acabam naturalmente a cair. 2011-2014 nao foi assim ha tanto tempo para nos esquecermos tao rapidamente daquilo que aconteceu naquele periodo.
    Agora estamos a atravessar a fase '2009'. Em que achamos que nao ha qq impacto em PT, que as contas publicas estao equilibradas, que 'as pessoas precisam de casas', etc etc etc.

Colocado por: NTORIONDe QQ forma não estou a afirmar que vão manter ou aumentar, só não acho tão Linear, PQ são demasiados fatores em simultâneo.

O NTORION disse isto:

Colocado por: NTORIONinflação a subir, economia a contrair, e juros a não poderem subir... n me parece que existam descontos na habitação.

Portanto claramente esta a afirmar que os precos ou vao manter ou subir... descer nao ;)

Colocado por: NTORIONE não é "mais um", tenho nick, agradeço o mesmo respeito com que trato todos. Estejam em acordo ou não com a minha opinião.

Nao leia como falta de respeito. A expressao 'mais um' foi no sentido de que existe uma grande quantidade de pessoas que acredita que o mercado imobiliario esta completamente desligado do resto da economia. Que nao percebe que qualquer crise, ligada ou nao ao imobiliario, vai afeta-lo severamente na mesma.
  16.  # 16

Colocado por: NLuz

Pergunte primeiro ao Banco , se o banco lhe empresta para esse imóvel sem licença.
    A sério, pergunte primeiro e venha aqui dizer...

tá lá escrito e já me disseram... mas sim vou pedir simulação
  17.  # 17

Colocado por: PedroNunes24Já não falta muito, estamos finalmente no inicio da correção. Primeiro os ativos de maior risco, depois o imobiliário.

😅😅
  18.  # 18

Eu começo a achar que é o Pedro quem anda a por ideias na cabeça do Trump :D
  19.  # 19

Colocado por: dmanteigasAgora estamos a atravessar a fase '2009'. Em que achamos que nao ha qq impacto em PT, que as contas publicas estao equilibradas, que 'as pessoas precisam de casas', etc etc etc.

Eu acho que agora estamos a na fase "2007"...início do subprime, logo aqui temos uma grande diferença.

Estou a assumir que a inflação sobe, pelo menos no curto prazo, como resultado das tarifas reciprocas.

As contas públicas estão muuuito melhores que em 2007 ou 2009, claro que não é preciso muito para descambarem. Os bancos supostamente tb estão melhor protegidos.

Colocado por: dmanteigasO Brent por exemplo esta no valor mais baixo desde 2021.

Isso é verdade e é fundamental para manter a inflação baixa. Eventualmente será até determinante.

Colocado por: dmanteigasPortanto claramente esta a afirmar que os precos ou vao manter ou subir... descer nao ;)

Disse que nominalmente, não creio que desçam, este ano não. De qq forma, quando penso em descontos, para mim estamos a falar de algo significativo, 5-10% para mim é um ajustamento normal do mercado, acima de 20% já será um desconto.

Colocado por: NTORIONAté podem ter uma desvalorização real, mas nominalmente...

Portugal continuará a ser um destino de refúgio para muitas pessoas e investidores. O pequeno investidor europeu que comprava casas de 300-500k já deixou de vir pq ficaram as casas ficaram mais caras que no centro e norte da Europa, e os beneficios fiscais tb abrandaram. Mas continua a vir muito dinheiro de cidadãos da Turquia, China, 'Indias", Israel, EUA... e de fundos de investimento.

Nao leia como falta de respeito. A expressao 'mais um' foi no sentido de que existe uma grande quantidade de pessoas que acredita que o mercado imobiliario esta completamente desligado do resto da economia. Que não percebe que qualquer crise, ligada ou nao ao imobiliario, vai afeta-lo severamente na mesma.

Esclarecido.

Hoje em dia quase tudo está interligado, claro que afeta. Mas temos o exemplo do COVID, afetou para cima... e até posso dizer que em março de 2020, poucos dias antes do estado de emergência assinei o contrato de empreitada de uma casa e pensei que poderia estar a cometer um grande erro, afinal o erro teria sido se não tivesse avançado. E ainda em 2020 adjudiquei as carpintarias e caixilharias com desconto em relação aos orçamentos iniciais, e se tivesse esperado mais uns meses teria sido o oposto.
  20.  # 20

Colocado por: NTORION
    Eu acho que agora estamos a na fase "2007"...início do subprime, logo aqui temos uma grande diferença.

Estou a assumir que a inflação sobe, pelo menos no curto prazo, como resultado das tarifas reciprocas.

As contas públicas estão muuuito melhores que em 2007 ou 2009, claro que não é preciso muito para descambarem. Os bancos supostamente tb estão melhor protegidos.

Isso é verdade e é fundamental para manter a inflação baixa. Eventualmente será até determinante.

Disse que nominalmente, não creio que desçam,este ano não. De qq forma, quando penso em descontos, para mim estamos a falar de algo significativo, 5-10% para mim é um ajustamento normal do mercado, acima de 20% já será um desconto.

Portugal continuará a ser um destino de refúgio para muitas pessoas e investidores. O pequeno investidor europeu que comprava casas de 300-500k já deixou de vir pq ficaram as casas ficaram mais caras que no centro e norte da Europa, e os beneficios fiscais tb abrandaram. Mas continua a vir muito dinheiro de cidadãos da Turquia, China, 'Indias", Israel, EUA... e de fundos de investimento.

Esclarecido.

Hoje em dia quase tudo está interligado, claro que afeta. Mas temos o exemplo do COVID, afetou para cima... e até posso dizer que em março de 2020, poucos dias antes do estado de emergência assinei o contrato de empreitada de uma casa e pensei que poderia estar a cometer um grande erro, afinal o erro teria sido se não tivesse avançado. E ainda em 2020 adjudiquei as carpintarias e caixilharias com desconto em relação aos orçamentos iniciais, e se tivesse esperado mais uns meses teria sido o oposto.

20% já acontece agora,a subida de preços nos ultimos meses foi brutal, mesmo com descidas de 20% continuam mais caras que há uns meses atras

0.0302 seg. NEW