Colocado por: dmanteigas
Para mim o maior risco e mesmo a liquidez. E estar os 2 anos da construcao sem ter um verdadeiro fundo de emergencia caso as coisas corram mal. E passar por exemplo 1 ano com despesas nao consumiveis (juros de uma casa onde nao estas a viver) e as coisas estarem tao mas que em ultima instancia nem vender o mono semi acabado consegues.
Nao sei o caso do DR, mas no meu caso tenho um plano relativamente estavel. O plano sera comecar a construir no inicio do 2o trimestre de 2026 mediante aquilo que for o final de 2025 e inicio de 2026.
Vamos ver. No Covid nunca me senti preocupado muito honestamente. Sempre achei que o maior perigo que existia era uma crise inflacionaria a medio prazo porque deixaram demasiado dinheiro no bolso das pessoas e injetaram outro tanto.
Os tempos atuais para mim sao muito semelhantes aquele periodo 2009-2014. Eu acho que estamos naquela fase onde podemos ter uma pequena turbulencia e depois 2026 regressamos ao business as usual como podemos entrar numa depressao com consequencias imprevisiveis. Isto nem sequer e comparavel ao covid onde para todos os efeitos existia uma enorme previsibilidade politica. E como disse, no que toca a casa mais 1 ano, menos 1 ano nao faz grande diferenca.
O mercado da habitacao portugues dificilmente e afetado por incumprimentos. Nao existe uma enorme % de emprestimos com LTV alto e DSTI muito elevadas. Como eu disse no comentario anterior, o efeito sera essencialmente de uma reducao forte da procura. De termos muitas pessoas a adiar a compra da casa e dificuldades na venda que ate agora nao existiam.
Colocado por: dmanteigasEste 2o trimestre vai ser um desastre.
Colocado por: dmanteigasPor isso e que ja disse que fico estupefacto com o comportamento do mercado de habitacao no ultimo trimestre.
Colocado por: N Miguel Oliveira
Você duvida de tudo do que nunca viu. Parece que Tomé era assim também.
Se Portugal caminha cada mais vais para o mesmo problema, será normal surgirem as mesmas soluções também. Quer queira, quer não.
Não é uma questão de estar preocupado, ou até mesmo de querer ou não.
Por vezes, e em muitos sítios, é quase a única opção para quem tem salários normais em regiões com crise habitacional.
Colocado por: jg231quando comparadas com o AI
Colocado por: N Miguel Oliveira
Talvez a AI venha para ajudar os Donos de Obra a gerir as obras... ou pelo menos a mostrar que partilhando valências... e construíndo em conjunto se conseguem reduzir preços...
Talvez acreditem mais no que diz a AI, do que dizem os técnicos da construção aos quais pagam...
Colocado por: RUIOLINos EUA o imobiliário comercial, parece que vai entrar em crise, com aumento do incumprimento.
Colocado por: EspalhaBrasasmas são um enorme auxílio em certas tarefas criativas, exemplo fazer uma tabela de cálculos com várias formulas e imensas variaveis
Colocado por: euQue grande negócio !
Colocado por: rjmpiresPraticamente toda gente que comprou/construiu há 5-7 anos, vende agora pelo dobro ou mais.
Aqui na minha zona a bitola é o triplo.
Colocado por: PedroNunes24Atenção que comprei-o por aproximadamente 45% do valor a que o vendi. Quer dizer que o vendi por praticamente o dobro a que o comprei. (Valorização de 12,5% por ano, que é o valor que me interessa para comparar com o retorno de outros investimentos)
Não se esqueçam que para recuperar de uma queda de 50%, é preciso um ganho de 100%.