Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

"Se a casa precisar de alguma coisa é o senhorio que paga" é muitas vezes uma utopia. Devia, pois devia... E se for compra, não há senhorio. É arcar com todas essas despesas, previstas ou imprevistas. E em PH acresce condomínio.

A Cláudia está a levar as coisas para o extremo de pessoas que não têm dois dedos de testa, uma centelha de responsabilidade e zero literacia financeira. Nem todos os pobres são pobres por serem estúpidos. Basta "sair na rifa" uma criança com problemas, pais que necessitam assistência...
  2.  # 2

Claro que estou a generalizar. Mas em geral é assim. Não são todos, mas é a maioria. E se calhar quem precisa mais é quem menos poupa.
  3.  # 3

A Claudia acha que o Subsidio de Alimentacao chega para cobrir as despesas de alimentacao? :D
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  4.  # 4

Colocado por: dmanteigasA Claudia acha que o Subsidio de Alimentacao chega para cobrir as despesas de alimentacao? :D

Não acho, tenho a certeza. Para um casal sem filhos? É o que eu gasto
  5.  # 5

Colocado por: Cláudia11

Seguros, manuntenção e conservação?
    A juntar aos 870€/mês ainda há o subsídio de alimentação que em princípio chegará para comer.
    Se a casa precisar de alguma coisa é o senhorio que paga.
    Tirando 700€ para a renda, com 1000€ não conseguem viver?
    Água, luz, internet - 100€.
    Passe - 80€.

Agora não dá para comprar iPhones e andar em carros novos.
    Juntam dinheiro e compram um carro mais barato para o dia a dia. Ir para o trabalho é de transportes públicos.

A maioria que se queixa das rendas, fuma, bebe, jantam fora, tomam pequenos almoços diariamente, e.t.c
    Depois têm filhos sem sequer terem condições para se sustentar a si próprios. Esses sim são os problemas.

não, não dá

passe? acha que Portugal é só Lisboa e Porto?

sem comentários no resto

Colocado por: Cláudia11E se calhar em vez de arrendar um T2, arrendam um T0/T1 e poupam.

Transformei os meus anexos (35m2 +/-) num T0.
    Tem sofá, cozinha, WC, quarto independente com roupeiro, ainda deixei alguma mobília, frigorífico, placa, forno.
    Só faltava a cama e a máquina de lavar. É bom para uma pessoa sozinha ou para um casal. Em Penafiel. 400€/mês. E foi recentemente. Arrendei a um jovem casal que estão a começar a vida. Trabalham os 2 mas ambos ganham o salário mínimo. Têm carro portanto conseguem chegar a todo o lado. Claro que um dia vão sair dali para uma casa maior, mas para começar chega.
    Para quê que iriam pagar 700€ por um T2 que não precisam? Ali têm tudo e foi remodelado. O pessoal só quer casas para mostrar aos outros, não para servir as necessidades.

assim compensa
  6.  # 6

Colocado por: dmanteigasA Claudia acha que o Subsidio de Alimentacao chega para cobrir as despesas de alimentacao? :D

se começar massa com lentinhas deve chegar 😅

comer carne e peixe faz mal à saúde
  7.  # 7

Colocado por: jg231

se começar massa com lentinhas deve chegar 😅

comer carne e peixe faz mal à saúde

300€/mês não chega? É o que ganhamos cá em casa. Estou a falar de casal
  8.  # 8

Depende do subsidio de alimentação obviamente.
    Um casal que receba 400€ por mês de subsidio de alimentação (em cartão) deve conseguir governar-se, mas se não receber e cartão o mais certo é esses 400€ virem para pouco mais de 250€...
    Concordam com este comentário: Cláudia11
  9.  # 9

não, não dá

sem comentários no resto

assim compensa

não, não dá

sem comentários no resto

assim compensa

Lisboa não conheço, portanto não posso falar.
    Com passe de 50€ no Porto consegue ir até ao marco de Canaveses. Não me diga que não arranja casas a menos de 700€ para esses lados, e se calhar boas casas. Quem não tem dinheiro para mais tem que fazer sacrifícios.
  10.  # 10

Colocado por: Vítor MagalhãesDepende do subsidio de alimentação obviamente.
    Um casal que receba 400€ por mês de subsidio de alimentação (em cartão) deve conseguir governar-se, mas se não receber e cartão o mais certo é esses 400€ virem para pouco mais de 250€...
    Concordam com este comentário:Cláudia11

Isto vai depender sempre de cada um. mas no meu caso chega. Cozinho todos os dias e levo a minha taparuer para o trabalho.

Agora se comer fora como é óbvio não chega. E estou a falar do essencial. E para quem tem pouco têm que se governar com o essencial. E olhe que cá em casa somos 2 mulheres e gastamos mais em produtos de cabelo 🤣
  11.  # 11

Colocado por: Cláudia11Não acho, tenho a certeza. Para um casal sem filhos? É o que eu gasto

Ou a Claudia so come porcaria ou entao nao sabe fazer contas.

Colocado por: Vítor MagalhãesUm casal que receba 400€ por mês de subsidio de alimentação (em cartão) deve conseguir governar-se

Como? So se for a comer porcaria... uma alimentacao diversificada com carne, peixe, fruta legumes... nao chega.
    Num mes normal, esses 400e sao 13e por dia para duas pessoas. 6 a 7e por dia para cada pessoa tomar o PA, almoco, jantar e snacks.
    Se quiser jantar dourada ao jantar com batata cozida, cenoura cozinha e broculos ja gastaram o vosso 'plafond' diario. Estamos a falar de gastar a cada refeicao no maximo 2 a 3e por pessoa. E se metermos aqui despesas como pasta dos dentes, detergente, produtos de limpeza e higiene...

Ja tive esta discussao dezenas de vezes com dezenas de pessoas e na maioria dos casos eram sempre contas mal feitas. Porque depois nao contavam os uber eats, jantares fora, etc.

Claro que eu posso sempre comprar 3 latas de atum, meio kg de esparguete, junto tudo e por 4e/dia alimento uma pessoa.
  12.  # 12

Mas claro que nestas contas não estão contabilizados nenhuns gastos em Uber eats nem jantares fora. Eu estou a falar só para alimentação e gastos normais de uma casa, 300€ dá 10€/dia. Não consegue fazer refeições com esse preço? Cozinhando em casa?
  13.  # 13

Se fosse a comer porcaria é que o dinheiro não chegava.
    E claro que de vez enquando como fora, tomo um café no trabalho, e.t.c
    Mas para o dia a dia 300€ chega, pelo menos no meu caso. Mas isto nem é discussão porque cada um sabe o que come. Somos só 2 pessoas sem filhos.
    Para nós chega.
  14.  # 14

Cláudia, eu dei-lhe exemplos concretos. Para comer vitela, porco, frango, salmão, dourada, fruta, legumes... não é possível.
    300e então da 5e/dia por pessoa para PA, almoço e jantar. Não dá. É uma média de 2e para almoço, 2e para jantar e 1e para PA e snacks
  15.  # 15

Colocado por: dmanteigasPara comer vitela, porco, frango, salmão, dourada, fruta, legumes... não é possível.

Tenho comido no restaurante todos os dias, almoço e jantar.
    Assim o dinheiro 💰💰💰 não chega.
    Não tenho vontade de cozinhar só para 1 pessoa...
    Se comesse em casa, comia muito melhor (proteína em quantidade razoável)e gastava menos!
  16.  # 16

Como disse vai de cada um. Quem tem pouco não come salmão. Isto é muito relativo. Há promoções, e.t.c

Mas seja como for, mesmo que se gaste 400€/mês porque para além de alimentação também há outros gastos com produtos de higiene e.t.c.

870€x2 + sb.alimentacão dá uma média de 2000€

Acha mesmo que não chega se a pessoa souber poupar e não se meter a gastar com coisas desnecessárias?
    Quem quiser poupar não gasta em restaurantes, Uber eats, Uber, e.t.c

Para o dia a dia chega. É a melhor maneira de viver? Não. Mas também há casas a preços mais baixos. Como disse, um casal não precisa de um T2. Se calhar um T1 basta e se quiserem mesmo poupar até arranjam um T0 temporariamente. Juntam dinheiro e depois arrendam melhor.
    Há pessoas que pagam 500/600€ por um quarto porque querem estar mesmo no centro.
    Com esse valor faziam o sacrifício e iam para mais longe e conseguiam ter uma casa melhor.

Claro que os primeiros tempos custa, mas ainda se vê casas, fora dos centros, mais baratas e para começar é o ideal.

Para não falar do apoio do porta 65. Quem recebe SMN tem direito aos apoios.

Muita gente vive mal porque não fazem sacrifícios
  17.  # 17

Não acho, tenho a certeza. Para um casal sem filhos? É o que eu gasto

Não pode é pensar que toda a gente ganha 10€ ao dia de subsidio de alimentação. Á muita gente a ganhar metade disso.
    E lembresse que os 870€ ainda descontam 11% para SS.

Há gente que vive muito além das suas possibilidades, mas também à as que têm alguma cabeça e simplesmente os ordenados não chegam para mais.
  18.  # 18

Colocado por: Palhava

Tenho comido no restaurante todos os dias, almoço e jantar.
    Assim o dinheiro 💰💰💰 não chega.
    Não tenho vontade de cozinhar só para 1 pessoa...
    Se comesse em casa, comia muito melhor (proteína em quantidade razoável)e gastava menos!

Cada caso é um caso. Mas acredito que você para ter esses gastos não ganha o SMN se não que remédio que tinha em cozinhar todos os dias.
  19.  # 19

Colocado por: Nunosoares

Não pode é pensar que toda a gente ganha 10€ ao dia de subsidio de alimentação. Á muita gente a ganhar metade disso.
    E lembresse que os 870€ ainda descontam 11% para SS.

Há gente que vive muito além das suas possibilidades, mas também à as que têm alguma cabeça e simplesmente os ordenados não chegam para mais.

Eu não fiz contas a 10€/dia.
    Se não dava 440€ para subsídio de alimentação.
    Eu própria ganho 6€.
    Juntas levamos para casa cerca de 300€. O meu vem no salário o dela vem em cartão de alimentação e ainda bem.

Mas nem toda a gente ganha o SMN. eu por acaso ganho. Mas sempre que tenho oportunidade de fazer horas extras faço, e trabalho domingos, feriados, e.t.c custa mas trago mais dinheiro para casa para depois não me faltar nada e ter mais para me governar. Vejo muita gente que tem oportunidade de trabalhar mais e não quer. Ninguém é obrigado mas depois não se queixem.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: A. Madeira
  20.  # 20

Exatamente. Eu também gostava de morar em frente ao mar. Mas não há possibilidade para isso então "fugi" do centro para conseguir ter alguma qualidade de vida.
    É como ver pessoal a queixar-se das rendas que se praticam nos centro. São exageradas para o SMN? Sim. Mas nem toda a gente ganha isso. E se são exageradas para o que o pessoal ganha têm que ir para outros sítios. Estão sempre a queixar-se de que não há casas a preços que consigam pagar, mas fazem créditos automóveis mal tiram a carta e não se importam de pagar seja o que for. Depois dizem que os senhorios é que são os maus da fita.
    Um casal em que ambos ganhem o salário mínimo consegue perfeitamente pagar uma renda de 700€. Agora se para além da renda têm ambos créditos automóveis isso já é problema deles.

Eu tenho 2 carros que juntos não valem 5k, são mais velhos que eu e vou para todo o lado. Estão pagos, é só meter combustível que nunca me deixam ficar mal. Fazem más escolhas e têm prioridades estúpidas e depois vêm-se queixar do mercado imobiliário.

Bem, eu moro no centro de Lisboa e aqui viver sozinho, de forma responsavel, não está ao alcance de quase ninguém.

Um T0, dos piorzinhos, começam nos 900 €.

Ora, para que a renda não supere 33% do salario liquido (o maximo recomendavel), tem de se ganhar 2700 € liquidos.

Para uma pessoa sozinha, que trabalhe e pague impostos em Portugal, isso implica um salario 4700 € brutos, já a contar com duodecimos.

Isto é mais do que 95% dos salarios em Portugal.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mercedes

0.3873 seg. NEW