Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: ferreiraj125

Bem, eu moro no centro de Lisboa e aqui viver sozinho, de forma responsavel, não está ao alcance de quase ninguém.

Um T0, dos piorzinhos, começam nos 900 €.

Ora, para que a renda não supere 33% do salario liquido, tem de se ganhar 2700 € liquidos.

Para uma pessoa sozinha, que trabalhe e pague impostos em Portugal, isso implica um salario 4700 € brutos, já a contar com duodecimos.

Isto é mais do que 95% dos salarios em Portugal.

Sim, verdade, mas no porto não é assim. Valongo, paredes e.t.c ficam a alguma distância do centro mas há transportes e casas mais baratas.

Acho que Lisboa é mesmo um caso á parte infelizmente.
  2.  # 2

Colocado por: ferreiraj125

Bem, eu moro no centro de Lisboa e aqui viver sozinho, de forma responsavel, não está ao alcance de quase ninguém.

Um T0, dos piorzinhos, começam nos 900 €.

Ora, para que a renda não supere 33% do salario liquido (o maximo recomendavel), tem de se ganhar 2700 € liquidos.

Para uma pessoa sozinha, que trabalhe e pague impostos em Portugal, isso implica um salario 4700 € brutos, já a contar com duodecimos.

Isto é mais do que 95% dos salarios em Portugal.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Mercedes

Oh céus, estava difícil lá chegar. Mas porquê que a Cláudia não faz uns anexos ali por Alvalade e eu volto para Lisboa? Tem aqui inquilina, Cláudia.
  3.  # 3

Colocado por: Mercedes
    Oh céus, estava difícil lá chegar. Mas porquê que a Cláudia não faz uns anexos ali por Alvalade e eu volto para Lisboa? Tem aqui inquilina, Cláudia.

🤣🤣
  4.  # 4

Agora fora de brincadeiras, não me parece que esteja a ser razoável, Claudia.
    Essa forma de apuramento de custos da vida é muito desajustada da realidade. Cá em casa, só em luz nos meses frios passamos muito dos 100 euros (quase 200 para ser correta) para que a casa tenha uma temperatura aceitável, temos um bebé pequenino e é isso ou pôr a saúde dele em risco. A água anda nos 60. Telecomunicações 70. E nem lhe digo quanto gasto no supermercado, porque lhe dá uma coisinha má. Só em fraldas e demais produtos de higiene e saúde para bebe lá vão os vossos subsídios à vontade. Só nisso, falta o resto. E a escola são 500 paus todos meses, que não tivemos vaga na rede da creche feliz. Agora ponha aí em cima uma renda de 500, que já não existem, ou de 1000 que é o mais comum.
    Concordam com este comentário: Cláudia11
  5.  # 5

Claro que cada um tem os seus gastos. E um filho vale por 2. As rendas variam muito da zona do país.
    Mas um casal SEM FILHOS que esteja disposto a fazer sacrifícios consegue sim viver. E é disso que estou a falar.
  6.  # 6

Colocado por: Cláudia11

Lisboa não conheço, portanto não posso falar.
    Com passe de 50€ no Porto consegue ir até ao marco de Canaveses. Não me diga que não arranja casas a menos de 700€ para esses lados, e se calhar boas casas. Quem não tem dinheiro para mais tem que fazer sacrifícios.

não conheco a zona e duvido que arranje, onde estou não arranja, não há cá "T0s" ou "T1s", e as casas são uma nódoa, ainda tenho que lhe adicionar durante o inverno 100 ou 200€/mês mais o custo da lenha, não é barato
  7.  # 7

Colocado por: Cláudia11Claro que cada um tem os seus gastos. E um filho vale por 2. As rendas variam muito da zona do país.
    Mas um casal SEM FILHOS que esteja disposto a fazer sacrifícios consegue sim viver. E é disso que estou a falar.

não é viver, é sobreviver e mal, consegue viver se tiver casa paga ou viver em casa dos pais
    Concordam com este comentário: Mercedes
  8.  # 8

não se esqueçam de arrendar o vosso T3 a pessoas completamente random, isto vai resolver o problema da habitação segundo N Oliveira, podem é apanhar com um destes, mas isso não é problema

https://x.com/questiona_te/status/1928759184088056246
  9.  # 9

Colocado por: jg231não se esqueçam de arrendar o vosso T3 a pessoas completamente random, isto vai resolver o problema da habitação segundo N Oliveira,

Você bate muito mal da bola, só pode.
    O que tem que ver com alugar a pessoas random? Eu diria, que a esmagadora maioria dos senhorios alugam os imóveis que têm a pessoas que não conheciam anteriormente. Nada mais normal...

Mas sim, ter um mercado de aluguer funcional ajuda a resolver uma fase menos boa do sector da habitação. Qual é a dúvida? Não ter imóveis para alugar, ou fazer o que sugere (aluguar só a conhecidos)... isso sim seria um problema.

Por você, um restaurante só abria a porta aos amigos. Idem para uma loja, um gabinete de projecto, etc... pois corro sempre o risco de levar uma facada porque ter cozinhado mal ou ter deixado cair uma gota de azeite na camisa dum maluco.
  10.  # 10

Colocado por: jg231não há cá "T0s" ou "T1s

Aqui está outra das causas do problema.
    Falta de imóveis de tipologia pequena, que são suficientes para muita gente que hoje ocupa um T3 ou T4. Construir T0 ou T1, além de mais barato, permite densificar, e criar mais fogos no mesmo espaço de terra...

Mas para sí, o problema não é esse.
    É alugar a desconhecidos...
    Que cromo :)
  11.  # 11

Colocado por: jg231

não conheco a zona e duvido que arranje, onde estou não arranja, não há cá "T0s" ou "T1s", e as casas são uma nódoa, ainda tenho que lhe adicionar durante o inverno 100 ou 200€/mês mais o custo da lenha, não é barato

Sim, a maioria é T2.

Onde estou a falar existem sim T2 a 700€. E se fugir mais do centro do Porto arranja mais baratas, podem não ter a maior qualidade mas não podemos ter tudo. Ou queria casas como vemos aqui a serem construídas no fórum, xpto, por 500€/mês?

E sim existem T1/T0. Poucos mas existem e para casais, sem filhos, chega perfeitamente.
    Basta procurar. Pelo menos ando a ver no idealista, e pelo que percebo aqui na minha zona moradias são gigantes, então quem quer alugar aposta mais em dividir para alugar a mais gente. A tendência é as casas cada vez diminuírem mais o tamanho, principalmente para arrendar.

Sinceramente até acho mais difícil arranjar um T3/T4 para alugar do que um T1/t0. (Na minha zona)
  12.  # 12

Colocado por: N Miguel Oliveira

O que tem que ver com alugar a pessoas random? Eu diria, que a esmagadora maioria dos senhorios alugam os imóveis que têm a pessoas que não conheciam anteriormente. Nada mais normal...

Mas sim, ter um mercado de aluguer funcional ajuda a resolver uma fase menos boa do sector da habitação. Qual é a dúvida? Não ter imóveis para alugar, ou fazer o que sugere (aluguar só a conhecidos)... isso sim seria um problema.

Por você, um restaurante só abria a porta aos amigos. Idem para uma loja, um gabinete de projecto, etc... pois corro sempre o risco de levar uma facada porque ter cozinhado mal ou ter deixado cair uma gota de azeite na camisa dum maluco.

diz o gajo que diz que meter 15 gajos num T1 é boa ideia
  13.  # 13

Aqui está outra das causas do problema.
    Falta de imóveis de tipologia pequena, que são suficientes para muita gente que hoje ocupa um T3 ou T4. Construir T0 ou T1, além de mais barato, permite densificar, e criar mais fogos no mesmo espaço de terra...

Mas para sí, o problema não é esse.
    É alugar a desconhecidos...
    Que cromo :)
    Concordam com este comentário:Cláudia11

não diz, estou chocado, e acha que eles aparecem do ar
  14.  # 14

Colocado por: Cláudia11

Sim, a maioria é T2.

Onde estou a falar existem sim T2 a 700€. E se fugir mais do centro do Porto arranja mais baratas, podem não ter a maior qualidade mas não podemos ter tudo. Ou queria casas como vemos aqui a serem construídas no fórum, xpto, por 500€/mês?

E sim existem T1/T0. Poucos mas existem e para casais, sem filhos, chega perfeitamente.
    Basta procurar. Pelo menos ando a ver no idealista, e pelo que percebo aqui na minha zona moradias são gigantes, então quem quer alugar aposta mais em dividir para alugar a mais gente. A tendência é as casas cada vez diminuírem mais o tamanho, principalmente para arrendar.

Sinceramente até acho mais difícil arranjar um T3/T4 para alugar do que um T1/t0. (Na minha zona)

opa não sei, pagar 500, 600 por lixo a mim parece-me caro, percebo que quem os esteja a receber não lhe pareça
  15.  # 15

Colocado por: jg231

opa não sei, pagar 500, 600 por lixo a mim parece-me caro, percebo que quem os esteja a receber não lhe pareça

Então diga-me qual seria o valor justo para um T2 com aquecimento, janelas novas, e.t.c
  16.  # 16

Eu arrendei um T0, por 400€ em Penafiel.
    É em pedra, foi todo renovado, cozinha nova, eletrodomésticos novos, ainda deixei sofá e frigorífico e tem roupeiro embutido.
    Tem sítio para colocar máquina de lavar roupa, estacionamento para 1 carro e um "pátio" prai com 10m2 para secar a roupa e se quiser colocar uma mesa.
    Foi á 3 meses. Sabe quantas visitas fiz num dia? 10. Desses 10, 9 tiveram interesse na casa, o que não teve interesse foi porque achou a casa muito pequena (cerca de 35m2).

E sim, a casa é pequena, mas chega para viver. Olhe que ninguém achou lixo, e se calhar até está muito melhor isolada que muitas casas "novas" que andam por aí.
    Eu é que estava a viver lá enquanto esperava que me remodelassem a minha casa e nunca precisei de colocar aquecedor no inverno, como a casa é pequena também não perde calor. Pagava 45/50€ de luz. Mas isto são opções de vida.
  17.  # 17

Gastei cerca de 20k para remodelar tudo, (janelas, telhado, cozinha, canalização, eletricidade, fachada exterior, e.t.c) dos 400€ tenho que entregar 25% ao estado. Acha que o valor da renda está caro?
  18.  # 18

Colocado por: jg231diz o gajo que diz que meter 15 gajos num T1 é boa ideia

Eu não sei onde você lê estas coisas.
    Ou com que estado mental o faz.

Sobre os 15 num T1. Eu poderia enumerar 300 desvantagens disso. E até já enumerei algumas. Apenas alertei para o facto de não poder usar o mesmo argumento a favor e contra, em função do que lhe dá jeito. Porque a Matemática não quer saber do que você ou do que eu acho ou defendo. É o que é.
    Meter 15 num T1 permite ao senhorio puxar mais pela renda. Ter esses 15 em 6 ou 7 T1s... faz como que haja menos T1, o que também faz aumentar os preços. Se tem mais gente, para os mesmos fogos, quem procura está sempre lixado. Seja de maneira fôr. Não é por dividir os 15 por mais fogos sem os construir, que isto irá melhorar.

Densificar, permite mais gente no mesmo espaço. Ou seja, menos fogos ocupa com essas pessoas. Idem para tipologias mais pequenas. Não se trata de você gostar ou não de T0 e T1. São factos.
  19.  # 19

Colocado por: jg231não diz, estou chocado, e acha que eles aparecem do ar

Não percebi.
    Tente agora em Português.
  20.  # 20

Colocado por: Cláudia11Acha que o valor da renda está caro?

Na verdade isso não interessa nadinha.
    Nem a sí como senhoria, nem ao inquilino, nem a mim, nem ao jg231.
    Se está no mercado, e não consegue alugar a ninguém é porque está caro para a situação da economia local. Se tem 9 interessados em 10 visitas, você pode escolher entre esses 9.

0.3837 seg. NEW