Colocado por: ferreiraj125
Bem, eu moro no centro de Lisboa e aqui viver sozinho, de forma responsavel, não está ao alcance de quase ninguém.
Um T0, dos piorzinhos, começam nos 900 €.
Ora, para que a renda não supere 33% do salario liquido, tem de se ganhar 2700 € liquidos.
Para uma pessoa sozinha, que trabalhe e pague impostos em Portugal, isso implica um salario 4700 € brutos, já a contar com duodecimos.
Isto é mais do que 95% dos salarios em Portugal.
Colocado por: ferreiraj125
Bem, eu moro no centro de Lisboa e aqui viver sozinho, de forma responsavel, não está ao alcance de quase ninguém.
Um T0, dos piorzinhos, começam nos 900 €.
Ora, para que a renda não supere 33% do salario liquido (o maximo recomendavel), tem de se ganhar 2700 € liquidos.
Para uma pessoa sozinha, que trabalhe e pague impostos em Portugal, isso implica um salario 4700 € brutos, já a contar com duodecimos.
Isto é mais do que 95% dos salarios em Portugal.
Colocado por: Mercedes
Oh céus, estava difícil lá chegar. Mas porquê que a Cláudia não faz uns anexos ali por Alvalade e eu volto para Lisboa? Tem aqui inquilina, Cláudia.
Colocado por: Cláudia11
Lisboa não conheço, portanto não posso falar.
Com passe de 50€ no Porto consegue ir até ao marco de Canaveses. Não me diga que não arranja casas a menos de 700€ para esses lados, e se calhar boas casas. Quem não tem dinheiro para mais tem que fazer sacrifícios.
Colocado por: Cláudia11Claro que cada um tem os seus gastos. E um filho vale por 2. As rendas variam muito da zona do país.
Mas um casal SEM FILHOS que esteja disposto a fazer sacrifícios consegue sim viver. E é disso que estou a falar.
Colocado por: jg231não se esqueçam de arrendar o vosso T3 a pessoas completamente random, isto vai resolver o problema da habitação segundo N Oliveira,
Colocado por: jg231não há cá "T0s" ou "T1s
Colocado por: jg231
não conheco a zona e duvido que arranje, onde estou não arranja, não há cá "T0s" ou "T1s", e as casas são uma nódoa, ainda tenho que lhe adicionar durante o inverno 100 ou 200€/mês mais o custo da lenha, não é barato
Colocado por: N Miguel Oliveira
Você bate muito mal da bola, só pode.
O que tem que ver com alugar a pessoas random? Eu diria, que a esmagadora maioria dos senhorios alugam os imóveis que têm a pessoas que não conheciam anteriormente. Nada mais normal...
Mas sim, ter um mercado de aluguer funcional ajuda a resolver uma fase menos boa do sector da habitação. Qual é a dúvida? Não ter imóveis para alugar, ou fazer o que sugere (aluguar só a conhecidos)... isso sim seria um problema.
Por você, um restaurante só abria a porta aos amigos. Idem para uma loja, um gabinete de projecto, etc... pois corro sempre o risco de levar uma facada porque ter cozinhado mal ou ter deixado cair uma gota de azeite na camisa dum maluco.
Você bate muito mal da bola, só pode.
O que tem que ver com alugar a pessoas random? Eu diria, que a esmagadora maioria dos senhorios alugam os imóveis que têm a pessoas que não conheciam anteriormente. Nada mais normal...
Mas sim, ter um mercado de aluguer funcional ajuda a resolver uma fase menos boa do sector da habitação. Qual é a dúvida? Não ter imóveis para alugar, ou fazer o que sugere (aluguar só a conhecidos)... isso sim seria um problema.
Por você, um restaurante só abria a porta aos amigos. Idem para uma loja, um gabinete de projecto, etc... pois corro sempre o risco de levar uma facada porque ter cozinhado mal ou ter deixado cair uma gota de azeite na camisa dum maluco.
Aqui está outra das causas do problema.
Falta de imóveis de tipologia pequena, que são suficientes para muita gente que hoje ocupa um T3 ou T4. Construir T0 ou T1, além de mais barato, permite densificar, e criar mais fogos no mesmo espaço de terra...
Mas para sí, o problema não é esse.
É alugar a desconhecidos...
Que cromo :)
Colocado por: Cláudia11
Sim, a maioria é T2.
Onde estou a falar existem sim T2 a 700€. E se fugir mais do centro do Porto arranja mais baratas, podem não ter a maior qualidade mas não podemos ter tudo. Ou queria casas como vemos aqui a serem construídas no fórum, xpto, por 500€/mês?
E sim existem T1/T0. Poucos mas existem e para casais, sem filhos, chega perfeitamente.
Basta procurar. Pelo menos ando a ver no idealista, e pelo que percebo aqui na minha zona moradias são gigantes, então quem quer alugar aposta mais em dividir para alugar a mais gente. A tendência é as casas cada vez diminuírem mais o tamanho, principalmente para arrendar.
Sinceramente até acho mais difícil arranjar um T3/T4 para alugar do que um T1/t0. (Na minha zona)
Colocado por: jg231
opa não sei, pagar 500, 600 por lixo a mim parece-me caro, percebo que quem os esteja a receber não lhe pareça
Colocado por: jg231diz o gajo que diz que meter 15 gajos num T1 é boa ideia
Colocado por: jg231não diz, estou chocado, e acha que eles aparecem do ar
Colocado por: Cláudia11Acha que o valor da renda está caro?