Colocado por: MercedesAgora fora de brincadeiras, não me parece que esteja a ser razoável, Claudia.
Essa forma de apuramento de custos da vida é muito desajustada da realidade. Cá em casa, só em luz nos meses frios passamos muito dos 100 euros (quase 200 para ser correta) para que a casa tenha uma temperatura aceitável, temos um bebé pequenino e é isso ou pôr a saúde dele em risco. A água anda nos 60. Telecomunicações 70. E nem lhe digo quanto gasto no supermercado, porque lhe dá uma coisinha má. Só em fraldas e demais produtos de higiene e saúde para bebe lá vão os vossos subsídios à vontade. Só nisso, falta o resto. E a escola são 500 paus todos meses, que não tivemos vaga na rede da creche feliz. Agora ponha aí em cima uma renda de 500, que já não existem, ou de 1000 que é o mais comum.
Colocado por: Cláudia11A questão é que o senhor jg231 não pode dizer que não existem T1/T0 sem saber.
Depois digo-lhe que há casas mais baratas fora do centro e responde a dizer que são lixo.
Mas sim, o que ele acha não me interessa porque quem define valores para arrendar sou eu. Mas tinha curiosidade de saber o que é uma renda justa na cabeça dele face á procura que existe, impostos que temos que pagar e o risco que investir no arrendamento traz.
Colocado por: powerPTNem todos os privados aderem ao creche feliz…
Colocado por: MercedesMas o meu comentário quanto aos gastos era para mostrar à Cláudia que a estrutura de custos que ela considera normal e perfeitamente atingível por qualquer pessoa, mesmo sem filhos, é deslocada da realidade de muitas famílias. Mesmo daquelas que não têm filhos. Para muita gente, acredito que para a maioria, um gasto de 300 euros/mês em alimentação é para 15 dias, mesmo cozinhando em casa e andando atrás das promoções. E considerando que todas as pessoas devem poder comer proteínas e legumes de qualidade com a frequência saudável. Não gosto nada dessa forma à Isabel Jonet de que os pobres não têm direito a bifes. Tem um bafo salazarista que me causa imediata repulsa.
E para não falar da péssima qualidade de construção que faz com que se morra de frio neste país. As pessoas gastam muito dinheiro em climatização, não há energias baratas de momento. E portanto também não há transportes baratos... Enfim, a estrutura de custos com bens e serviços fundamentais está muito desajustada dos salários médios,e vice versa.
Colocado por: Cláudia11
E tem razão quando diz que nem toda a gente consegue comer com 300€/mês.
Eu não estou a dizer que não se possa comer bifes. E não estou a dizer que toda a gente tem que fazer assim. Agora que é possível definir prioridades é.
E claro que também como fora de vez enquando, faço jantaradas com amigos e.t.c e isso como é óbvio não está incluído nos 300€. Mas para quem não pode gastar mais tem que ter prioridades.
Se querem gastar 600€ por mês em alimentação com 2 salários mínimos não podem querer arrendar uma casa num centro. Têm que fazer o sacrifício e deslocar-se. Há casas + pequenas que da perfeitamente para pagar com os salários de hoje. Agora se o pessoal quer um T2 com suíte e closet com transportes públicos á porta já sabe que tem que pagar por isso...
Colocado por: Cláudia11Gastei cerca de 20k para remodelar tudo, (janelas, telhado, cozinha, canalização, eletricidade, fachada exterior, e.t.c) dos 400€ tenho que entregar 25% ao estado. Acha que o valor da renda está caro?
Colocado por: Mercedes
É caro, sim. É metade do rendimento liquido de um SMN. Uma pessoa sozinha a ganhar o SMN não consegue viver assim, Cláudia.
E agora veja. A minha casa esteve arrendada a uma família de 3 pessoas (casal com uma filha estudante universitária) por 400 euros. A 5 minutos da ponte Arrábida, T2, 90m2, com uma vista maravilhosa para o mar e, apesar de um bocadinho fria no inverno por ser virada a noroeste, absolutamente impecável do ponto de vista estrutural e de qualidade da construção. E não acho que fosse barato, sinceramente, para os rendimentos daquela familia. O mercado imobiliário está tão distorcido da realidade material do país, que a Cláudia tem dificuldade em perceber que 400 por um anexo de 35m2 em Penafiel é imenso dinheiro.
Em que ano alugou essa casa?
2019
Pois. Agora de certeza que não era esse preço.
O problema é que há poucas casas para a procura. Depois claro que os preços aumentam. É como tudo.
E as leis do arrendamento não beneficiam os senhorios em nada, por isso que muita gente opta por vender ou manter as casas fechadas para não ter problemas.
Claudia, a casa esteve arrendada entre 2019 e 2024, a esse preço. Se a arrendasse hoje, seria na mesma eu a fazer o preço. E eu não sou rentista e o imobiliário não é, para mim, um negócio. Cada um na sua maneira de ver e estar no mundo.
Colocado por: Cláudia11400€/mês um T2