Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: Cláudia11E faz contrato? É que se fizer ainda dá 25% ao estado então esta-me a dizer que ia ganhar 300€ por um T2 no sítio que disse? Não me consigo mesmo acreditar

Acredita no que quiser, mas eu não ganho nada em inventar uma estória, pois não?
    Fiz contrato no âmbito do PAA, isento de imposto sobre rendimento predial, portanto. O nosso objetivo era que a casa se pagasse a si própria, não era ganhar dinheiro. Ainda assim tivemos, sim, um rendimento marginal, que se manteve mesmo após a subida dos juros.
  2.  # 2

Eu acredito que tenha arrendado a casa em 2019 por 400€.

Mas disse que foi de 2019 a 2024. E a minha questão é, o que fez á casa? Voltou a arrendar? Se sim, por 400€? Isso não me acredito.

Eu também tenho um T3 em Penafiel junto ao centro, arrendei em 2022 por 550€.
    A inquilina continua lá, portanto a renda até agora aumentou cerca de 10€, mas neste momento se ela sair acha que vou voltar a pôr pelo mesmo preço?
    Á 1 ano até coloquei capoto, quando ela sair vou trocar o telhado, isolar tudo, pintar e quem sabe fazer alguma alteração às divisões e tem que me render no mínimo 800€/mês se não não compensa o investimento, em Penafiel.
    Mas lá está, é o que você diz, são pensamentos e ideias. Para mim arrendar tem que me dar lucro porque se não para isso prefiro vender.
  3.  # 3

Colocado por: Cláudia11Eu acredito que tenha arrendado a casa em 2019 por 400€.

Mas disse que foi de 2019 a 2024. E a minha questão é, o que fez á casa? Voltou a arrendar? Se sim, por 400€? Isso não me acredito.

Eu também tenho um T3 em Penafiel junto ao centro, arrendei em 2022 por 550€.
    A inquilina continua lá, portanto a renda até agora aumentou cerca de 10€, mas neste momento se ela sair acha que vou voltar a pôr pelo mesmo preço?
    Á 1 ano até coloquei capoto, quando ela sair vou trocar o telhado, isolar tudo, pintar e quem sabe fazer alguma alteração às divisões e tem que me render no mínimo 800€/mês se não não compensa o investimento, em Penafiel.
    Mas lá está, é o que você diz, são pensamentos e ideias. Para mim arrendar tem que me dar lucro porque se não para isso prefiro vender.

Vivo nela! Não renovamos o contrato porque íamos usar a casa para nós próprios habitarmos. E é o que fazemos. Estivemos fora, arrendamos, quando o contrato de 5 anos cessou, não o renovamos e voltamos. Aliás, tivemos de esperar que o contrato chegasse ao fim para podermos voltar.
  4.  # 4

Então não pode dizer que se arrendasse agora colocava o mesmo valor.
    Se vendesse o imóvel, vendia pelo preço que o comprou ou pelo preço que vale no mercado atualmente? É a mesma coisa.
  5.  # 5

Arrendaria ou venderia ao preço que me parecesse justo. A única coisa que faria diferente era pedir uma caução decente.
  6.  # 6

Colocado por: MercedesArrendaria ou venderia ao preço que me parecesse justo. A única coisa que faria diferente era pedir uma caução decente.

Sim, a caução é essencial e descarta logo algumas pessoas com menos posses.
    Acredito que o valor que ia achar justo é o valor de mercado nessa zona. Ou ia vender o apartamento por um valor que fosse possível pagar com 2 SMN?
    Uma prestação de cerca de 600€ dá para comprar uma casa de 200k. Mas isto considerando que o casal não tem mais nenhum crédito.
    Era por esse valor que ia vender? Não sei valores para essa zona, mas de certeza que um T2 anda muito a cima disso.

O que quero que perceba é que sim é complicado, as casas estão caras, mas há zonas mais baratas, há menos acessos mas é possível viver, eu dou sempre o exemplo de Penafiel porque é onde moro. Aqui ainda se arranja apartamentos abaixo dos 170k e há empregos como em todo o lado. Principalmente na construção que vejo tantos empreiteiros a dizer que há falta de pessoal. Vive-se na mesma e consegue-se pagar
  7.  # 7

Por norma o valor de uma prestação é sempre mais baixo do que uma renda para a mesma habitação. Portanto em vez de o pessoal querer logo ter carros topo de gama que comecem a juntar dinheiro e comprem. Mas não, preferem ir de férias, ter filhos antes de sequer terem casa, gastar 10k num casamento. Entre outros casos que tenho assistido.
  8.  # 8

Assim é dificil...

9.  # 9

Colocado por: Cláudia11

Sim, a caução é essencial e descarta logo algumas pessoas com menos posses.
    Acredito que o valor que ia achar justo é o valor de mercado nessa zona. Ou ia vender o apartamento por um valor que fosse possível pagar com 2 SMN?
    Uma prestação de cerca de 600€ dá para comprar uma casa de 200k. Mas isto considerando que o casal não tem mais nenhum crédito.
    Era por esse valor que ia vender? Não sei valores para essa zona, mas de certeza que um T2 anda muito a cima disso.

O que quero que perceba é que sim é complicado, as casas estão caras, mas há zonas mais baratas, há menos acessos mas é possível viver, eu dou sempre o exemplo de Penafiel porque é onde moro. Aqui ainda se arranja apartamentos abaixo dos 170k e há empregos como em todo o lado. Principalmente na construção que vejo tantos empreiteiros a dizer que há falta de pessoal. Vive-se na mesma e consegue-se pagar

Pois, e eu espero que perceba pela nossa história que é possível ter rendimento marginal de um aluguer mesmo praticando preços decentes. A Cláudia está a arrendar acima dos 11€/M2 o seu anexo de 35m2. O preço das habitações no Canidelo, que é a freguesia mais cara de vila nova de Gaia e está junto ao estuário do Douro e a 5 minutos do Porto, está nos 12€/M2 em 2025.
  10.  # 10

O rendimento marginal como diz não chega para o risco que é o arrendamento.
    Segundo a sua ideia qual seria um preço justo pelos meus anexos?
  11.  # 11

Já agora, estive a dar uma vista de olhos no seu perfil. O problema que tem no soalho por ter urina por acaso não é no mesmo apartamento que teve alugado de 2019 a 2024?
    Agora diga-me se o rendimento que teve nesses anos com a renda a 400€ chega para pagar a despesa do soalho e diga-me se afinal compensa ou não ter rendas com lucro marginal
  12.  # 12

Colocado por: Cláudia11Já agora, estive a dar uma vista de olhos no seu perfil. O problema que tem no soalho por ter urina por acaso não é no mesmo apartamento que teve alugado de 2019 a 2024?
    Agora diga-me se o rendimento que teve nesses anos com a renda a 400€ chega para pagar a despesa do soalho e diga-me se afinal compensa ou não ter rendas com lucro marginal

A caução serve para essas coisas Cláudia, e claro que o lucro também, para cobrir riscos de danos no apartamento. Mas mesmo assim, e por muito zangada que eu fique com o facto de os inquilinos serem uns chalupas e de termos tido o azar de os apanhar, o arrendamento do apartamento foi lucrativo, feitas as contas. Não pela caução, mas sim pelo ganho mensal ao longo de 5 anos. Mas não pense que por andar atrás do meu perfil que vai encontrar mentiras no que estou a dizer. É a verdade. Pode ficar chateada por eu lhe dar a minha opinião quanto aos seus negócios de arrendamento, mas é a minha e não vai mudar. E até pode ter mais sorte do que eu e não apanhar chalupas a arrendarem-lhe a casa, e isso ser tudo lucro. 11euros o metro quadrado por um anexo é o que é. Um bom negócio para si, péssimo para o resto do mundo.
  13.  # 13

Colocado por: Cláudia11O rendimento marginal como diz não chega para o risco que é o arrendamento.
    Segundo a sua ideia qual seria um preço justo pelos meus anexos?

O risco é o que é. Faz parte de ser empreendedor.
  14.  # 14

Colocado por: Mercedes

A caução serve para essas coisas Cláudia, e claro que o lucro também, para cobrir riscos de danos no apartamento. Mas mesmo assim, e por muito zangada que eu fique com o facto de os inquilinos serem uns chalupas e de termos tido o azar de os apanhar, o arrendamento do apartamento foi lucrativo, feitas as contas. Não pela caução, mas sim pelo ganho mensal ao longo de 5 anos. Mas não pense que por andar atrás do meu perfil que vai encontrar mentiras no que estou a dizer. É a verdade. Pode ficar chateada por eu lhe dar a minha opinião quanto aos seus negócios de arrendamento, mas é a minha e não vai mudar. E até pode ter mais sorte do que eu e não apanhar chalupas a arrendarem-lhe a casa, e isso ser tudo lucro. 11euros o metro quadrado por um anexo é o que é. Um bom negócio para si, péssimo para o resto do mundo.

Eu acredito perfeitamente que alugou em 2019 por 400€ eu é que já tinha visto o seu nome em algum lado 🤣. Custava-me era acreditar se dissesse que iniciou um contrato em 2025 por esses preços. Mas claro que o podia ter feito.

Para mim os 400€ estão justos porque tem que me render dinheiro. As 9 pessoas que fizeram visita no mesmo dia e tiveram interesse também acharam que estava a um preço justo e é isso que me interessa.

E claro que cada um tem a sua opinião e podíamos ficar a debater todo o dia que nunca íamos chegar a um consenso. E ainda bem, não temos que ser todos iguais.

O que interessa é que eu continue a ter inquilinos que me paguem certinho e você tenha agora sorte com a remodelação.
  15.  # 15

por acaso tenho uma questão :). se a Claudia aluga dois T0 por 400€, mais o T2 no centro de Penafiel por um montante que desconheço, não tem filhos, e ainda divide despesas do dia-a-dia com a sua parceira, para quê o sacrificio de trabalhar dias livres e alimentar-se por 300€/mês? disfrute um bocadinho mais, ou se realmente é tão workaholic o melhor talvez seja criar uma empresa e trabalhar para si propia.
    Concordam com este comentário: Cláudia11, dmanteigas
  16.  # 16

Colocado por: palmstrokepor acaso tenho uma questão :). se a Claudia aluga dois T0 por 400€, mais o T2 no centro de Penafiel por um montante que desconheço, não tem filhos, e ainda divide despesas do dia-a-dia com a sua parceira, para quê o sacrificio de trabalhar dias livres e alimentar-se por 300€/mês? disfrute um bocadinho mais, ou se realmente é tão workaholic o melhor talvez seja criar uma empresa e trabalhar para si propia.

Foi por trabalhar os dias livres que consegui ter dinheiro para remodelar os anexos e comprar o T2.
    Claro que não vou continuar sempre assim.
    Retirando os impostos para o estado e o valor das prestações, tenho lucro mas não é nada de especial. O objetivo é que o apartamento se pague a si próprio com a renda. Os anexos também chegam para pagar a prestação da minha casa. E nos próximos anos vou construir portanto também preciso de dinheiro. 😁
    Vou aproveitar para ganhar algum dinheiro enquanto sou nova e depois sim aproveito para descansar.
  17.  # 17

Colocado por: Cláudia11Por norma o valor de uma prestação é sempre mais baixo do que uma renda para a mesma habitação.

Num mercado disfuncional como o nosso, porque isso nao e a norma.
    Se nao fosse a desconfianca de decadas que veio do congelamento das rendas a somar a um periodo historico de juros negativos/baixos isso nao seria o caso.
    E a Claudia nao conta que uma renda e uma renda, multiplicada por 12x num ano e acabou. Uma casa e uma prestacao do credito + um valor de entrada que ja se deu e nao esta a valorizar + condominios + seguros + obras de manuntencao, etc.

Alem de que o arrendamento da muita flexibilidade. Em de 2014 a 2016 passei de Aveiro para o Porto e do Porto para Lisboa. A minha 'mudanca' foi dar o pre-aviso para sair de um sitio e assinar contrato para entrar no outro. O mercado tem altos e baixos, mas como andamos ha muito tempo em altos as pessoas e principalmente as mais novas esqueceram-se que os baixos existem, sao inevitaveis e que vamos levar com eles um dia.
  18.  # 18

Colocado por: dmanteigas

Num mercado disfuncional como o nosso, porque isso nao e a norma.
    Se nao fosse a desconfianca de decadas que veio do congelamento das rendas a somar a um periodo historico de juros negativos/baixos isso nao seria o caso.
    E a Claudia nao conta que uma renda e uma renda, multiplicada por 12x num ano e acabou. Uma casa e uma prestacao do credito + um valor de entrada que ja se deu e nao esta a valorizar + condominios + seguros + obras de manuntencao, etc.

Alem de que o arrendamento da muita flexibilidade. Em de 2014 a 2016 passei de Aveiro para o Porto e do Porto para Lisboa. A minha 'mudanca' foi dar o pre-aviso para sair de um sitio e assinar contrato para entrar no outro. O mercado tem altos e baixos, mas como andamos ha muito tempo em altos as pessoas e principalmente as mais novas esqueceram-se que os baixos existem, sao inevitaveis e que vamos levar com eles um dia.

No meu caso estou a pagar 335€ pela prestação e arrendei por 750€
    Dei 10,750€ de entrada e só tive que colocar eletrodomésticos, pintar tudo e fazer uns pequenos arranjos portanto gastei ao todo uns 2/3k.

Portanto, retirando a prestação e os impostos ganho cerca de 200€/mês.
    Não há condomínio.
    Não ganho muito, mas mantenho o apartamento. E com a passagem dos anos o apartamento vai valorizando e é nisso que acabo por ganhar mais. Com a valorização do imóvel.
    Porque estes 200€ de lucro/mês desaparecem logo caso tenha um mau inquilino ou tenha algum gasto maior com manuntenção. Mas penso que com a valorização que tem havido ao longo dos anos (mesmo que possa agora estagnar ou até baixar nos próximos tempos) compensa o investimento porque o apartamento está a pagar-se sozinho.
    Na minha família tenho pessoas que arrendam á vários anos e nunca tiveram casos em que os inquilinos destruiram a casa e deixaram de pagar como se houve por aí. Se calhar tiveram sorte. Se calhar há de chegar o dia que isso vá acontecer. Mas até lá vamos tendo lucro.
    E no arrendamento, pelo menos nos que tenho assistido, não vejo as pessoas a manterem-se nas casas mais que 3 anos. Portanto dá sempre oportunidade de ir aumentando os preços com o tempo.
  19.  # 19

Também tive a sorte de encontrar este apartamento mais barato, comprei á 3 meses por 107k. No centro de Penafiel. Para quem diz que as casas estão caras ainda há bons negócios por aí, basta é procurar.
    Claro que se comprasse um apartamento em perfeito estado, pelos valores normais e ficasse a pagar uma prestação de 800€ não me compensava alugar como é óbvio.
  20.  # 20

Colocado por: Cláudia11No meu caso

Que e totalmente irrelevante para aquilo que e o panorama geral do mercado.
    Eu nao falei do caso da Claudia em especifico ;)

Em cada negocio ha quem ganhe muito dinheiro, quem ganhe pouco dinheiro, quem nao ganhe nada e quem perca.

No final de 2001, uma acao de Amazon custava 0.51 dolares. A data de hoje, a mesma acao custa 205 dolares. Estamos a falar de uma valor. Se eu tivesse comprado 100e em acoes no final de 2021, hoje tinha so a modica quantia de 40 mil euros.
    Isto servia para eu dizer que 'toda a gente ganha dinheiro no mercado de acoes, nem sei como e que alguem opta por investir em X ou Y quando se ganha tanto dinheiro aqui'.

Obviamente que nao... o risco nao e so apanhar maus inquilinos. No mercado atual isso nem e muito problematico.
    Eu na minha familia proxima, em 2009 tinha uns que tinham patrimonio na ordem dos milhoes, muito acima das dividas, a fazer 'lucro' com tudo e chegaram ao final de 2013 sem nada excepto a casa de familia. E ainda hoje nao recuperaram. Aquele periodo de 2001-2006 nao foi muito diferente do que e hoje em dia. Entrada no euro, juro baixo, 'toda' a gente ganhava dinheiro no imobiliario, tudo se endividava para comprar uma 2a e 3a casa porque quanto mais casas, mais 'lucro'.

e atencao... eu nao acho que se esteja sequer remotamente perto desse periodo. Mas se pudessemos entrar numa maquina do tempo, regressar a 2004, e comecar a dizer 'olha que se calhar trocares os servico de carpintaria por 2 apartamentos pode nao ser a melhor ideia porque daqui a 5 anos ficas com um apartamento que ninguem quer', 'olha que pedires mais um credito para um apartamento novo vai-te colocar em problemas quando tiveres 120 mil euros de divida, um patrimonio avaliado em 300 mil, mas que se nao pagares vai para o banco', etc etc etc... a resposta que ia levar era de que estava maluquinho, era um arauto da desgraca, so dizia disparates :)

Em 2012 em Aveiro o meu senhorio chegou um dia la a casa em Aveiro e disse-nos que tinhamos que abandonar a casa (estavamos sem contato...) porque a penhora ja tinha sido efetivada e a qualquer altura podia la chegar alguem e simplesmente 'fechar' a casa. Estamos a falar numa casa no centro de Aveiro, T3 que tinha uma divida de 47 mil euros de um apartamento que na altura devia valer 150 mil euros e que ja estava a venda ha mais de 1 ano por 90 mil... o arrendamento que nos foi feito foi em jeito de 'desespero' por um valor ridiculo (280e com despesas!) e porque aceitamos pagar 2 meses adiantados. Em 2025 a mesma casa deve valer na casa dos 350 a 400 mil euros...
    Eu vivi de perto demasiadas situacoes de desgraca para ser demasiado otimista. Mesmo agora neste forum quando muitos se queixam de ter de pagar adiantado para muitos trabalharem, eu so consigo perceber pois lembro-me bem de em 2010, 2011, 2012 a conversa em qualquer convivio era 'aquele ficou a dever-me 20 mil daquilo e agora fugiu', 'ja fui 4 vezes a casa de X para me pagar os 45 mil que deve mas nem para comer tem', etc etc etc.
    Concordam com este comentário: Cláudia11

0.3981 seg. NEW