Colocado por: Cláudia11E faz contrato? É que se fizer ainda dá 25% ao estado então esta-me a dizer que ia ganhar 300€ por um T2 no sítio que disse? Não me consigo mesmo acreditar
Colocado por: Cláudia11Eu acredito que tenha arrendado a casa em 2019 por 400€.
Mas disse que foi de 2019 a 2024. E a minha questão é, o que fez á casa? Voltou a arrendar? Se sim, por 400€? Isso não me acredito.
Eu também tenho um T3 em Penafiel junto ao centro, arrendei em 2022 por 550€.
A inquilina continua lá, portanto a renda até agora aumentou cerca de 10€, mas neste momento se ela sair acha que vou voltar a pôr pelo mesmo preço?
Á 1 ano até coloquei capoto, quando ela sair vou trocar o telhado, isolar tudo, pintar e quem sabe fazer alguma alteração às divisões e tem que me render no mínimo 800€/mês se não não compensa o investimento, em Penafiel.
Mas lá está, é o que você diz, são pensamentos e ideias. Para mim arrendar tem que me dar lucro porque se não para isso prefiro vender.
Colocado por: MercedesArrendaria ou venderia ao preço que me parecesse justo. A única coisa que faria diferente era pedir uma caução decente.
Colocado por: Cláudia11
Sim, a caução é essencial e descarta logo algumas pessoas com menos posses.
Acredito que o valor que ia achar justo é o valor de mercado nessa zona. Ou ia vender o apartamento por um valor que fosse possível pagar com 2 SMN?
Uma prestação de cerca de 600€ dá para comprar uma casa de 200k. Mas isto considerando que o casal não tem mais nenhum crédito.
Era por esse valor que ia vender? Não sei valores para essa zona, mas de certeza que um T2 anda muito a cima disso.
O que quero que perceba é que sim é complicado, as casas estão caras, mas há zonas mais baratas, há menos acessos mas é possível viver, eu dou sempre o exemplo de Penafiel porque é onde moro. Aqui ainda se arranja apartamentos abaixo dos 170k e há empregos como em todo o lado. Principalmente na construção que vejo tantos empreiteiros a dizer que há falta de pessoal. Vive-se na mesma e consegue-se pagar
Colocado por: Cláudia11Já agora, estive a dar uma vista de olhos no seu perfil. O problema que tem no soalho por ter urina por acaso não é no mesmo apartamento que teve alugado de 2019 a 2024?
Agora diga-me se o rendimento que teve nesses anos com a renda a 400€ chega para pagar a despesa do soalho e diga-me se afinal compensa ou não ter rendas com lucro marginal
Colocado por: Cláudia11O rendimento marginal como diz não chega para o risco que é o arrendamento.
Segundo a sua ideia qual seria um preço justo pelos meus anexos?
Colocado por: Mercedes
A caução serve para essas coisas Cláudia, e claro que o lucro também, para cobrir riscos de danos no apartamento. Mas mesmo assim, e por muito zangada que eu fique com o facto de os inquilinos serem uns chalupas e de termos tido o azar de os apanhar, o arrendamento do apartamento foi lucrativo, feitas as contas. Não pela caução, mas sim pelo ganho mensal ao longo de 5 anos. Mas não pense que por andar atrás do meu perfil que vai encontrar mentiras no que estou a dizer. É a verdade. Pode ficar chateada por eu lhe dar a minha opinião quanto aos seus negócios de arrendamento, mas é a minha e não vai mudar. E até pode ter mais sorte do que eu e não apanhar chalupas a arrendarem-lhe a casa, e isso ser tudo lucro. 11euros o metro quadrado por um anexo é o que é. Um bom negócio para si, péssimo para o resto do mundo.
Colocado por: palmstrokepor acaso tenho uma questão :). se a Claudia aluga dois T0 por 400€, mais o T2 no centro de Penafiel por um montante que desconheço, não tem filhos, e ainda divide despesas do dia-a-dia com a sua parceira, para quê o sacrificio de trabalhar dias livres e alimentar-se por 300€/mês? disfrute um bocadinho mais, ou se realmente é tão workaholic o melhor talvez seja criar uma empresa e trabalhar para si propia.
Colocado por: Cláudia11Por norma o valor de uma prestação é sempre mais baixo do que uma renda para a mesma habitação.
Colocado por: dmanteigas
Num mercado disfuncional como o nosso, porque isso nao e a norma.
Se nao fosse a desconfianca de decadas que veio do congelamento das rendas a somar a um periodo historico de juros negativos/baixos isso nao seria o caso.
E a Claudia nao conta que uma renda e uma renda, multiplicada por 12x num ano e acabou. Uma casa e uma prestacao do credito + um valor de entrada que ja se deu e nao esta a valorizar + condominios + seguros + obras de manuntencao, etc.
Alem de que o arrendamento da muita flexibilidade. Em de 2014 a 2016 passei de Aveiro para o Porto e do Porto para Lisboa. A minha 'mudanca' foi dar o pre-aviso para sair de um sitio e assinar contrato para entrar no outro. O mercado tem altos e baixos, mas como andamos ha muito tempo em altos as pessoas e principalmente as mais novas esqueceram-se que os baixos existem, sao inevitaveis e que vamos levar com eles um dia.
Colocado por: Cláudia11No meu caso