Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: spvaleEm Portugal demoramos a cair na realidade ou somos demasiado optimistas, penso que vêm crise mas não se vê.

Ja se esqueceu do famoso 'o Pais esta melhor, mas as pessoas ainda nao o sentem' do nosso atual PM quando a troika se estava prestes a ir embora?

Eu acho que agora estamos a viver o 'o Pais esta pior, mas as pessoas ainda nao o sentem' porque simplesmente nao existem noticias sobre isso. Tambem porque ninguem as quer dar :) e as poucas que existem nao estao nas primeiras paginas.
    Mas eu sou um pessimista por natureza. Mas tenho a certeza que neste momento todos os politicos do nosso governo estao a 'tremer' com a possibilidade de uma contracao em cadeia no proximo trimestre e uma recessao tecnica.
  2.  # 2

eu tbm não percebo porque a euribor continua a baixar se está tudo bem
  3.  # 3

Colocado por: dmanteigas

Ja se esqueceu do famoso 'o Pais esta melhor, mas as pessoas ainda nao o sentem' do nosso atual PM quando a troika se estava prestes a ir embora?

Eu acho que agora estamos a viver o 'o Pais esta pior, mas as pessoas ainda nao o sentem' porque simplesmente nao existem noticias sobre isso. Tambem porque ninguem as quer dar :) e as poucas que existem nao estao nas primeiras paginas.
    Mas eu sou um pessimista por natureza. Mas tenho a certeza que neste momento todos os politicos do nosso governo estao a 'tremer' com a possibilidade de uma contracao em cadeia no proximo trimestre e uma recessao tecnica.

Na Europa já estão a cortar no que vamos conseguir e já se fala nisso
    https://www.google.com/amp/s/amp.expresso.pt/economia/2025-05-07-a-economia-portuguesa-pode-entrar-em-recessao--e-vamos-crescer-o-que-o-governo-diz--um-cenario-e-improvavel-outro-quase-impossivel-41f78b28
    Agora volta ver como será no próximo trimestre a nível nacional/europeu.
    A minha família na Alemanha já se queixa á algum tempo, não os afectou diretamente mas já se sente por lá
  4.  # 4

Colocado por: spvaleA minha família na Alemanha já se queixa á algum tempo, não os afectou diretamente mas já se sente por lá

Ainda no outro topico eu falei disso. A Alemanha ja anda a viver em dificuldades ha pelo menos 2 anos e e um bom exemplo do que podem ser os proximos anos ca.
  5.  # 5

A Alemanha vive uma crise energética que eu suponho que esteja a afetar severamente os custos industriais de uma industria altamente dependente da energia que eles possuem. O fim da guerra na Ucrânia poderá beneficiar a Alemanha.

Outro argumento é que a concorrência da China e India nas áreas tecnologicamente mais avançadas está a prejudicar a Europa.
  6.  # 6

Essa e outra questao que eu ja nem falo para nao me irritar em discussoes... mas espero que na altura exista um PM com coragem para nao ir a correr salvar bancos e instituicoes de credito por cagarem de alto em todos os indicadores de risco.

Colocado por: jg231

isto é outra, imigrantes vizinhos, compra alto carro ,cheio de kms, mas caríssimo, a seguir um para a filha, e agora já quer comprar apartamento a 200k, o salário não é nada de mais, mas acho que tem a casa do brasil arrendada a ajudar, mas o que percebi foi não olha ao montante, desde que dê para fazer o crédito é andar para a frente...

Se na anterior crise 2008/2015, os portugueses endividados foram embora para outros países (França, Reino Unido, Bélgica, Holanda, Alemanha, Brasil, Angola, Moçambique, EUA, etc...) e deixaram cá um monte de dívidas por pagar, com uma enormidade de processos em tribunal entre insolvências, penhoras e execuções, agora imaginem o que vai ser com os milhares de Indianos, Paquistaneses, Bangladesh, Nepaleses, Brasileiros, Venezuelanos, Africanos que vem para cá, à procura da nacionalidade e do visto...

Daqui a uns anos, vamos ver se não vão entupir os tribunais com processos semelhantes.
    Assim que obtiverem a nacionalidade portuguesa e a livre circulação pela Europa, basta contrair créditos e deixar de pagar.
    Quando as instituições financeiras forem atrás deles, já eles emigraram ou regressaram ao país de origem e nunca mais os vêem...
    E se chatearem muito, basta declarar insolvência pessoal, e os tribunais/agentes de execução/administradores judiciais que se arranjem.
    Passados 3 anos, estão com o histórico "praticamente" limpo e já não há património nem rendimentos para fazer face às dívidas que vão deixando...
  7.  # 7

Colocado por: rod_2000Outro argumento é que a concorrência da China e India nas áreas tecnologicamente mais avançadas está a prejudicar a Europa.

Sera mais por aqui.
    A metalomecanica/automovel era os grandes 'motores' da economia alema. E estao sob enorme pressao competitiva.
    Alem de que a economia alema vive num enorme desequilibrio onde mantem um excedente comercial com quase todos os parceiros. Que a semelhanca de um defice, acaba por se tornar um risco e insustentavel no longo prazo.
    Tambem tem os seus desafios e quem sabe precisam de uma 'troika'
    Concordam com este comentário: rod_2000
  8.  # 8

Colocado por: MLopes_Se na anterior crise 2008/2015, os portugueses endividados foram embora para outros países (França, Reino Unido, Bélgica, Holanda, Alemanha, Brasil, Angola, Moçambique, EUA, etc...) e deixaram cá um monte de dívidas por pagar, com uma enormidade de processos em tribunal entre insolvências, penhoras e execuções, agora imaginem o que vai ser com os milhares de Indianos, Paquistaneses, Bangladesh, Nepaleses, Brasileiros, Venezuelanos, Africanos que vem para cá, à procura da nacionalidade e do visto...

Mais uma vez, repito o que disse:

Colocado por: dmanteigasmas espero que na altura exista um PM com coragem para nao ir a correr salvar bancos e instituicoes de credito por cagarem de alto em todos os indicadores de risco.
  9.  # 9

10.  # 10

Colocado por: ferreiraj125https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/estrangeiros-pesam-mais-de-70-das-transacoes-imobiliarias-no-eixo-lisboa-cascais-no-primeiro-trimestre/

Agora lendo a noticia:

“As 6.705 transações de estrangeiros representaram cerca de 21% do total de transações da rede (as restantes foram portugueses), uma perda da importância desses clientes, uma vez que no primeiro trimestre de 2024 representavam cerca de 24%”, indica a mediadora imobiliária.

Outra coisa interessante, muitos acusam os 'americanos ricos' de serem os grandes causadores desta pressao. Mas depois vemos os dados:

Em relação às nacionalidades, os portugueses representaram 79% das compras, seguidos pelos brasileiros (6,2%), norte-americanos (1,8%) e angolanos (1,6%).

Ja da ERA:

Em relação aos clientes internacionais, o top 3 é composto por Brasil (2,2%), Reino Unido (0,8%) e França (0,6%), com nota também para Angola, Estados Unidos, Alemanha, Países Baixos, Ucrânia, Espanha e Rússia.

Depois ha malta que fica muito chateada quando dizemos que a imigracao tem muito mais peso no aumento dos precos das casas que qualquer outra justificacao 'bloquista'. E isto fala de valores, logo assumindo que o ingles ou americano compram casas mais caras, em termos de volume e competicao com a classe media e ainda mais impactante.
  11.  # 11

Colocado por: ferreiraj125https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/estrangeiros-pesam-mais-de-70-das-transacoes-imobiliarias-no-eixo-lisboa-cascais-no-primeiro-trimestre/

Na minha opinião, desses podem vir ainda mais. Só o Imt/Selo e IMI das casas que eles compram $$$$ mais o salario dos empregados para essas casas $$$$ tudo com dinheiro de fora de Portugal. Venham mais!

Colocado por: dmanteigasassumindo que o ingles ou americano compram casas mais caras, em termos de volume e competicao com a classe media e ainda mais impactante

O que me preocupa não são esses, nós (classe média) antes também não tinhamos capacidade para comprar as casas que eles compram. O problema para mim é que a classe média hoje em dia está a competir com conjuntos de 2-3-4 familias pobres imigrantes pela mesma casa.

O que me preocupa são estes:

"PSP descobre armazém de igreja evangélica usado para habitação ilegal em Loures". Ainda mais por ser o meu concelho e eu conheço muito bem este armazém. O senhor coitado tinha um advogado a tentar terminar o contrato que fez com a igreja evangélica.

Eu conheço várias outras localizações deste tipo de armazéns com igrejas evangélicas, inclusive alugaram uma moradia por 3500 euros quase na mesma rua onde eu vivo.

https://www.publico.pt/2025/06/05/local/noticia/psp-faz-operacao-armazem-usado-habitacao-ilegal-loures-2135632
  12.  # 12

Agora lendo a noticia:

Outra coisa interessante, muitos acusam os 'americanos ricos' de serem os grandes causadores desta pressao. Mas depois vemos os dados:

Ja da ERA:

Depois ha malta que fica muito chateada quando dizemos que a imigracao tem muito mais peso no aumento dos precos das casas que qualquer outra justificacao 'bloquista'. E isto fala de valores, logo assumindo que o ingles ou americano compram casas mais caras, em termos de volume e competicao com a classe media e ainda mais impactante.

A questão aqui é que o peso de compras/arrendamentos por imigrantes é visto como um peso extra.

Além que nem sempre as coisas são lineares.

Por exemplo, numa estrada podes ter um trafego de 20 carros por quilometro a uma velocidade media de 90 km/h, e no entanto aumentar 5 carros (25 carros/km, pode causar a velocidade media descer para 60 km/h, e adicionas outros 5 carros e de repente tens trafego de pára-arranca.

Outra analogia são as emissões de dioxido de carbono de origem humana. Na realidade, as emissões causadas por humanos são uma minuscula fração da totalidade de emissões que ocorrem na natureza. Mas a natureza tem mecanismos para reabsorver esse dioxido de carbono, estando num equilibrio, e é o extra das emissões humanas que fazem esse equilibrio mover-se para termos mais dioxido de carbono na atmosfera.

Portanto, a questão aqui é que os estrangeiros a comprar/arrendar casa vão contribuir para um deslocamento do equilibrio entre a procura e a oferta, e esse impacto pode não ser linear. Um aumento de 5% extra de estrangeiros a comprar/arrendar pode ser responsavel por uma subida de 20% do preço de equilibrio, ou pode apenas causar uma subida de 1%.

No entanto, quanto mais o equilibrio se mover para o lado de mais procura/oferta, mais a procura extra vai ter impacto nos preços. E penso que estamos nessa situação.
  13.  # 13

Colocado por: rod_2000Eu conheço várias outras localizações deste tipo de armazéns

Eu acho que valia a pena abrirmos um tópico só para partilhar estas localizações. Seria interessante. Já vi várias pessoas em grupos do facebook a partilhar estes lugares, eu conheço uns quantos. Era interessante.
  14.  # 14

15.  # 15

Colocado por: Cláudia11https://executivedigest.sapo.pt/noticias/reagrupamento-familiar-meio-milhao-de-imigrantes-com-luz-verde-para-trazer-a-familia-para-portugal/

Se já há "poucas" casas... Não sei para onde vão os familiares destes.

Depois admiram-se se o próximo governo for: Chega
    Concordam com este comentário: Cláudia11, Vítor Magalhães, eu
      05onfire1_xp-superJumbo-v2.jpg
  16.  # 16

"O regime legal português permite o reagrupamento de vários membros do agregado familiar: cônjuge ou parceiro em união de facto, filhos menores, filhos maiores solteiros que estudem em Portugal, pais a cargo e irmãos menores sob tutela legal do residente, desde que essa tutela tenha sido determinada no país de origem e seja reconhecida em território nacional"

Transcrevi este excerto da notícia:

Quem estiver á espera que bolha rebente para comprar casa está f****

Se os imigrantes já tinham "pouco" impacto na crise habitacional então nos próximos meses é que vai ser

E a natalidade vai chegar a níveis históricos para o ano 🤣
  17.  # 17

Colocado por: ferreiraj125Por exemplo, numa estrada podes ter um trafego de 20 carros por quilometro a uma velocidade media de 90 km/h, e no entanto aumentar 5 carros (25 carros/km, pode causar a velocidade media descer para 60 km/h, e adicionas outros 5 carros e de repente tens trafego de pára-arranca.

Precisamente esse o meu ponto e o impacto da 'imigracao'.

Aqui a minha questao e que muitas vezes acusa-se um certo segmento da procura de estrangeiros como sendo o responsavel, mas quando vamos aos dados mais finos vemos que o maior peso e dos estrangeiros que nao sao os 'ricos americanos' que muitos querem fazer querer sao os responsaveis pelos aumentos dos precos.
    Ate porque o impacto e generalizado e nao local. Os precos nao estao so a aumentar no eixo Lisboa-Cascais onde 10% dos compradores da Remax sao americanos. Quais sao os americanos que compram casa em Vila Real, Braganca, Castelo Branco?

O que vemos nesses dados e que os tais 5 carros que fazem parar o transito parecem vir precisamente das nacionalidades que representam a imigracao massiva dos ultimos anos...

Colocado por: rod_2000Eu conheço várias outras localizações deste tipo de armazéns com igrejas evangélicas, inclusive alugaram uma moradia por 3500 euros quase na mesma rua onde eu vivo.

Essa e a nova 'trend' aqui na zona. Arrendam moradias ou apartamentos T3 para depois subarrendar a diaria.
    E muito dificil o portugues medio competir com isto.
    O que vale e que a semelhanca do dono desse armazem, muitos senhorios estao a aprender a licao da pior maneira. Por isso e que muitos ja pensam duas vezes se vale a pena mesmo aqueles 200e a mais que se podem traduzir numa grande despesa no futuro...
  18.  # 18

Colocado por: powerPT

Depois admiram-se se o próximo governo for: Chega
    Concordam com este comentário:Cláudia11,Vítor Magalhães,eu
      05onfire1_xp-superJumbo-v2.jpg

é na boa, os anúncios aqui só decresceram quase 40%, por este andar no fim do ano está a 0
  19.  # 19

Colocado por: Cláudia11"O regime legal português permite o reagrupamento de vários membros do agregado familiar: cônjuge ou parceiro em união de facto, filhos menores, filhos maiores solteiros que estudem em Portugal, pais a cargo e irmãos menores sob tutela legal do residente, desde que essa tutela tenha sido determinada no país de origem e seja reconhecida em território nacional"

Transcrevi este excerto da notícia:

Quem estiver á espera que bolha rebente para comprar casa está f****

Se os imigrantes já tinham "pouco" impacto na crise habitacional então nos próximos meses é que vai ser

E a natalidade vai chegar a níveis históricos para o ano 🤣

isto sempre aconteceu, só se os últimos que entraram não conseguiram trazer

mas aqui é assim, só ele é que trabalha mas vêm a familia toda, mãe, filhos, mulher, primos, amigos, repeat ad eternum, ficam a viver na casa uns dos outros até arranjarem melhor mas até eles já se estão a queixar, por isso, algum dia há-de parar, eu aposto quando numa média de meio milhão no fim do ano

0.3792 seg. NEW