Colocado por: spvaleEm Portugal demoramos a cair na realidade ou somos demasiado optimistas, penso que vêm crise mas não se vê.
Colocado por: dmanteigas
Ja se esqueceu do famoso 'o Pais esta melhor, mas as pessoas ainda nao o sentem' do nosso atual PM quando a troika se estava prestes a ir embora?
Eu acho que agora estamos a viver o 'o Pais esta pior, mas as pessoas ainda nao o sentem' porque simplesmente nao existem noticias sobre isso. Tambem porque ninguem as quer dar :) e as poucas que existem nao estao nas primeiras paginas.
Mas eu sou um pessimista por natureza. Mas tenho a certeza que neste momento todos os politicos do nosso governo estao a 'tremer' com a possibilidade de uma contracao em cadeia no proximo trimestre e uma recessao tecnica.
Colocado por: spvaleA minha família na Alemanha já se queixa á algum tempo, não os afectou diretamente mas já se sente por lá
Essa e outra questao que eu ja nem falo para nao me irritar em discussoes... mas espero que na altura exista um PM com coragem para nao ir a correr salvar bancos e instituicoes de credito por cagarem de alto em todos os indicadores de risco.
Colocado por: jg231
isto é outra, imigrantes vizinhos, compra alto carro ,cheio de kms, mas caríssimo, a seguir um para a filha, e agora já quer comprar apartamento a 200k, o salário não é nada de mais, mas acho que tem a casa do brasil arrendada a ajudar, mas o que percebi foi não olha ao montante, desde que dê para fazer o crédito é andar para a frente...
Colocado por: rod_2000Outro argumento é que a concorrência da China e India nas áreas tecnologicamente mais avançadas está a prejudicar a Europa.
Colocado por: MLopes_Se na anterior crise 2008/2015, os portugueses endividados foram embora para outros países (França, Reino Unido, Bélgica, Holanda, Alemanha, Brasil, Angola, Moçambique, EUA, etc...) e deixaram cá um monte de dívidas por pagar, com uma enormidade de processos em tribunal entre insolvências, penhoras e execuções, agora imaginem o que vai ser com os milhares de Indianos, Paquistaneses, Bangladesh, Nepaleses, Brasileiros, Venezuelanos, Africanos que vem para cá, à procura da nacionalidade e do visto...
Colocado por: dmanteigasmas espero que na altura exista um PM com coragem para nao ir a correr salvar bancos e instituicoes de credito por cagarem de alto em todos os indicadores de risco.
Colocado por: ferreiraj125https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/estrangeiros-pesam-mais-de-70-das-transacoes-imobiliarias-no-eixo-lisboa-cascais-no-primeiro-trimestre/
“As 6.705 transações de estrangeiros representaram cerca de 21% do total de transações da rede (as restantes foram portugueses), uma perda da importância desses clientes, uma vez que no primeiro trimestre de 2024 representavam cerca de 24%”, indica a mediadora imobiliária.
Em relação às nacionalidades, os portugueses representaram 79% das compras, seguidos pelos brasileiros (6,2%), norte-americanos (1,8%) e angolanos (1,6%).
Em relação aos clientes internacionais, o top 3 é composto por Brasil (2,2%), Reino Unido (0,8%) e França (0,6%), com nota também para Angola, Estados Unidos, Alemanha, Países Baixos, Ucrânia, Espanha e Rússia.
Colocado por: ferreiraj125https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/estrangeiros-pesam-mais-de-70-das-transacoes-imobiliarias-no-eixo-lisboa-cascais-no-primeiro-trimestre/
Colocado por: dmanteigasassumindo que o ingles ou americano compram casas mais caras, em termos de volume e competicao com a classe media e ainda mais impactante
Agora lendo a noticia:
Outra coisa interessante, muitos acusam os 'americanos ricos' de serem os grandes causadores desta pressao. Mas depois vemos os dados:
Ja da ERA:
Depois ha malta que fica muito chateada quando dizemos que a imigracao tem muito mais peso no aumento dos precos das casas que qualquer outra justificacao 'bloquista'. E isto fala de valores, logo assumindo que o ingles ou americano compram casas mais caras, em termos de volume e competicao com a classe media e ainda mais impactante.
Colocado por: rod_2000Eu conheço várias outras localizações deste tipo de armazéns
Colocado por: Cláudia11https://executivedigest.sapo.pt/noticias/reagrupamento-familiar-meio-milhao-de-imigrantes-com-luz-verde-para-trazer-a-familia-para-portugal/
Se já há "poucas" casas... Não sei para onde vão os familiares destes.
Colocado por: ferreiraj125Por exemplo, numa estrada podes ter um trafego de 20 carros por quilometro a uma velocidade media de 90 km/h, e no entanto aumentar 5 carros (25 carros/km, pode causar a velocidade media descer para 60 km/h, e adicionas outros 5 carros e de repente tens trafego de pára-arranca.
Colocado por: rod_2000Eu conheço várias outras localizações deste tipo de armazéns com igrejas evangélicas, inclusive alugaram uma moradia por 3500 euros quase na mesma rua onde eu vivo.
Colocado por: powerPT
Depois admiram-se se o próximo governo for: Chega
Colocado por: Cláudia11"O regime legal português permite o reagrupamento de vários membros do agregado familiar: cônjuge ou parceiro em união de facto, filhos menores, filhos maiores solteiros que estudem em Portugal, pais a cargo e irmãos menores sob tutela legal do residente, desde que essa tutela tenha sido determinada no país de origem e seja reconhecida em território nacional"
Transcrevi este excerto da notícia:
Quem estiver á espera que bolha rebente para comprar casa está f****
Se os imigrantes já tinham "pouco" impacto na crise habitacional então nos próximos meses é que vai ser
E a natalidade vai chegar a níveis históricos para o ano 🤣