Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Colocado por: vmontalvaoSe já começam a ganhar com as taxas de juros altas, não fará muito sentido, manter os spreads também altos.
    Para manterem a competitividade, terão que baixar em algum lado, e o mais lógico, será nos spreads. Acredito, sim, é que não baixem tão rapidamente, mas se continuarmos a ter taxas de juro a subir a este ritmo, os 0.2% de spread, poderão vir a ser reais, em breve.

    Obviamente.
    E não esquecer que parte da Euribor tb é receita do banco.
    As subidas são sempre rápidas, já as descidas só acontecem depois de haverem indicadores que o mercado assim o obrigue.
    Concordam com este comentário: vmontalvao
  2.  # 42

    Dos spreads baixos com Euribor negativa isso agora é um não problema pois vem lá nas letras pequenas que a soma desses valores nunca pode ser inferior a 0%
  3.  # 43

    Colocado por: Tyrande
    O problema é que depois que os spreads estiverem no limite (ou seja, muito perto de 0), como conseguem negociar mais?
    Vão reduzir o quê?

      Nos seguros. Eu na minha última renegociação, consegui uma redução menor no spread, mas consegui, por outro lado, uma redução no seguro de vida, também, do banco. É jogarmos, com tudo o que tivermos.
      • ARAS79
      • 27 setembro 2022 editado

       # 44

      Colocado por: vmontalvao
      Nos seguros. Eu na minha última renegociação, consegui uma redução menor no spread, mas consegui, por outro lado, uma redução no seguro de vida, também, do banco. É jogarmos, com tudo o que tivermos.


      CONVÉM É PERCEBER QUE TIPO DE SEGURO TEM:
      No de VIDA: É ITP (# ITA)? Que % de desvalorização?
      No MULTIRRISCOS: Que coberturas? Que franquias?
      Tudo é barato... Só sai caro se, quando o accionamos, temos que pagar mais ou há um agravamento do seguroi.
      • *cc
      • 27 setembro 2022

       # 45

      Colocado por: pguilherme
      Então duvida que a Euribor não suba muito mais?
      Parece contradizer o que escreveu no outro tópico...

      não, eu acredito que a euribor suba mais um pouco e que se irá manter estável durante uns vários anos, não acredito que voltemos a ter taxas negativas.
      Mas também não acredito que os spreads baixem para 0.2%, pois o histórico vai prevalecer e creio que a banca não vai voltar a fazer o mesmo erro (de ter que andar a pagar para emprestar dinheiro)
      • *cc
      • 27 setembro 2022

       # 46

      Colocado por: manelvcDos spreads baixos com Euribor negativa isso agora é um não problema pois vem lá nas letras pequenas que a soma desses valores nunca pode ser inferior a 0%

      nos novos contratos?
    •  # 47

      Colocado por: ARAS79CONVÉM É PERCEBER QUE TIPO DE SEGURO TEM:
      No de VIDA: É ITP (# ITA)? Que % de desvalorização?
      No MULTIRRISCOS: Que coberturas? Que franquias?
      Tudo é barato... Só sai caro se, quando o accionamos, temos que pagar mais ou há um agravamento do seguroi.

      Mantive tudo igual, isto é, as clausulas, mas a seguradora do banco, fez uma redução no preço.
      E só foi no seguro de vida. O do multiriscos, já tenho um valor baixo, desde o inicio do CH :)
      • ARAS79
      • 27 setembro 2022 editado

       # 48

      Se leu as condições do contrato e assinou o mesmo...

      No meu caso, no de Seguro de Vida foi uma poupança superior a 50%. Com mais coberturas e condições.
      No Multirriscos, a poupança foi de apenas uns €uros. No entanto, ao ver as condições particulares, isto é, ver as coberturas e especialmente quanto é que a seguradora exigia como franquia caso activasse o seguro, isso aqui foi uma grande descoberta...
      No final, só fiquei com franquia (5%) nos fenómenos sísmicos.. No do banco tinha franquias em quase tudo... e no fundo só poupei uns 10€...
    •  # 49

      Colocado por: ARAS79No meu caso, no de Seguro de Vida foi uma poupança superior a 50%. Com mais coberturas e condições.

      Isto.

      Comigo, os seguros de vida têm sido à volta de 30% dos valores dados pelo banco.
      Já o multirriscos (ou sismo/incêndio) têm sido à volta de 60% do valor dado pelo banco.

      Colocado por: ARAS79CONVÉM É PERCEBER QUE TIPO DE SEGURO TEM:
      No de VIDA: É ITP (# ITA)? Que % de desvalorização?
      No MULTIRRISCOS: Que coberturas? Que franquias?
      Tudo é barato... Só sai caro se, quando o accionamos, temos que pagar mais ou há um agravamento do seguroi.

      O banco obriga a alguns requisitos, nomeadamente máx. de 60% para invalidez para a profissão (e não total), franquia max de 5% para algumas coberturas, etc.
      Portanto, o seguro feito fora é obrigatoriamente igual ou superior ao do banco. Nunca será inferior.
    •  # 50

      Eu não ponho em causa isso: obviamente, tem ser igual ou superior ao do Banco, pois caso contrário o Banco não aceita (o Banco é o principal interessado!).

      O que digo é que pode contratar melhores coberturas e menos franquias, por melhor preço.
      Mudar só pelo preço, mas manter franquias exorbitantes de 500, 1000 ou 1500€ para "danos por água" ou por "pesquisa de avarias"... não é inteligente... o que fiz foi ter mais coberturas, quase sem franquias... por isso só poupei uns 10€/ano... se quisesse igual ao do Banco, pouparia muito mais...

      Mas isto é como o seguro do carro: se não tiver um acidente, o seguro todos os riscos é caro e desnecessário. se acontecer e a culpa for sua, o seguro contra terceiros é muito caro.
    •  # 51

      Colocado por: ARAS79Mudar só pelo preço, mas manter franquias exorbitantes de 500, 1000 ou 1500€ para "danos por água" ou por "pesquisa de avarias"... não é inteligente... o que fiz foi ter mais coberturas, quase sem franquias... por isso só poupei uns 10€/ano... se quisesse igual ao do Banco, pouparia muito mais...

      Optou por manter o mesmo esforço financeiro e ficar mais protegido. Tudo certo.

      Mudando um pouco o tema: a mim, 5% de franquia, parece-me muito aceitável. 1500€ só se tiver um estrago de 30k€, que já me parece um descalabro.
      Pessoalmente não estaria inclinado em aumentar o prémio anual só para garantir que numa mera eventualidade de um não tenha que gastar 1500€ ou assim.
      Se optasse pelo seguro com uma franquia de 5%, em quanto tempo conseguiria poupar 1500€?
    •  # 52

      Os 1500€ não eram em %. Eram valores absolutos. E outros de 1000€. 500€.
      E probabilidade de ter uma fuga de água. Ou danificar um painel solar.. etc. ainda é grande…

      Mas cada um decide o que acha melhor.

      Não pode (ou deve) depois reclamar que o que está mal é o seguro ou o contrato, porque esse está escrito e assinado.
      Tudo é um risco. E como disse, nos seguros do carro…
      O melhor é nunca acontecer nada.
    •  # 53

      Colocado por: ARAS79Os 1500€ não eram em %. Eram valores absolutos.

      Mas o banco obriga a um máx de 5% de franquia dos danos indemnizáveis.
      A probabilidade de ter uma fuga de água e danificar pelo menos 30k€ de características da casa, não me parece assim tão grande. E provavelmente não terá sequer 30k€ em painéis solares.
      O recheio é outra conversa, claro.

      1500€ e mesmo 1000€ como franquia fixa parecem-me exagerados.

      Colocado por: ARAS79Não pode (ou deve) depois reclamar que o que está mal é o seguro ou o contrato, porque esse está escrito e assinado.

      ??

      De qualquer forma, não respondeu: face ao que pouparia se tivesse optado pelo seguro mais barato, quanto tempo demoraria para poupar 1500€?
    •  # 54

      Colocado por: ARAS79Tudo é um risco. E como disse, nos seguros do carro…

      Um seguro é um seguro. Está a pagar a alguém para correr alguns dos riscos existentes.
      E esse alguém monetiza (bastante) por correr esses riscos. E quando chegar a altura... pode ter sorte ou pode ter um pouco de azar.

      Na maioria das situações para particulares, se tiver condições para isso, é mais rentável assumir o risco. Auto segurar-se. É aí onde quero chegar.

      Tem algum seguro para o telemóvel ou para o portátil?
    •  # 55

      Colocado por: pguilherme
      Um seguro é um seguro. Está a pagar a alguém para correr alguns dos riscos existentes.
      E esse alguém monetiza (bastante) por correr esses riscos. E quando chegar a altura... pode ter sorte ou pode ter um pouco de azar.

      Na maioria das situações para particulares, se tiver condições para isso, é mais rentável assumir o risco. Auto segurar-se. É aí onde quero chegar.

      Tem algum seguro para o telemóvel ou para o portátil?


      Mas quer comparar 600/700€ de um telemóvel com 150.000/200.000 de uma casa? ou o custo de uma reparação numa casa, ao preço da mão-de-obra e dos materiais?
      É como digo, a poupar exatamente 14,85€/ano... para chegar aos 1500€ (volto a frisar eram valores fixos) levaria 100 anos...
      A mudar seria para melhor e poupando, mas não a todo o custo!
      É a minha opinião, sinto-me confortável. Isto é como no seguro de vida: muitos nem sabem que têm um seguro IAD (e por isso pagam pouco) e depois quando acontece um azar e verificam que o seguro não paga é que reclamam... (basta ver aqui alguns tópicos do forum ou do Contas Poupança no facebook...
    •  # 56

      A propósito de um seguro de telemóvel: há muitos muitos anos atrás comprei um telemóvel e nem sei porquê (julgo que ofereciam uma parte da anuidade) fiz um seguro do equipamento... e não é que, uns meses depois, em plenas férias, junto ao mar, o telemóvel caiu à agua... accionei o seguro e deram-me um novo! Coincidências...
    •  # 57

      Colocado por: ARAS79A propósito de um seguro de telemóvel: há muitos muitos anos atrás comprei um telemóvel e nem sei porquê (julgo que ofereciam uma parte da anuidade) fiz um seguro do equipamento... e não é que, uns meses depois, em plenas férias, junto ao mar, o telemóvel caiu à agua... accionei o seguro e deram-me um novo! Coincidências...

      Já viu? Se não tivesse o seguro, o telefone nunca teria caído ao mar :)
    •  # 58

      Colocado por: ARAS79É como digo, a poupar exatamente 14,85€/ano

      Não é esse valor.
      É o valor da diferença entre o seguro que paga actualmente e a outra modalidade com "franquias em quase tudo", equivalente ao do banco (idealmente o tal com a franquia fixa de 1500€).

      Colocado por: ARAS79Mas quer comparar 600/700€ de um telemóvel com 150.000/200.000 de uma casa? ou o custo de uma reparação numa casa, ao preço da mão-de-obra e dos materiais?

      Não percebo bem a distinção.
      São ambos bens segurados, com valores diferentes e prémios diferentes e este rácio é útil comparar, claro. Porque considera incomparável?

      Colocado por: ARAS79propósito de um seguro de telemóvel: há muitos muitos anos atrás comprei um telemóvel e nem sei porquê (julgo que ofereciam uma parte da anuidade) fiz um seguro do equipamento... e não é que, uns meses depois, em plenas férias, junto ao mar, o telemóvel caiu à agua... accionei o seguro e deram-me um novo! Coincidências...

      Não está em causa que por vezes a seguradora fica em prejuízo. Estes casos, tal como o que partilhou, não são a maioria. Daí que o negócio das seguradoras seja tão lucrativo, como deve compreender.

      O risco existe e quem o assume tem que estar preparado para aceitar o encargo monetário. Pode correr bem ou pode correr mal.
      O que digo é que fica mais económico auto segurar-se, embora para isso sejam precisas condições financeiras. O exemplo do telemóvel era para tornar o caso mais acessível e compreensível.

      Colocado por: vmontalvaoJá viu? Se não tivesse o seguro, o telefone nunca teria caído ao mar :)

      Não me admirava nada. O facto de estar seguro pode induzir comportamentos de risco.
    •  # 59

      Colocado por: ARAS79Mas quer comparar 600/700€ de um telemóvel com 150.000/200.000 de uma casa? ou o custo de uma reparação numa casa, ao preço da mão-de-obra e dos materiais?

      BTW, o custo de reconstrução da casa, que é o valor que a seguradora utiliza, é diferente do valor comercial do imóvel.

      Mesmo que sejam 150k€ e um telemóvel 700€, a casa é ~214x mais cara. Talvez pague mais 214x pelo seguro da casa.... mas muito provavelmente não, que torna o seguro da casa proporcionalmente mais barato.

      E porquê? Será que o risco de deixar cair o telemovel é semelhante ao de uma inundação ou sismo destruir completamente a casa, estrutura e tudo?
    •  # 60

      Colocado por: ARAS79A propósito de um seguro de telemóvel: há muitos muitos anos atrás comprei um telemóvel e nem sei porquê (julgo que ofereciam uma parte da anuidade) fiz um seguro do equipamento... e não é que, uns meses depois, em plenas férias, junto ao mar, o telemóvel caiu à agua... accionei o seguro e deram-me um novo! Coincidências...


      Seguro para bens facilmente substituíveis não faz muito sentido.

      A seguradora não faz seguros para ter prejuízo, a longo prazo a tendencia é pagar mais de seguro do que as despesas que o seguro arca.

      Num bem de baixo valor como um telemovel mais vale arriscar e se houver azar compra-se outro.
      Concordam com este comentário: pguilherme
     
    0.0263 seg. NEW