Iniciar sessão ou registar-se
    • Vnog
    • 25 setembro 2022 editado

     # 1

    Olá a todos,
    Preciso de opiniões isentas da vossa parte.
    Preciso de uma casa maior, sempre vivi em apartamento mas neste momento acho os valores praticados na minha zona completamente descabidos (eu sei que está assim em todo o lado).
    Entretanto comecei a abrir os horizontes e a ver zonas nos arredores de Lisboa, como por exemplo Carregado, Cadafais, Alenquer... Onde existem vários terrenos porreiros...
    Irei ter cerca de 150k de lucro de venda com o meu apartamento (valor por baixo mas quero ser realista)...
    O que ando a ver em termos de construção percebo que 150k não dá para construir o que quero, moradia T3 + escritório (por isso vamos chamar de T4 apesar de o escritório poder ter uma área mais pequena), Com zona de lavandaria e despensa.

    Mas digam -me uma coisa, com 200k (sem o terreno), não consigo construir algo agradável?
    Não quero abrir mão daquilo que tenho no apartamento (AC, aquecimento, estores eléctricos)...
    É assim tão irrealista?

    E opções não tradicionais? Madeira ou modelares?

    Custa-me a crer que se existem moradias novas à venda por 350k com piscina e tudo em zonas próximas, eu não consigo com 200k + terreno,construir o que quero 😅
    Os construtores ganham apenas 50k em cada??? (nunca pensei que fosse tão pouco).

    PS: intuito seria moradia térrea de apenas 1 piso, sem garagem subterrânea...

    Obrigada desde já a quem me conseguir responder e elucidar.
    • Vnog
    • 25 setembro 2022

     # 2

    PS: o que queremos é casa térrea, sem garagem subterrânea.
  1.  # 3

    Pela minha experiência, em 2019, estava precisamente na sua posição, ou seja, comecei a sondar o mercado ainda antes de ter vendido o apartamento, comprar terreno e muito menos fazer projeto, todos os construtores com que falei disseram-me que era perfeitamente construir uma casa com 200 m2 + piscina por 190k... passados 3 anos, com tudo o que aconteceu no mundo desde 2019, estou a terminar a casa que vai ficar pouco mais de 200 k SEM PISCINA, ou seja, em 3 anos derraparia cerca de 30k se colocasse a piscina em projeto, em percentuais em 3 anos seriam mais 16% de aumento.
    Algo muito importante, o valor de limite esteve sempre em cima da mesa com o arquitecto, ele, ao fazer o projeto teve sempre o meu valor limite na cabeça e isso é o mais importante.

    Isto para lhe dizer que ninguém nos dias de hoje lhe vai responder concretamente a uma pergunta que só daqui a pelo menos 2 anos seria concretizada (compra de terreno, projeto, licenças).

    2 anos tudo muda, o que é hoje não é amanhã, mas se pretende mesmo avançar veja com o seu banco até onde pode ir no pior dos cenários das taxas de juro e depois avance com.o seu projeto tendo sempre em nente o pior cenário, se no final até for melhor, optimo.
    • AMVP
    • 25 setembro 2022

     # 4

    Colocado por: VnogEntretanto comecei a abrir os horizontes e a ver zonas nos arredores de Lisboa, como por exemplo Carregado, Cadafais, Alenquer

    Arredores de Lisboa? Eu que sempre pensei que arredores seria amadora, loures, oeiras, odivelas sintra. Estava enganada.
    • Vnog
    • 25 setembro 2022 editado

     # 5

    Colocado por: AMVP
    Arredores de Lisboa? Eu que sempre pensei que arredores seria amadora, loures, oeiras, odivelas sintra. Estava enganada.


    Se faz parte de Lisboa e não é Lisboa centro, creio ser arredores...
    De qualquer forma, não foi para esclarecer a área geográfica do distrito de Lisboa que preciso de ajuda 😅
    Concordam com este comentário: desofiapedro
    • Vnog
    • 25 setembro 2022

     # 6

    Colocado por: Montijo21Pela minha experiência, em 2019, estava precisamente na sua posição, ou seja, comecei a sondar o mercado ainda antes de ter vendido o apartamento, comprar terreno e muito menos fazer projeto, todos os construtores com que falei disseram-me que era perfeitamente construir uma casa com 200 m2 + piscina por 190k... passados 3 anos, com tudo o que aconteceu no mundo desde 2019, estou a terminar a casa que vai ficar pouco mais de 200 k SEM PISCINA, ou seja, em 3 anos derraparia cerca de 30k se colocasse a piscina em projeto, em percentuais em 3 anos seriam mais 16% de aumento.
    Algo muito importante, o valor de limite esteve sempre em cima da mesa com o arquitecto, ele, ao fazer o projeto teve sempre o meu valor limite na cabeça e isso é o mais importante.

    Isto para lhe dizer que ninguém nos dias de hoje lhe vai responder concretamente a uma pergunta que só daqui a pelo menos 2 anos seria concretizada (compra de terreno, projeto, licenças).

    2 anos tudo muda, o que é hoje não é amanhã, mas se pretende mesmo avançar veja com o seu banco até onde pode ir no pior dos cenários das taxas de juro e depois avance com.o seu projeto tendo sempre em nente o pior cenário, se no final até for melhor, optimo.


    Antes de mais muito obrigada pelo seu testemunho.
    Outra coisa que me deixa com o pé atrás é mesmo os anos de espera da construção tradicional... Tenho dois filhos e ir para casa dos pais ou dos sogros durante mais de 6 meses para mim está fora de questão... E os alugueres estão insuportáveis...

    Entretanto comecei a ver casas de madeira que acabam por ficar mais caras mas agrada-me o conceito ecológico, isolamentos superiores e são casas mais saudáveis...
    No entanto o difícil é encontrar uma empresa que domine e seja seria... Parece que a maioria só faz casas gênero de bungalows de má qualidade...
    • AMVP
    • 25 setembro 2022

     # 7

    Colocado por: Vnog

    Se faz parte de Lisboa e não é Lisboa centro, creio ser arredores...
    De qualquer forma, não foi para esclarecer a área geográfica do distrito de Lisboa que preciso de ajuda 😅

    Eu sei que nao, apenas achei engracado. Seja como for carnide nao e centro é é lisboa, nao é arredores,é um exemplo. Por acaso em carnide, para mim, no centro historico tem casas interessantes. Sim, eu sei nao sao de acordo com os criterio de construcao atuais é nao sao baratas.
  2.  # 8

    E nas zonas pretendida não existe moradias para remodelar so seu gosto?

    Em 2018 foi o que fiz.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vnog
  3.  # 9

    Se tem um ideia do que pode pagar, e da zona para onde quer ir, o melhor conselho que lhe posso dar é: Compre feito.
    Menos chatices, menos surpresas, evita ter de arrendar um sitio onde morar (uma casa nunca é construída em menos 1,5-2 anos depois de ter tudo aprovado).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vnog
  4.  # 10

    Colocado por: VnogOlá a todos,
    Preciso de opiniões isentas da vossa parte.
    Preciso de uma casa maior, sempre vivi em apartamento mas neste momento acho os valores praticados na minha zona completamente descabidos (eu sei que está assim em todo o lado).
    Entretanto comecei a abrir os horizontes e a ver zonas nos arredores de Lisboa, como por exemplo Carregado, Cadafais, Alenquer... Onde existem vários terrenos porreiros...
    Irei ter cerca de 150k de lucro de venda com o meu apartamento (valor por baixo mas quero ser realista)...
    O que ando a ver em termos de construção percebo que 150k não dá para construir o que quero, moradia T3 + escritório (por isso vamos chamar de T4 apesar de o escritório poder ter uma área mais pequena), Com zona de lavandaria e despensa.

    Mas digam -me uma coisa, com 200k (sem o terreno), não consigo construir algo agradável?
    Não quero abrir mão daquilo que tenho no apartamento (AC, aquecimento, estores eléctricos)...
    É assim tão irrealista?

    E opções não tradicionais? Madeira ou modelares?

    Custa-me a crer que se existem moradias novas à venda por 350k com piscina e tudo em zonas próximas, eu não consigo com 200k + terreno,construir o que quero 😅
    Os construtores ganham apenas 50k em cada??? (nunca pensei que fosse tão pouco).

    PS: intuito seria moradia térrea de apenas 1 piso, sem garagem subterrânea...

    Obrigada desde já a quem me conseguir responder e elucidar.


    Não querendo desmotivá-lo (que é típico aqui), pela minha experiência, que estou a construir neste preciso momento algo da mesma topologia, 200k não chega, muito menos se for chaves na mão, e não estou sequer nos arredores de Lisboa.

    Contudo, nada é impossível. 200k, sem arranjos exteriores, áreas contidas, sem grandes vãos, sem PRH e adjudicação direta...
    O problema é que o mundo caminha para algo muito incerto (taxas de juro, novas subidas dos preços, incerteza total). Ou tem 25/30% de margem sempre para cima, ou pode estar a meter-se em caminhos apertados.

    Além de precisar de alguma sorte, prepare-se para 2/3 anos de chatices diárias.
  5.  # 11

    Colocado por: FabCardoso

    Não querendo desmotivá-lo (que é típico aqui), pela minha experiência, que estou a construir neste preciso momento algo da mesma topologia, 200k não chega, muito menos se for chaves na mão, e não estou sequer nos arredores de Lisboa.

    Contudo, nada é impossível. 200k, sem arranjos exteriores, áreas contidas, sem grandes vãos, sem PRH e adjudicação direta...
    O problema é que o mundo caminha para algo muito incerto (taxas de juro, novas subidas dos preços, incerteza total). Ou tem 25/30% de margem sempre para cima, ou pode estar a meter-se em caminhos apertados.

    Além de precisar de alguma sorte, prepare-se para 2/3 anos de chatices diárias.


    A título de curiosidade, quem é o seu construtor? É da zona? Satisfeito?

    Boa sorte na construção
  6.  # 12

    Colocado por: VnogIrei ter cerca de 150k de lucro de venda com o meu apartamento (valor por baixo mas quero ser realista)...

    O pessoal aqui revolta-se com o lucro dos empreiteiros, mas acham normal alguém ganhar 150k numa casa, depois de a usar, e sem trabalho nenhum.

    PS: eu acho que se podia ganhar os 150k, fez muito bem, eu faria o mesmo, mas neste fórum andam alguns que se lhe oferecessem 150k de lucro rejeitavam a proposta, por ser especulação imobiliária.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vnog
  7.  # 13

    Colocado por: FabioCaseiro

    A título de curiosidade, quem é o seu construtor? É da zona? Satisfeito?

    Boa sorte na construção


    O construtor é da zona de Leiria. Estou satisfeito, nenhuma construção é perfeita, já tem reboco interior e está agora no capoto, começou em abril.
  8.  # 14

    Colocado por: Pickaxe
    O pessoal aqui revolta-se com o lucro dos empreiteiros, mas acham normal alguém ganhar 150k numa casa, depois de a usar, e sem trabalho nenhum.

    PS: eu acho que se podia ganhar os 150k, fez muito bem, eu faria o mesmo, mas neste fórum andam alguns que se lhe oferecessem 150k de lucro rejeitavam a proposta, por ser especulação imobiliária.
    150k em quanto tempo?
    Calro que quem puder ganhar 10 nao ganha 5, quem disser o contrário esta a mentir
  9.  # 15

    Colocado por: DR1982150k em quanto tempo?
    Calro que quem puder ganhar 10 nao ganha 5, quem disser o contrário esta a mentir


    Não é claro o que o user vê como mais-valia, se a diferença entre a compra e a venda se a diferença entre o valor que eventualmente deve ao banco e o da venda.
    Parto do princípio que será a primeira opção, mas...
    • DR1982
    • 25 setembro 2022 editado

     # 16

    Quanto ao assunto do tópico só tenho a dizer que os preços andam loucos. Por agora dá para tudo, ha preços de loucos mesmo e entao se fugir do normal piorou…
    • AMVP
    • 25 setembro 2022

     # 17

    Colocado por: DR1982Quanto ao assunto do tópico só tenho a dizer que os preços andam loucos. Por agora dá para tudo, ha preços de loucos mesmo e entao se fugir do normal piorou…

    E qual a tendencia?
    Eu diria que é para estabilizar e descer um pouco, penso que nao muito e admitindo que a guerra acabe em breve, caso contrario penso que podera nao ser assim.
  10.  # 18

    Colocado por: AMVP
    E qual a tendencia?
    Eu diria que é para estabilizar e descer um pouco, penso que nao muito e admitindo que a guerra acabe em breve, caso contrario penso que podera nao ser assim.
    Eu nao sei, só sei que o metro a encher de madeira me custava 13/14€ E agora pago 21.5, godo a 17/18 agora pago a 25€, cimento a 3.5/3.6€ de 35kg e agora pago 4€ Por 25kg, o betão saia-me a 58€M3 e agora 68€, etc etc etc
    • AMVP
    • 25 setembro 2022

     # 19

    Colocado por: DR1982Eu nao sei, só sei que o metro a encher de madeira me custava 13/14€ E agora pago 21.5, godo a 17/18 agora pago a 25€, cimento a 3.5/3.6€ de 35kg e agora pago 4€ Por 25kg, o betão saia-me a 58€M3 e agora 68€, etc etc etc

    A questao é que quando se sentir a contracao da economia a procura tendera a descer e os preços, a partida tb. Digo a partida pq num periodo de crise energetica podera nao ser assim.
    Pelo que sei, na regiao de Paris o volume de construcao decaira, previsivelmente, para o ano que vem, por factores que nao decorrem da guerra mas sim pelo fim de investimentos. Isto podera provocar algum alivio na procura.
  11.  # 20

    Colocado por: AMVP
    A questao é que quando se sentir a contracao da economia a procura tendera a descer e os preços, a partida tb. Digo a partida pq num periodo de crise energetica podera nao ser assim.
    Pelo que sei, na regiao de Paris o volume de construcao decaira, previsivelmente, para o ano que vem, por factores que nao decorrem da guerra mas sim pelo fim de investimentos. Isto podera provocar algum alivio na procura.
    Talvez, não faço a minima ideia… eu vou me guiando pelo que vejo… e confesso quenos preços andam a assustar me mesmo eu nao sendo um DO normal
 
0.0180 seg. NEW