Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: pvieira91

    Parece porreira mas esta não é de superficie? Deve fazer mt barulho não?

    No Leroy tem lá indicado 90dB, é ruidosa sim.
    Não vai fazer uma casinha de poço?

    Se quiser uma bomba estilo aquela que o taunus mostrou vai ter que comprar também um quadro para a bomba e um balão para o sistema, só o quadro deve custar tanto como esta bomba.
  2.  # 2

    Colocado por: rjmpires
    No Leroy tem lá indicado 90dB, é ruidosa sim.
    Não vai fazer uma casinha de poço?

    Se quiser uma bomba estilo aquela que o taunus mostrou vai ter que comprar também um quadro para a bomba e um balão para o sistema, só o quadro deve custar tanto como esta bomba.


    Queria uma submersível mas baratita, são uns 6metros no máximo de elevação. Essa que me mostrou posso coloca-lo dentro do poço ainda que acima do nível da água?
  3.  # 3

    Colocado por: pvieira91

    Queria uma submersível mas baratita, são uns 6metros no máximo de elevação. Essa que me mostrou posso coloca-lo dentro do poço ainda que acima do nível da água?

    É o que muita gente faz (pelo menos por aqui), até costumam fazer uma casinha para a mesma
  4.  # 4

  5.  # 5

    Colocado por: pvieira91E esta?
    https://www.leroymerlin.pt/Produtos/Jardim/Bombas/bombas-regar/WPR_REF_82278968

    Certamente não irá ouvi-la como a outra, têm é que investir mais €€
    Depois precisa de uma coisa destas para a controlar, e o dito balão com pressostato para a tornar automática, facilmente gasta 400-500€

    Estas pessoas agradeceram este comentário: pvieira91
  6.  # 6

    Colocado por: rjmpires
    Certamente não irá ouvi-la como a outra, têm é que investir mais €€
    Depois precisa de uma coisa destas para a controlar, e o dito balão com pressostato para a tornar automática, facilmente gasta 400-500€

    Estas pessoas agradeceram este comentário:pvieira91

    Se tiver de gastar 400€-500€ para ficar com um setup porreiro, pronto que seja.
    Mas porque precisa de um quadro especifico? Não pode ficar ligado ao quadro principal?
  7.  # 7

    Penso que tenha a ver com proteções ao motor da bomba.
    • lja
    • 5 outubro 2022

     # 8

    Deixo aqui a minha experiência...

    O meu furo tem uma bomba submersivel fraklin e tinha um sistema barato e normal - pressostato e autoclave (o balão).

    No espaço de aprox. 1 ano deixou de funcionar...
    Com o multimetro medi a resistencia entre os fios e havia um que não tinha continuidade.
    Assumi que um dos enrrolamentos do motor tinha queimado... toca de puxar tudo cá para fora.
    Quando a bomba começa a chegar deparo-me com a proteção contra o torque desfeita e os cabos desgastados (um deles partido)!
    O que aconteceu foi que o torque inicial do arranque da bomba foi desgastando tudo contra a parede do furo!

    A solução foi então remendar os cabos e comprar um VFD (variable frequency drive).
    Com pressostato ligado ao pino start/stop do VFD, este arranca gradualmente do 0 aos 100% em 3 seg - tudo configurável.

    Com este sistema eliminei o "coice" que a bomba dá ao arrancar e também comprovei que tenho muito menos lixo no filtro da água (aparentemente o coice agitava a agua e levantava algum lixo!).

    Descobri também que o VFD tambem permite configurar todas as proteções que esses quados têm, como p.e. proteger contra falta de agua (bomba a rodar em vazio), sobre-corrente (bomba bloqueada) etc.


    Depois pesquisar mais coisas sorbre VFDs, acabei por comprar um pressostato "digital" (retirei o outro mecânico).
    Com este pressostato ligado ao VFD, configurei uma pressão constante (3bar) e a bomba apenas funciona conforme precisa e o quanto precisa.

    Outro detalhe é que os VFDs também permitem ligar bombas trifásicas a uma rede monofásica.
    (no meu caso já tinha bomba monofásica, por isso compre um vfd mono-mono)


    Bomba e autoclave comprei aqui: https://www.hidraulicart.pt/
    O VFD e o pressostato digital comprei no Aliexpress. O VFD chegou rapido (de espanha) e custou cerca de 90€ já o pressostato digital custou uns 20€ e demorou cerca de 2 semanas (da china).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dacepa, jorgemlflorencio
    • MrR
    • 5 outubro 2022

     # 9

    Colocado por: ljaDeixo aqui a minha experiência...

    O meu furo tem uma bomba submersivel fraklin e tinha um sistema barato e normal - pressostato e autoclave (o balão).

    No espaço de aprox. 1 ano deixou de funcionar...
    Com o multimetro medi a resistencia entre os fios e havia um que não tinha continuidade.
    Assumi que um dos enrrolamentos do motor tinha queimado... toca de puxar tudo cá para fora.
    Quando a bomba começa a chegar deparo-me com a proteção contra o torque desfeita e os cabos desgastados (um deles partido)!
    O que aconteceu foi que o torque inicial do arranque da bomba foi desgastando tudo contra a parede do furo!

    A solução foi então remendar os cabos e comprar um VFD (variable frequency drive).
    Com pressostato ligado ao pino start/stop do VFD, este arranca gradualmente do 0 aos 100% em 3 seg - tudo configurável.

    Com este sistema eliminei o "coice" que a bomba dá ao arrancar e também comprovei que tenho muito menos lixo no filtro da água (aparentemente o coice agitava a agua e levantava algum lixo!).

    Descobri também que o VFD tambem permite configurar todas as proteções que esses quados têm, como p.e. proteger contra falta de agua (bomba a rodar em vazio), sobre-corrente (bomba bloqueada) etc.


    Depois pesquisar mais coisas sorbre VFDs, acabei por comprar um pressostato "digital" (retirei o outro mecânico).
    Com este pressostato ligado ao VFD, configurei uma pressão constante (3bar) e a bomba apenas funciona conforme precisa e o quanto precisa.

    Outro detalhe é que os VFDs também permitem ligar bombas trifásicas a uma rede monofásica.
    (no meu caso já tinha bomba monofásica, por isso compre um vfd mono-mono)


    Bomba e autoclave comprei aqui:https://www.hidraulicart.pt/
    O VFD e o pressostato digital comprei no Aliexpress. O VFD chegou rapido (de espanha) e custou cerca de 90€ já o pressostato digital custou uns 20€ e demorou cerca de 2 semanas (da china).


    Será que pode partilhar qual o modelo do VFD e do pressostato digital que comprou?
    • lja
    • 6 outubro 2022 editado

     # 10

    O VFD foi este:
    https://pt.aliexpress.com/item/1005002760689065.html

    (envio grátis de espanha)


    A minha bomba é de 1.5kW (2cv) mas comprei o de 2.2Kw (3HP)
    ("2. aviso: quando a saída do inversor é usada para um motor monofásico 220v, o modelo selecionado deve ser um nível maior do que o motor.")

    Parece que o preço subiu...
    A minha compra foi por 89€ (93-4€cupão):
      vfd_ae.PNG
    • lja
    • 6 outubro 2022 editado

     # 11

    Sensor de pressão: https://pt.aliexpress.com/item/4000707170180.html

    Com escala de 0 a 0.6MPa que equivale 0 a 6 Bar.

    A rosca (passo e tamanho) é igual à dos comuns pressostatos mecânicos (mas é macho, tal como um manómetro).


    Também parece estar mais caro do que quando comprei:
      press_ae.PNG
  8.  # 12

    Colocado por: rjmpires
    Descobri também que o VFD tambem permite configurar todas as proteções que esses quados têm, como p.e. proteger contra falta de agua (bomba a rodar em vazio), sobre-corrente (bomba bloqueada) etc.


    Haaa ter sabido uns meses mais cedo não tinha substituído a bomba quando alterei o quadro. Fica pelo conhecimento.
 
0.0199 seg. NEW